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troca fluido de freio

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Mensagem por LOIS Sex 29 Jul 2011 - 20:29

boa noite amigos,

alguém me diz como trocar o fluido de freio? não deve ser uma tarefa difícil...

vlw!
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Mensagem por Tar Sex 29 Jul 2011 - 22:14

Bom, eu levei em uma mecânica, foi bem tranquilo e nem cansei... Laughing

O líquido do sistema de arrefecimento foi eu que troquei, dos freios fiquei com medo de fazer algo errado... Com motor fundido eu não ando, mas sem freio eu não paro, então prefiro não arriscar... kkkkkkkkk

Mas ja aparece alguém entendido de mecânica para lhe dar uma luz, procurei no google e achei do clube do monza, mas pelo tutorial ser realizado em um dos modelos antigos, melhor deixar queto pois pode ter diferenças

abraços
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Mensagem por Flávio de Souza Furquim Dom 31 Jul 2011 - 15:31

Para trocar o fluido de freio são necessárias duas pessoas, pois é necessário colocar o fluido novo na medida que o antigo for sangrado nas quatro rodas, isso é feito com uma pessoa apertando o pedal do freio, e a outra sangrando no parafuso da roda. Depois de substituido todo o fluido antigo, sangra até não ficar bolhas de ar no sistema.
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Mensagem por LOIS Dom 31 Jul 2011 - 17:24

é, pessoal,

talvez seja melhor nao arriscar msm.

vlw!
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Mensagem por waguinho ka preto Dom 31 Jul 2011 - 20:31

ola amigo é super smples trocar o fluido, compre 2 frascos de fluido de freio dot 5, esvazie o reservatorio, e lave e seque o memso e volte para o seu lugar, depois encha ate a boca de fluido novo, va para roda dianteira esquerda, abra o sangrador e deixe vazar ate o fluido novo sair, ai feche e va para a roda dianteira diretia, repita a operação, e nas roda traseiras mesma coisa, so tome cuidado para nao deixar acabar o fluido do reservatorio se nao entra ar ai tera q sangra, neste procedimento e so abrir o sangrado e deixar fazar, leve aum mecanico lel faz isso, o fluido de freio deve ser trocado a cada 2 anos, e vou contar depois da troca do luido velho o freio melhorou 100 por cento quando preciso freia muito forte o freio nao fica masi borachudo., a embreagem tb fica bem melhor ai vai a dica
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Mensagem por Lasek Dom 31 Jul 2011 - 22:12

o meu ta na hora de troca mas vo leva em um mecanico...Até porq tem q ter duas pessoas e coordenação tb pedala pedala piso no fundo e segura abre o parafuso deixa espirrar fecha...pedala pedala robinho segura no fundo o outro abre o parafuso cansei hahaha!!
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Mensagem por Aaron Seg 1 Ago 2011 - 9:24

Melhor levar em um mecanico...
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Mensagem por Magri Ter 1 Nov 2011 - 14:17

Desenterrando o tópico...

Pretendo trocar os freios dianteiros do meu Ka (discos + pastilhas) pois já se encontram (bem) no final da vida.

Vou aproveitar a mão-de-obra do infeliz e vou trocar também o fluido de freio. E é aqui que está a minha dúvida.

Qual é o fluido que devemos usar? DOT 4 ou DOT 5?

Eu tenho aqui um restinho de DOT4 da Varga; porém, ele é rosa - e o que tem lá no reservatório é transparente. Pelo que pesquisei no Google, o transparente é o DOT5.

O de vocês também é transparente?

Obrigado.

EDIT

Acabei de ligar para a Ford. Disseram lá que o fluido correto é o DOT4 (a mulher disse "dêótê quatro"). E no Google descobri que o DOT4 é rosa e o DOT 5 é transparente - parece que é feito de silicone, sei lá.

Se alguém puder ajudar...
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Mensagem por Magri Ter 1 Nov 2011 - 14:37

Bem, acho que achei a resposta para a minha própria pergunta... Vou postar aqui para que fique de informação para os demais:

A NORMA DOT
A norma DOT (Department of Transportation) é a mais utilizada mundialmente, sendo que a sua designação completa é FMVSS # 116 DOT. Esta norma classifica os fluidos de freio à base de poliglicóis como: DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, de acordo com:

DOT 3
Pontos de ebulição – SECO - > 205º C
Pontos de ebulição – UMIDO - > 140º C
Visc. Cinemática máx. a -40º C - <1500>

DOT 4
Pontos de ebulição – SECO - > 230º C
Pontos de ebulição – UMIDO - > 155º C
Visc. Cinemática máx. a -40º C - <1800>

SUPER DOT 4
Pontos de ebulição – SECO - > 260º C
Pontos de ebulição – UMIDO - > 180º C
Visc. Cinemática máx. a -40º C - <1800>

DOT 5
Pontos de ebulição – SECO - > 260º C
Pontos de ebulição – UMIDO - > --
Visc. Cinemática máx. a -40º C - <900>

DOT 5.1
Pontos de ebulição – SECO - > 205º C
Pontos de ebulição – UMIDO - > 180º C
Visc. Cinemática máx. a -40º C - <900>


► Ponto de ebulição seco – igual ao do produto novo
► Ponto de ebulição úmido – contaminado com 3,5% de água (medido após “contaminação”, ou seja, um ano de uso)
► Viscosidade máxima a -40º C
► Quanto maior o ponto de ebulição, mais eficiente é o fluído de freio.

Veja os tipos de fluídos mais utilizados
► Sintético (à base de poliglicóis) – é o mais utilizado, atualmente, e atende as normas DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1.
► Mineral – utilizado em veículos Citröen, dotados de sistema hidropneumático – também conhecido como Fluido LHM.
► Á base de silicone (de uso restrito) – tem como vantagem comportamento neutro em presença de umidade, mas não se mistura com poliglicóis. Atende à Norma DOT 5.

COMPATIBILIDADES
► Os líquidos sintéticos devem ser compatíveis entre si, conforme as Normas SAE J1703, DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1
► Os líquidos sintéticos são incompatíveis com os líquidos minerais LHM preconizados pela Citröen.
► Os líquidos à base de silicone DOT 5 são incompatíveis com todos os outros líquidos para freio.

Fica claro que a norma DOT não determina a cor do FLUIDO, apenas as suas caracteristicas de ponto de ebulição e viscosidade.


Evite erros de mistura e não utilize líquidos baseando-se apenas pela cor: o REPSOL DOT 4 é AMARELO, o Varga DOT4 é rosa, o BR DOT4 é azul.
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