Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

+6
OnTheMind
PacoMed
Aaron
Luquinha
chuckynores
Vinícius Sampaio Zanotto
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Ter 19 Jun 2012 - 9:18

PacoMed escreveu:Hum... acabei de ver.. tem o sd400 de 1 canal tbm (+/- 300 pila)... eu so conhecia o de 4 canais... se vc poder investir um pouco mais acho que seria uma boa pedida pra acompanhar o 309.

Corrigindo la em cima... a power onde tem 4 de 180 rms, no caso a ponte seria de 360 rms.


Sim o SD400.1D de acrílico começou a ser vendido há pouco mais de uma semana... antes já tinha ele na versão de alumínio, mas não era muito bom em qualidade e força, por isso você não via falar muito.

Hoje em dia o BBuster SS1 3600GL está se saindo melhor que o Power One, que reinou por muito tempo, sendo que é mais barato e manda quase 400RMS em cada bridge, contra cerca de 370RMS na bridge do POne (Conforme testes do povo que entende).

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por PacoMed Ter 19 Jun 2012 - 9:26

Quanto mais eu leio, mais busco aprender...

vou ver se encontro um arquivo aki na net de onde tirei algumas dessas informaçoes, ja tem muito tempo que li ele, entao nao sei se vou encontrar...
O que aconteceu com o Diogo, (amigo que citei) e que ele tava ouvindo o som dele ja a um bom tempo, e com spl pesado. (funk, eletronica) e nesse caso não da pra exagerar na potencia do modulo. A potencia nominal (de acordo com o que li) seria a potencia máxima recomendada pro falante em uso continuo (uso prolongado) e o outro valor mais auto e os picos máximos.
Como o uso dele foi prolongado em 600 rms, o bixin torrou...
O som dele foi bem montado (numa loja em GO boa) dava um grave bem limpo, tinha bateria extra e MC de 6F, nao acredito que tenha faltado energia nao, e a regulagem epra feita por um cross da pyramid se nao me engano. (talvez as baixar frequências tenha causado a queima ne)
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por PacoMed Ter 19 Jun 2012 - 9:32

"Um alto-falante de 50 Watts RMS pode receber até 50 Watts RMS sem queimar , explica Sérgio Pires, diretor industrial da Bravox. Portanto, a potência especificada para um alto-falante é a que ele suporta sem danos e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece , completa."

Um alto-falante mais potente não toca mais alto que os outros, pois quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto um alto-falante de 100 Watts, quando alimentado por um amplificador de 50 Watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 Watts - se tiverem o mesmo SPL. Comprar um alto-falante mais potente na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração , completa Pires.

A potência que um alto-falante suporta é, geralmente, determinada pela máxima temperatura que sua bobina móvel pode suportar sem queimar. Essa temperatura depende dos materiais empregados na fabricação da bobina, e principalmente do seu tamanho. Segundo o diretor, é por este motivo que alto-falantes de grande potência utilizam bobinas móveis de grande diâmetro.

Sendo que, quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador, a potência elétrica máxima que podem fornecer depende de sua construção e não da potência do alto-falante. Assim, um amplificador de 100 W RMS, fornecerá 100 W RMS tanto a um alto-falante de 100 W RMS com a um de 1.000 W RMS. Portanto o fato de usarmos um alto-falante de potência maior, explica, não nos trará nenhum acréscimo de intensidade sonora, podendo muito provavelmente ocorrer o inverso .

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Fonte: PortaVox - Bravox
Encontrada em: http://guia.mercadolivre.com.br/potencia-rms-vs-spl-mitos-verdades-eletrica-2654-VGP

Já li em outros lugares tbm.. esse e so um EX.


Última edição por PacoMed em Ter 19 Jun 2012 - 9:39, editado 1 vez(es)
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Ter 19 Jun 2012 - 9:37

PacoMed escreveu:Quanto mais eu leio, mais busco aprender...

vou ver se encontro um arquivo aki na net de onde tirei algumas dessas informaçoes, ja tem muito tempo que li ele, entao nao sei se vou encontrar...
O que aconteceu com o Diogo, (amigo que citei) e que ele tava ouvindo o som dele ja a um bom tempo, e com spl pesado. (funk, eletronica) e nesse caso não da pra exagerar na potencia do modulo. A potencia nominal (de acordo com o que li) seria a potencia máxima recomendada pro falante em uso continuo (uso prolongado) e o outro valor mais auto e os picos máximos.
Como o uso dele foi prolongado em 600 rms, o bixin torrou...
O som dele foi bem montado (numa loja em GO boa) dava um grave bem limpo, tinha bateria extra e MC de 6F, nao acredito que tenha faltado energia nao, e a regulagem epra feita por um cross da pyramid se nao me engano. (talvez as baixar frequências tenha causado a queima ne)

Realmente, som ligado por muito tempo interfere na compressão dinâmica dos falantes pois vão aquecendo enquanto tocam, então seus parâmetros começam a mudar e vira um efeito dominó, uma coisa vai levando a outra até que ele não suporta mais trabalhar tão no limite. Por isso, se for deixar o som ligado por muito tempo, é bom estar sempre variando os estilos do repertório.

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por PacoMed Ter 19 Jun 2012 - 9:45

Outra coisa que gostaria de acrescentar, RMS em modulos e uma coisa, em falantes e outra.
No modulo significa a potencia que ele manda... ou seja.. realmente e a altura, sendo que um modulo de 100 rms vai ser sempre mais forte que um de 80 rms ligados no mesmo auto falante (de 120 mrs por exemplo), ja com os falantes nao e bem assim nao.. um falante de 300 rms vai ter a mesma altura de um falante de 400 rms se ligados ao mesmo modulo. (de 250 rms por exemplo). A diferença e que o falante de 400 rms vai ter mais durabilidade. (teoria)
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Ter 19 Jun 2012 - 9:46

Já conhecia essa reportagem, é classica, fala até de toca-fitas Very Happy .

Existem várias contestações com explicações técnicas a respeito dessa questão dos RMS suportados, inclusive depende de cada falante, pois alguns respondem melhor a esse excesso já outros perdem rendimento prematuramente e acabam tocando igual depois de certo tempo.

EDIT: Achei esse exemplo sobre o que eu disse: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=215

Já a parte do SPL (sensibilidade) é assim mesmo.

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Ter 19 Jun 2012 - 22:27

Pra Subgrave é diferente, o Sub em baixissimas frequencias, ele trabalha mais pesado.. necessitando de bastante potencia para poder conseguir reproduzir bem a Fh desejada, embora 1~15hz não se escute ! mas sempre tem os taradões como eu que gostam de ver tudo balançando .. kkkkkk !!

Esse é o Caso dos Gringos e não deixa de ser para o Pioneerzinho 309 Tbm .. embora seja um sub bem sensivel .. com os ''250''Wrms ele ja rendee mtoo bem ..
Mas desculpe, não levo fé nos subwoofer da Rex, Bravox (tirando Uxp e E2k) e Outros Brasileiros ..

Obs. Na minha humilde Opinion, nada melhor que a Pratica .. Ja torrei bastante Protech, Bravox e Rex Facil Facil em condições normais(Alimentado, Caixa Ok e etc.), ja o Kicker foi um pouco mais dificil, porem com caixa errada ... ^^

Edit. Vamos ver agora qualé desses Novos Protech .. aparentemente é gringoo modafocas .. quero ver é na Pratica ! hehe !!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Qua 20 Jun 2012 - 0:58

Os Protech não são nacionais?
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Kabessa~* Qua 20 Jun 2012 - 8:13

pelo que eu saiba são nacionais sim..

Kabessa~*
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 76
Cidade/Estado : Francisco Morato - SP
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Vermelho - New Ka mod. 2012
Código de Opcionais : Não Sei
Data de inscrição : 12/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Qua 20 Jun 2012 - 8:53

Acho que gabituh se "trapaiô", é nacional mesmo e é bastante nova, foi criada em 2007. Têm produtos muito bons.
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por PacoMed Qua 20 Jun 2012 - 10:24

Os jabs que tenho parece que são tbm, o estranho e que nunca vi eles em lugar nenhum, so na loja onde comprei, nem no ml eu encontrei.
O que gostei muito neles foi o acabamento, e são lindos tbm, esterça muito, da um grava bem redondo.

http://www.jabs.com.br/

Nao tem o modelo do meu nem no site, o meu parece esse so que com o cone diferente.

http://jabs.com.br/index.php?option=com_portfolio&id=47&view=item&Itemid=127
PacoMed
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Idade : 36
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Qua 20 Jun 2012 - 11:30

Eu acho engraçado é o nome que a galera tá dando pros novos falantes... esse mesmo que você postou, o nome é "COICE" ... só faltou completar com "DE MULA"

Têm também: ROTA, TORMENTO, e um monte de nomes estranhos que não me lembro agora.
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Qua 20 Jun 2012 - 13:52

naum naum quiz dizer que o projeto desses Sub ta bem pareçido com alguns gringos .. não que ele seja Gringo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!

Acho que compliquei ainda mais ! ahUIEHiuehaiUHEIUAhiuE !!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Qui 21 Jun 2012 - 22:55

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 550657_256698757770434_1031537912_n

Desse que estou falando galera medonha Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Qui 21 Jun 2012 - 23:06

Ctrl + C
Ctrl + V
Very Happy
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Qui 21 Jun 2012 - 23:07

Yeah ! Smile

Ansioso pra escuta-lo ! Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Sex 22 Jun 2012 - 19:35

gabituh escreveu:Yeah ! Smile

Ansioso pra escuta-lo ! Smile

E o projeto é prá quando?
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Lasek Sex 22 Jun 2012 - 21:15

eu sempre compro falantes e sub mais forte que o modulo e deixo o ganho do modulo na metade e metade no radio... dificilmente eu irei queimar um falante usando dessa forma... tem gente q da no talo!só quer ouvir o grave rachando e clipando desse jeito n guenta 06 meses...
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Sex 22 Jun 2012 - 21:16

Um amigo aqui ira montar, não eu .. hehe ..
Ele pego esse de 12'' 1600Wrms e vai aplicar um um kicker 1500 eu acho .. pena que vai faltar potencia .. embora tenha que descer obrigatoriamente .. rsrsrsrr ..

quando ele montar, eu posto uma foto ou se rolar um video tbm .. mas ele disse que ja fez a encomenda com o Rafael ..
veremos o que sai .. hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Convidado Sex 22 Jun 2012 - 21:17

Esse ai Sou eu Lasek ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Sex 22 Jun 2012 - 21:38

Lasek escreveu:eu sempre compro falantes e sub mais forte que o modulo e deixo o ganho do modulo na metade e metade no radio... dificilmente eu irei queimar um falante usando dessa forma... tem gente q da no talo!só quer ouvir o grave rachando e clipando desse jeito n guenta 06 meses...

Mas aí já é gosto pessoal... estávamos falando de rendimento e máxima potência admissível.

Eu gosto de som forte, mas têm gente que gosta de som flat... vai de cada um.

Valews. Bebemorar
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por OnTheMind Sex 22 Jun 2012 - 21:40

gabituh escreveu:Um amigo aqui ira montar, não eu .. hehe ..
Ele pego esse de 12'' 1600Wrms e vai aplicar um um kicker 1500 eu acho .. pena que vai faltar potencia .. embora tenha que descer obrigatoriamente .. rsrsrsrr ..

quando ele montar, eu posto uma foto ou se rolar um video tbm .. mas ele disse que ja fez a encomenda com o Rafael ..
veremos o que sai .. hehe

No aguardo... aposto que vai ficar muito bom.
OnTheMind
OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Idade : 45
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Lasek Seg 2 Jul 2012 - 10:47

eu gosto de som forte só que n adianta mandar potencia que o falante n guenta ele clipa excursiona dmais e n bate forte... som forte tem q ter bateria tb...uma hora vo fazer um video do meu sub pra mostrar q ele da uns estouros bacana com a metade do ganho!!!
Lasek
Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Idade : 39
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Data de inscrição : 21/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Vinícius Sampaio Zanotto Seg 9 Jul 2012 - 22:26

Alguém tem mais alguma opinião de subwoofer? Algum de marca diferente ou sei lá... estava pensando em colocar o sd250.2d + o sub da pioneer 309. Alguém tem uma sugestão diferente? Qualidade melhor ou pior? Quero gastar no máximo 500 reais com tudo (seria o que gastaria com o sub e o amp já citados).

Vinícius Sampaio Zanotto
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 70
Idade : 31
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0/Vermelhor
Código de Opcionais : vidro e trava eletrica
Data de inscrição : 07/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gostaria de uma ajuda para sub e módulo - Página 2 Empty Re: Gostaria de uma ajuda para sub e módulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos