Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

+5
Canela
Robson M.
Dragoniten
sousaman
Kakadowaki
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Kakadowaki Ter 27 Jan 2015 - 23:54

Pessoal, boa noite.

Antes mesmo de postar o tópico, olhei uns 50 tópicos do fórum pra ter certeza de que não precisaria perguntar nada.
Só que quanto mais eu leio, mais dúvidas surgem, e não estou conseguindo chegar à conclusão certa pale

Então, compreendi que o Ka 1.6 pode receber um conjunto normalmente, trabalhando com uma pressão de até uns 0.7kgf sem comprometer a vida útil, e com isso chegar a uns 190CV.
Mas, sobre os demais componentes do motor, é preciso substituir mais o quê?
Li que o pessoal coloca o filtro esportivo, mas dá pra instalar com o original?
Sobre as velas, é necessário substituir pelas NGK Iridium?
Não encontrei comentários sobre substituição de pistão/biela/comando/virabrequim por unidades mais resistentes, é preciso trocar?
Sobre o volante aliviado, compensa colocar pra melhorar rendimento?
Como aumenta muito o torque, entendi que precisa trocar o conjunto platô e disco, qual seria adequado?

Com isso, surgem também as dúvidas sobre as marcas de kits turbo disponíveis no mercado, pesquisei e encontrei DNT, Spa, Vip Racing, e vários outros. A turbina eu vi Garrett, Biagio, MasterPower, e várias outras. Qual das marcas recomendariam? Reverencia

Ficha do carro:
Ka Sport 1.6
Ano/Modelo: 11/12
Motor: Zetec Rocam 1.6
Km: ~40mil originais
Rodas/Pneus: Rodas originais Ford, da versão / Continental ContiPower Contact 185/65 R15

Agradeço a ajuda, pessoal... Reverencia Buraco


Última edição por sousaman em Qua 28 Jan 2015 - 0:05, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Título em caixa alta)
Kakadowaki
Kakadowaki
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 31
Cidade/Estado : Porto Velho/RO
Motorização/Cor : Sport 1.6/Vermelho
Código de Opcionais : N/I
Data de inscrição : 27/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por sousaman Qua 28 Jan 2015 - 0:07

Kakadowaki,

Boa noite!

O membro Canela está montando um XR com a configuração que está estudando montar.

Entre em contato com ele, para trocar umas ideias.

Abraços!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 49
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Kakadowaki Qua 28 Jan 2015 - 0:15

sousaman,

Obrigado! Vou procurar por ele e tentar sanar as dúvidas! Very Happy Somos Dois


Última edição por Kakadowaki em Qua 28 Jan 2015 - 0:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Nome de usuário digitado errado)
Kakadowaki
Kakadowaki
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 31
Cidade/Estado : Porto Velho/RO
Motorização/Cor : Sport 1.6/Vermelho
Código de Opcionais : N/I
Data de inscrição : 27/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Qui 29 Jan 2015 - 23:42

Vamos lá! Ao longo dos últimos meses tenho coletado muitas informações sobre o Rocam e projetos turbo com pressões baixas como você pretende.

Aqui no fórum temos poucas informações sobre o assunto. O ideal é ir pra grupos do facebook como o Ford Friends onde existem pessoas com experiência em turbo e supercharger de Rocam para te ajudar.

O Rocam 1.6 pode trabalhar sim MUITO folgado com 0,7~0,8 de pressão com o motor totalmente original, trocando apenas as velas por velas de grau 7, mais frias (passam mais calor da câmara de combustão para o bloco, evitando o superaquecimento e derretimento dos eletrodos), as mesmas do Rocam 1.0 Flex e do Fiesta Supercharger. Podem ser as Iridium, mas não é necessário. As comuns funcionam tão bem quanto.

Um cara que conheci em um dos 7 grupos de whatsapp que estou da Ford (entre Kas, Rocams e Fords) andou por 1 ano com 1,7 bar de pressão com o motor ORIGINAL! Bielas, pistões, cabeçote e inclusive o coletor de plástico. Aumentou pra 1,8 bar e entortou uma biela, rs. Ou seja: há muita folga no motor para trabalhar com 0,7bar sem comprometer a vida útil do motor.

O virabrequim dos AP e outros motores pré-históricos é frágil, o original, pois é uma peça usinada, que não possui muita resistência. O virabrequim (bielas também se não estou enganado) do nosso querido Rocam já é uma peça forjada, o que garante altíssima resistência pra um carro aspirado e dá margem para um projeto turbo leve como você pretende.

Como um amigo meu já me aconselhou: "você tem 5 pau pra gastar num turbo top de linha? Eu não."

Existem turbos caríssimos que duram 200 mil km e turbos que duram 80 mil km. Mas o turbo de 80 mil km tem um kit de reparo de 200~300 reais, que faz com que seja muito acessível seu reparo após um certo tempo, enquanto que o turbo mais durável pode exigir um investimento inicial de mais de 3x mais o preço do "menos sofisticado".

A MasterPower atualmente tem uma ótima linha de turbinas. Se você pretende trabalhar com pressão baixa, é interessante considerar um turbo pequeno para ter pressão logo em baixas rotações (a partir de 2k rpm é possível ter pressão máxima com alguns turbos da MP). O turbo deve ser bem dimensionado, especialmente se você não pretende ter altíssima pressão em altas rotações. Sempre que falo com as pessoas, do ramo ouço valores de 6~7 mil para um projeto bem montado com injeção programável. É possível gastar menos? É, mas eu prefiro algo 100% confiável. Só de investimento básico, você pode colocar 700 de uma sonda wideband com condicionador, para ler com precisão a mistura e controlar a injeção de combustível, essencial pra carros turbos pra ter certeza que não haverá quebra e poder extrair o máximo de potência e eficiência. 1000~3000 de uma boa injeção programável ou piggyback para acerto, bicos novos, pois os do Ka não dão conta de tanto combustível, e as outras partes do kit.

Comando só vale a pena a troca se você pretende ganhar cavalos em altas rotações. Pra montar um kit pro dia a dia como você quer, o comando original é sempre a melhor pedida pra um turbo.

Precisando de mais dicas me chama no whatsapp que podemos trocar uma ideia. (41) 9805-7318

Abraços!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por sousaman Qui 29 Jan 2015 - 23:54

Senhores,

Esse Dragon me impressiona.

Abraços!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 49
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Sex 30 Jan 2015 - 16:35

Bondade sua, Sousa, hahahahaha.

E sobre os seus pneus, eu se fosse você voltaria para os 195/55 R15 originais, ou 195/60 R15 se você quer um pouco mais de banda pra ficar mais confortável, pois se com o motor original a puxada já é forte até pros 195, imagine os 185 com 190cv, rs.

E pode esperar uns 220cv com 0,8 de pressão.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Robson M. Sáb 31 Jan 2015 - 20:21

Boa noite Kaka,
Faz 1 mês que turbinei meu 1.6L, então nao sei se vou poder te ajudar muito, ainda mais porque meu projeto está engatinhando...não está maduro ainda.

O que eu posso te dizer que instalei no meu:
- Pressão do turbo: por precaução uso 0,6kg. A peça mais frágil dos sistema acredito não ser as bielas, mas sim o coletor de admissão que é de plástico. Então acho que é o que quebraria 1º usando uma pressão alta.
- Componentes internos do motor: não há necessidade de trocar nada usando essa faixa de pressão.
- Filtro de ar: esportivo. Não sei se existe projeto turbo com filtro original, visto que restringe bem mais o fluxo de ar para o motor.
- Velas: coloquei Denso Iridium com grau térmico 8 (não achei da NGK)
- Volante aliviado: não tenho.
- Conjunto embreagem: uso o original mas vou trocar por esportivo (preciso pesquisar modelo ideal). Vc pode andar com o original se quiser, mas quando quiser andar com “sangue nos zóio” ela vai patinar.
- Kit turbo: depois de muito pesquisar também, comprei o kit SPA. Vem completo (inclusive com porcas e parafusos).
- Tubina: tipo T3 da marca Biagio, modelo APL caixa fria 0,42 e caixa quente 0,36
- Bicos Injetores: retrabalhei os bicos originais, mas te aconselho a comprar bicos novos já com vazão adequada.
- Freios: kit dianteiro da Ecosport (mas penso em substituir por maiores ou colocar kit à disco na traseira).

CONSELHOS:
- Se prepare para treinar sua paciência
- Pode me contatar pelo e-mail que eu te passo os sites que comprei tudo (rsiquei2@hotmail.com)
- Como já escreveram anteriormente, procure mais informações no facebook, nos grupos Ford Friends e Ford HP.

Robson M.
Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Idade : 36
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Dom 1 Fev 2015 - 13:59

- A peça mais frágil no sistema não é o coletor de admissão. Como falei anteriormente, conheço uma pessoa que trabalhava com 1.8kg de pressão com o coletor de plástico e quem cedeu primeiro foi a biela. 1 bar de pressão é pouca pressão, o que nos deixa meio assim é porque é um volume muito grande de ar, mas a força com que é preso o coletor e a resistência do plástico utilizado aguenta muito tranquilamente 2kg de pressão.
- Não é um requisito colocar um filtro de ar esportivo, mas facilita muito o posicionamento das mangueiras e tubos de pressurização pra lá e pra cá. O filtro original realmente restringe um pouco o fluxo, no caso de carros aspirados, pois o motor tem que puxar o ar que vai entar no cilindro. No caso de carros com compressor, o ar é empurrado pra dentro do motor, fazendo com que essa restrição seja desprezível.
- Velas de grau 8 são muito frias pra um projeto desse. Com uma pressão de 0,7 bar você ainda tem muito chão até precisar colocar velas de grau 8. Como já falei, grau 7 é o ideal. Provavelmente grau 8 vai formar muita carbonização por não conseguir queimar com tanta eficiência o combustível na câmara, além de ser uma vela difícil de encontrar.
- Volante aliviado não vai fazer tanta diferença pra um carro turbo, se bem que o comportamento do meu Ka melhorou MUITO depois que aliviei o meu. Pelo menos durante a fase aspirada, antes dos 2k rpm, pode ter ctz que melhora os tranquinhos chatos de troca de marcha e tal.
- Não coloque embreagem pastilhada. Assim como já me aconselharam, a com pastilhas da displatec fica "on/off". O ela está acoplada, ou não. Não existe meia embreagem, por isso compromete muito a dirigibilidade diária. Muitos falam sobre a colocação da embreagem da EcoSport que é maior, cabe na caixa, tem maior carga e mais do que suficiente pra uma pressão baixa de turbo.
- Turbina: ainda recomendo as da MasterPower por terem mapas do compressor e facilitarem o dimensionamento correto da turbina. Comprar só por números nunca dá certo pra um projeto bem acertado.
- Freios: Eu no meu 1.6 aspirado já troquei pros da Eco, pois cansei de disco empenando a cada 15 mil km. Se precisar de ajuda, só perguntar aqui.

Robson, se puder manda aqui a curva de torque do seu Ka atualmente.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Robson M. Dom 1 Fev 2015 - 15:10

Dragoniten, como comentei, meu projeto ainda está muito recente, não está maduro, então vai demorar um pouco para eu levar num dinamômetro para medir a performance.
Estou com problemas nas partidas (demora para pegar) e andando devagar (até uns 50km/h) o motor está meio manco. Eu piso e ele não sobe o giro na hora. O hallmeter indica mistura pobre nessas horas...mas ainda nao consegui resolver
Robson M.
Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Idade : 36
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Seg 2 Fev 2015 - 2:32

O ideal é trabalhar com uma wideband pra saber a mistura exata da queima no seu motor. Está trabalhando com a injeção original ou com alguma programável?
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Robson M. Seg 2 Fev 2015 - 21:57

Injeção original mesmo
Robson M.
Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Idade : 36
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Kakadowaki Sex 6 Fev 2015 - 10:51

Olá pessoal,

Primeiramente agradeço as informações, Dragon e Robson!
Vou tentar desenvolver o projeto no decorrer do ano, estou com umas limitações financeiras e terei que comprar as peças gradativamente.
Considerei importante a escolha da turbina e encontrar um bom profissional pra mapear certinho a central, e claro, pra "montar" o kit Very Happy

Infelizmente na minha região (RO) talvez dada a distância, ainda não encontrei quem pudesse mexer no Ka, e eu apesar de ter algum conhecimento em mecânica prefiro não arriscar rs
Um cara indicado por um amiga tava mexendo num Astra 2.0, com 2kgf na turbina, dizendo que ia atingir os 500cv. Vou dar uma passada com ele pra averiguar até onde é confiável Smile

Mais uma vez, obrigado pessoal!
Kakadowaki
Kakadowaki
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Idade : 31
Cidade/Estado : Porto Velho/RO
Motorização/Cor : Sport 1.6/Vermelho
Código de Opcionais : N/I
Data de inscrição : 27/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Canela Seg 9 Fev 2015 - 0:43

mas um turbinho no grupo !! hehehe precisamos marcar um encontro !!!
Canela
Canela
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Idade : 43
Cidade/Estado : São PAulo
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : mp3
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Robson M. Seg 9 Fev 2015 - 12:22

Canela escreveu:mas um turbinho no grupo !! hehehe precisamos marcar um encontro !!!

O encontro já tem data marcada: 14/03 em Itú/SP:
http://www.clubedonovoka.com/t10250-evento-kart-encontro-14-03-15-itu-sp
Robson M.
Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Idade : 36
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!
Data de inscrição : 24/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rbaker91 Sex 2 Out 2015 - 5:21

Opa Galera, primeiro post por aqui.

Desculpa eu ressucitar o post velho, mas sei que tem muita gente que assim como eu e os colegas aí acima passaram por muito perrengue turbinando o Zetec Rocam e como a internet tá cheia de gente que só mexe em AP é difícil achar algo a respeito. Então acho que essa discussão aqui é muito válida, e eu queria também falar um pouco da minha experiência turbinando o meu Fiesta 2012 1.6 (Eu sei que o fórum é Ka, mas é o mesmo motor, então tá valendo).

Eu, como o amigo la de cima, comprei o kit T3 da SPA. Comprei no começo desse ano.
Algumas coisas que tive problema:


  • O kit da SPA pro Zetec Rocam 1.6 aparentemente é feito pra Courrier. Irão haver conflitos durante a instalação, e como já havia lido durante a minha pesquisa pré projeto, NÃO EXISTE um kit turbo que é plug and play (tu encaixa e já tá tudo perfeito). Sempre vai ter uma coisinha pra te fazer querer desistir no meio do projeto. No meu caso foram vários os problemas. Aparentemente existem pequenas diferenças no cofre do motor de cada carro que usa esse motor. No meu Fiesta o coletor de escape da SPA simplesmente não encaixava por causa da válvula de alívio (wastegate). Tive que levar o coletor até o torneiro pra ele ajustar os angulos de montagem. Consequentemente também tive que mexer no downpipe da turbina (saida de escape) - QUE TAMBÈM não encaixava no meu motor. Existia uma curva muito grande na saida de escape que encostava no agregado da suspensão.

  • Quando comprei o meu kit a SPA não vendia o regulador de pressão de combustível com dimensões originais pro zetec rocam. Eles mandaram um "composite" que ia ter que fazer muita gambiarra no meu motor pra funcionar. Só depois eu vi que eles tavam vendendo o regulador do tamanho original que encaixa diretamente na flauta sem adaptações, e aí acabei comprando esse.

  • A distância entre o coletor de escape e a parede corta-fogo do meu carro é muito pouca, então tive muito trabalho pra encaixar todas as tubulações por la. Tem que fazer uma mágica de verdade pra não encostar o mangote da pressuiração no coletor. No meu caso eu deixei encostar, 3 meses depois ele tinha queimado e eu tava com 0 de pressão vindo da turbina.

  • Seja bem cuidadoso quando for passar a mangueira de óleo da frente do motor até a turbina, ache um lugar onde ela não poderá ser atingida por objetos. No meu caso eu tinha passado ela proximo das polias, pelo lado esquerdo do motor. E com o carro rebaixado acabei por bater numa pedra e ela estourou. To resolvendo isso nesse momento na verdade, 4 dias na oficina, desmontando tudo, limpando o mingau de óleo com terra e montando de novo.

  • Algumas conexões de óleo a SPA mandou errado e simplesmente não me deu retorno quando eu questionei eles sobre o erro. Quem já falou lá com um cara chamado Regis sabe que se tu fizer uma pergunta detalhada que requer uma resposta elaborada, ele responde só "sim" ou "não" e te deixa ná dúvida rs. Eu não me esquento com essas coisas, deixei passar. Até porquê eram conexões de R$ 3 que consegui achar na minha cidade. Mas o que mais me tomou dinheiro e paciência foram as adaptações no coletor de escape e na saída do escape da turbina.


Agora o maior problema que eu realmente tive foi com as sondas lambdas. E ainda to tendo problema com elas.
No meu carro são duas, acho que no ka também, uma pré-cat e outra pós-cat. E quem fez a instalação por conta própria sabe o quanto é curto o cabo da sonda lambda original.
Queria saber de vocês o que vocês fizeram pra conseguir chegar a sonda até o local que elas ficaram após a instalação.

Eu tava rodando com 0.4 kg/cm² de pressão, mas depois desse post com certeza vou lá aumentar pra 0.7 rs.
E eu sei que cada carro é um carro, mas só por curiosidade, quanto de pressão de combustível vocês tão usando?

Abraços.
rbaker91
rbaker91
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Cidade/Estado : Santarém/PA
Motorização/Cor : 1.6L Turbo/Branco
Código de Opcionais : Fiesta Class
Data de inscrição : 02/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rafael rodrigo Sex 2 Out 2015 - 13:06

rbaker91 escreveu:Opa Galera, primeiro post por aqui.

Desculpa eu ressucitar o post velho, mas sei que tem muita gente que assim como eu e os colegas aí acima passaram por muito perrengue turbinando o Zetec Rocam e como a internet tá cheia de gente que só mexe em AP é difícil achar algo a respeito. Então acho que essa discussão aqui é muito válida, e eu queria também falar um pouco da minha experiência turbinando o meu Fiesta 2012 1.6 (Eu sei que o fórum é Ka, mas é o mesmo motor, então tá valendo).

Eu, como o amigo la de cima, comprei o kit T3 da SPA. Comprei no começo desse ano.
Algumas coisas que tive problema:


  • O kit da SPA pro Zetec Rocam 1.6 aparentemente é feito pra Courrier. Irão haver conflitos durante a instalação, e como já havia lido durante a minha pesquisa pré projeto, NÃO EXISTE um kit turbo que é plug and play (tu encaixa e já tá tudo perfeito). Sempre vai ter uma coisinha pra te fazer querer desistir no meio do projeto. No meu caso foram vários os problemas. Aparentemente existem pequenas diferenças no cofre do motor de cada carro que usa esse motor. No meu Fiesta o coletor de escape da SPA simplesmente não encaixava por causa da válvula de alívio (wastegate). Tive que levar o coletor até o torneiro pra ele ajustar os angulos de montagem. Consequentemente também tive que mexer no downpipe da turbina (saida de escape) - QUE TAMBÈM não encaixava no meu motor. Existia uma curva muito grande na saida de escape que encostava no agregado da suspensão.

  • Quando comprei o meu kit a SPA não vendia o regulador de pressão de combustível com dimensões originais pro zetec rocam. Eles mandaram um "composite" que ia ter que fazer muita gambiarra no meu motor pra funcionar. Só depois eu vi que eles tavam vendendo o regulador do tamanho original que encaixa diretamente na flauta sem adaptações, e aí acabei comprando esse.

  • A distância entre o coletor de escape e a parede corta-fogo do meu carro é muito pouca, então tive muito trabalho pra encaixar todas as tubulações por la. Tem que fazer uma mágica de verdade pra não encostar o mangote da pressuiração no coletor. No meu caso eu deixei encostar, 3 meses depois ele tinha queimado e eu tava com 0 de pressão vindo da turbina.

  • Seja bem cuidadoso quando for passar a mangueira de óleo da frente do motor até a turbina, ache um lugar onde ela não poderá ser atingida por objetos. No meu caso eu tinha passado ela proximo das polias, pelo lado esquerdo do motor. E com o carro rebaixado acabei por bater numa pedra e ela estourou. To resolvendo isso nesse momento na verdade, 4 dias na oficina, desmontando tudo, limpando o mingau de óleo com terra e montando de novo.

  • Algumas conexões de óleo a SPA mandou errado e simplesmente não me deu retorno quando eu questionei eles sobre o erro. Quem já falou lá com um cara chamado Regis sabe que se tu fizer uma pergunta detalhada que requer uma resposta elaborada, ele responde só "sim" ou "não" e te deixa ná dúvida rs. Eu não me esquento com essas coisas, deixei passar. Até porquê eram conexões de R$ 3 que consegui achar na minha cidade. Mas o que mais me tomou dinheiro e paciência foram as adaptações no coletor de escape e na saída do escape da turbina.


Agora o maior problema que eu realmente tive foi com as sondas lambdas. E ainda to tendo problema com elas.
No meu carro são duas, acho que no ka também, uma pré-cat e outra pós-cat. E quem fez a instalação por conta própria sabe o quanto é curto o cabo da sonda lambda original.
Queria saber de vocês o que vocês fizeram pra conseguir chegar a sonda até o local que elas ficaram após a instalação.

Eu tava rodando com 0.4 kg/cm² de pressão, mas depois desse post com certeza vou lá aumentar pra 0.7 rs.
E eu sei que cada carro é um carro, mas só por curiosidade, quanto de pressão de combustível vocês tão usando?

Abraços.

Bom dia, aproveitando aqui, como você já tem o kit instalado no zetec rocam.

Estou pesquisando para fazer um projeto no meu 1.0 a principio seria utilizar no entre 0.6 até 0.8 de pressão de turbo.
Teria como me passar uma relação do que eu precisaria para fazer a instalação do turbo?A principio será apenas a parte de potencia e alimentação de combustível e escapamento mesmo
o  Cambio fica legal estar utilizando o mesmo? ou eu ja teria que trocar o cambio logo de cara por 1.6,me informaram que é possivel apenas alongar a parte de marcha, tipo comprar as do 1.6 tipo 4ª e 5ª marcha para ficar mais longo o cambio

Pois depois irei fazer a parte de suspensão e freios.
rafael rodrigo
rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 32
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Sex 2 Out 2015 - 13:36

baker, muito legal seu relato, só cuide com a pressão, pois a taxa alta do Rocam não ajuda muito e se der detonação pressurizado, a brincadeira pode ser chata, rs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Maraccini Sex 2 Out 2015 - 22:23

Rbacker o Dragoniten tem razão pela alta taxa de compressão dos rocam devesse reduzi-lha no 1.6 fica difícil pois o pistão do mono(gasolina) além da cabeça tem diâmetro diferente, no 1.0 não sei se há esta diferença de diâmetro. Sem isto só com baixa pressão de turbo e sempre com intercooler ( evitar batida de pino e melhorar consumo/desempenho) e importante usar um controlador de injeção/igniçáo para ver avanço do ponto!

Rodrigo dá para trocar tb o diferencial (coroa e pinhão) mas para pouca pressão eu pensaria num jogo de rodas de pelo menos aro 15 com pneus 185/60R15 ou 195/55R15 daria uma alongada e melhor tração/controle.
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rafael rodrigo Sex 2 Out 2015 - 23:28

Maraccini escreveu:Rbacker o Dragoniten tem razão pela alta taxa de compressão dos rocam devesse reduzi-lha no 1.6 fica difícil pois o pistão do mono(gasolina) além da cabeça tem diâmetro diferente, no 1.0 não sei se há esta diferença de diâmetro. Sem isto só com baixa pressão de turbo e sempre com intercooler ( evitar batida de pino e melhorar consumo/desempenho) e importante usar um controlador de injeção/igniçáo para ver avanço do ponto!

Rodrigo dá para trocar tb o diferencial (coroa e pinhão) mas para pouca pressão eu pensaria num jogo de rodas de pelo menos aro 15 com pneus 185/60R15 ou 195/55R15 daria uma alongada e melhor tração/controle.
Abraço

Isso mesmo que quiz dizer coroa e pinhao ,me dizeram um outro nome que não lembro agora, então a principio como informei é um projeto que estou querendo fazer e seria em algumas etapas simples :

1ª etapa pesquisar saber o que eu precisaria para ter uma noção de valores no caso o kit turbo e derivados ,pois eu iria deixar uma grana reservada para fazer a compra das peças e a preparação necessária para ser bem feita e não dar problemas futuros.

2ª etapa iria fazer a instalação do kit turbo/escape /linha combustível etc

3ªestapa iria mexer na parte de suspensão/amortecedores molas e parte de frenagem etc.

4 ª troca de rodas e pneus por um maior no caso tava pensando em aro 14 pois queria deixar o aspecto do carro original por fora digamos assim, e como eu sempre vou para sitios,interior etc não quero usar rodas muitos grandes e pneus muitos finos, e não iria abaixar muito o carro pois como uso o carro no dia a dia tem muitas lombadas aqui na cidade.

rafael rodrigo
rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 32
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rbaker91 Sáb 3 Out 2015 - 5:05

Opa galera.

Valeu pela repsosta aí.

O meu carro é flex, tá rodando no alcool. Apesar do problema com a sonda lambda ele não embaralhou ainda mesmo pressurizado. Dei uma aumentada na pressão pra 0.6 como eu disse, até agora tudo bem, exceto por uma mangueira da pressurização que nao aguentou a pressão nova e desencaixou rs. Nada que um bom aperto nao desse jeito.

Já resolvi meus problemlas de lubrificação aqui.
Andei com o fiesta por 10km sem NADA de óleo no motor achando que o problema era no sensor do óleo que tava dando falha e acusando falta de óleo, mas realmente tinha vazado TUDO.

Então fica a dica aí pra galera que tem turbo e não tem manometro da pressão do óleo, SE LIGAR A LUZ DO OLEO, DESLIGA NA HORA!

Felizmente não quebrou nada no carro nem na turbina, o meu mecanico verificou tudo e tá tudo em perfeito estado - sorte do rocam ser bem feito do jeito que é.

O meu carro tá com rodas aro 15, justamente pelo turbo, com pneus 195. Ótima tração e dirigibilidade. Eu uso os goodyear. Eu rebaixei o carro só um pouco, dá pra ver na foto do avatar, não é muito. Mas eu manti a barra de torção conectada ao amortecedor pra ter certeza que não ia afetar a estabilidade.

Só preciso mesmo da ajuda com as extensões das sondas lambdas. Eu achei um cabo de extensão no ebay que server pro mustang, mas é o mesmo conector do meu carro (aquele de 4 pinos). Só não quero pagar taxa de importanção HUAEHUUH

então se alguém tiver alguma solução pra esse problema, dá uma luz aí.


--------------------

Pro amigo que tá começando o projeto, compre o kit turbo, mas sabendo que você vai ter que mexer no sistema de lubrificação, combustível, se andar com pouca pressão como eu, não vai precisar mexer no trem de força, o rocam é um motor que foi feito com muita folga em todos os aspectos, talvez nem precise mexer nos bicos, só na pressão de linha do combustível.

Não tem muito mistério. Boa sorte no projeto.

em caso de valores, por segurança seria bom ter uns 10 mil disponiveis rs. Mas acho que com 5 dá pra trabalhar seu motor e ainda sobrar um $ pra outras modificações, DESDE que tudo corra conforme planejado.

Por experiencia própria, valida sua instalação antes de começar. Nao deixa nada encostando em algo que vá dar problema, vede tudo muito bem, e não deixe nada frouxo. Isso pra não ter problemas depois de que já tá tudo instalado. È UMA DOR DE CABEÇA ENORME vc ter que demsontar tudo depois que já montou.

Só uma pergunta, esse volante teve que adaptar ou ele encaixou sem problemas? Achei bonito!

Abraços.
rbaker91
rbaker91
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Cidade/Estado : Santarém/PA
Motorização/Cor : 1.6L Turbo/Branco
Código de Opcionais : Fiesta Class
Data de inscrição : 02/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Sáb 3 Out 2015 - 6:15

baker, como eu abandonei a injeção original, cortei os fios da sonda lambda e emendei por conta própria, entrelaçando bem os fios e depois dando um pingo de solda, colocando termo retrátil em volta. Não sei como ficou a leitura na central original, não testei ainda, rs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rafael rodrigo Sáb 3 Out 2015 - 10:07

Baker ,volante plug 'n play ,é apenas um parafuso que fixa o volante,


segue novamente https://images.tcdn.com.br/img/editor/up/302232/Sem_Titulo1.jpg


O chicote que tem na chave de seta ao lado direito ele desativa a buzina, pois quando for colocar a tampa você não atrapalha os vizinhos,em breve eu posto o video de instalação
[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Sem_Titulo1
rafael rodrigo
rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 32
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Maraccini Sáb 3 Out 2015 - 12:59

Se deve evitar emendar o fio do sensor de oxigênio, pois emendas dificultam a passagem causando mau contato elétrico e podem ser fonte de ruído eletromagnético que irá “sujar” o sinal do sensor e uma extensão que conduz o fraco sinal do sensor, ela é uma potente fonte de ruído eletromagnético. E até o tipo do fio e seu isolamento da extensão conta para isto.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Sáb 3 Out 2015 - 14:18

Eu sei, Maraccini, mas o que eu queria era apenas que a luz da injeção não acendesse por conta da sonda, pra manter ela conectada no escape caso precisasse colocar o sistema de ignição da injeção original, etc. Entende? Hahahaha. Não estou utilizando mais ela, está lá de enfeite Razz
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rafael rodrigo Sáb 3 Out 2015 - 16:50

Dragoniten escreveu:Eu sei, Maraccini, mas o que eu queria era apenas que a luz da injeção não acendesse por conta da sonda, pra manter ela conectada no escape caso precisasse colocar o sistema de ignição da injeção original, etc. Entende? Hahahaha. Não estou utilizando mais ela, está lá de enfeite Razz

A lampada da ignição no qual você se refere é a "LIM" , se for ,a do meu ka acendeu pela segunda vez, na 1ª vez era o combustivel, coloquei 20 reais de adtivada e voltou ao normal e nisso voltei para a abastecer com etanol em outro posto.

Agora acendeu pela segunda vez, hoje fui no posto que sempre estou abastecendo Shell, e com muito aperto no peito, pedi para completar o tanque com aditivada para estar fazendo o teste, isso deixou meu bolso 115,00 mais vazio.Estou fazendo o teste para verificar se pode ser combustivel, caso ela não apague irei pedir para passar no scanner e verificar o que pode ser.
rafael rodrigo
rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 32
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Sáb 3 Out 2015 - 17:27

A luz não acende por causa de combustível, ela acende porque o combustível causou algum outro defeito que deve ser verificado o quanto antes. Evite andar com o carro com a luz acesa, pois podem ser diversos problemas que vão danificando ou sujando seu motor as vezes num período relativamente curto de tempo.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rbaker91 Sáb 3 Out 2015 - 18:22

No meu caso eu fiz essa emenda no fio da sonda lambda e as duas pararam de funcionar. No scanner dá código de erro nas duas sondas. To esperando chegar 2 novas pra eu trabalhar de novo.

rbaker91
rbaker91
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Cidade/Estado : Santarém/PA
Motorização/Cor : 1.6L Turbo/Branco
Código de Opcionais : Fiesta Class
Data de inscrição : 02/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Maraccini Sáb 3 Out 2015 - 21:19

 Dragoniten não foi para vc que coloquei mas para ajudar os amigos do clube , se não houver outra forma na emenda deve usar um cabo que não de muita interferência (tem no mercado) e uma solda que não aumente muito a resistência  (ah) do fio nem do sinal.

A lâmpada LIM indica mal funcionamento do motor devido a problema na injeção e ou ignição e ou algum sensor do motor e não pelo combustível e como disse o Dragoniten se acender andando ou ficar piscando pare logo o carro e procure um mecânico pode ocasionar problema mais grave !






Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por rafael rodrigo Sáb 3 Out 2015 - 22:28

Maraccini escreveu: Dragoniten não foi para vc que coloquei mas para ajudar os amigos do clube , se não houver outra forma na emenda deve usar um cabo que não de muita interferência (tem no mercado) e uma solda que não aumente muito a resistência  (ah) do fio nem do sinal.

A lâmpada LIM indica mal funcionamento do motor devido a problema na injeção e ou ignição e ou algum sensor do motor e não pelo combustível e como disse o Dragoniten se acender andando ou ficar piscando pare logo o carro e procure um mecânico pode ocasionar problema mais grave !



Estou ciente que podem ser varios fatores, como informei da outra vez havia sido combustivel de baixa qualidade,mas estarei fazendo o teste, e se continuar na semana irei verificar o que pode ser. pois estou indo para o interior agora. falow

rafael rodrigo
rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 32
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Dragoniten Dom 4 Out 2015 - 0:36

Ah, tranquilo Maraccini! Smile Abração!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6? Empty Re: [DÚVIDA] - Como realizar a Instalação de kit turbo no Zetec Rocam 1.6?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos