Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
4 participantes
Página 1 de 1
Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Endereço do Blog: http://quatrorodas.abril.uol.com.br/blog/zeca/
Zeca Chaves
O redator-chefe da QUATRO RODAS edita os testes de produtos e todas as reportagens de serviço da revista, além de tirar as dúvidas de quem adora cuidar do carro. Você tem a sua?
Como é caro o carro no Brasil...
Bem, que o carro no Brasil é caro todos nós que compramos ou acompanhamos o mercado sabemos disso. Porém, com a chegada do Chevrolet Captiva, você
pode perceber como essa verdade pode ser dolorosa. Fui lá no site da Chevrolet no México (de onde o modelo é importado) para saber quanto nossos hermanos pagam. No Brasil o SUV vai custar 92.990 reais. Sabe qual é o preço dele nas concessionárias mexicanas? Apenas 48.800 reais!!!
Dei uma olhada no site da Volkswagen mexicana e fui conferir o valor do Jetta (que por lá tem o nome Bora). Lá ele custa 40.650 reais, enquanto no Brasil ele sai por absurdos 86.260 reais.
Se formos comparar com a Argentina, país vizinho com o qual também temos um acordo de imposto de importação zero, a situação continua bem desfavorável pra gente. Alguns exemplos:
Ford EcoSport 1.6 XL: 30.700 reais por lá, enquanto no Brasil paga-se 48.145 reais. E o Eco argentino ainda oferece airbag duplo e CD player com MP3 de série.
Peugeot 307 1.6: 36.570 reais para eles; 54.900 reais para nós.
Renault Logan 1.6 8V: os argentinos pagam 25.500 reais; nós pagamos 32.540 reais. E lá o carro vem com ar-condicionado e direção hidráulica.
É de cair o queixo, não?
No próximo post eu tento explicar por que a diferença de preço é tão grande.
pode perceber como essa verdade pode ser dolorosa. Fui lá no site da Chevrolet no México (de onde o modelo é importado) para saber quanto nossos hermanos pagam. No Brasil o SUV vai custar 92.990 reais. Sabe qual é o preço dele nas concessionárias mexicanas? Apenas 48.800 reais!!!
Dei uma olhada no site da Volkswagen mexicana e fui conferir o valor do Jetta (que por lá tem o nome Bora). Lá ele custa 40.650 reais, enquanto no Brasil ele sai por absurdos 86.260 reais.
Se formos comparar com a Argentina, país vizinho com o qual também temos um acordo de imposto de importação zero, a situação continua bem desfavorável pra gente. Alguns exemplos:
Ford EcoSport 1.6 XL: 30.700 reais por lá, enquanto no Brasil paga-se 48.145 reais. E o Eco argentino ainda oferece airbag duplo e CD player com MP3 de série.
Peugeot 307 1.6: 36.570 reais para eles; 54.900 reais para nós.
Renault Logan 1.6 8V: os argentinos pagam 25.500 reais; nós pagamos 32.540 reais. E lá o carro vem com ar-condicionado e direção hidráulica.
É de cair o queixo, não?
No próximo post eu tento explicar por que a diferença de preço é tão grande.
Como é caro o carro no Brasil (2)
No post passado mostramos quanto custa um carro no Brasil e o mesmo modelo no México ou na Argentina. E daí vem a seguinte pergunta: o que explica
essa diferença tão grande?
Margens de lucro à parte, o Brasil é mesmo cruel quando se fala de cobrança de imposto. Aliás, diz-se que o carro brasileiro é o que tem a maior carga tributária do mundo. Num automóvel com motor acima de 2.000 cm3, o imposto representa 36,4% do valor do veículo (num 1.0 esse número é de 27,1%).
Significa que, se um carro custa 50.000 reais, cerca de 13.000 são impostos. O restante (37.000 reais) é matéria-prima, custo de desenvolvimento e
fabricação, transporte e margem de lucro da fábrica e da concessionária.
Essa é uma velha reclamação das montadoras e concessionárias -- e eles têm razão. Com um imposto tão alto, não há como ter um carro razoavelmente barato. Quando se compara com outros países, a diferença é enorme: na Europa é média é de 16%, enquanto os Estados Unidos ficam em 6,1%. E no México? Também é muito baixo: 15%. Quer dizer que num carro de 50.000 reais apenas 7.500 reais são de imposto. Bem, isso já ajuda a explicar por que os automóveis são tão baratos no México.
Agora falemos da Argentina. Lá o valor do imposto é menor, mas não tanto assim: 21,5%. Vamos usar o caso do Renault Logan 1.6 8V. No Brasil ele custa 37.550
reais na versão com ar-condicionado e direção hidráulica (que são itens de série lá na Argentina). Para veículos com motor de 1.0 flex a 2.0 flex, a tributação aqui representa 29,2% do valor do veículo. Portanto, o nosso Logan tem 10.965 reais só de imposto. Esse mesmo modelo custa na Argentina 25.500 reais, sendo 5.483 reais de tributação.
Assim, ao eliminarmos a carga de impostos, o Logan brasileiro custa 26.585 reais e o argentino, 20.017 reais. E vale lembrar que o Logan vendido lá é produzido no Brasil e exportado para lá, o que teria um custo extra de transporte nessa história.
E de onde vem essa diferença de 6.500 reais? Bem, isso é um assunto para outro dia...
essa diferença tão grande?
Margens de lucro à parte, o Brasil é mesmo cruel quando se fala de cobrança de imposto. Aliás, diz-se que o carro brasileiro é o que tem a maior carga tributária do mundo. Num automóvel com motor acima de 2.000 cm3, o imposto representa 36,4% do valor do veículo (num 1.0 esse número é de 27,1%).
Significa que, se um carro custa 50.000 reais, cerca de 13.000 são impostos. O restante (37.000 reais) é matéria-prima, custo de desenvolvimento e
fabricação, transporte e margem de lucro da fábrica e da concessionária.
Essa é uma velha reclamação das montadoras e concessionárias -- e eles têm razão. Com um imposto tão alto, não há como ter um carro razoavelmente barato. Quando se compara com outros países, a diferença é enorme: na Europa é média é de 16%, enquanto os Estados Unidos ficam em 6,1%. E no México? Também é muito baixo: 15%. Quer dizer que num carro de 50.000 reais apenas 7.500 reais são de imposto. Bem, isso já ajuda a explicar por que os automóveis são tão baratos no México.
Agora falemos da Argentina. Lá o valor do imposto é menor, mas não tanto assim: 21,5%. Vamos usar o caso do Renault Logan 1.6 8V. No Brasil ele custa 37.550
reais na versão com ar-condicionado e direção hidráulica (que são itens de série lá na Argentina). Para veículos com motor de 1.0 flex a 2.0 flex, a tributação aqui representa 29,2% do valor do veículo. Portanto, o nosso Logan tem 10.965 reais só de imposto. Esse mesmo modelo custa na Argentina 25.500 reais, sendo 5.483 reais de tributação.
Assim, ao eliminarmos a carga de impostos, o Logan brasileiro custa 26.585 reais e o argentino, 20.017 reais. E vale lembrar que o Logan vendido lá é produzido no Brasil e exportado para lá, o que teria um custo extra de transporte nessa história.
E de onde vem essa diferença de 6.500 reais? Bem, isso é um assunto para outro dia...
Zeca Chaves
O redator-chefe da QUATRO RODAS edita os testes de produtos e todas as reportagens de serviço da revista, além de tirar as dúvidas de quem adora cuidar do carro. Você tem a sua?
Convidado- Convidado
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Eu me peguei um dia lendo uma revista de 10 anos atrás...
Propaganda de um Ford Fiesta...
Qual o preço?
13 mil reais...
Vcs lembram quando os carros eram esse preço?????
Ô tempo bom viu....
Propaganda de um Ford Fiesta...
Qual o preço?
13 mil reais...
Vcs lembram quando os carros eram esse preço?????
Ô tempo bom viu....
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Uno completão com direção, ar . vidro, trava alarme por R$ 9.500. Depois começou a explosão de preços. Lembro de um Corsa Sedan 97 - lançamento, tinha chegado naquela hora na loja - que meu pai comprou completo em tudo, o valor? R$ 21.000 O carro era lançamento, sedã e completo. E o pior é que estamos pagando mais caro por produtos inferiores. Este sedã mesmo lançamento nunca deu um defeito, ou tinha qualquer barulho. Era todo revestido com tecido de primeira qualidade, tinha material anti-ruídos no capô do motor, o tecido dos bancos você só encontra igual hoje na GM no Vectra!
Tempos bons, eramos felizes e não sabiamos.
Tempos bons, eramos felizes e não sabiamos.
Convidado- Convidado
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Foi o preço do aço que aumentou, culpa da China que importa nosso aço.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
E pior ainda, cada mês tem mais um aumento nos preços dos carros, pode ser pouquinho, mas aumenta....
E o preço do aço ta baixando...
É a mesma coisa a gasolina, não devia ser mais barata aqui no Brasil? Quanto mais se acha petróleo aqui mais cara fica a gasolina, não entendo pq.
E o preço do aço ta baixando...
É a mesma coisa a gasolina, não devia ser mais barata aqui no Brasil? Quanto mais se acha petróleo aqui mais cara fica a gasolina, não entendo pq.
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
E por falar em gasolina...
Vcs estão lembrados que há uns 5 meses atrás a gasolina batia
o recorde no valor á cada dia que se passava????
Chegou a ficar algo em torno de 140 dólares o barril...
E com essa recessão que está tendo, ando ouvindo muito que
o barril do petróleo está abaixo dos 80 dólares...
Porque será que a gasolina não cai o preço né????
É aquele ditado... Sempre tem alguém ganhando muito com a desgraça dos outros...
É F..........
Vcs estão lembrados que há uns 5 meses atrás a gasolina batia
o recorde no valor á cada dia que se passava????
Chegou a ficar algo em torno de 140 dólares o barril...
E com essa recessão que está tendo, ando ouvindo muito que
o barril do petróleo está abaixo dos 80 dólares...
Porque será que a gasolina não cai o preço né????
É aquele ditado... Sempre tem alguém ganhando muito com a desgraça dos outros...
É F..........
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
O barril caiu, mas o dólar aumentou... talvez não baixou por conta disso.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Também não abaixou porque o aumento da gasolina não seguiu o preço do barril, senão estaria muito mais cara.
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
eaffonso escreveu:Também não abaixou porque o aumento da gasolina não seguiu o preço do barril, senão estaria muito mais cara.
Mas hj o barril esta custando 65 dolares. Já chegou a passar da casa dos 100 dolares. Tem no mínimo uns 40% de diferança para baixo. E a tendência é o valor baixar mas por conta da recessão e queda da demanda mundial.
Já os preços de carros, vejam só comprei o Ka por R$29K com ar, aqui tá esse mês por R$27K com ar.
O Celta 4 portas com ar tão vendendo por R$26K e uns quebrados.
Convidado- Convidado
Re: Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
Isso é verdade.
E o pior é que a OPEP já fez uma reunião para diminuir a produção de petróleo para faltar um pouco no mercado e aumetar o preço do barril de novo... fala sério viu. Assim não vai abaixar nunca.
E o pior é que a OPEP já fez uma reunião para diminuir a produção de petróleo para faltar um pouco no mercado e aumetar o preço do barril de novo... fala sério viu. Assim não vai abaixar nunca.
Tópicos semelhantes
» Lucro Brasil faz o consumidor pagar o carro mais caro do mundo
» Quatro Rodas. Ford Ka Eleito carro do ano.
» Os Eleitos - Quatro Rodas - Ka como Hatch de Entrada
» Atualizado !! - Teste 60.000km do Ka na QuatroRodas
» Novo Ka na Quatro Rodas - De que ele é feito
» Quatro Rodas. Ford Ka Eleito carro do ano.
» Os Eleitos - Quatro Rodas - Ka como Hatch de Entrada
» Atualizado !! - Teste 60.000km do Ka na QuatroRodas
» Novo Ka na Quatro Rodas - De que ele é feito
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|