GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !
+30
fernandofilho
KA GL
mdiaz.salvatore
marcoalves1970
Magri
marcelolimajr
peaum19
lucas marino
fabioamaral
Mulder
felipelombardi
karioka
Angelo
Dorian
Renato F.
Juliana
jefer
marcelo
Sanvido
igordmb
Cesar
sougb
vinribeiro05
fabio.mfp
Felinto Sérgio
Fernando FMGJ
Geraldo
Túlio
LeonardoHB
Robin-H00D
34 participantes
Fórum Clube do Novo Ka :: Assuntos sobre o Ka G1 / G2 e G3 :: Manutenção, Reparo & Tutoriais :: Manutenção & Reparos
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !
E ai Galera,
Tomei uma atitude um tanto corajosa, coloque um kit Gás(GNV) no meu ka com o cilindro de 10 m³, ele ficou mais fraco porem muito mais econômico, agora fiz 16,69 km/m³ e 17,86 km/m³ nas duas primeiras medições.
Estudei muito antes de me decidir e apesar do aumento do gás pelo governo vi que ainda é vantagem ter um carro GNV, após muitos cálculos e consulta a concessionária resolvi arriscar.
A concessionária disse que eu perderia a garantia apenas no que estiver relação direta com o Kit GNV, e as duas revisões grátis eu não perderia, vou fazer a primeira mês que vem, em fim, como estou com o carro já a mais de 5 meses sem problemas resolvi arriscar em prol do custo beneficio, pois moro em Camaçari-BA e trabalho em Salvador, são cerca de quase 100 km diários.
Estou ainda testando o carro após o kit, qualquer coisa eu posto pra vcs.
Quem ficar interessado em mais detalhes é só falar.
Abraços,
Robson Dantas
Dono de um Novo Ka TRIFLEX Vermelho
Tomei uma atitude um tanto corajosa, coloque um kit Gás(GNV) no meu ka com o cilindro de 10 m³, ele ficou mais fraco porem muito mais econômico, agora fiz 16,69 km/m³ e 17,86 km/m³ nas duas primeiras medições.
Estudei muito antes de me decidir e apesar do aumento do gás pelo governo vi que ainda é vantagem ter um carro GNV, após muitos cálculos e consulta a concessionária resolvi arriscar.
A concessionária disse que eu perderia a garantia apenas no que estiver relação direta com o Kit GNV, e as duas revisões grátis eu não perderia, vou fazer a primeira mês que vem, em fim, como estou com o carro já a mais de 5 meses sem problemas resolvi arriscar em prol do custo beneficio, pois moro em Camaçari-BA e trabalho em Salvador, são cerca de quase 100 km diários.
Estou ainda testando o carro após o kit, qualquer coisa eu posto pra vcs.
Quem ficar interessado em mais detalhes é só falar.
Abraços,
Robson Dantas
Dono de um Novo Ka TRIFLEX Vermelho
Robin-H00D- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 56
Cidade/Estado : Camaçari-BA
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : TriFlex
Re: GNV no Novo Ka, ele agora é Tri-Flex !
Mto bom... um assunto novo para debatermos aqui no fórum...
Acho que o problema é a diminuição de porta-malas... rs
Falows!
Falows!
LeonardoHB- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
LeonardoHB escreveu:Mto bom... um assunto novo para debatermos aqui no fórum...
Falows!
Também achei que seria problema, mas parei e pensei, eu só encho esse porta malas quando faço compras, uma ou duas vezes no mês e comparado a economia te digo, é melhor colocar 4 sacolas de compra no banco traseiro e rodar a R$ 0,10 centavos por km que ter um porta mala que fica quase o tempo todo vazio.
E pra falar a verdade ocupou menos do que eu pensavam, pelo menos quanto a isso ainda não me arrependi.
Abraços,
Robson Dantas
Eu não entendo nada disso... muito menos desses números (porem muito mais econômico, agora fiz 16,69 km/m³ e 17,86 km/m³ nas duas primeiras medições).
Teria como dizer qual o preço do quilômetro rodado?
Grato.
Teria como dizer qual o preço do quilômetro rodado?
Grato.
Túlio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Ele disse no post de cima... R$0,10 por km rodado!
Falows!
Falows!
LeonardoHB- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Ô pressa danada a minha... falta de atenção.... depois batem no meu carro e eu não sei pq... se estivesse atento, teria engatado a primeira e escapado do barbeiro! hahahaha
Valeu!
Mas não tem gente aí que consegue 0,13 no álcool?
De quanto é o investimento pra colocar GNV?
Economicamente será que vale à pena realmente?
Façamos esta conta.
Valeu!
Façamos esta conta.
Túlio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Túlio escreveu:Ô pressa danada a minha... falta de atenção.... depois batem no meu carro e eu não sei pq... se estivesse atento, teria engatado a primeira e escapado do barbeiro! hahahaha
Valeu!
Façamos esta conta.
Isso vai depender do valor do álcool na sua região, aqui por exemplo com álcool ficaria mais de R$ 0,18, a formula desse calculo é Valor do Combustivel/KMs Rodado com 1 Litro, ex:
GNV - R$ 1,73 / 17,86 Km = R$ 0,0968/Km
Álcool - R$ 1,79 / 9,6 Km = R$ 0,1864/Km
Gasolina - R$ 2,68 / 12,5 Km = R$ 0,2144/Km
Eu paguei R$ 1200 pelo kit com cilindro de 10m³ + a liberação do IMETRO R$ 100 + Detran R$ 30
Abraços,
Robson Dantas
Tive carro a gás na época que uma conversão custava mais de R$ 2 mil, mas o metro cúbico do gás custava R$ 0,70. Hoje em dia o álcool consegue fazer a vez de combustivel barato. tomara q isso dure bastante...pq o gás já é vendido por R$ 1,60
Geraldo- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 440
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC 9 (KA Neo)
Da mesma forma que o Geraldo, tive GNV no meu último carro, instalei na BIGÁS quando o metro custava 0,70 também e o kit saiu por 2200,00 e nunca tive problemas ( nenhum mesmo ) e o kit se pagou em menos de 6 meses pois na época eu rodava muuuuuuuuito com o carro. Não pretendo colocar GNV no Kazim porque pelo menos aqui no RJ a situação se inverteu ao ponto de se achar álcool por 1,40 e gás a 1,70 .
Mas pra quem anda muito, muito mesmo ainda vale a pena porque o carro fica mais econômico, mas o chato é que fica mais fraco também, infelizmente.
Mas pra quem anda muito, muito mesmo ainda vale a pena porque o carro fica mais econômico, mas o chato é que fica mais fraco também, infelizmente.
Um kazinho 1.0 com gás deve rodar pra caramba, mas em compensação pegando uma serra com ar ligado e cinco pessoas dentro. uhahauuha. Passa mal.
Felinto Sérgio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPD9
Um vizinho meu, engenheiro da Ford, q tb vai td dia pra Camaçari (fabrica) colocou GNV no dele, mas eh 1.6 o dele.
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Sou novo aqui no fórum! Quero colocar GNV no meu KA. Alguns não aconselham por causa do coletor que é de plástico, outros por causa do motor zetec rocam? Outros dizem que existe um reforço do coletor, que não teria problema instalar GNV. Outros falam que os novos kit´s GNV já possuem tecnologia para o motor zetec rocam? Alguém pode me orientar? Grato.
vinribeiro05- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 37
Cidade/Estado : rio de janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.6 / PRATA
Alguém pode postar a foto do porta malar para vermos como fica?
sougb- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 59
Cidade/Estado : Rj
Motorização/Cor : 1.0 prata
Código de Opcionais : kpd9
gostaria de ver fotos também!
Cesar- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 201
Cidade/Estado : Brasilia - DF
Motorização/Cor : Prata Geada / Preto metalizado
Código de Opcionais : aro 15
se vale a pena por que nao?
