Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
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Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Olá pessoal, sou novo no forum... há 1 mes comprei o meu KA e estou gostando muito, porém é o meu 1º carro 0km e não sei como "amaciar" o motor dele, ele completou 1000km hj...alguém tem alguma dica??
abraço
abraço
Markus- Piloto de Arcade
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Olá Markus,
é sempre bom dar uma olhada no manual. Lá tem dicas muito boas.
O que sei é q deve ir até os 10.000km pro motor ficar amaciado e que nesse período não é interessante "dar pau", para não prejudicar o consumo e desempenho...
mas o povo q está aqui a mais tempo deve ter ums dicas "da hora" pra passar pra vc!
é sempre bom dar uma olhada no manual. Lá tem dicas muito boas.
O que sei é q deve ir até os 10.000km pro motor ficar amaciado e que nesse período não é interessante "dar pau", para não prejudicar o consumo e desempenho...
mas o povo q está aqui a mais tempo deve ter ums dicas "da hora" pra passar pra vc!
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
olhaa..nao sei se ate os 10000 pra amaciar...
mais pelo menos nos 2mil 3mil...
e bom vc nao forçarr muito assim de caara...
vai indo aos poucos...
pelo menos foi assim q eu fiui fazendo...
se alguem souber de mais ai q de certo...rs
mais pelo menos nos 2mil 3mil...
e bom vc nao forçarr muito assim de caara...
vai indo aos poucos...
pelo menos foi assim q eu fiui fazendo...
se alguem souber de mais ai q de certo...rs
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
dizem os engenheiros das fabricantes que isso de amaciar n existe mais.. no começo eu era mo cuidadoso.. n passava dos 3000rpm... e n passava de 100km/h
hj ja to mais cavalo kkkkk
hj ja to mais cavalo kkkkk
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Hitokiri Adriel escreveu:dizem os engenheiros das fabricantes que isso de amaciar n existe mais.. no começo eu era mo cuidadoso.. n passava dos 3000rpm... e n passava de 100km/h
hj ja to mais cavalo kkkkk
Eu peguei o Ka e nem rodei 100 km ainda, mas tenho feito a mesma coisa. Não passo dos 3000 rpm.
Supertsunami- Carteira Provisória
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Valew pelas dicas...vou manerar um pouco e dar uma estudada no manual!!!.....
Markus- Piloto de Arcade
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Gente, no final de semana passado o Kazinho esticou tudo que tinha direito. Fui viajar e o bichinho voô, literalmente.O pessoal fala que esse negócio de amaciar é besteira, mas depois dessa viagem o Ká tá 100% , antes parecia que estava amarrado.quase morri com ele dando 160 km Ah o meu está com 02 meses e acho que 6000km......
Apaixonada por ka- Tô tirando a carteira
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Data de inscrição : 25/04/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Uhuuu Simone!!!
Adrenalina pura, hein??
Pergunta: ele não ficou se tremendo todo?
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Não... o bichinho foi valente... o meu antigo 99, tadinho tremia todo!!!!!!
Apaixonada por ka- Tô tirando a carteira
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Data de inscrição : 25/04/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
perguntei pq o meu 2003 começava a tremer depois dos 140... hehe
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
As
mentiras que contaram para você
Há lendas envolvendo quase tudo num carro.
Veja
em que, e por que, você não deve acreditar
mentiras que contaram para você
Há lendas envolvendo quase tudo num carro.
Veja
em que, e por que, você não deve acreditar
| |
Carro zero-quilômetro não pode fazer viagens longas? Rodar com pouco combustível propicia a aspiração de sujeira? Parar no semáforo com a embreagem acionada desgasta o sistema? Herdadas de épocas passadas ou fruto de informações sem critérios, lendas como essas iludem e confundem muitos motoristas. Para que você não seja mais um, vamos passar a limpo as verdades e mentiras que andam lhe contando por aí. Lenda - Amaciar o motor Realidade - Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km. Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor. Lenda - Não permanecer parado com a primeira marcha engatada Realidade - Certas regras antigas perderam a validade com o desenvolvimento dos carros, mas ainda têm seguidores. Ao contrário do que mencionou certa e conhecida publicação "especializada", permanecer num semáforo com a embreagem toda acionada e a primeira marcha engatada não desgasta as atuais embreagens, com platô de mola diafragmática ("chapéu chinês"), embora ocorresse nas antigas, com platô de seis ou nove molas helicoidais. A explicação está na mola diafragmática ficar com carga mínima quando o pedal está todo apertado, desta maneira não "cansando" a mola. Lenda - Chapa fina, pouca resistência Realidade - Ainda persiste entre alguns a idéia de que o carro seguro é aquele que não se amassa em colisões, motivo de desconfiança das chapas de aço mais finas utilizadas nos modelos atuais. Em outros tempos olhava-se com orgulho o pára-lama pouco amassado, mesmo que isso implicasse um tremendo impacto dos passageiros contra o interior. Hoje se sabe que o melhor é a chamada "estrutura diferenciada", em que apenas a cabine é rígida. Às partes dianteira e traseira cabe absorver ao máximo o impacto, suavizando-o em forma de desaceleração mais suave para os ocupantes do veículo. Aliás, esse é motivo suficiente para jamais se transportar alguém, como uma criança, no compartimento de bagagem das peruas. Lenda - Rodar com pouco combustível faz aspirar a sujeira do tanque Realidade - Muitos não trafegam com pouco combustível por receio de que a sujeira do fundo do tanque seja aspirada, entupindo os filtros. Na verdade, como o tubo de captação ("pescador") fica próximo ao fundo, eventual sujeira seria aspirada mesmo com o tanque cheio até à boca. Lenda - Pneus novos sempre na dianteira Realidade - O hábito de manter os pneus mais desgastados na traseira, que pode gerar um comportamento perigoso em curvas com piso molhado, já foi desmistificado. É sempre preferível uma escapada de dianteira, cuja correção é instintiva. E não se comova, relacionando a um carro bem-cuidado, com o argumento de que "o estepe nunca rodou". Para mantê-lo assim, há até quem deixe o veículo no macaco e leve o pneu furado para consertar... Lenda - Nunca freie na curva Realidade - A lenda de que não se pode frear nas curvas já provocou sustos em muita gente que, possuindo a devida sensibilidade, poderia ter aplicado os freios sem desequilibrar o carro ou travar as rodas. Essa noção de nunca frear nas curvas já provocou acidentes do tipo desviar para não atropelar alguém e o veículo vir a bater violentamente contra algum obstáculo ou mesmo sair da pista. É possível frear na curva, desde que feito com suavidade. Lenda - Portas travadas para maior segurança contra aberturas acidentais Realidade - Não falta quem sinta maior segurança travando as portas na estrada, temendo que se abram numa curva rápida. Não sabem que travar o trinco apenas desativa as maçanetas, sem oferecer qualquer bloqueio adicional: não há, por exemplo, um pino ou tramela que atravesse a coluna. Assim, portas travadas servem apenas para dificultar o socorro aos passageiros em caso de acidente - por isso em alguns modelos, como Omega e os BMW, um sistema as destrava em colisões. Se no trânsito urbano o risco de assalto justifica o travamento, na estrada ou na via expressa ainda é melhor destravar as portas. Aceleração a fundo, maior economia Poucas lendas são tão arraigadas como a de que o menor consumo se obtém com aceleração leve. Embora não pareça, é acelerando fundo, desde que em rotações bem baixas, que se obtém o menor consumo específico nos motores a quatro tempos. O acelerador pouco aberto dificulta a aspiração do ar e gera perdas de bombeamento - daí o efeito de freio-motor quando se corta a aceleração. Não se deve seguir, portanto, os indicadores de consumo do tipo vacuômetro. Um teste feito pela Saab anos atrás revelou inclusive que o método denominado 1-3-5, isto é, passar diretamente da primeira para a terceira marcha e desta para a quinta (o que equivale a espaçar as relações de transmissão), permite uma redução do consumo da ordem de 10%. |
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Boa Materia...
Dani_D- Tô tirando a carteira
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Informe a fonte, o conteúdo da matéria está ótimo.
Supertsunami- Carteira Provisória
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Queridos Amigos (a) mil descupas, tó no trampo à noite eu informo o link é fonte neste computador não tenho salvo no favorito estes sites de carros Ok!! Forte Abraço a Todos do Fórum!
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
desde primeiro dia vinha de valinhos/campinas "anhanguera" em media 160
vinny- Moderador
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Seria uma boa descobrirmos afinal qual é a verdade sobre este assunto. Meu carro está com 460Km e até hoje não pude aproveitar o melhor motor 1.0 do país.
Vamos aguardar a fonte dessa reportagem que desmistifica 2 lendas famosas. Pisar leve para reduzir consumo e não pisar nada nos primeiros 3000Km.
Abraços!
Vamos aguardar a fonte dessa reportagem que desmistifica 2 lendas famosas. Pisar leve para reduzir consumo e não pisar nada nos primeiros 3000Km.
Abraços!
Fabuin- Piloto de Arcade
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Ai Galera o Link da Materia
http://www2.uol.com.br/bestcars/lendas.htm
Site/ Best Cars.
Abraços a Todos do Fórum!
http://www2.uol.com.br/bestcars/lendas.htm
Site/ Best Cars.
[/size] |
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Adolfo,
Hoje mesmo já mudei a dinâmica de aceleração do carro. Vou começar a pisar a partir dos 500km mesmo. Não quero correr o risco de ficar com o carro froxo depois.
Valew pela dica!
Hoje mesmo já mudei a dinâmica de aceleração do carro. Vou começar a pisar a partir dos 500km mesmo. Não quero correr o risco de ficar com o carro froxo depois.
Valew pela dica!
Fabuin- Piloto de Arcade
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Data de inscrição : 11/07/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Certo Amigo Fabuin, depois dos 500km da umas esticadas no Kazão para ele ficar esperto, no meu foi assim 100km até 140,155km não mais pra não forçar o motor mas tá de bom tamanho!!hehehe.
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Só com o tempo e dando umas "pegadas" na estrada. Fazem 3 dias que estou com o meu e já no primeiro dei uns "paus" para ver como era o bichinho, fiz um taxista pilantra comer poeira com o uno dele, após ele tentar me jogar pr dentro de um buraco no meio da pista ¬¬ heheheh coisas da vida.
Gustavo- Piloto de Kart
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Data de inscrição : 30/07/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Essa de carro frouxo não existe, nunca acreditei nessa tal história que motor bem amaciado anda mais que motor mal amaciado. Sempre andei sussegado com o meu (isso não quer dizer que as vezes não gosto de socar o pé). Andando de boa faço tranquilamente 12,5 km/l com o carro lotado, e aposto que fui um dos poucos a descobrir na pratica, que assim como os 1.6 o ka 1.0 tbm limita a velocidade. Portanto penso que tanto faz como vc dirige o carro no "periodo de amaciamento", no final das contas vai ser tudo a mesma coisa
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
No meu estou começando a dar umas esticadas maiores agora depois dos 1000 KM.
Mas é mais por "não precisar" de acelerar mesmo, e para não prejudicar o consumo.
Eu tinha um Clio 1.0 16v antes do Ka, e ele precisava esticar bem mais para render o mesmo tanto.
Mas é mais por "não precisar" de acelerar mesmo, e para não prejudicar o consumo.
Eu tinha um Clio 1.0 16v antes do Ka, e ele precisava esticar bem mais para render o mesmo tanto.
Blobh- Piloto de Controle Remoto
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Data de inscrição : 31/07/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Tambem sempre tive essa duvida tb..
Li uma vez, mas isso foi com um palio se eu me lembro bem, o cara ensinando a amaciar o motor.
Segundo ele, depois disso o carro fikou bem esperto e o consumo melhorou bastante.
Ele fazia o seguinte.
Nos 1° 100km ele ando tranquilo sem esticar mto.
Depois ele encheu o tanque, foi pra uma pista sem mto transito e bem reta. Entao ele acelerava o carro ate ele ir 500 RPM da RPM que o carro tem torque maximo, e mantia nessa aceleraçao um poko depois reduzia e fazia tudo denovo. Ex. no ka 1.6 segundo vi aki tem torque maximo de 15,8 a 4.250 RPM no alcool. Ele esticaria ate 4.750 RPM mantia depois reduzia e fazia denovo.
Será que isso confere com o novo ka tb?
VO ver se acho o forum onde vi isso e posto aki.
abçs
Li uma vez, mas isso foi com um palio se eu me lembro bem, o cara ensinando a amaciar o motor.
Segundo ele, depois disso o carro fikou bem esperto e o consumo melhorou bastante.
Ele fazia o seguinte.
Nos 1° 100km ele ando tranquilo sem esticar mto.
Depois ele encheu o tanque, foi pra uma pista sem mto transito e bem reta. Entao ele acelerava o carro ate ele ir 500 RPM da RPM que o carro tem torque maximo, e mantia nessa aceleraçao um poko depois reduzia e fazia tudo denovo. Ex. no ka 1.6 segundo vi aki tem torque maximo de 15,8 a 4.250 RPM no alcool. Ele esticaria ate 4.750 RPM mantia depois reduzia e fazia denovo.
Será que isso confere com o novo ka tb?
VO ver se acho o forum onde vi isso e posto aki.
abçs
Faelz- Tô tirando a carteira
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Motorização/Cor : 1.0 Preto
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Data de inscrição : 19/07/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
o que ele falou na materia é mto interessante....
eu controlo o consumo do meu carro.... se quiserem mostro a minha tabela com meus comentários.... as vezes que eu acelerei mais foi quando fiz o melhor consumo........
quem quiser analisar só falar comigo!
abraço!
eu controlo o consumo do meu carro.... se quiserem mostro a minha tabela com meus comentários.... as vezes que eu acelerei mais foi quando fiz o melhor consumo........
quem quiser analisar só falar comigo!
abraço!
vinighost- Tô tirando a carteira
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Data de inscrição : 26/03/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
oloco vinny, mandei meu email pra vc, quero ver essa tua tabela... Eu tbm pensei em fazer algo assim para o meu, mas como nos 1º ~2000 km não era só eu que dirigia e que abastecia dai nem fiz... xD
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
EM UM CARRO 0KM É PRECISO AMACIAR O MOTOR?
Há
aproximadamente 20 anos atrás, ao se comprar um carro novo, o vendedor
recomendava sempre realizar o amaciamento do motor. O Amaciamento,
procedimento comum na época, consistia em rodar com o veículo sem
acelerações bruscas, evitando manter altas velocidades por um longo
período, de forma a acomodar as peças do motor. Era preciso também,
esperar aquecer o motor antes de sair com o carro, além de manter a
rotação, segundos antes de desligar o motor. A troca de óleo deveria
ser realizada inicialmente com 1.000 Km
[justify]
Verdade
seja dita, naquela época a usinagem do motor era concluída com o motor
em funcionamento!! Devido às deficiências nos processos de fabricação,
alguns componentes apresentavam pequenas irregularidades no acabamento
superficial das peças, o que contribuía para o aumento do desgaste em
função do atrito elevado entre as peças. Era possível observar nas
primeiras trocas de óleo, entre 2.000 e 3.000 km, a presença de
pequenas partículas metálicas resultantes da acomodação das peças.
Atualmente,
o desenvolvimento de novos óleos lubrificantes, e a evolução dos
processos de usinagem e fundição dos componentes do motor, tornam esta
prática desnecessária, apesar de ainda utilizada por alguns motoristas.
aproximadamente 20 anos atrás, ao se comprar um carro novo, o vendedor
recomendava sempre realizar o amaciamento do motor. O Amaciamento,
procedimento comum na época, consistia em rodar com o veículo sem
acelerações bruscas, evitando manter altas velocidades por um longo
período, de forma a acomodar as peças do motor. Era preciso também,
esperar aquecer o motor antes de sair com o carro, além de manter a
rotação, segundos antes de desligar o motor. A troca de óleo deveria
ser realizada inicialmente com 1.000 Km
[justify]
Verdade
seja dita, naquela época a usinagem do motor era concluída com o motor
em funcionamento!! Devido às deficiências nos processos de fabricação,
alguns componentes apresentavam pequenas irregularidades no acabamento
superficial das peças, o que contribuía para o aumento do desgaste em
função do atrito elevado entre as peças. Era possível observar nas
primeiras trocas de óleo, entre 2.000 e 3.000 km, a presença de
pequenas partículas metálicas resultantes da acomodação das peças.
Atualmente,
o desenvolvimento de novos óleos lubrificantes, e a evolução dos
processos de usinagem e fundição dos componentes do motor, tornam esta
prática desnecessária, apesar de ainda utilizada por alguns motoristas.
Até o próximo Post.
Alexandre
Dicas AutoServiço
- Em um veículo OK não é preciso amaciar o motor.
- Trocar o óleo e o filtro regularmente aumentam a vida útil do motor.
- A vida útil dos motores atuais é de aproximadamente 300.000 Km.
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Fala pessoal,
Uma breve apresentação, me chamo Hermann, moro em Salvador, e estou de férias no interior da Bahia, em Vitória da Conquista, onde vim vender meu Old KA 03 completo e quem sabe voltar de Novo KA... o Old KA foi vendido, e ao que tudo indica, vou voltar pra capital quarta de carro 0km.
Agora a dúvida, lendo esse tópico, como devo encarar 520km de BR116 (e suas carretas) com um carro 0km 1.0?
Abraços!
Uma breve apresentação, me chamo Hermann, moro em Salvador, e estou de férias no interior da Bahia, em Vitória da Conquista, onde vim vender meu Old KA 03 completo e quem sabe voltar de Novo KA... o Old KA foi vendido, e ao que tudo indica, vou voltar pra capital quarta de carro 0km.
Agora a dúvida, lendo esse tópico, como devo encarar 520km de BR116 (e suas carretas) com um carro 0km 1.0?
Abraços!
hermann.gustav- Piloto de Arcade
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Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KPM9
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Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
hermann.gustav escreveu:Fala pessoal,
Uma breve apresentação, me chamo Hermann, moro em Salvador, e estou de férias no interior da Bahia, em Vitória da Conquista, onde vim vender meu Old KA 03 completo e quem sabe voltar de Novo KA... o Old KA foi vendido, e ao que tudo indica, vou voltar pra capital quarta de carro 0km.
Agora a dúvida, lendo esse tópico, como devo encarar 520km de BR116 (e suas carretas) com um carro 0km 1.0?
Abraços!
Só 520??? Pois eu vou buscar o meu em Goiania-Go semana que vem e vou voltar com ele de lá para cá.( 1000km ) Vou rodar na cidade uns 100km no maximo e depois sentar o pé na estrada!!!
Alguem tem alguma dica??
Abraços,
Nobre.
Nobre- Piloto de Arcade
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Data de inscrição : 03/08/2009
Re: Como "Amaciar" o Motor do meu KA 0km
Nobre, esta dica sua é boa!
O melhor é termos bom senso. Quando tirei o meu, andei uns 150km sem passar quase dos 3.000 RPM. Depois, coloquei na Rod. dos Bandeirantes e dava umas esticadas nas saídas dos pedágios, mas por pouco tempo e sem passar dos 5.000 RPM.
Depois dos 1.000km, já acelerava de vez em quando até um pouco antes de cortar (6.000 RPM mais ou menos)... Assim o Kazão vai se soltando aos poucos e sem forçá-lo muito, lá pelos 3.000km você já perceberá um comportamento mais esperto!
Hermann e Nobre: passados esses 100 ou 200km iniciais, dá pra viajar sossegado a uns 4.000 RPM o tempo todo e sem medo de ser feliz!
O melhor é termos bom senso. Quando tirei o meu, andei uns 150km sem passar quase dos 3.000 RPM. Depois, coloquei na Rod. dos Bandeirantes e dava umas esticadas nas saídas dos pedágios, mas por pouco tempo e sem passar dos 5.000 RPM.
Depois dos 1.000km, já acelerava de vez em quando até um pouco antes de cortar (6.000 RPM mais ou menos)... Assim o Kazão vai se soltando aos poucos e sem forçá-lo muito, lá pelos 3.000km você já perceberá um comportamento mais esperto!
Hermann e Nobre: passados esses 100 ou 200km iniciais, dá pra viajar sossegado a uns 4.000 RPM o tempo todo e sem medo de ser feliz!
Chokitao- Tô tirando a carteira
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