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Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km

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Mensagem por Markus Ter 28 Jul 2009 - 15:18

Olá pessoal, sou novo no forum... há 1 mes comprei o meu KA e estou gostando muito, porém é o meu 1º carro 0km e não sei como "amaciar" o motor dele, ele completou 1000km hj...alguém tem alguma dica??

abraço
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Mensagem por jucaponi Ter 28 Jul 2009 - 15:56

Olá Markus,
é sempre bom dar uma olhada no manual. Lá tem dicas muito boas.
O que sei é q deve ir até os 10.000km pro motor ficar amaciado e que nesse período não é interessante "dar pau", para não prejudicar o consumo e desempenho...
mas o povo q está aqui a mais tempo deve ter ums dicas "da hora" pra passar pra vc!
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Mensagem por Jonh_lemos Ter 28 Jul 2009 - 17:37

olhaa..nao sei se ate os 10000 pra amaciar...

mais pelo menos nos 2mil 3mil...
e bom vc nao forçarr muito assim de caara...

vai indo aos poucos...

pelo menos foi assim q eu fiui fazendo...


se alguem souber de mais ai q de certo...rs
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Mensagem por Hitokiri Adriel Ter 28 Jul 2009 - 19:25

dizem os engenheiros das fabricantes que isso de amaciar n existe mais.. no começo eu era mo cuidadoso.. n passava dos 3000rpm... e n passava de 100km/h

hj ja to mais cavalo kkkkk
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Mensagem por Supertsunami Qua 29 Jul 2009 - 9:56

Hitokiri Adriel escreveu:dizem os engenheiros das fabricantes que isso de amaciar n existe mais.. no começo eu era mo cuidadoso.. n passava dos 3000rpm... e n passava de 100km/h

hj ja to mais cavalo kkkkk

Eu peguei o Ka e nem rodei 100 km ainda, mas tenho feito a mesma coisa. Não passo dos 3000 rpm.
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Mensagem por Markus Qua 29 Jul 2009 - 14:13

Valew pelas dicas...vou manerar um pouco e dar uma estudada no manual!!!..... Wink
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Mensagem por Apaixonada por ka Qua 29 Jul 2009 - 17:35

Gente, no final de semana passado o Kazinho esticou tudo que tinha direito. Fui viajar e o bichinho voô, literalmente.O pessoal fala que esse negócio de amaciar é besteira, mas depois dessa viagem o Ká tá 100% , antes parecia que estava amarrado.quase morri com ele dando 160 km Ah o meu está com 02 meses e acho que 6000km......
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Mensagem por jucaponi Qua 29 Jul 2009 - 19:01

Bebemorar

Uhuuu Simone!!!

Adrenalina pura, hein??
Pergunta: ele não ficou se tremendo todo?
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Mensagem por Apaixonada por ka Qua 29 Jul 2009 - 19:16

Não... o bichinho foi valente... o meu antigo 99, tadinho tremia todo!!!!!!
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Mensagem por jucaponi Qua 29 Jul 2009 - 23:10

perguntei pq o meu 2003 começava a tremer depois dos 140... hehe
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Mensagem por Adolfo Luiz Qui 30 Jul 2009 - 0:00

As
mentiras que contaram para você




Há lendas envolvendo quase tudo num carro.
Veja
em que, e por que, você não deve acreditar











Texto: Fabrício Samahá



Carro
zero-quilômetro não pode fazer viagens longas? Rodar com pouco
combustível propicia a aspiração de sujeira? Parar no
semáforo com a embreagem acionada desgasta o sistema? Herdadas
de épocas passadas ou fruto de informações sem critérios,
lendas como essas iludem e confundem muitos motoristas. Para que
você não seja mais um, vamos passar a limpo as verdades e
mentiras que andam lhe contando por aí.

Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km Civic99-motor-mLenda - Amaciar o motor

Realidade - Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento.
Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados
exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem
atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km. Hoje a regra é
outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm)
por 100 ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o
regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o
motor.

Lenda -
Não permanecer parado com a primeira marcha engatada


Realidade - Certas regras antigas perderam a validade com o
desenvolvimento dos carros, mas ainda têm seguidores. Ao
contrário do que mencionou certa e conhecida publicação
"especializada", permanecer num semáforo com a
embreagem toda acionada e a primeira marcha engatada não
desgasta as atuais embreagens, com platô de mola diafragmática
("chapéu chinês"), embora ocorresse nas antigas, com
platô de seis ou nove molas helicoidais. A explicação está na
mola diafragmática ficar com carga mínima quando o pedal está
todo apertado, desta maneira não "cansando" a mola.

