Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

4 participantes

Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por Convidado Ter 28 Jun 2011 - 10:12

27/06/2011
Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Honda-City_frent-mov

O Brasil tem o carro mais caro do mundo. Por quê? Os principais argumentos das montadoras para justificar o alto preço do automóvel vendido no Brasil são a alta carga tributária e a baixa escala de produção. Outro vilão seria o “alto valor da mão de obra”, mas os fabricantes não revelam quanto os salários – e os benefícios sociais - representam no preço final do carro. Muito menos os custos de produção, um segredo protegido por lei.

A explicação dos fabricantes para vender no Brasil o carro mais caro do mundo é o chamado Custo Brasil, isto é, a alta carga tributária somada ao custo do capital, que onera a produção. Mas as histórias que você verá a seguir vão mostrar que o grande vilão dos preços é, sim, o Lucro Brasil. Em nenhum país do mundo onde a indústria automobilística tem um peso importante no PIB, o carro custa tão caro para o consumidor. A indústria culpa também o que chama de Terceira Folha pelo aumento do custo de produção: gastos com funcionários, que deveriam ser papel do estado, mas que as empresas acabam tendo que assumir, como condução, assistência médica e outros benefícios trabalhistas.

Com um mercado interno de um milhão de unidades em 1978, as fábricas argumentavam que seria impossível produzir um carro barato. Era preciso aumentar a escala de produção para, assim, baratear os custos dos fornecedores e chegar a um preço final no nível dos demais países produtores.

Pois bem: o Brasil fechou 2010 como o quinto maior produtor de veículos do mundo e como o quarto maior mercado consumidor, com 3,5 milhões de unidades vendidas no mercado interno e uma produção de 3,638 milhões de unidades.

Três milhões e meio de carros não seria um volume suficiente para baratear o produto? Quanto será preciso produzir para que o consumidor brasileiro possa comprar um carro com preço equivalente ao dos demais países?
Segundo Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, “é verdade que a produção aumentou, mas agora ela está distribuída em mais de 20 empresas, de modo que a escala continua baixa”. Ele elegeu um novo patamar para que o volume possa propiciar uma redução do preço final: cinco milhões de carros.

A carga tributária caiu e o preço do carro subiu
Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Uno_attractive_frentalat
O imposto, o eterno vilão, caiu nos últimos anos. Em 1997, o carro 1.0 pagava 26,2% de impostos, o carro com motor até 100cv recolhia 34,8% (gasolina) e 32,5% (álcool). Para motores mais potentes o imposto era de 36,9% para gasolina e 34,8% a álcool.

Hoje – com os critérios alterados – o carro 1.0 recolhe 27,1%, a faixa de 1.0 a 2.0 paga 30,4% para motor a gasolina e 29,2% para motor a álcool. E na faixa superior, acima de 2.0, o imposto é de 36,4% para carro a gasolina e 33,8% a álcool.

Quer dizer: o carro popular teve um acréscimo de 0,9 ponto percentual na carga tributária, enquanto nas demais categorias o imposto diminuiu: o carro médio a gasolina paga 4,4 pontos percentuais a menos. O imposto da versão álcool/flex caiu de 32,5% para 29,2%. No segmento de luxo, o imposto também caiu: 0,5 ponto no carro e gasolina (de 36.9% para 36,4%) e 1 ponto percentual no álcool/flex.

Enquanto a carga tributária total do País, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, cresceu de 30,03% no ano 2000 para 35,04% em 2010, o imposto sobre veículo não acompanhou esse aumento. Isso sem contar as ações do governo, que baixaram o IPI (retirou, no caso dos carros 1.0) durante a crise econômica. A política de incentivos durou de dezembro de 2008 a abril de 2010, reduzindo o preço do carro em mais de 5% sem que esse benefício fosse totalmente repassado para o consumidor.

As montadoras têm uma margem de lucro muito maior no Brasil do que em outros países. Uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, mostrou que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes e que grande parte desse lucro vem da venda dos carros com aparência fora-de-estrada. Derivados de carros de passeio comuns, esses carros ganham uma maquiagem e um estilo aventureiro. Alguns têm suspensão elevada, pneus de uso misto, estribos laterais. Outros têm faróis de milha e, alguns, o estepe na traseira, o que confere uma aparência mais esportiva.

A margem de lucro é três vezes maior que em outros países
Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Cross-fox-2012
O Banco Morgan concluiu que esses carros são altamente lucrativos, têm uma margem muito maior do que a dos carros dos quais são derivados. Os técnicos da instituição calcularam que o custo de produção desses carros, como o CrossFox, da Volks, e o Palio Adventure, da Fiat, é 5 a 7% acima do custo de produção dos modelos dos quais derivam: Fox e Palio Weekend. Mas são vendidos por 10% a 15% a mais. O Palio Adventure (que tem motor 1.8 e sistema locker), custa R$ 52,5 mil e a versão normal R$ 40,9 mil (motor 1.4), uma diferença de 28,5%. No caso do Doblò (que tem a mesma configuração), a versão Adventure custa 9,3% a mais.

O analista Adam Jonas, responsável pela pesquisa, concluiu que, no geral, a margem de lucro das montadoras no Brasil chega a ser três vezes maior que a de outros países. O Honda City é um bom exemplo do que ocorre com o preço do carro no Brasil. Fabricado em Sumaré, no interior de São Paulo, ele é vendido no México por R$ 25,8 mil (versão LX). Neste preço está incluído o frete, de R$ 3,5 mil, e a margem de lucro da revenda, em torno de R$ 2 mil. Restam, portanto R$ 20,3 mil. Adicionando os custos de impostos e distribuição aos R$ 20,3 mil, teremos R$ 16.413,32 de carga tributária (de 29,2%) e R$ 3.979,66 de margem de lucro das concessionárias (10%). A soma dá R$ 40.692,00. Considerando que nos R$ 20,3 mil faturados para o México a montadora já tem a sua margem de lucro, o “Lucro Brasil” (adicional) é de R$ 15.518,00: R$ 56.210,00 (preço vendido no Brasil) menos R$ 40.692,00. Isso sem considerar que o carro que vai para o México tem mais equipamentos de série: freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é o mesmo: 1.5 de 116cv. Será possível que a montadora tenha um lucro adicional de R$ 15,5 mil num carro desses? O que a Honda fala sobre isso? Nada. Consultada, a montadora apenas diz que a empresa “não fala sobre o assunto”. Na Argentina, a versão básica, a LX com câmbio manual, airbag duplo e rodas de liga leve de 15 polegadas, custa a partir de US$ 20.100 (R$ 35.600), segundo o Auto Blog.

Já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, 37% a menos do que o consumidor brasileiro paga por ele: R$ 88 mil. 

Joel Leite
http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/
Siga o @joelleite no Twitter
Colaboraram Ademir Gonçalves e Luiz Cipolli

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Re: Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por Man On The Edge Ter 28 Jun 2011 - 20:57

Seja como for, o imposto ainda é altíssimo neste país.

Um Fusion custa US$ 18.000,00 lá nos EUA. Um Edge sai por US$ 28.000,00...

Como é que pode custarem o que custam por aqui?

É foda...
Man On The Edge
Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Idade : 49
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Re: Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por trend7 Dom 3 Jul 2011 - 19:37

Uma vez li que no brasil as montadoras dão o valor do carro não pelo seu preço de custo, e sim pela posição que determinado carro está competindo no mercado. Pra mim isso foi um desculpa para não dizer "vocês (brasileiros) devem pagar mais caro para os outros terem carros melhores".
trend7
trend7
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 124
Cidade/Estado : Novo Hamburgo/RS
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : KUD1
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Re: Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por djfernandolages Ter 19 Jul 2011 - 22:27

o Brasil (governo) só quer tirar o couro do consumidor, não precisa ir muito longe, analize que motocicletas eram de manutenção baratíssimas (licenciamento, etc.) a algum tempo atrás e hoje o licenciamento está mais caro que de um carro, porque se tornou popular meio de trasporte comum, principalmente em grandes centros.
Começamos pelo IPVA, que nos consome num período de 10 anos mais de 20% do valor do veículo (se o veículo anda estiver inteiro em dez anos, pelas condições da estradas não sei se chega lá em boa forma), onde vai o dinheiro que nós proprietários de veículos pagamos em impostos exorbitantes ao governo:
1-Semáforos (que aumentam os engarrafamentos e consumo de combustível)
2-Lombadas (quebra-molas e eletrônicas)
3-Radares para nos multar
4-Taxões (tartarugas) redutores de velocidade nas ruas que deslocam os pneus do carro
5-e por aí vai...
Pergunta: e pra conservar as vias não vai nada? quando é pra retornar em obras pro povo, não tem vez?
ao Sr. Prefeito de Lages-SC, hoje parabenizo o Sr e a Mamãe Avenida Santa Catarina, pois acabou de dar à luz um novo buraco!
djfernandolages
djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Idade : 43
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.djfernando.br21.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Re: Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por Paulo Marques Ter 19 Jul 2011 - 22:37

Brasileiro aceita tudo...
Paulo Marques
Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 637
Idade : 42
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6, preto
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....
Data de inscrição : 07/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo Empty Re: Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos