[TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Black Devil Car escreveu:Fiquei muito tenso ontem com a barulheira!!! Parecia que a dianteira do carro ia se desintegra!!! Me apavorei... hehehe Deu uma comidinha no disco para acertar mas ficou bom... vamos ver mais para frente... Já estou umas rodas 17" (caí na tentação também) e daqui alguns meses compro os pneus para finalizar... Agora estou rodando com as 15".
Se tiver mais novidades escrevo por aqui!
17, não tem como fica muitooooooooooooo lindo.
Pow que bom, eu não vou colocar os da eco mais não vou colocar os discos ventilados e pronto, pois tenho rodas 13, ai não cabe.
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
eu mais pra frente quero arregaçar logo e colocar uns discos de 308 MM na dianteira heheh ai sim acabam os problemas, e um 280 atras!
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168079432-kit-powerbrakes-gol-312mm-ventilado-_JM
KARALHO 700 REAIS só os dianteiros, se não tiver que trocar o hidrovaco
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168077946-kit-powerbrakes-gol-239mm-ventilado-_JM
350 os traseiros
(imagina se a crinaça vai parar???????)
KARALHO 700 REAIS só os dianteiros, se não tiver que trocar o hidrovaco
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168077946-kit-powerbrakes-gol-239mm-ventilado-_JM
350 os traseiros
(imagina se a crinaça vai parar???????)
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
é que este disco tbm só é grande! o lance tbm vai muito de pinça! esta só tem um pistão pelo o que vi, o bom é pelo menos com 2 ou 4! 6 é bobeira pra gente! e disco bom é aqueles que são de banda! que vc só troca a banda do disco e não o conjunto inteiro, ai é perfeito! hehehhe
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Pessoal,
se alguém tiver interesse nas pinças, tenho um par novo à disposição...
Link para o tópico!
Abraço
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Link para o tópico!
Abraço
Black Devil Car- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Massa esses freios...pelo jeito aumentou a segurança...Parabéns pelo projeto hehehe...Quem sabe eu n me meta a fazer no futuro com umas rodas maiores!
Lasek- Motorista Veterano
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
O tamanho mínimo das rodas deve ser de 14". Testei colocando o meu estepe desta medida. Passa bem rente, mas serve tranquilo.
Abraço
Abraço
Black Devil Car- Tô tirando a carteira
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Freio não vai faltar...
Olá pessoal,
Foi aqui que encontrei a solução para os freios do meu Ka 1.6.
Identifiquei dois problemas importantes (o pior freio que já ví num carro) que eram, a facilidade com que travavam e o rápido superaquecimento.
Acho que essa é a primeira providência que todos deveriam tomar, já que a Ford deveria ter feito "recall" e substituí-los (em minha opinião).
A ideia era trocar pneus e rodas, mas sabia que pneus mais largos iriam exigir mais de um freio que já era ruim e aqueceriam ainda mais facilmente numa tocada mais forte.
Coloquei as pinças (novas) da Eco, tomando o cuidado de colocar os parafusos Alen (estes possuem maior dureza, passando de 10.x para 12.x) com a mesma medida dos da Eco para fixa-las e para não haver nehuma diferença, já que as medidas das peças envolvidas não são as mesmas, acrecentei uma arruela de pressão, com isso a medida ficou exata (os parafusos do Ka são pequenos e os da Eco são grandes) e deixou a segurança inquestionável.
Pesquisei muito e coloquei também discos e pastilhas de competição da PowerBrack, troquei o fluido de freio passando de Dot 3 para Dot 5 (com maior tolerância a altas temperaturas). Cuidado: Essa substituição do fluido deve ser total, retirando todo o fluido anterior na hora de "sangrar" o mesmo. (Creio que joguei um frasco inteiro fora só para ter certeza da limpeza do sistema.)
Vide as fotos, das pinças pintadas, antes de montá-las. Para esse resultado empapelei tudo antes e utilizei prime antes da pintura.
Esse cuidado foi o mesmo para todo o processo.
Mudou completamente os freios, me entregando controle total sobre os freios e como ainda não troquei os pessimos pneus Goodyear originais, dá pra ter a exata noção da diferença entre um e outro.
Ficou perfeito. O conjunto cabe nas pequenas rodas 14" e com isso ganhei tempo para trocar pneus e rodas "quando for necessário" (e tiver $$$...rsrsrs).
Agora o carro esta pronto para as demais mudanças que devem ser de pneus, suspenção e motorização, nessa mesma ordem.
Tudo bem que será difícil conseguir fazer um carro para esses freios, mas acho que valeu... (apesar do custo).
É isso, as pinças foram um roubo na Ford, apesar de comprá-las com desconto em nome da mecânica (+ou- $ 500,00), disco e pastilhas também foram além da conta (+ou- 280,00)... juntando com mão-de-obra, despesas com tinta, prime, fluido, etc. foram quase R$ 1.000,00.
Uma facada, mas ainda assim é menos que a franquia do seguro...rsrsrsr
Abraço a todos.
Foi aqui que encontrei a solução para os freios do meu Ka 1.6.
Identifiquei dois problemas importantes (o pior freio que já ví num carro) que eram, a facilidade com que travavam e o rápido superaquecimento.
Acho que essa é a primeira providência que todos deveriam tomar, já que a Ford deveria ter feito "recall" e substituí-los (em minha opinião).
A ideia era trocar pneus e rodas, mas sabia que pneus mais largos iriam exigir mais de um freio que já era ruim e aqueceriam ainda mais facilmente numa tocada mais forte.
Coloquei as pinças (novas) da Eco, tomando o cuidado de colocar os parafusos Alen (estes possuem maior dureza, passando de 10.x para 12.x) com a mesma medida dos da Eco para fixa-las e para não haver nehuma diferença, já que as medidas das peças envolvidas não são as mesmas, acrecentei uma arruela de pressão, com isso a medida ficou exata (os parafusos do Ka são pequenos e os da Eco são grandes) e deixou a segurança inquestionável.
Pesquisei muito e coloquei também discos e pastilhas de competição da PowerBrack, troquei o fluido de freio passando de Dot 3 para Dot 5 (com maior tolerância a altas temperaturas). Cuidado: Essa substituição do fluido deve ser total, retirando todo o fluido anterior na hora de "sangrar" o mesmo. (Creio que joguei um frasco inteiro fora só para ter certeza da limpeza do sistema.)
Vide as fotos, das pinças pintadas, antes de montá-las. Para esse resultado empapelei tudo antes e utilizei prime antes da pintura.
Esse cuidado foi o mesmo para todo o processo.
Mudou completamente os freios, me entregando controle total sobre os freios e como ainda não troquei os pessimos pneus Goodyear originais, dá pra ter a exata noção da diferença entre um e outro.
Ficou perfeito. O conjunto cabe nas pequenas rodas 14" e com isso ganhei tempo para trocar pneus e rodas "quando for necessário" (e tiver $$$...rsrsrs).
Agora o carro esta pronto para as demais mudanças que devem ser de pneus, suspenção e motorização, nessa mesma ordem.
Tudo bem que será difícil conseguir fazer um carro para esses freios, mas acho que valeu... (apesar do custo).
É isso, as pinças foram um roubo na Ford, apesar de comprá-las com desconto em nome da mecânica (+ou- $ 500,00), disco e pastilhas também foram além da conta (+ou- 280,00)... juntando com mão-de-obra, despesas com tinta, prime, fluido, etc. foram quase R$ 1.000,00.
Uma facada, mas ainda assim é menos que a franquia do seguro...rsrsrsr
Abraço a todos.
Bira- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
poxa bira, pagou caro en!? eu com pinças, discos e pastilhas, mais o fluido não cheguei nos 500 reais!
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Dessenterar o tópico aqui hehe
a galera que botou o freio do Eco realmente fez muita diferença? comprei meu 1.6 agora e queria fazera mudança mas gastaria mais de 600 reais por uma diferença menor que 20mm no diametro do disco (239 do ka contra 258 do eco)
Pensei em outra opção, colocar os discos da powerbrakes feitos para o ka 1.6 + pastilhas verdes deles + substituir o fluido de freio, gastaria uns 400 reais ou menos, será que o resultado não seria superior e gastando menos?
a galera que botou o freio do Eco realmente fez muita diferença? comprei meu 1.6 agora e queria fazera mudança mas gastaria mais de 600 reais por uma diferença menor que 20mm no diametro do disco (239 do ka contra 258 do eco)
Pensei em outra opção, colocar os discos da powerbrakes feitos para o ka 1.6 + pastilhas verdes deles + substituir o fluido de freio, gastaria uns 400 reais ou menos, será que o resultado não seria superior e gastando menos?
AndréL- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Acho que compensa comprar um kit da powerbrakes como este:
http://www.powerbrakes.com.br/192993/KiT-283MM-eSCoRT93/,-FieSTa,-Ka,-eCoSPoRT
Disco de 283mm ventilado e frisado
Pinça e pastilhas de alta performance
R$700,00
Como mencionado anteriormente, a M.O. de instalação deve sair em torno de uns 150,00 com troca de fluido e tals
O unico problema é que com um disco de tal dimensão, acredito que rodas 15 ja seriam pequenas demais pro conjunto.
http://www.powerbrakes.com.br/192993/KiT-283MM-eSCoRT93/,-FieSTa,-Ka,-eCoSPoRT
Disco de 283mm ventilado e frisado
Pinça e pastilhas de alta performance
R$700,00
Como mencionado anteriormente, a M.O. de instalação deve sair em torno de uns 150,00 com troca de fluido e tals
O unico problema é que com um disco de tal dimensão, acredito que rodas 15 ja seriam pequenas demais pro conjunto.
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
chuckzin escreveu:Acho que compensa comprar um kit da powerbrakes como este:
http://www.powerbrakes.com.br/192993/KiT-283MM-eSCoRT93/,-FieSTa,-Ka,-eCoSPoRT
Disco de 283mm ventilado e frisado
Pinça e pastilhas de alta performance
R$700,00
Como mencionado anteriormente, a M.O. de instalação deve sair em torno de uns 150,00 com troca de fluido e tals
O unico problema é que com um disco de tal dimensão, acredito que rodas 15 ja seriam pequenas demais pro conjunto.
Poisé, cheguei a me informar sobre o kit mas so teriam para rodas de 15'' para cima, o meu possui rodas aro 14 então não da pra abusar muito, vou deixar os discos maiores quando for montar meu carro para trackdays, daqui um ano +/- enquanto junto a grana, por enquanto quero so um bom para uso na cidade, não sinto muita firmeza nos freios originais, principalmente com o carro carregado.
AndréL- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
então, eu comprei os discos da eco e a pinça tbm e perfurei os discos, o trampo ficou lindo, mas não consegui colocar pois a manga de eixo do ka 1.0 é diferente do 1.6 então deixei pra fazer o adaptador daqui uns meses quando já vou encostar pra por o motor.
então pra quem tem 1.0 não é tão simples, pra quem tem 1.6 acho que vale a pena, e não só o diametro mas a espessura tbm ajuda muito.
isso por equanto é que eu vou usar até acertar o motor, depois pretendo partir pra discos de 310 mm na dianteira e 255mm na traseira com pinças Narrow da wilwood pq por causa da nossa legislação preciso ter um estepe que caiba no carro, logo ponho um estepe 15" para que pelo menos eu possa trocar com o de tras
então pra quem tem 1.0 não é tão simples, pra quem tem 1.6 acho que vale a pena, e não só o diametro mas a espessura tbm ajuda muito.
isso por equanto é que eu vou usar até acertar o motor, depois pretendo partir pra discos de 310 mm na dianteira e 255mm na traseira com pinças Narrow da wilwood pq por causa da nossa legislação preciso ter um estepe que caiba no carro, logo ponho um estepe 15" para que pelo menos eu possa trocar com o de tras
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Quando troquei os pneus do meu carro, aproveitei que tava erguido e sem as rodas para dar uma olhada geral nele por baixo!
Meus discos tão bem feios, é muito dificil a troca dos discos? Pensara eu por os discos do 1.6 que são ventilados, sera que preciso mudar algo ou é plug'n play?
Meus discos tão bem feios, é muito dificil a troca dos discos? Pensara eu por os discos do 1.6 que são ventilados, sera que preciso mudar algo ou é plug'n play?
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
bom, acredito que vc não tenha lido o port acima, como eu disse, são diferentes e infelizmente precisa de um adaptador, da pra por, mas necessita adaptação
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Eu li, mas é que vocês se referem ao Ka novo, o meu é o "old", é um 2004 e dae pintou a duvida.. há mta diferença do sistema do old ka 1.0 pro old ka 1.6?
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
chuckzin escreveu:Eu li, mas é que vocês se referem ao Ka novo, o meu é o "old", é um 2004 e dae pintou a duvida.. há mta diferença do sistema do old ka 1.0 pro old ka 1.6?
Tem que trocar disco, pinça e pastilha, pois o sistema de freio é diferente entre o 1.0 e o 1.6.
Black Devil Car- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Parabens pela modificação.
A minha ideia era igual a essa, acrescentando que a traz tb seria a disco, porem iria adaptar o sistema do peugeot 206 ou 207.
A minha ideia era igual a essa, acrescentando que a traz tb seria a disco, porem iria adaptar o sistema do peugeot 206 ou 207.
diegomda- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
na traseira o que dá para fazer é colocar todo o conjunto de freio a disco do antigo focus ghia, mas tem de trocar inclusive o cudo de roda... Uma vez achei no ML tudo por R$ 550,00, mas desisti, pois colocando na dianteira os freios da Eco já ficou suficiente para o meu carro!
Black Devil Car- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Quem sabe minha proxima empreitada seja então, discos, pastilhas e pinças do 1.6
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
pro ka antigo não posso afirmar nada, acredito que as pontas de eixo são diferentes tbm, o esquema seria levantar o carro tirar medidas e depois tentar fazer o mesmo em desmanches
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Galera estou desenterrando esse tópico pq instalei o freio da Eco no meu Karango e vós digo ficou bom pra caramba. Combinação perfeita no Karango é o sistema de freio das Eco/old Focus mecânicos com a indicação 555 e 556.
No meu está com discos Fremax com liga de carbono e pastilhas da Ecopads macias pra caramba e fluído de freio DOT 5.1 Motul, foi feito a sangria pra retirar o fluído antigo q era DOT 4, pq se misturar vira uma mlk e ainda percebi q em velocidades altas da pra perceber ele acentando a dianteira, e em baixas qualquer totozinho mais forte q vc dá ele trava as rodas..
recomendo a todos..
No meu está com discos Fremax com liga de carbono e pastilhas da Ecopads macias pra caramba e fluído de freio DOT 5.1 Motul, foi feito a sangria pra retirar o fluído antigo q era DOT 4, pq se misturar vira uma mlk e ainda percebi q em velocidades altas da pra perceber ele acentando a dianteira, e em baixas qualquer totozinho mais forte q vc dá ele trava as rodas..
recomendo a todos..
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Concordo com o ale... tb fiz a instalação e ficaram o bicho.... meu mecânico a principio achou estranho a idéia, mas logo depois que ele instalo e deu uma volta, adorou a idéia hahahahaha
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
eu ainda to com problemas, hehehehe a pinça eu to usando as pinças 555, porem os discos estou usando outro modelo, provavelmente de disco maior. depois vou verificar! eu tenho o modelo de acordo com a tabela online da fremax, assim que eu descobrir tudo eu posto pra galera. se alguém souber me falar qual disco vcs usaram, tipo modelo BD 5144 ou sei la o que, já me ajuda bastante
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
nem sei como te ajudar Vogel a compra do disco/pastilha foi meu mecânico....
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
valew cara, ainda vou tentar descobrir alguma maneira, um dia eu chego la hehehhe
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Puts meu eu peguei a capa do disco na mão mas não tirei fotos.. :S, vou tentar falar com o meu mecânico q instalou, pq ele falou q tem 2 modelos de disco para as mecânicas, pq ele me disse tem 2 modelos da Eco, pensei devem ser as da Mecânicas e das Automáticas.
Mas pelo q está usando é do old focus, mas da eco é a msm coisa e é pelo q vi no catálogo BD5344.
A montagem foi legal, tanto q em um lado eu msm q instalei q foi o do passageiro, e pra por as pastilhas foi sussa, mas na hora de fazer a sangria foi usado um aparelho por sucção, pq usar o velho método de afroxar o parafusinho com e pisar FERRA e bonito o servo-freio.
Mas pelo q está usando é do old focus, mas da eco é a msm coisa e é pelo q vi no catálogo BD5344.
A montagem foi legal, tanto q em um lado eu msm q instalei q foi o do passageiro, e pra por as pastilhas foi sussa, mas na hora de fazer a sangria foi usado um aparelho por sucção, pq usar o velho método de afroxar o parafusinho com e pisar FERRA e bonito o servo-freio.
Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
entendi, se não me engano estou usando os discos da eco automatica, que usam a mesma pinça porem os discos são 2 cm maior hehehheheh ai que estou me fudendo
Vogel Design- Moderador
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
Alê, quanto ficou a brincadeira? Valeu a pena?
vinimarinr- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - Adaptando freios da Ecosport.
no meu caso, até agora gastei 450. foram 300 das pinças e pastilhas, mais 150 dos discos já perfurados, porem o disco que eu comprei vou conferir hoje, mas até onde ta parecendo o disco que vou usar é 2 cm maior que o deles.
Vogel Design- Moderador
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