Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

limpeza de bicos e trocas de velas

+24
alex63
waltercio
Pedro Josino
Tonho Cruz
Ciba2011
Lasek
Riedel
Red Rafa
PedroMachado
Vitor Natividade
Zorn Sul
SamuKa di Freitas
waguinho ka preto
extreme fast
Fernonbongo
aleandreluquete
Alessandro
luciano_oz
Hound Dog
Thiago BH
RaphaRuggiero
Supertsunami
Rapsil
Jonh_lemos
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Lasek Qui 24 Fev 2011 - 19:21

o meu eu troquei vela filtros de ar gasosa e oléo...as velas troquei com 18 mil km no manual diz 40 mil km...Como andei com um som bem forte e sem bateria auxiliar eu praticamente derreti as pontas das velas e o consumo era dmais...puxava tanto q faltava força pras centelhas da vela...parece birncadeira mas é verdaDE depois q coloquei umja bat aux melhoro dmais o consumo,,, Tenho um banda q no vapor puxa até 70 AH. limpeza de bico é furada coloca gasolina aditivada podium ou premiu q limpa td...No forum ford hp tem um topico sobre limpeza de bicos dizendo q é furada!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Ciba2011 Qua 13 Abr 2011 - 22:42

Bom, cheguei tarde com minha opinião, mas peguei o carro há uma semana...rs
Jonh, quase certeza que é vela...peguei meu carro na quinta-feira 15h e na sexta 08h estava de volta na concessionária para devolvê-lo..rs
Saí da concessionária na reserva né, pq eles deixam só a gasolina necessária para que você chegue ao próximo posto, pois bem, coloquei 20 reais de gasolina (o que deu aproximadamente 7litros) e não consegui rodar 35km o carro entrou de novo na reserva, sem ar, sem nada!
Além disso o carro estava engasgando e tremendo parado e quando acelerava (parecido com quando o carro vai morrer, ele tinha quase uma convulsão quando tinha que sair do lugar)....enfim, levei de volta e falei um monte né, pq o carro era zero (Detalhe, zero só no nome, pq tinha 19km rodados qndo peguei)....deixei o carro lá por umas 4h no dia seguinte, eles trocaram o jogo de velas e o carro ficou perfeitinho!
Espero ter ajudado.
Ciba2011
Ciba2011
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Idade : 41
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : KPM1 - Direção, ar, vidro e trava - DVD Positron com DTV integrada
Data de inscrição : 29/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Tonho Cruz Qui 14 Jul 2011 - 19:20

As velas de 4 eletrodos melhoram o desempenho e a economia?

Tonho Cruz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 84
Cidade/Estado : Salgueiro/PE
Motorização/Cor : Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Pedro Josino Qui 21 Jul 2011 - 3:07

Bem, lendo o tópico me apareceu alguns questionamentos engraçados.

Tenho um Novo Gol 1.6, atualmente está com 20mil km rodados. No Carnaval eu fiz uma viagem para o interior, até então meu carro tinha médias de consumo na cidade de 10Km/L com ar condicionado ligado. Na estrada ele fazia algo em torno de 13Km/L. Gastei cerca de 1 tanque para ir, na volta precisei completar. Rodei a cidade inteira e só achei um posto de bandeira, era um BR um pouco velho mas resolvi abastecer nele pela bandeira, completei o tanque. Na volta precisei abastecer novamente no meio do caminho, era uma viagem de 600Km, na ida deu tranquilo, na volta com cerca de 400Km já estava em 1/4 e como em 1/4 nunca roda muito, parei pra abastecer em outro posto BR, esse bem grande, limpo e bonito. Nesse posto pedi pra completar o tanque, pegou 44L, geralmente na reserva pega 50L. Rodei até a minha cidade com pouco menos de 1/4, quando cheguei na cidade completei novamente o tanque para tirar a segunda média. A média na ida foi algo em torno de 13Km/L. O primeiro tanque da volta foi 7,24Km/L e o segundo tanque foi de 10,5Km/L.

Depois disso as minhas médias dentro da cidade cairam de 10Km/L para 6Km/L, meu carro deixou de rodar 500Km por tanque para rodar 300Km por tanque, uma diferença absurda.

Então levei o carro na concessionária e em outra loja de confiança. Ambos sugeriram fazer uma limpeza de bicos. Na loja me cobraram R$ 120 e na concessionária R$ 150, então resolvi fazer na concessionária, pois lá tinham o scanner pra ver os erros do carro e na loja não tinha. Foi passado o scanner e estava tudo certo, sem erros ou falhas. Foi tirado as velas e elas estavam limpas e bem ajustadas, os cabos de vela também estavam ok. Então fizeram apenas a limpeza de bico. Eu estive presente em todos os momentos pois foi tudo bem rápido, tudo demorou cerca de 60min. Depois dessa limpeza o carro voltou o consumo para em torno de 7,5Km/L, não consigo mais chegar aos 500Km no tanque, mas consigo algo em torno de 380/370Km por tanque.

Então acredito sim na limpeza de bico.

Sempre uso álcool, as vezes que abasteci com gasolina foi Podium.

Já o Ford Ka sempre teve um consumo absurdo desde que comprei. O primeiro tanque foi no álcool e deve ter feito uns 3Km/L. Depois disso porque o carro roda pouco, sempre foi usado Etanol. O consumo era absurdo, 4Km/L, quando ia pra uma cidade ao lado pertinho ele fazia uns 5Km/L. O carro com 2 anos de uso tinha apenas 8mil km rodados. Começou a estralar as homocinéticas, então levei numa oficina de confiança e verificaram que não tinha nada mas o carro estava sem força, pra sobir ladeira só de primeira com ar desligado. Disseram ser problema na bobina, que Ford Ka e Fiesta apresentavam esse problema pois a bobina era atrás do motor, e o calor danificava essa peça facilmente. Bem, não troquei pois o orçamento tinha ficado em torno de R$ 200. Resolvi abastecer novamente no álcool e dar umas pisadas grandes nele. Fiz isso a primeira vez e o consumo foi de 3,5Km/L mas o estralo da homocinética parou. No segundo tanque de álcool após isso foi 5Km/L. Hoje o consumo no álcool é de 7,6Km/L, todo tanque que tiro a média faz isso. O carro hoje está com 16.650km rodados, fiz uma viagem recentemente mas o consumo na estrada foi péssimo, não consegui fazer nem 10Km/L.

Alguém já ouviu falar nessa questão da bobina?

Meu conjunto de velas e cabos ainda são originais. Penso em substituí-los logo.

Alguma recomendação?


Última edição por Pedro Josino em Qua 26 Set 2012 - 13:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de português.)
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qua 4 Abr 2012 - 19:58

Sei que ta meio antigo o forum mas.. meu novo ka é 1.0 2010/2011 com ar,vidro e direcao hidraulica... esta fazendo cerca de 4.5 a 5km/l com ar na cidade.. qdo coloco gasolina ele faz cerca de 7kml/l com ar na cidade.. outra coisa que noto é um cheiro de gasolina quando desligo ele..sera que limpeza de bico resolveria? velas de 1.6 como citaram? ou essa bobina? ou o que mais.. estou desesperado com esse consumo!
detalhes: ja tentei varios postos BR, Ipiranga etc e da no mesmo, ja tinha pedido para passar um scanner e nao deu falhas e tal.. alguem tem ideia?

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Lasek Qua 4 Abr 2012 - 21:52

E ai mestre quando escrevi lá em cima n acreditava na limpeza de bicos eu fiz no meu e melhorou bastante troquei todos os filtros tb, mas n adianta o ka bebe mesmo!!troca as velas tb !!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qua 4 Abr 2012 - 22:45

Meu carro esta com 12000km e pouco.. acho q vale a pena trocar nao é? coisa de combustivel e tal... sera q melhora? pergunta.. vc fez a limpeza com maquina de ultrasom? ou outra?

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Lasek Qua 4 Abr 2012 - 22:53

a de ultrasom sim! mas seu carro rodou tão pouco tinha q levar pra ver se a injeção ta bem certinha, colocar no pc scaneer!!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 8:19

Waltercio Bom Dia !
Acredito que antes de proceder a troca de qualquer peça ou ate mesmo proceder a limpeza de bicos, vc deveria levar seu Ka em uma oficina com aparelho de " scanner" afim de passar o mesmo no Ka, e ver se não há nenhum problema, e até mesmo fazer um reset na ECU via scanner ou "forçar a aprendizagem de combustivel".

Com relação aos bicos, para eles estarem sujos com 12000km, vc deve ter tido algum histórico de problemas com combustivel , isto aconteceu ?

E mesmo assim, se insistirem em limpar os bicos, peça a eles antes para instalem os 4 no aparelho de teste, e veja se a diferença na quantidade de líguido injetado é grande ao final do teste, se for é realmente necessário limpar, se não , não precisa limpar! Existe uma cultura de limpar bicos sem necessidade ! O ultrassom limpa eles sim, mais tbm pode , veja bem " pode" acabar gerando problemas internos nos bicos... é remota a possibilidade mais há....

Com relação as velas, dificilmente estão gastas com 12000km, porém podem estar precisando somente de limpeza e ajuste de folga dos eletrodos, a não ser que elas estejam com algum problema, ae é diferente.

Antigamente, havia a cultura ( correta na minha opinião) de se testar as peças ou ítens que se achava com possibilidade de problema. Porém a cultura hoje é outra... troca tudo e pronto... agora sabe porque ? 1° não sabem testar,2° não querem perder tempo e 3° ganancia em tomar dinheiro do cliente.... e com isso, acabma colocando mais problemas no carro....

Hoje os caras tiram as velas da embalagem, e nem regulam as folgas dos eletrodos antes de instalar elas no motor.. e isso é errado.. pois elas não vem com a folga correta.... e depois o carro nunca mais fica como antes...

Cara muito complicado depender de mecânico hoje em dia... Ainda existem os bons e honestos, mais estão ficando cada vez mais raros....

Abcs






waltercio escreveu:Meu carro esta com 12000km e pouco.. acho q vale a pena trocar nao é? coisa de combustivel e tal... sera q melhora? pergunta.. vc fez a limpeza com maquina de ultrasom? ou outra?
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qui 5 Abr 2012 - 8:30

Olá Alex,

Primeiramente obrigado pela respostas e pelos esclarecimentos.

Realmente acho dificil as velas estarem com defeito.. mas vou pedir para retirar para verificar a limpeza pois pode ter passado algum combustível "batizado" e sujado as mesmas.. também vou ver a questao do scanner.. vc acha que o reset tirando o cabo da bateria seria a mesma coisa?

Outra coisa... ja ouvi (em uma teoria da conspiração hehe) que talvez a ford faça o carro consumir propositalmente qdo chega a época da revisão.. digo isso pois notei que esse consumo aumentou após a luz da ferramentazinha acender.

Como comprei em uma compra coletiva uma limpeza de bico.. vou faze-la e pedir para verificar as velas e passar o scanner... so vou exigir que seja feita com ultrasom Smile

Muito ruim o consumo... hj medi e deu 5,43 com alcool e ar ligado 70% do tempo. e meu carro sempre teve consumo ruim.. vale salientar que ja havia trocado filtro de ar e combustivel Sad

Sabe algo mais que poderia estar causando isso? ahh.. detalhe.. não sei se está relacionado.. mas qdo coloco gasolina sinto o cheiro (fora do carro apenas) principalmente quando desligo ele!

Abraço

Waltércio

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Faria3 Qui 5 Abr 2012 - 8:33

é bom trocar os cabos da vela junto com a vela
Faria3
Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9
Data de inscrição : 27/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 8:43

Faria3,

Se não esteiverm com problemas com 12000km não é nem de longe necessário.

Abncs


Faria3 escreveu:é bom trocar os cabos da vela junto com a vela
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 8:56

Waltercio,

Vamos as considerações, primeiro a questão do consumo. Para lhe ajudar preciso de algumas respostas como segue:
1 - Seu carro esta com rodas e pneus originais ?
2 - Vc fez alinhamento com 10Mil KM ?
3 - Como anda a calibragem dos seus Pneus, quanto usa e com que frequencia calibra eles ?
4 - Este consumo de 5,43Km/l é no transito intenso e urbano do centro de São Paulo ?

Com relação, ao resete a partir do cabo de bateria, esta seria a última opção, pois se vc fizer isto, todo erro que estiver armazenado será perdido, e vai mascarar o problema se houver ! Eu faria da seguinte forma:
1- Scanner ( se ok, va ao item 2)
2- Checaria velas ( se ok , va ao item 3)
3 - Checaria os Cabos de vela ( se ok va ao item 4)
4 - Removeria os bicos e passaria no teste de vazão e leque
5 - Teste de combustivel
6 - Como vc se classifica como motorista? Calmo, nervoso, gosta de andar forte e de dar arrancadas e usa muito a famosa banguela ? ( aqui estão entre 70 a 90% das causas do consumo excessivo)

Se tudo estiver ok, não precisa resetar nada, mais , aconselho a fazer o reset da aprendizagem de combustível na ECU via scanner, mais para isso o carro tem de estar 100% abastecido ou com alcool ou com Gasolina não pode estar misturado !!!! Tem de estar com mais de 1/2 tanque !!!!

Com relação a teoria da conspiração esquece, isso não existe. E com relação a luz de manutenção, ela so pode ser apagada com ferramenta própria na Ford ou se vc deixar passar acho que sao mais de 1000Km ela apaga e nunca mais acende....

Com relação ao cheiro de combustivel, pede ao seu mecanico para verificar a válvula de canister ou as mangueiras do tanque, maioria das vezes são as mangueiras mau apertadas...

Com relação ao que pode causar isso, fica dificil, mais baseado nas suas respostas as minhas perguntas , tentarei lhe responder....

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qui 5 Abr 2012 - 9:07

Alex, seguem as respostas:

1 - Seu carro esta com rodas e pneus originais ?
sim.. rodas 13
2 - Vc fez alinhamento com 10Mil KM ?
fiz rodizio dos pneus e alinhamento agora pouco 12000km
3 - Como anda a calibragem dos seus Pneus, quanto usa e com que frequencia calibra eles ?
calibro de 2 em 2 semans +- (as vezes 3 sempre me preocupo comisso)
4 - Este consumo de 5,43Km/l é no transito intenso e urbano do centro de São Paulo ?
transito de recife não muito intenso e percurso curto mas ainda sim acho q deveria estar fazendo uns 6.5 a 7 pelo menos não?)

Irei fazer a ordem indicada.. e sou um motorista calmo.. nao passo de 3000 giros nas mudancas de marchas.. por isso que to achando ridiculo esse consumo.

Em relacao ao cheiro eu mesmo reapertei essas mangueiras um dia desses (me abaixei la com uma chave de boca e fiz sou meio metido a mecanico sabe? hehe mexo de tudo um pouco).

De qualquer forma te agradeço a atenção e espero continuarmos essa investigação com vc me ajudando Smile

Abs

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Faria3 Qui 5 Abr 2012 - 9:09

Alex63

Se com 12.000 ele esta cogitando problema de bico e vela. O que impediria de estar com problema no cabo tmb?
Faria3
Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9
Data de inscrição : 27/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por alex63 Qui 5 Abr 2012 - 9:29

Faria3,

Eu não estou cogitando problema em nenhum deles! Estou dizendo que devem ser checados, mais não acredito que tenham qq defeito. Possível é, mais não acredito.

Como eu disse , daqui fica complicado sem ver o carro, sem testar os itens , sem saber as respostas as minhas perguntas, dar alguma diagnósitco ou dicas. Só sugiro que sejam seguidos procedimentos normais de uma boa verificação.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qui 5 Abr 2012 - 9:34

Verdade Faria...Ele só está sugerindo uma verificação geral item por item... o que vou fazer.. como ja comprei a limpeza vou fazê-la e aproveito para pedir para verificar os outro items.. nao estou mais aguentando esse consumo hehe!

Abs,

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Faria3 Qui 5 Abr 2012 - 9:49

O meu esta com 47.000 e nunca fez mais que 13km/l na estrada e 10km/l dentro da cidade. O consumo dele é alto mesmo!!! Essa historia de colocar um tanto de alcool depois gasolina e ir revezando entre gasolina podium com aditivo e bla bla bla , acho tudo balela. O gasto que agente vai ter com gasolina podium que aqui na minha cidade e R$ 3,10 L e o valor que se paga no alcool que não compensa na maioria dos estado iria adiantar no que? Vc faz seu carro consumir menos mas o gasto que se tem é muito grande tambem. O carro foi feito pra colocar qualquer tipo de combustivel e sendo assim tem que funcionar normalmente com qualquer um. No meu caso me conformei que o carro bebe pra "cascalho" e pronto.
O pior é ve minha irmã que tem um Mitsubishi outlander 2.0 grande e pesada fazendo 14km/l na estrada e 9km/l aqui dentro da cidade.
Faria3
Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9
Data de inscrição : 27/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Qui 5 Abr 2012 - 11:52

Oi Faria,

Se o meu estivesse fazendo 10km/l na cidade eu estaria dando pulos de alegria hehe!

Abs,

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Faria3 Qui 5 Abr 2012 - 14:42

os 10 do meu é raramente!! o maximo foi isso, mas na verdade no dia a dia da uns 9 ja cheguei a 8, 8,5
Faria3
Faria3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 313
Cidade/Estado : Coronel Fabriciano - MG
Motorização/Cor : 1.0, Vermelho Bari
Código de Opcionais : COMPLETO + roda 14 - KPN9
Data de inscrição : 27/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por waltercio Ter 10 Abr 2012 - 15:12

Opa .. acabei de fazer a limpeza de bicos.. ele tambem limpou as velas e regulou a distancia do eletrodo (elas ainda estavam boas ele falou).. e a bobina ele falou q se tivesse com problemas o carro estaria falhando... bom.. vamos ver agora o consumol.. posto os resultados depois!

waltercio
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 44
Cidade/Estado : Recife
Motorização/Cor : Ford KA/ Prata
Código de Opcionais : Ar/Vidro/Trava/Alarme
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Pedro Josino Qua 26 Set 2012 - 13:17

Olha esse vídeo que mostra sobre a necessidade ou não de fazer limpeza de bico em um Fiesta.

Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por rlzimm Sex 28 Set 2012 - 17:00

Minha receita no meu Ka Old anos 2000 (foram 12 anos de convivência e 120.000 Km) era assim:

- Eu alternava 1 tanque de gasolina comum / 1 tanque de gasolina aditivada (o carro não era flex);
- Troca de filtro de combustível a cada 10.000 Km;
- Troca do filtro de ar na Km recomendada no manual;
- De vez em quando (1 vez por ano em média) eu usava um frasco daquele produto da STP "Fuel Injector Cleaner" (frasco preto) que vai despejado no tanque;

Resultado: nunca tive problemas de bico, entupimentos nem nada parecido.

Aos 80.000 Km mandei fazer uma limpeza preventiva dos bicos (por sugestão do mecânico), mas não havia necessidade. E por volta dos 100.000 Km eu mesmo desmontei a TBI, descarbonizei ela em casa, com spray descarbonizante CAR 80 (havia apenas resíduos normais nela para a KM do carro).

Agora que estou com o meu novo Ka Sport que é flex, não sei se o fato do carro ser Flex interferirá mais no risco de sujeira dos bicos (pela mudança entre álcool/gasolina). Mas antes de qualquer coisa acho importante abastecer sempre em postos de bandeira tradicional, coisa que no meu Kazinho Old era sagrada, nunca parei em posto pirata, mesmo quando tinha pouca grana pra gasosa no bolso.

Abraços!
rlzimm
rlzimm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.6 / branco ártico
Código de Opcionais : KSD3
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por rlzimm Sex 28 Set 2012 - 17:17

E quanto a troca de velas, eu acredito que seja sensato antecipar em no mínimo uns 10.000 KM da kilometragem indicada no manual (que é 40.000).

As velas do Ka (e outros carros atuais) já tem uma folga de eletrodos original bem alta (1,0 mm) então qualquer desgaste vai aumentar muito esta folga e repercute diretamente no rendimento e consumo.

A ultima troca das velas do meu Old eu fiz com as velas rodadas aprox. uns 28.000 Km e elas já estavam bem gastas! Shocked Depois da troca senti que o bicho melhorou na hora, ficou arisco (falar que um carro 1.0 fica arisco parece até demais, rsrsrs Laughing mas foi essa a sensação) e o consumo melhorou sensívelmente.

Meu irmão tem um Gol G5 2009, troquei as velas do dele com 32.000 Km, e também já estavam bem detonadas.

Muitos mecânicos tem falado que o ideal é trocar velas a cada 2 anos ou 30.000 Km em média, acho que não chega a ser exagero conforme o caso.

Abraços!
rlzimm
rlzimm
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 51
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.6 / branco ártico
Código de Opcionais : KSD3
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por gricwb Sex 28 Set 2012 - 18:17

waguinho ka preto, boa essa sua dica das velas mais quentes!!
gricwb
gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Idade : 40
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9
Data de inscrição : 03/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Pedro Josino Sáb 29 Set 2012 - 16:49

rlzimm escreveu:E quanto a troca de velas, eu acredito que seja sensato antecipar em no mínimo uns 10.000 KM da kilometragem indicada no manual (que é 40.000).

As velas do Ka (e outros carros atuais) já tem uma folga de eletrodos original bem alta (1,0 mm) então qualquer desgaste vai aumentar muito esta folga e repercute diretamente no rendimento e consumo.

A ultima troca das velas do meu Old eu fiz com as velas rodadas aprox. uns 28.000 Km e elas já estavam bem gastas! Shocked Depois da troca senti que o bicho melhorou na hora, ficou arisco (falar que um carro 1.0 fica arisco parece até demais, rsrsrs Laughing mas foi essa a sensação) e o consumo melhorou sensívelmente.

Meu irmão tem um Gol G5 2009, troquei as velas do dele com 32.000 Km, e também já estavam bem detonadas.

Muitos mecânicos tem falado que o ideal é trocar velas a cada 2 anos ou 30.000 Km em média, acho que não chega a ser exagero conforme o caso.

Abraços!

No manual do meu G5 informa pra trocar na 4ª manutenção e ela deve ser feita aos 40mil km ou 2 anos.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por fernandofilho Qua 23 Jan 2013 - 17:05

Gente, realmente essa conversa do manual de bicos "auto-limpantes" não existe.
Tive que limpar os bicos do meu Ka 2010 com apenas 20.000km.
Isso porque sempre usei Gasolina Aditivada.. às vezes usava Etanol, sempre de postos confiáveis.

O carro começou com uma trepidação estranha no combustível liquido (tenho GNV também, e no GNV estava redondo). Levei na oficina e testaram os bicos, e dois deles estavam com vazão horrível... Foi feito a limpeza e voltou tudo ao normal. Vejam só, apenas 20.000km.

Troquei as velas nessa ocasião também, com 20.000km .. estavam bem gastas e com folga grande... Mas esse desgaste prematuro deve-se ao GNV, e preventivamente troquei para evitar back-fire no coletor de admissão.

fernandofilho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 17
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Preto Ebony
Código de Opcionais : KFF0
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza de bicos e trocas de velas - Página 2 Empty Re: limpeza de bicos e trocas de velas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos