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[DÚVIDA] - Trocas com rotação alta amaciam o motor?

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Mensagem por eduretxt Sex 15 Jun 2012 - 18:57

Pessoal, comprei meu KA fazem 3 meses e estou muito feliz com meu primeiro carango!!!!!!
agora vai uma dúvida, sendo um carro novo vale a pena dar aquelas 'esticadas' nas trocas...

ex.: meu Ka qdo chega em 3000RPM ja ta pedindo troca, as vezes eu tento esticar pra fazer a troca em 4000RPM mas não sei se isso é legal pra o motor ou se é puro gasto de gasolina a toa...

O que me dizem? essas trocas de rotação alta que 'amaciam' o motor , deixa o carro com um arranque e aceleração melhor?

Vlw!!!!!!

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Mensagem por a.j_tech Sex 15 Jun 2012 - 21:29

Cara, quando o carro é novo é legal ficar na boa com ele até uns 10.000km depois disso vc pode dar uma abusada, pois os pistões e camisas ja estão mais acentados !!!

O meu ta com 13500km to jogando o giro lá em cima, de vez em quando dou umas esticadas até 5000, 6000k rpm nas marchas só para escutar o motor gritar um pouco nas pistas e dar uma pisada mais funda !!!

Obs: não faça isso com o motor friu, se não vc é um sério candidato a ter problemas !!!

Abrasss
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Mensagem por Jbrunoilha Qua 22 Jul 2015 - 20:00

Amigo se seu carro for 1.0 vai ser um tiro no pé, não te recomendo mas se for 1.6 aí vai ter um pouco mais de consumo mas terá um bom desempenho, porém cuidado pois vai ser beberão
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Mensagem por Maraccini Qua 22 Jul 2015 - 22:52



Motor novo é amarrado porque apesar de tolerância entre as peças e usinagem serem menores em motores modernos e as  técnicas de montagem mais modernas ainda assim motores de combustão interna necessitam de período de amaciamento que motores modernos duram +- 3000 km. (Reduz fricção entre materiais diminuindo perdas por calor e atrito, tolerância entre válvulas e sede de válvulas diminuem evitando perda na compressão, assentamento dos anéis dos pistões e cilindro diminuem tb evitando tb perda de compressão, etc).

 Aqui cabe uma informação o pessoal no clube tem relatado que motor 1.0 (3 cilindros) tem conseguido melhorar mesmo depois de 8000 km na pratica um pouco diferente da teoria!

Para bom amaciamento não se deve andar com motor cheio como falou , deve evitar rotações maiores que 4000 rpm até pelo menos 3000 km.

Estória que carro tem que amaciar no pau para andar é conversa de bar não de engenharia, não caia nesta conversa tola !!

Mas  o amaciamento pode variar por exemplo se for um carro de estrada terá um amaciamento mais rápido pois condições (velocidade, temperatura, Constância de movimento) são mais homogêneas.

Carros da década de 80 e 90 tinha período de amaciamento de 10.000 km e devido a peças, usinagem com tolerância menores e montagem estes período foram caindo em 2000 (ano) ( período era de 5.000 km à 7.500 ) e agora é de mais ou menos 3.000 km em alguns motores mais antigos ainda pode ser de 5.000 km ( Chevrolet)

Maraccini
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