Lenda -
Chapa fina, pouca resistência


Realidade - Ainda persiste entre alguns a idéia de que o carro
seguro é aquele que não se amassa em colisões, motivo de
desconfiança das chapas de aço mais finas utilizadas nos
modelos atuais. Em outros tempos olhava-se com orgulho o
pára-lama pouco amassado, mesmo que isso implicasse um tremendo
impacto dos passageiros contra o interior. Hoje se sabe que o
melhor é a chamada "estrutura diferenciada", em que
apenas a cabine é rígida. Às partes dianteira e traseira cabe
absorver ao máximo o impacto, suavizando-o em forma de
desaceleração mais suave para os ocupantes do veículo. Aliás,
esse é motivo suficiente para jamais se transportar alguém,
como uma criança, no compartimento de bagagem das peruas.

Lenda -
Rodar com pouco combustível faz aspirar a sujeira do tanque


Realidade - Muitos não trafegam com pouco combustível por
receio de que a sujeira do fundo do tanque seja aspirada,
entupindo os filtros. Na verdade, como o tubo de captação
("pescador") fica próximo ao fundo, eventual sujeira
seria aspirada mesmo com o tanque cheio até à boca.

Lenda -
Pneus novos sempre na dianteira


Realidade - O hábito de manter os pneus mais desgastados na
traseira, que pode gerar um comportamento perigoso em curvas com
piso molhado, já foi desmistificado. É sempre preferível uma
escapada de dianteira, cuja correção é instintiva. E não se
comova, relacionando a um carro bem-cuidado, com o argumento de
que "o estepe nunca rodou". Para mantê-lo assim, há
até quem deixe o veículo no macaco e leve o pneu furado para
consertar...

Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km Passat-curva2mLenda - Nunca freie na
curva


Realidade - A lenda de que não se pode frear nas curvas já
provocou sustos em muita gente que, possuindo a devida
sensibilidade, poderia ter aplicado os freios sem desequilibrar o
carro ou travar as rodas. Essa noção de nunca frear nas curvas
já provocou acidentes do tipo desviar para não atropelar
alguém e o veículo vir a bater violentamente contra algum
obstáculo ou mesmo sair da pista. É possível frear na curva,
desde que feito com suavidade.

Lenda -
Portas travadas para maior segurança contra aberturas acidentais


Realidade - Não falta quem sinta maior segurança travando as
portas na estrada, temendo que se abram numa curva rápida. Não
sabem que travar o trinco apenas desativa as maçanetas, sem
oferecer qualquer bloqueio adicional: não há, por exemplo, um
pino ou tramela que atravesse a coluna. Assim, portas travadas
servem apenas para dificultar o socorro aos passageiros em caso
de acidente - por isso em alguns modelos, como Omega e os BMW, um
sistema as destrava em colisões. Se no trânsito urbano o risco
de assalto justifica o travamento, na estrada ou na via expressa
ainda é melhor destravar as portas.



Aceleração
a fundo, maior economia



Poucas lendas são tão arraigadas como a de que o menor consumo
se obtém com aceleração leve. Embora não pareça, é
acelerando fundo, desde que em rotações bem baixas, que se
obtém o menor consumo específico nos motores a quatro tempos. O
acelerador pouco aberto dificulta a aspiração do ar e gera
perdas de bombeamento - daí o efeito de freio-motor quando se
corta a aceleração. Não se deve seguir, portanto, os
indicadores de consumo do tipo vacuômetro. Um teste feito pela
Saab anos atrás revelou inclusive que o método denominado
1-3-5, isto é, passar diretamente da primeira para a terceira
marcha e desta para a quinta (o que equivale a espaçar as
relações de transmissão), permite uma redução do consumo da
ordem de 10%.
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Mensagem por Dani_D Qui 30 Jul 2009 - 8:57

Boa Materia... Bebemorar
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Mensagem por jucaponi Qui 30 Jul 2009 - 9:16

Adolfo, excelente matéria!!

Tens o link da reportagem?
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Mensagem por Supertsunami Qui 30 Jul 2009 - 11:32

Informe a fonte, o conteúdo da matéria está ótimo.
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Mensagem por Adolfo Luiz Qui 30 Jul 2009 - 12:06

Queridos Amigos (a) mil descupas, tó no trampo à noite eu informo o link é fonte neste computador não tenho salvo no favorito estes sites de carros Ok!! Forte Abraço a Todos do Fórum! Shocked Exclamation
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Mensagem por vinny Qui 30 Jul 2009 - 18:39

Smile desde primeiro dia vinha de valinhos/campinas "anhanguera" em media 160 Very Happy
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Mensagem por Fabuin Qui 30 Jul 2009 - 21:29

Seria uma boa descobrirmos afinal qual é a verdade sobre este assunto. Meu carro está com 460Km e até hoje não pude aproveitar o melhor motor 1.0 do país.

Vamos aguardar a fonte dessa reportagem que desmistifica 2 lendas famosas. Pisar leve para reduzir consumo e não pisar nada nos primeiros 3000Km.

Abraços!
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Mensagem por Adolfo Luiz Qui 30 Jul 2009 - 22:30

Ai Galera o Link da Materia Exclamation

http://www2.uol.com.br/bestcars/lendas.htm

Site/ Best Cars. Cool



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Mensagem por Fabuin Sex 31 Jul 2009 - 19:17

Adolfo,

Hoje mesmo já mudei a dinâmica de aceleração do carro. Vou começar a pisar a partir dos 500km mesmo. Não quero correr o risco de ficar com o carro froxo depois.

Valew pela dica!
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 31 Jul 2009 - 20:55

Certo Amigo Fabuin, depois dos 500km da umas esticadas no Kazão para ele ficar esperto, no meu foi assim 100km até 140,155km não mais pra não forçar o motor mas tá de bom tamanho!!hehehe. Laughing
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Mensagem por Gustavo Dom 2 Ago 2009 - 22:47

Só com o tempo e dando umas "pegadas" na estrada. Fazem 3 dias que estou com o meu e já no primeiro dei uns "paus" para ver como era o bichinho, fiz um taxista pilantra comer poeira com o uno dele, após ele tentar me jogar pr dentro de um buraco no meio da pista ¬¬ heheheh coisas da vida.
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Mensagem por Tar Seg 3 Ago 2009 - 0:40

Essa de carro frouxo não existe, nunca acreditei nessa tal história que motor bem amaciado anda mais que motor mal amaciado. Sempre andei sussegado com o meu (isso não quer dizer que as vezes não gosto de socar o pé). Andando de boa faço tranquilamente 12,5 km/l com o carro lotado, e aposto que fui um dos poucos a descobrir na pratica, que assim como os 1.6 o ka 1.0 tbm limita a velocidade. Portanto penso que tanto faz como vc dirige o carro no "periodo de amaciamento", no final das contas vai ser tudo a mesma coisa
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Mensagem por Blobh Ter 4 Ago 2009 - 9:20

No meu estou começando a dar umas esticadas maiores agora depois dos 1000 KM.
Mas é mais por "não precisar" de acelerar mesmo, e para não prejudicar o consumo.
Eu tinha um Clio 1.0 16v antes do Ka, e ele precisava esticar bem mais para render o mesmo tanto.

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Mensagem por Faelz Ter 4 Ago 2009 - 9:32

Tambem sempre tive essa duvida tb..
Li uma vez, mas isso foi com um palio se eu me lembro bem, o cara ensinando a amaciar o motor.

Segundo ele, depois disso o carro fikou bem esperto e o consumo melhorou bastante.

Ele fazia o seguinte.
Nos 1° 100km ele ando tranquilo sem esticar mto.
Depois ele encheu o tanque, foi pra uma pista sem mto transito e bem reta. Entao ele acelerava o carro ate ele ir 500 RPM da RPM que o carro tem torque maximo, e mantia nessa aceleraçao um poko depois reduzia e fazia tudo denovo. Ex. no ka 1.6 segundo vi aki tem torque maximo de 15,8 a 4.250 RPM no alcool. Ele esticaria ate 4.750 RPM mantia depois reduzia e fazia denovo.

Será que isso confere com o novo ka tb?
VO ver se acho o forum onde vi isso e posto aki.

abçs
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Mensagem por vinighost Qua 5 Ago 2009 - 10:45

o que ele falou na materia é mto interessante....

eu controlo o consumo do meu carro.... se quiserem mostro a minha tabela com meus comentários.... as vezes que eu acelerei mais foi quando fiz o melhor consumo........

quem quiser analisar só falar comigo!

abraço!
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Mensagem por Tar Qui 6 Ago 2009 - 0:41

oloco vinny, mandei meu email pra vc, quero ver essa tua tabela... Eu tbm pensei em fazer algo assim para o meu, mas como nos 1º ~2000 km não era só eu que dirigia e que abastecia dai nem fiz... xD
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Mensagem por Adolfo Luiz Sex 7 Ago 2009 - 0:34


EM UM CARRO 0KM É PRECISO AMACIAR O MOTOR?







aproximadamente 20 anos atrás, ao se comprar um carro novo, o vendedor
recomendava sempre realizar o amaciamento do motor. O Amaciamento,
procedimento comum na época, consistia em rodar com o veículo sem
acelerações bruscas, evitando manter altas velocidades por um longo
período, de forma a acomodar as peças do motor. Era preciso também,
esperar aquecer o motor antes de sair com o carro, além de manter a
rotação, segundos antes de desligar o motor. A troca de óleo deveria
ser realizada inicialmente com 1.000 Km

[justify]
Verdade
seja dita, naquela época a usinagem do motor era concluída com o motor
em funcionamento!! Devido às deficiências nos processos de fabricação,
alguns componentes apresentavam pequenas irregularidades no acabamento
superficial das peças, o que contribuía para o aumento do desgaste em
função do atrito elevado entre as peças. Era possível observar nas
primeiras trocas de óleo, entre 2.000 e 3.000 km, a presença de
pequenas partículas metálicas resultantes da acomodação das peças.

Atualmente,
o desenvolvimento de novos óleos lubrificantes, e a evolução dos
processos de usinagem e fundição dos componentes do motor, tornam esta
prática desnecessária, apesar de ainda utilizada por alguns motoristas.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço


  • Em um veículo OK não é preciso amaciar o motor.
  • Trocar o óleo e o filtro regularmente aumentam a vida útil do motor.
  • A vida útil dos motores atuais é de aproximadamente 300.000 Km.
Adolfo Luiz
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Mensagem por hermann.gustav Sáb 8 Ago 2009 - 19:23

Fala pessoal,

Uma breve apresentação, me chamo Hermann, moro em Salvador, e estou de férias no interior da Bahia, em Vitória da Conquista, onde vim vender meu Old KA 03 completo e quem sabe voltar de Novo KA... o Old KA foi vendido, e ao que tudo indica, vou voltar pra capital quarta de carro 0km.

Agora a dúvida, lendo esse tópico, como devo encarar 520km de BR116 (e suas carretas) com um carro 0km 1.0?

Abraços!

hermann.gustav
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Mensagem por Nobre Dom 9 Ago 2009 - 2:19

hermann.gustav escreveu:Fala pessoal,

Uma breve apresentação, me chamo Hermann, moro em Salvador, e estou de férias no interior da Bahia, em Vitória da Conquista, onde vim vender meu Old KA 03 completo e quem sabe voltar de Novo KA... o Old KA foi vendido, e ao que tudo indica, vou voltar pra capital quarta de carro 0km.

Agora a dúvida, lendo esse tópico, como devo encarar 520km de BR116 (e suas carretas) com um carro 0km 1.0?

Abraços!

Só 520??? Pois eu vou buscar o meu em Goiania-Go semana que vem e vou voltar com ele de lá para cá.( 1000km ) Vou rodar na cidade uns 100km no maximo e depois sentar o pé na estrada!!!

Alguem tem alguma dica?? Smile
Abraços,
Nobre.

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Mensagem por Chokitao Dom 9 Ago 2009 - 9:20

Nobre, esta dica sua é boa!

O melhor é termos bom senso. Quando tirei o meu, andei uns 150km sem passar quase dos 3.000 RPM. Depois, coloquei na Rod. dos Bandeirantes e dava umas esticadas nas saídas dos pedágios, mas por pouco tempo e sem passar dos 5.000 RPM.

Depois dos 1.000km, já acelerava de vez em quando até um pouco antes de cortar (6.000 RPM mais ou menos)... Assim o Kazão vai se soltando aos poucos e sem forçá-lo muito, lá pelos 3.000km você já perceberá um comportamento mais esperto!

Hermann e Nobre: passados esses 100 ou 200km iniciais, dá pra viajar sossegado a uns 4.000 RPM o tempo todo e sem medo de ser feliz!
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