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Eu tive um Fiesta Street com kit GNV instalado aos 3000km. O pessoal da concessionária disse a mesma coisa: que o carro só perderia a garantia se o problema tivesse sido causado pelo kit.
Com 34000km a hélice da ventoinha soltou e perfurou o radiador, fazendo com que o motor fundisse. O consultor da concessionária disse que o problema não tinha relação com o gnv, nas a Ford não autorizou o reparo!!! Resultado: um carro com cerca de 1 ano de uso e eu tive que ga$$$tar para fazer o motor!!!
Não confiem na informação dos consultores!!!
Com 34000km a hélice da ventoinha soltou e perfurou o radiador, fazendo com que o motor fundisse. O consultor da concessionária disse que o problema não tinha relação com o gnv, nas a Ford não autorizou o reparo!!! Resultado: um carro com cerca de 1 ano de uso e eu tive que ga$$$tar para fazer o motor!!!
Não confiem na informação dos consultores!!!
Sanvido- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Preencher!
Motorização/Cor : Preencher!
Código de Opcionais : Preencher!
Na auto-escola onde eu tirei carteira as pessoas odiavam carro a gás. Ainda mais em carro 1.0, onde a potência já é baixa, com a perda natural que ocorre quando se usa este combustível, disseram que o carro fica impraticável.
Você notou muita perda de potência?
Você notou muita perda de potência?
e mesmo, como e que ta o desempenho do carro?
Não perde muito não, eu uso álcool ou gnv e a diferença é pouca, dá para notar mas o carro anda bem em qualquer situação, eu instalei o Ar condicionado nele, ai sim ficou fraco no gnv, mesmo assim da pra andar, mas na cidade transito ruim ando no álcool quando quero usar ar condicionado.
Depois mando foto da mala.
Depois mando foto da mala.
O GNV tem aquele lance da chavinha pra você escolher a qualquer momento se usa o tamque de líquido ou de gás?
Álcool barato faz motoristas de três capitais desistirem do gás natural
Em São Paulo, o preço do GNV subiu, em um mês, cerca de 18%.
Quem fez conversão precisa rodar 260 mil km para recuperar investimento.
Em São Paulo, o preço do GNV subiu, em um mês, cerca de 18%.
Quem fez conversão precisa rodar 260 mil km para recuperar investimento.
QUe bacana hein, hoje em dia, como mostrado aí na reportagem, não está valendo a pena instalar o GNV, mas sei lá sabe....Tudo é mercado de risco...hoje tá bom o álcool, amanhã não mais...e assim vai pra todos....o GNV única coisa que acho foda é que ainda não abaixou o custo de instalação dele...acho que já tava na hora...ainda mais agora que não tá mais compensando taaaantooo colocar.
Fora isso se fosse acessível e o retorno não fosse tão a longo prazo eu colocaria.....não só pela economia, até pq o cara tem que visar isso pq o rendimento cai mesmo, mas tbm pela vida útil do motor, escapamento, óleos, etc etc....td ajuda e se conserva mais.
Bacana...
Fora isso se fosse acessível e o retorno não fosse tão a longo prazo eu colocaria.....não só pela economia, até pq o cara tem que visar isso pq o rendimento cai mesmo, mas tbm pela vida útil do motor, escapamento, óleos, etc etc....td ajuda e se conserva mais.
Bacana...
Juliana- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 391
Cidade/Estado : Curitiba - PR
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : Kit Fly + Neo
Tem Sim, e a mudança é imediata, já aconteceu caso de numa ultrapassagem em situação de emergencia, eu precisar de potencia para avançar rapido e ao desligar o GNV na mesma hora o alcool entra e o carro avança, parece até aqueles carros que o cara liga o Nitro e o carro avança.marcelo escreveu:O GNV tem aquele lance da chavinha pra você escolher a qualquer momento se usa o tamque de líquido ou de gás?
Dessa forma vc pode escolher livremente o combustivel que quer usar, AL,GAs e GNV.
E muita gente não sabe mas como Juliana falou, o GNV aumenta a vida útil de varios componentes do carro pois é um combustivel limpo, por outro lado vc precisa usar uma vez por dia por uns 2 km combustivel liquido(al ou gas) para molhar o sistema, pois o GNV é seco(gasoso).
Quanto ao preço de instalação acredito que vai cair sim, já caiu em muito lugar, eu mesmo paguei apenas 1200, acho que foi barato, o cilindro de 10, e estou satisfeito, acho que o GNV vai voltar a valer ainda esse ano, e quem instalar nesse período ruim vai se dar bem.
o problema do gnv e que ele carboniza mais o motor
Igor, Muito pelo contrário, o GNV é tido como um combustível limpo por causa da sua baixa relação Carbono/Hidrogênio. Na pratica isso significa mais vapor de água e menos gas carbonico, monoxido de carbonico, e particulado nos gases de escape do carro.
Por isso no Brasil se fala tanto em gás nos ultimos anos. Não é só pra carros não, mas as industrias estão substituindo o óleo combustível por gás, reduzindo assim particulado nos fornos, caldeiras, e ainda com o benefício ambiental.
Abs,
Por isso no Brasil se fala tanto em gás nos ultimos anos. Não é só pra carros não, mas as industrias estão substituindo o óleo combustível por gás, reduzindo assim particulado nos fornos, caldeiras, e ainda com o benefício ambiental.
Abs,
Renato F.- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
motor a gas anda mas quente?!
é o q me falaram q os carros com kit gás trabalham em temperatura maior!!! se realmente for, a vida util do motor almenta por um lado e diminui pelo outro entao!!!
é o q me falaram q os carros com kit gás trabalham em temperatura maior!!! se realmente for, a vida util do motor almenta por um lado e diminui pelo outro entao!!!
Dorian- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 41
Cidade/Estado : Vila Velha - ES
Código de Opcionais : KPD9, BI-XENON 6.000K, DVD Booster 7680
Dorian,
Isso é verdade. A explicação é simples. O alcool e a gasolina entram no motor nebulizado, em pequenas, bem pequenas gotículas de combustível. Quando entram em contato com o cilindro elas roubam um pouco do calor do motor e aí vaporizam-se.
É assim que modelamos o motor, sob o ponto de vista termodinâmico na engenharia mecânica. Essa troca não é desprezível, como pensamos com nossa intuição.
Já o gás não tem esse poder de "refrigeração".
Abs,
Isso é verdade. A explicação é simples. O alcool e a gasolina entram no motor nebulizado, em pequenas, bem pequenas gotículas de combustível. Quando entram em contato com o cilindro elas roubam um pouco do calor do motor e aí vaporizam-se.
É assim que modelamos o motor, sob o ponto de vista termodinâmico na engenharia mecânica. Essa troca não é desprezível, como pensamos com nossa intuição.
Abs,
Renato F.- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Renato F. escreveu:Igor, Muito pelo contrário, o GNV é tido como um combustível limpo por causa da sua baixa relação Carbono/Hidrogênio. Na pratica isso significa mais vapor de água e menos gas carbonico, monoxido de carbonico, e particulado nos gases de escape do carro.
Abs,
rapaz, se ta certo, to olhando na internet agora e fala que o gnv quase nao carboniza ou nao carboniza nada... fiquei espantado porque quem me falou que carboniza foi um vizinho meu que ja trabalhou como mecanico
imagina colocar um carro nao mao dele
Cuidado com o vizinho rsss... Arriscado
Angelo- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 409
Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
Renato F. escreveu:Dorian,
Abs,
ha ta, vlw pela dica, então pra longo prazo não é viável o GNV não hora!!! pois com o aumento da temperatura ocorre o ressecamento das borrachas, mangueiras que podem causar a quebra dessas partes com a vibração, e prováveis problemas com o sistema de refrigeração, e o nosso carro não tem nem marcador de temperatura só avisa quando a situação já ta feia!!!
Dorian- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 41
Cidade/Estado : Vila Velha - ES
Código de Opcionais : KPD9, BI-XENON 6.000K, DVD Booster 7680
Página 1 de 3 • 1, 2, 3