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[DUVIDA] - Câmbio IB5 e Zetec Rocam quebraram. Como melhorar eles?

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Mensagem por Leo Ayabe Dom 3 Jan 2016 - 17:23

Boa tarde pessoal;

Gostaria de sanar algumas dúvidas com o pessoal mais entendido.

Tenho um old Ka 1.0 a uns 6 anos e só tive alegrias com ele, mas devido ao uso extremo e algumas modificações que fiz no kinderovo o bixinho abriu o bico em algumas coisinhas básicas.

Alem de ter estourado o cambio pela terceira vez kkkk agora o zetequinho precisa de retifica ... Tambem só trocando de marcha em 6200 RPM com taxa monstro no alcool não hà motor que aguente kkkk

Então as duvidas são:

Ja que vou abrir o motor para saber se é parte superior ou inferior gostaria de saber se o cabeçote do 1.6 bate as furações com meu 1.0 pois ja faria um upgrade. pois o valos para preparar meu cabeçote fica em torno de R$ 1000,00, o mesmo preço de um cabeçote 1.6 ja revisado. então dependendo se der certo ja pego um 1.6.

Li no flatout sobre o ka 1.1 do Mortadela, usa pistões de palio 1.3 16v devido a posição do pino e altura do pistão ... fazendo retifica no bloco casa certinho o conjunto e fica 1.1, quase 1.2. Estou querendo fazer isso no meu ja que pretendo turbinar ate julho. Trocar por um 1.6 está fora de cogitação no momento devido a putaria que está em Campinas para legalizar modificações ... Tudo travado e sem falar que fica mais caro já que a M.O da retifica eu pego o preço de custo, então fica bem em conta. A dúvida é se alguém sabe outra receita ou se da pra abrir mais o bloco do 1.0?

O cambio do meu já tem uns três remendos na carcaça devido as quebras anteriores por isso vou compra um cambio no desmanche, desanimei de ficar arrumando esse. Utilizo a caixa IB5 original do 1.0 mas com a relação de um fiesta 1.6 2009.... alias essa config deveria vir originalmente nos 1.0 pq o bicho não fica gritando em 5ª na rodovia, ficou perfeito já que trabalho em outra cidade e meu percurso é de 70km diários ida e volta, o carro ficou bem mais econômico dirigindo como um ser humano normal. A duvida é, a caixa IB5 é igual para todos os zetec rocam (Escort, ecosport, fiesta e ka) pq ta dificil achar um cambio de ka 1.6 até 2007 aqui nos desmanches de campinas. Posso comprar qualquer cambio de qualquer zetec Rocam que daria certo?

Vocês acham que vale a pena eu fazer um catch tank e usar bomba externa pra evitar ter que remover o tanque todas as vezes que se faz necessário mexer na bomba elétrica?
Nossa porque depois de um dia que tive que desmontar o tanque no meio da rodovia pra trocar a porcaria da bomba as 3:30 da manha voltando do interior deu vontade de dar um tiro na cara do engenheiro da ford ***** que não fez o buraco embaixo do banco traseiro para mexer na bomba.
Sorte que sempre levo na mala algumas coisinhas que podem dar problema (bobina, velas, bomba, sensor TPS e lambda)

Bom pessoal é isso quem tiver um conhecimento técnico que possa me ajudar com as dúvidas agradeço.


Última edição por sousaman em Seg 4 Jan 2016 - 8:20, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)

Leo Ayabe
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Mensagem por Maraccini Dom 3 Jan 2016 - 23:04

O cabeçote do 1.6 tem as mesmas furacões do  1.0 mas tem taxa de compressão menor, válvulas maiores (vai perder torque em baixa) a área da câmara de combustão é formada pela cabeça do pistão, junta e câmara do cabeçote este ultimo tem o mesmo tamanho (diametro) da cabeça do pistão 1.6 na parte de baixo então terá um tamanho maior e precisa trabalhar o cabeçote  rebaixando e enchendo de material para adequar ao tamanho do pistão 1.0 

""Li no flatout sobre o ka 1.1 do Mortadela""cara não achei esta matéria na flatout mas tem aqui no clube vou ler mas passa o endereço ou algum acesso a materia da flatout !! 

Só uma observação para usar pistão com diâmetro maior 1.3 terá que abrir camisa (enfraquece)  e está solução em turbo onde todas as peças são muito forçadas não é boa solução além do que cabeçote ficará ao contrario de se usar o do 1.6 terá que abrir (retirar material ) para assentar e ter o mesmo diâmetro do pistão e junta ( outra coisa qual a junta que usou pois a do 1.0 pequena e do 1.6 grande).

Existe a possibilidade de conseguir o pistão do Rocam 1.3 que foi feito pela Mahle (Brasil) para a  Africa do  Sul.

Vou ler e depois posto mais observações !!

Se fizer retifica para 1.0 para usar turbo deve trocar o pistão do Flex para o do gasolina (mono).

Todos os carros desde os Escort usam IB5  ou  IB5 + (ou Plus) este últimos  eram mais reforçadas na carcaça e nas engrenagens e usadas no Focus, Ecosport, Mondeo mas alguns Focus usaram um cambio diferente mas por menos de dois anos (de cabeça acho que eram MX 75 ou MXT 75).    

O motor 1.0 pelo R/L (diametro/curso) é girador e gosta de alta rotação então o uso de diferencial 4,07 em algumas situações pode ser favorável mas no desempenho não é bom e consumo em outras situações tb não!!!! Mas para turbo fica melhor até o do KA 1.6 G2 trocando o diferencial para 4,07 ficará bom ! Na fase aspirada (antes da entrada do turbo)  Ou se quiser mais resistente tente ver da Ecosport ( veja a relação de marchas e diferencial ).  

Seria bom já trocar a embreagem por uma mais reforçada normalmente da courier são mais fortes , a muito tempo coloquei uma recondicionada pela fabrica que era mais reforçada que a nova não sei se existe ainda !! ( acho que era da Courier 1.4 16 V) 

Fazer um catch tank  depende do bolso mas não tem necessidade Quanto a bomba externa é bem dificil trocar nas queimar tb. É dificil!

 Bobina já postei um tópico troque pela do fiesta 2012 (ou new Fiesta e New Ka ) terá que usar novos contatos mas estas são mais fortes e resistente !!! E use cabos do motor VW EA 111 mais reforçados e com isolamento melhor !!! 

Abraço 

Maraccini
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Mensagem por Maraccini Seg 4 Jan 2016 - 0:06

Sobre o carro do Mortadela 
Primeiro o carro dele é um G1 mono combustível (gasolina) com taxa de compressão muito baixa 8,6 :1, enquanto o G2 tem 12,8 :1  então o uso do pistão de cabeça chata que ele usou está fora do contexto teria que achar um pistão 1.3 do modelo gasolina , o trabalho no cabeçote foi feito e passou por varias formas de preparo como segue abaixo :



1) carro tá rodando com 1,2kg de pressao andei um tempo de modulo original e his pro bico suplementar mais nao gostei de como ficou a regulagem nao pq alem de nao ter uma boa regulagem na fase aspro o carro dava uma cabeçada quando passava a ter pressao positiva no coletor... uma saida seria a programação da central mais preferi jah passa pra pandoo msmpq ai q q coisa da pra regula tudo ali na hora msm !!! to com 5 bicos do astra 2.0 retrabalhados ( não diz a vazão ?) 

ah se a intençao eh monta algo mais trankilinho his e reprogramaçao eh o eskema !! quando ele tava desse jeito na his e com 1kg deu 127 cv no dino com 0,8 acho q chega nos 100cv... lembrado q um retrabalho no cabeçote e uso de etanol sao mto importantes pro resultado final neh !! se bem q com 0,8 da pra roda na gasolina ainda...

mano uma dica pode soca pressao pq as bielas do mil sao as msm do 1.6 entao elas aguental ateh uns 180 cv de boa !!! (informação errada as dos mil são mais robustas!!!!) oq limita mais sao os pistoes q aguenta ateh uns 160cv... entao pode monta o turbinho sem medo !!! 

(O motor dele é mono G1 então taxa muito  baixa )  legal foi fazer a peskisa correndo pq o motor estava aberto e jah ia pra retifica e nem sabiamos o qto ia ser aberto... ai depois o dificil foi achar os pistoes do motor flex q sao de cabeça reta (os a gasolina tem um canal oq me prejudicaria na fase aspirada e consekentemente deixaria o motor mto destaxado) mais no final deu tudo certo !!! e o resultado ficou ótimo (por seu motor ser Flex a idéia é ao contrario !!!) 

Em  jun 2012 fez alteraçáo no motor por quebra mas não fala o que ? e nem qual foram as alterações !!!) 

O kazinho agora tah mais forte do q nunca, fiz mais alteraçoes no motor devido a uma kebra q tive no inicio do ano. Bom depois da tristeza pela kebra veio a alegria pelo novo acerto !!! hehehe o milzinho ( Não era 1.1 será que voltou com pistão original dos 1.0 ???) agora está com 170cv !!! isso msm, 170cv sem mexer na pressao do turbo, pra kem nao sabe ando com 1,2kg no peh. O motor agora esta esperto demaaaaaais

Seria muito bom se ele (Mortadela) pudesse informar e ajudar nas duvidas.

Mas na minha opinião como um motor turbo é muito exigido e usar pistão de outro carro mais com parede da camisa mais fina é arriscado pelo menos até o mortadela falar ao contrario (se pronunciar pois projeto é dele !!!) o melhor seria usar pistão do 1.0 a gasolina e bicos do 1.6 e uma injeção programável o Dragoniten pode lhe orientar melhor quanto a injeção programável  !!!  

Se conseguir passar mais informações ou acesso ao conteúdo da Flatout posso tentar ajudar mais !!

Abraço

Maraccini
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Mensagem por Leo Ayabe Seg 4 Jan 2016 - 9:07

Meu Ka é 2004 1.0 mono. Pistões permanecem mono, só rebaixei cabeçote.

O espaço entre os cilindros do 1.0 é enorme, tem material mais que suficiente para remover sem comprometer resistência, ele retificado como o do Mortadela fica com as paredes mais grossas que as do 1.6 ... levando em conta que a camara do 1.6 é bem maior que a do 1.0 eu ficaria em um meio termo com o cilindro retificado. sendo assim o cabeçote até cairia bem mas somente se fosse turbo desde ja para não cair a taxa de compressão.

Agradeço a vocês ... vou ver se consigo um representante da Mahle para fornecer esses 1.3. Ja tinha visto videos deles, são os "duratec 1.3" que equipavam os Ka europeus.

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Mensagem por Leo Ayabe Seg 4 Jan 2016 - 9:27

Se eu trocar a embreagem por uma mais reforçada terei que trocar o volante tambem ou não?

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Mensagem por Maraccini Seg 4 Jan 2016 - 17:27

 
Como disse 6 anos e etanol imaginei ser um G2 1.0 Flex 2009 . Mas como é mono ! Então a receita do Mortadela serve . Mas tome cuidado pois nos primeiros post ele fez este motor em 2011 e outro em abril /2012 diz que teve que refazer motor mas não falou se voltou para 1.0 ou continuou com o 1.1.

 Não é quanto a resistência do bloco e sim do cilindro que vai ser o 1.0 aliviado pois este que dissipa o calor da combustão para bloco e desta forma a dissipação será bem menor e sem contar ainda com o turbo !!

A área maior do cabeçote 1.6 pode criar áreas quentes e causar pré ignição (batida de pino) tem que corrigir!

Seria bom mandar fazer uma junta de metal com o diâmetro do novo pistão e furos e passagens originais !!

No meu G1 1.0 como disse usei da Courier 1.4 e não precisei trocar o volante. 

Se for usar por um tempo este com pistão 1.3 (Fiat ou Rocam) pode com um regulador de pressão regulavel (ajustável) que vai dentro da flauta original ( regular para usar até turbinar !!) e  uma bomba de combustível Flex de 5 bar.

Dinamômetro tem precisão mas é facilmente enganado por pequenas alterações nos parâmetros introduzidos (entrada) e tb pela norma medida explicando : o UP TSI tem 106 cv pela VW , 116 cv em outra norma e 128 cv em outra norma então pode ter diferença de 22 cv sem que a potência tenha mudado. E com mais algumas alterações pode chegar a 30 a 35 cv no valor (número) sem alteração de potência real e desempenho (é disto que se utilizam preparadores sacanas para enganar !!!)

Um bem acertado turbo 1.0 ou 1.1 com intercooler (muito importante em turbo pois sem ele o atrito entre as moléculas do ar aquecem e reduz pelo menos 25 a 30 % a potência e aumenta consumo) com 1,2 kg rende em torno de 140 a 145 cv  o resto como disse norma ou .... 
Mas esta pressão é muito alta para peças originais no máximo para segurança e durabilidade de 0,9 a 0,95 kg está bom e rende aprox. 130 cv 

Abraço

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Mensagem por Dragoniten Seg 4 Jan 2016 - 21:52

A ideia do turbo é justamente facilitar e diminuir a quantidade de modificações no motor. Deixa a dor de cabeça pros aspirados. Num turbo você só precisa de um controle bom de combustível, um bom preparador para acertar o avanço e fim.

Esquece 1.1, esquece cabeçote de 1.6, esquece modificação no cabeçote. O Rocam é conhecido por ter um fluxo sensacional de cabeçote, tanto no 1.0 como no 1.6, sendo totalmente dispensável qualquer modificação que não seja taxa, no caso do aspirado.

Conhecido meu com oficina em SP, preparou um Rocam 1.0 com 174cv, miolo original. As bielas, como você já sabe, são as mesmas do 1.6 e tem muito potencial no 1.0. O que mata são os pistões, não dá pra abusar mesmo, mas já vi alguns nos 150~160cv sem problemas, é o próximo passo pro Fiestinha aqui em casa. Sendo mono e com taxa de 9,8:1, você pode abusar na pressão sem se preocupar com detonação, apenas com o limite do pistão.

Alexandre do Ford Friends tinha um Kazin 1.0T com IC e 1kg de pressão. Vieram 150cv com acerto fino.

Tenho um Ka 1.6 com MegaSquirt e já arregacei o pé da embreagem durante as trocas de marcha, com o pé no acelerador. O tranco é absurdo e nunca tive problemas com câmbio nem com nada, achei estranho o seu 1.0 arregaçar o câmbio com muito menos torque. PS.: eu giro 7k rpm atualmente.
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Mensagem por Maraccini Ter 5 Jan 2016 - 22:33

Dragoniten concordo com tudo só achei muita potência num 1.0 originalzinho tive um turbo simples 1.8 mas acertadinho e deu 189 cv mas achava muito e procurei um preparador amigo que me indicou outro dino mais honesto e deu 156 cv. (0,85 kg de pressão).

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Mensagem por Dragoniten Qua 6 Jan 2016 - 4:25

Maraccini, é que o potencial do 1.0 por usar as bielas do 1.6, é quase infinito huaehauehuaehuae. Só jogar pressão em alta que vem potência.
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Mensagem por Maraccini Qua 6 Jan 2016 - 14:01

Vendo alguns papeis a pressão era pouco mais de 0,7 kg e não 0,85 .
Com pressão sobe bem a potência mas fragiliza muito as peças originais ( pistão, juntas, ignição, etc ).

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