Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

+17
adenilson727
henriquesp
jdaniel231
alex63
Humberto Rocha
Helder Sares
Man On The Edge
ericksalesse09
Lasek
Rekens
djfernandolages
diego.polla
sergio biazao
Victor Motta
Rosi Labres
marcoalves1970
Marcelo SC
21 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por henriquesp Qua 27 Jun 2012 - 10:00

vlw vou levar hoje mesmo...

henriquesp
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : fortaleza-ce
Motorização/Cor : 1.0/Preto Ebony
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 24/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por alex63 Qui 28 Jun 2012 - 16:41

Isso aqui explica muito , porque os motores FLEX da Ford, grilan ou batem pino...

Excelente info

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143199.shtml

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por marcoalves1970 Qui 28 Jun 2012 - 19:47

Muito bom essa matéria, eles tiraram base pelo motor 1.6, no caso, o 1.0 a compressão é mais alta, 12,8:1, tem mais tendencia de grilar.
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty receita pra matar grilos

Mensagem por adenilson727 Qui 19 Jul 2012 - 20:53

Se seu grilo é com o carro em movimento, o krikrikri, primeiro, abasteça com álcool(sem misturar com a gasolina). Continue assim por 3 ou 4 tanques.

Depois, troque o óleo. Pare no pimeiro posto que vende o óleo Mobil e compre somente o Mobil 5w30 API SM(Outro que pode usar é o Elaion Fuel Economy 5W30 API SM).

Providencie uma garrafa de Molykote A2 em sua cidade(eu achei em Salvador-BA). Se não encontrar, tenta o Mercado Livre. Ele no ML custa R$ 20,00 em média.

Aproveite e compre os filtros de óleo e o filtro de combustível

Faça conforme o figurino. Troque o óleo

Aproveite e compre as velas NGK LTR7A-10

Depois comece a abastecer com gasolina

Foi assim que fiz pra matar os grilos. Hj eu tenho um motor silencioso, esperto e macio, sem grilos.

P.S: Não garanto que funcione, mas não custa nada tentar.
adenilson727
adenilson727
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Salvador-BA
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : p36
Data de inscrição : 06/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por marcoalves1970 Sex 20 Jul 2012 - 7:02

adenilson727 escreveu:Se seu grilo é com o carro em movimento, o krikrikri, primeiro, abasteça com álcool(sem misturar com a gasolina). Continue assim por 3 ou 4 tanques.

Depois, troque o óleo. Pare no pimeiro posto que vende o óleo Mobil e compre somente o Mobil 5w30 API SM(Outro que pode usar é o Elaion Fuel Economy 5W30 API SM).

Providencie uma garrafa de Molykote A2 em sua cidade(eu achei em Salvador-BA). Se não encontrar, tenta o Mercado Livre. Ele no ML custa R$ 20,00 em média.

Aproveite e compre os filtros de óleo e o filtro de combustível

Faça conforme o figurino. Troque o óleo

Aproveite e compre as velas NGK LTR7A-10

Depois comece a abastecer com gasolina

Foi assim que fiz pra matar os grilos. Hj eu tenho um motor silencioso, esperto e macio, sem grilos.

P.S: Não garanto que funcione, mas não custa nada tentar.

Olá, essas velas saõ faceis de encontrar? Qual a diferença? NGK LTR7A-10
marcoalves1970
marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Idade : 54
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 01/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Muito boa a informção.

Mensagem por robertowsjunior Sáb 21 Jul 2012 - 20:23

Estava procurando uma informação e encontrei outra, não tinha ideia que o problema dessa "grilagem" era gasolina, só uso comun e eu acho que é por esse motivo que o meu grila também.






marcoalves1970 escreveu:
Marcelo SC escreveu:Boa tarde a todos,
O motor do meu novo ka começou a grilar, está com 1900km e em torno de uns 20 dias de uso. Será que já levo a concessionária logo ou continuo tocando até chegar aos 10.000 km e relato o fato na revisão? Outra coisa que também esta acontecendo, quando estou parado no transito ás vezes ele da umas osciladas violentas na lenta o giro cai e o motor sozinho fica dando umas aceleradinhas afim de tentar manter a lenta nos 1000 giros fica assim por menos de 1 minuto depois volta tudo ao normal.
Obs. Só abasteço a gasolina, pois o litro do alcool aqui em Fpolis é muito alto e não compensa.
Aguardo ajuda!
Abços

Olá Marcelo, o seu caso é igual o de muito outros q usam gasolina comum, infelizmente carro flex todos estão dando este problema, se vc levar na concessionaria eles vão dizer ou q é normal ou vão colocar um tipo de aditivo pra limpar o cavão q cria na camara e pistões, e depois de um tempo volta outra vez, essa grilagem na verdade é a pré-ignição, como os pistões e a camara estão cheios de carvão, com essa alta compressão q tem os carros flex, quando o pistão esta fazendo a compressão, aquele carvão incandesce dando a detonação antes da ignição, ou seja, em varios momentos com a detonação precoce, acontece o grilo e isso não é bom para o motor, pois fica como se estivesse com o ponto super adiantado em alguns momentos, e aí chega até emburacar os pistões com o tempo, o ideal , agora, seria vc abastecer só com etanol pra poder limpar esse carvão, com etanol não grila pois o motor flex é feito mais pra andar no etanol do q na gasolina, basta uns 2 tanques de etanol q limpa tudo, ou vc pode colocar a gasolina podium q tb limpa q não deixa grilar por sua alta octanagem mas o preço, bem cara. Depois vc pode voltar na gasolina denovo mas aí vc procura um posto Shell mais confiavel e só abastece com a V-power, pelomenos essa gasolina mantem a camaras e pistões limpos, se fica limpo não cria carvão, se não cria carvão não tem jeito de incandescer nada, mas vai fazendo a migração assim q vc puder ok, hora etanol, hora gasolina V-power. Infelizmente motor flex ainda é meia boca, ainda tem muito q se estudar nisso valeu.

Abraços... assista o video

robertowsjunior
robertowsjunior
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : São Luiz do Maranhão
Motorização/Cor : Vermelho bari
Código de Opcionais : Pulse
Data de inscrição : 01/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Qui 1 Out 2015 - 18:57

4200km do meu 1.5 se e começou a grilagem.
Eu costumo ir num super que o estacionamento é no piso superior, e ao passar a segunda o motor grila.
Só uso gasolina BR aditivada (posto do lado de casa) e vou ter que começar a fazer aquela mistura com etanol, tal qual eu fazia nos meus 2 últimos carros flex.
Achei que nesse carro não teria esse problema...Sad

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Maraccini Qui 1 Out 2015 - 20:24

Estranho este motor tem uma taxa não muito alta 11,5 e ainda a gasolina está com 27% de etanol anidro., neste momento complete com etanol e depois tente outro posto possível combustivel adulterado com solvente.
Esta gasolina Grid é boa mas adulterada é f**a.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Qui 1 Out 2015 - 23:19

Posto BR tri movimentado e tal. Muita safadeza se tão batizando esse combustível. Já abasteço nele há vários anos e nem é dos mais baratos.
Na real já estou me arrependendo de ter comprado esse Ka, e digo isso com extremo pesar...


Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Dragoniten Sex 2 Out 2015 - 1:18

Acelere menos durante a troca de marcha. O principal motivo de grilo é quando você joga a segunda marcha e começa a acelerar bastante, antes de acoplar totalmente a embreagem. A central acha que você está a 2,5~3k rpm e coloca avanço para esta faixa de rotação, e baixa carga, durante a troca de marcha que não há carga no motor, e logo quando você joga a segunda, a rotação cai de forma brusca e a central não teve tempo de reduzir o avanço que era demais pra baixa rotação e muita carga, pois é uma transição brusca. Estique um pouco mais as marchas e troque com calma, trabalhe a embreagem com cuidado. Grande parte das griladas que vejo por aí na rua é de gente que mal acelera o carro no semáforo e já vai tirando de vez o pé da embreagem, como se fosse proibido utilizar ela com uma transição suave, como deveria ser feita. Meu Ka é 1.6 Rocam Flex e tem 12,3:1 de taxa. Nos primeiros muitos meses que fiquei com ele, só usava gasolina pura e os únicos momentos que grilou foi pra subir a rua da casa que eu morava antes que era MUITO absurda, e ainda de paralelepípedos para ajudar. Fora isso, nunca grilou.

O 1.5 tem 11,5:1 de taxa, como o Maraccini falou, não era pra grilar com tanta facilidade, então acho que é bom olhar primeiro a forma de condução para depois culpar o carro, pois o combustível também não ajuda.

Abraço!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Sex 2 Out 2015 - 2:43

Valeu Dragoniten, é realmente uma ótima explicação.
Eu tenho total consciência desse lance da embreagem e que se passar de marcha acelerando forte o motor pode grilar, embora eu acho que não era pra ser assim.

Neste caso que estou falando, o super que costumo ir tem uma rampa de acesso ao estacionamento de uns 25 metros com um aclive de 30 graus mais ou menos. Ocorre que eu faço a troca para a segunda logo após embalar na primeira marcha e ando quase toda a rampa em segunda, sem trocas, e durante esse trajeto o carro grila. Se eu acelerar pra subir mais rápido, a rotação sobe e o grlado para.

Engraçado é que isso começou agora, não fazia antes dos 4.000km. Como meus últimos carros grilavam, eu colocava 20 reias de etanol antes de completar com aditivada, e isso praticamente eliminava o problema.

Eu achei que isso não ocorreria no Ka, já que estou usando somente gasolina aditivada e ele nunca havia grilado nas mesmas condições de condução. Mas grilou.Sad

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Maraccini Sex 2 Out 2015 - 12:51

Quando veiculo está grilando (batendo pino) e acelera mais mesmo com atraso do ponto da central é para aumentar as batidas de pino e como disse que no seu carro diminui deve ser (apesar da pouca Km) pode estar com mistura pobre (que esta causando a grilarem) pode ser de gasolina adulterada e/ou bicos sujos (apesar de usar gasolina Aditivada) e/ ou de carbonização na cabeça do pistão ou das válvulas, tente usar um aditivo para limpar bicos via tanque gosto do AUT e da Koube, mas tem um novo da STP uso profissional (frasco grande dourado ou prata).

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Dragoniten Sex 2 Out 2015 - 13:31

Mas Maraccini, motor com 4000km com carbonização só com o motor absurdamente desregulado, bicos sujos, que eu acho muito difícil com uma km tão baixa, acredito ser erro de acerto msm, a Ford é boa nisso, sei pelo meu Ka.

Brand, coloque apenas 2 litros de etanol no tanque e complete com gasolina, veja se continua. Eu já experimentei rodar com muito avanço de ignição e uma quantidade muito pequena de álcool no tanque (2~3 litros) e completei o resto com gasolina comum. Não tive nenhum problema de detonação. Não é possível que um motor com taxa menor dê detonação na mesma situação.

Abraço!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Sex 2 Out 2015 - 13:37

Valeu as dicas pessoal, de qualquer modo vou trocar de posto.

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Maraccini Sex 2 Out 2015 - 22:05

 Dragoniten gasolina adulterada com solvente (depende do tipo do solvente ou mistura destes ) faz uma limpeza brava desde o caminhão tanque ,  todas as mangueiras e do tanque do posto e leva tudo para o carro parece loucura sujar tão rápido mas já vi carros com menos de 2000 Km por causa desta gasolina, carros com bicos cheios de sujeira e fuligem ( válvulas e cabeça do pistão, câmara e velas tb ).

Ainda nos paises Argentina e Uruguai existe a gasolina de inverno que tem um aditivo MTBE e também era usado no Rio Grande do Sul ( não sei se foi abolido e é onde mora nosso colega de clube) que devido ao preço e localização é usado " ilegalmente importado" descaminho popular contrabando!! e com esta gasolina já vi carros com menos de 500 km (devido a mistura muito rica ) encher de carvão desde válvula, cabeça do pistão , camara de combustão e velas e causando muita batida de pino (depois de um tempo usando esta gasolina até começa a falhar e tem que trocar vela , cabo e bobina).

Infelizmente esta é a realidade do nosso péssimo combustível e de comerciantes canalhas.

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Sex 2 Out 2015 - 23:18

Bah Maraccini, agora tu me deixaste horrorizado!
E o que eu faço se meu kazinho já estiver com o motor todo detonado assim?

Fui num posto shell hoje e coloquei 3 litros de etanol e completei com aditivada, conforme o Dragoniten aconselhou. Mas só fiz isso e nem testei quase, já estava voltando pra casa.
Acho que vou esperar chegar na reserva e vou encher de etanol e dar uma lenha nele para descarbonizar, que tal?

Mas isso vai ficar pra depois da revisão, agendei para 12/10.

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Maraccini Sáb 3 Out 2015 - 1:00

Brand não precisa ficar preocupado não seu carro é muito novo dois tanques de etanol limpam isto ou um aditivo como disse. De preferencia ao etanol aditivado além do que é uma suposição logica pois não vi seu carro ao vivo. Abraço.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Dragoniten Sáb 3 Out 2015 - 6:29

Entendi, Maraccini. Realmente complicado...

Brand, teste do jeito que está agora com esses 3 litros de cana e veja se continua grilando. Teoricamente ele agora vai dar uma sossegada, mas deixe a experiência aqui conosco para irmos acompanhando. Abraços!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Brand Halfed Ter 6 Out 2015 - 18:58

Buenas, problema resolvido 98%! hehe
Final de semana fui num shopping que tem uma subida em espiral e não ouvi nenhum grilo! Smile
Hoje fui no super que eu costumo ir e só consegui ouvir um pequeno griladinho num momento que eu forcei um pouco a mais na segunda marcha.

Vou fazer o seguinte: quando chegar na reserva encho com 1 tanque de etanol e dou uma "gastada" no motor.
Vou procurar mais informações sobre o uso desse aditivo que o Maraccini recomendou. Eu li aqui mesmo num tópico um forista falando sobre usar o produto antes de trocar filtros e tal, pro carro não ficar com a sujeira que solta circulando no sistema.  Ocorre que vou levar pra revisão dos 5000 na semana que vem, e acredito que já vão trocar essas coisas, daí acho que uso os aditivos perto da próxima troca.

Valeu gurizada!

Brand Halfed
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 27
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.5 preto
Código de Opcionais : se
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Maraccini Ter 6 Out 2015 - 21:33

Carro tão novo assim como o seu ainda tem pouca sujeira e pode colocar o aditivo sem se preocupar com a troca dos filtros, em carros com maior km e tempo tem acumulo maior e podem entupir os filtros o seu não irá fazer isto não!
Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Dragoniten Qua 7 Out 2015 - 12:44

Que bom! Você pode seguir essa receita daqui pra frente, se o álcool tem preço muito alto aí. No posto peça pra colocarem 3~4 litros de cana e completar o resto com gasosa, aí você consegue manter o seu custo baixo pela gasolina e evitar detonação com o pouco a mais de álcool Smile

Abraço!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando? - Página 3 Empty Re: [DÚVIDA] - Pq o Motor está grilando?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos