[TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
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[TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO: LIMPEZA + ANTI-RUSTE + SILICONE – FORD KA (TODOS)
feito por Ruan Spósito e Fábio Marconi Material necessário:
1 – retire a borrachinha que cobre os parafusos, depois remova os parafusos dos 2 lados;
2 – usando a Chave L 13mm retire os parafusos do braço do limpador e remova os mesmos;
3 – remova os parafusos por dentro do capô que tb prende a grade;
4 – com a grade solta retire;
5 – agora vamos retirar a proteção plástica do painel de fogo, são 7 parafusos philips e um monte de presilha prendendo os fios nela, tem q soltar o reservatório da água do radiador tb, Chave L 8mm;
6 – com tudo solto retire a proteção, da um trabalhinho, pois é tudo feito milimetrado;
7 – use a Chave L 8mm para retirar os 4 parafusos que prende o motor e reservatório do limpador;
8 – usei sabão liquido para lavar tudo, pois tava uma carniça;
9 – aproveitei e usei silicone pra vedar bem os pontos críticos de entrada de água no carro; caixa do filtro de ar do AC e caixa do radiador do ar quente;
10 – a gora aplique o anti ruste usando o pincel, não compre pincel muito grande;
11 – agora vamos remontar tudo... 1° coloque o motor do limpador com o reservatório;
2° - coloque os as proteções plásticas;
12 – agora coloque as grades, limpadores e tudo pronto.
feito por Ruan Spósito e Fábio Marconi Material necessário:
1 – retire a borrachinha que cobre os parafusos, depois remova os parafusos dos 2 lados;
2 – usando a Chave L 13mm retire os parafusos do braço do limpador e remova os mesmos;
3 – remova os parafusos por dentro do capô que tb prende a grade;
4 – com a grade solta retire;
5 – agora vamos retirar a proteção plástica do painel de fogo, são 7 parafusos philips e um monte de presilha prendendo os fios nela, tem q soltar o reservatório da água do radiador tb, Chave L 8mm;
6 – com tudo solto retire a proteção, da um trabalhinho, pois é tudo feito milimetrado;
7 – use a Chave L 8mm para retirar os 4 parafusos que prende o motor e reservatório do limpador;
8 – usei sabão liquido para lavar tudo, pois tava uma carniça;
9 – aproveitei e usei silicone pra vedar bem os pontos críticos de entrada de água no carro; caixa do filtro de ar do AC e caixa do radiador do ar quente;
10 – a gora aplique o anti ruste usando o pincel, não compre pincel muito grande;
11 – agora vamos remontar tudo... 1° coloque o motor do limpador com o reservatório;
2° - coloque os as proteções plásticas;
12 – agora coloque as grades, limpadores e tudo pronto.
Última edição por sousaman em Seg 5 Ago 2013 - 23:34, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : atualização dos links das imagens)
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Olha eu na penultima foto alih !!!
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Valeu Pela dica!!! Mas achei bastante trabalhoso!!!
Abs
Abs
Renato F.- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Começou que horas pra terminar quase que de noite?
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Eulalio escreveu:Começou que horas pra terminar quase que de noite?
Dah pra fazer me 2 hrs.
Começamos umas 15:00h e terminamos por volta das 18:00h, mas isso pq paramos, saimos enqto esperamos secar, enrolamos um pouco etc etc, dava pra ter secado com flanela.
O proximo serah o meu, se quiser presenciar e/ou fazer tb, eh soh marcar.
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 333
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Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
fabio.mfp escreveu:Eulalio escreveu:Começou que horas pra terminar quase que de noite?
Dah pra fazer me 2 hrs.
Começamos umas 15:00h e terminamos por volta das 18:00h, mas isso pq paramos, saimos enqto esperamos secar, enrolamos um pouco etc etc, dava pra ter secado com flanela.
O proximo serah o meu, se quiser presenciar e/ou fazer tb, eh soh marcar.
Vai ser no sábado, na oficina do Ruan? Fica fora da cidade?
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
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Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Eulalio escreveu:fabio.mfp escreveu:Eulalio escreveu:Começou que horas pra terminar quase que de noite?
Dah pra fazer me 2 hrs.
Começamos umas 15:00h e terminamos por volta das 18:00h, mas isso pq paramos, saimos enqto esperamos secar, enrolamos um pouco etc etc, dava pra ter secado com flanela.
O proximo serah o meu, se quiser presenciar e/ou fazer tb, eh soh marcar.
Vai ser no sábado, na oficina do Ruan? Fica fora da cidade?
Esse sabado Ruan vai viajar, qdo for te digo.
Eh na casa de Ruan mesmo, a gente q chama de oficina, pq eh bastante espaçoso e dah pra ficar a vontade etc tal.
Podiamos no dia mesmo fazer um churrasquinho pra biliscar enqto mexe no carro ao mesmo tempo, rsrsrs! Fica em Lauro de Freitas, atras do antigo Bompreco.
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
fabio.mfp escreveu:Eulalio escreveu:fabio.mfp escreveu:Eulalio escreveu:Começou que horas pra terminar quase que de noite?
Dah pra fazer me 2 hrs.
Começamos umas 15:00h e terminamos por volta das 18:00h, mas isso pq paramos, saimos enqto esperamos secar, enrolamos um pouco etc etc, dava pra ter secado com flanela.
O proximo serah o meu, se quiser presenciar e/ou fazer tb, eh soh marcar.
Vai ser no sábado, na oficina do Ruan? Fica fora da cidade?
Esse sabado Ruan vai viajar, qdo for te digo.
Eh na casa de Ruan mesmo, a gente q chama de oficina, pq eh bastante espaçoso e dah pra ficar a vontade etc tal.
Podiamos no dia mesmo fazer um churrasquinho pra biliscar enqto mexe no carro ao mesmo tempo, rsrsrs! Fica em Lauro de Freitas, atras do antigo Bompreco.
é uma boa opção.....
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
nossa senhora
acho que vou deixar o meu enferrujar rsss....
acho que vou deixar o meu enferrujar rsss....
Cesar- Tô tirando a carteira
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Cidade/Estado : Brasilia - DF
Motorização/Cor : Prata Geada / Preto metalizado
Código de Opcionais : aro 15
Data de inscrição : 11/11/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Cesar escreveu:nossa senhora
acho que vou deixar o meu enferrujar rsss....
Q nada! Nao eh esse trabalho td nao!
fabio.mfp- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 333
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Pulse + Kit Class
Data de inscrição : 08/05/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
se rolar umas cervejas no meio do processo, dá pra virar o dia fazendo isso...hahaha
Geraldo- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 440
Idade : 44
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC 9 (KA Neo)
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Hahahahaha...
Jah fiz isso no meu ka, mas não passei esse tal de rust, nossa ficou uma meleca que só...
Pelo que sei não tem risco de ferrugem ali, mas dependendo do local onde se vive talvez a maresia detone o carro.
Eu tive que abrir várias vezes, pois depois de terminado a infiltração continua, eu tive que por mais silicone entre as mangueiras do ar quente e fazer algo pra evitar de água cair atrás da caixa do filtro de ar do ar-condicionado!
Abs!
Jah fiz isso no meu ka, mas não passei esse tal de rust, nossa ficou uma meleca que só...
Pelo que sei não tem risco de ferrugem ali, mas dependendo do local onde se vive talvez a maresia detone o carro.
Eu tive que abrir várias vezes, pois depois de terminado a infiltração continua, eu tive que por mais silicone entre as mangueiras do ar quente e fazer algo pra evitar de água cair atrás da caixa do filtro de ar do ar-condicionado!
Abs!
Psii- Piloto de Kart
- Número de Mensagens : 60
Cidade/Estado : Sorocaba - SP
Motorização/Cor : KaXR? Updating...
Código de Opcionais : Loading...wait please...
Data de inscrição : 15/03/2009
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
muito bacana as dicas....legal mesmo ....a proposito, tem algum outro ponto que possa estar entrado agua da dianteira??
O meu KA esta entrando agua tanto no lado motorista quanto no passageiro, porem o meu é basico e não tem essas tampas da DH e filtro do AC, será que meu carro esta com entrada de agua nos mesmos lugares das fotos??
Abraço
O meu KA esta entrando agua tanto no lado motorista quanto no passageiro, porem o meu é basico e não tem essas tampas da DH e filtro do AC, será que meu carro esta com entrada de agua nos mesmos lugares das fotos??
Abraço
Fabiano san- Piloto de Arcade
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Motorização/Cor : 1.0/cereja
Código de Opcionais : basicão
Data de inscrição : 05/10/2009
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Parece dar um bom trabalho, mas é bom, pois protegido da corrosão.
Supertsunami- Carteira Provisória
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Cidade/Estado : Niterói / RJ
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KPM9
Data de inscrição : 29/07/2009
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Oi pessoal!! Quero fazer no meu, mas não consigo ver as fotos =(
Nao aparecem pra mim... e agora??
Nao aparecem pra mim... e agora??
pavendaño- Piloto de Arcade
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Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : 8787999
Data de inscrição : 01/01/2012
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
hj fiz no meu vo ver se funciona ! fui
url93- Tô tirando a carteira
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Cidade/Estado : distrito federal
Motorização/Cor : 1.4
Código de Opcionais : montana cinza air bag duplo completa,ka preto basico
Data de inscrição : 01/07/2010
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Legal, farei no meu também...
Alvaro Nunes- Tô tirando a carteira
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Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Muito bem feito o Tuto, parabéns pelo trabalho, show de bola, o meu Ka começou a entrar água, estou achando que é na caixa do ventilador. Vou fazer este trabalho aí, com certeza!
Novamente, parabéns!
Novamente, parabéns!
odairrocha-jr- Piloto de Arcade
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Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AQ, LT, DT
Data de inscrição : 06/02/2013
Anti rust
Olá, amigos. Estou fazendo este procedimento no meu ka. O anti-rust que encontrei por aqui foi um produto da Brascola BRASCOVED W-238. Pode ser aplicado com pincel ou mesmo com pistola. Abraços.
joaopcarvalho- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : recife/pe
Motorização/Cor : ford ka 2010 1.0/preto
Código de Opcionais : nonono
Data de inscrição : 13/10/2014
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Caro João voce gostou do brascoved w-238? usou em que partes do carro? agradeco
kaa- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : sp/sp
Motorização/Cor : 1.0/prata
Código de Opcionais : 0
Data de inscrição : 29/01/2010
INFILTRAÇÃO FORD KA 2009/2010 LADO PASSAGEIRO
Primeiramente, eu gostaria de fazer muitos agradecimentos. Peço mil desculpas àqueles que eu não vou citar. Li muitas mensagens. Assisti a muitos vídeos no youtube.
Quero agradecer ao @ruansposito por compartilhar sua experiência com o clube. Foi fundamental para que eu entendesse o sistema e fizesse o serviço.
Agradeço ao @serious_info por ter feito o vídeo e compartilhado sua experiência.
Quero lembrar do Tiago Magalhaes que fez um vídeo sobre a peça plástica que a Ford inventou para esse problema. Ele fez um gabariuto e compartilhou na rede. Eu ainda vou fazer a minha.
Quero agradecer ao Ailton Santos que também postou um vídeo no youtube.
Quero agradecer aos vários colegas do fórum e do youtube que enviaram imagens e vídeos com essa ***** que a Ford criou.
Então vamos lá.
Infiltração Ford Ka, 2009/2010, lado passageiro
Período: Janeiro/2016.
Constatei a infiltração depois de uma forte chuva. O lado do passageiro ficou muito encharcado. Não havia como secar. Á água passou até a parte traseira. Molhou muito mesmo.
Escolhi uma empresa de capotaria para retirar o carpete. Fiquei com receio de fazer besteira na desmontagem. Não precisava. É muito simples desmontar isso. Basta ter as chaves certas e fazer o serviço. Acho que se fosse hoje eu mesmo faria. Mas o principal é que eu moro em apartamento. Não tenho onde lavar e guardar o carpete. Eu poderia pagar apenas para lavá-lo, mas não teria onde guardar. Então decidi pagar para fazer essa parte.
Vocês percebem que o local afetado foi o lado do passageiro. Não houve problemas de infiltração no lado do motorista. Os feltros foram direto para o lixo.
Aqui eu resolvi fazer um teste. Depois de desmontar, eu vedei a entrada de água do sistema de ventilação (ar condicionado) e esperei chover para ver se entrava água. Coloquei um plástico encima também. Mas ainda assim a água entrava. Ou seja, havia outros pontos em que a água entrava na cabine.
Descobri que entrava água por aquela borracha redonda que fica do lado esquerdo da tampa do sistema de ventilação do ar condicionado.
Para fazer a vedação, eu utilizei o selante para motor da Orbi Química. É um silicone que resite a altas temperaturas. Eu li que muita gente usou silicone comum ou massa para calafetar. Esse silicone que usei resiste até 235º. Há também o silicone vermelho. Tinha na loja, mas eu preferi esse porque a cor preta é a mesma cor da peça que tinha que colar. O vermelho poderia destoar da cor das peças e virar um carnaval. Pessoal, antes de aplicar o silicone eu lavei aquela parte da lataria e lavei a peça também e deixei secar. Não coloque silicone com as partes sujas. É perda de tempo e de dinheiro.
Local limpo e pronto para receber as peças com silicone.
Gente, para evitar uma lambança, eu coloquei o silicone na peça. Não coloquei na lataria, porque achei que iria borrar ou sujar muito.
Aqui tampa do compartimento já colocada e parafusada. Uma observação. Eu não tirei foto na hora, mas essa borracha à esquerda. Eu também coloquei silicone nela. Coloque na peça. No meu caso, a água também entrava por aí.
Vocês perceberam que eu optei por não mexer na parte do ar quente. Eu não queria mexer nas mangueira ali, ter de desmontar ou correr o risco de quebrar alguma coisa. Mas não teve jeito. A chuva mostrou que entrava um pouquinho de água por ali que ficava depositada bem embaixo do sistema de ventilação. As gotas formavam na junção do sistema de ventilação do ar condicionado com o sistema do ar quente, bem onde tem aqueles parafusos e presilhas.
O que eu fiz para evitar lambuzar tudo e ficar horrível, como eu cheguei a ver em fotos na internet. Resolvi colocar fita crepe. Vejam como ficou a montagem. Deu um trabalho. Tem de ter paciência pessoal!!!
Perceberam que ficou só sobrou o meiozinho para colocar a vedação.
Nesta foto vocês veem que eu já havia colocado a tampa da caixa do sistema de ventilação do ar condicionado. Eu havia pensado que a infiltração era só por ali. Mas a infiltração vinha de tudo: daquela borracha mais à esquerda (próxima à lataria), da tampa do sistema de ventilação do ar condicionado e da tampa do sistema do ar quente.
Pessoal, aqui uma observação. Eu fiquei muito na dúvida se, nesse caso, eu usaria massa para calafetar ou silicone mesmo (como no caso da tampa). Eu decidi usar o silicone por entender que ele é mais fluido e poderia penetrar mais nas frestas do que a massa. Mas eu utilizei a massa para vedar em torno das mangueiras. Só coloquei nessas duas da frente por perceber que as detrás não recebem água encima, além de a peça, nessa parte, ser em declive. Veja como ficou o resultado. Olhem que eu deixei livre os parafusos, caso precise soltá-los futuramente.
Pessoal, ao final disso tudo. Resolvi fazer o teste. Deixei na chuva e joguei água. Zero de infiltração. Depois de todo esse trabalho, eu gritei: Engenheiros da Ford vão estudar engenharia!!!!!
Acho que, se eles tivessem feito uma borda alta nesses locais na lataria e colocassem uma tampa por cima, não haveria esse problema.
Custo:
(+) retirada, lavagem, e recolocação do carpete (incluso a substituição dos feltros do lado do passageiro): R$ 100,00
(+) 2 tubos de selante para motor Orbi Química: R$ 12,00
(+) meia caixa de massa para calafetar (usei 3 filetes): R$ 3,00
(=) custo total = R$ 115,00
Complemento:
Houve uma empresa de capotaria que fazia o serviço completo. Ela retirava o carpete, fazia a lavagem dele, trocava o feltro e dizia que eliminava a infiltração. Valor do orçamento: R$ 400,00
Houve uma empresa de lanternagem e pintura que dizia fazer o serviço completo, da mesma forma que o exemplo acima. Valor do orçamento: R$ 400,00.
Empresa de manutenção de ar condicionado automotivo que dizia eliminar a infiltração. Eles fariam a desmontagem do sistema completo (ar condicionado e ar quente pela parte da frente. Eles mexeriam pelo compartimento do motor, sem precisar mexer no painel do carro pelo lado de dentro. Falaram também que precisava colocar nova carga de gás. Valor do orçamento: R$ 300,00.
Quero agradecer ao @ruansposito por compartilhar sua experiência com o clube. Foi fundamental para que eu entendesse o sistema e fizesse o serviço.
Agradeço ao @serious_info por ter feito o vídeo e compartilhado sua experiência.
Quero lembrar do Tiago Magalhaes que fez um vídeo sobre a peça plástica que a Ford inventou para esse problema. Ele fez um gabariuto e compartilhou na rede. Eu ainda vou fazer a minha.
Quero agradecer ao Ailton Santos que também postou um vídeo no youtube.
Quero agradecer aos vários colegas do fórum e do youtube que enviaram imagens e vídeos com essa ***** que a Ford criou.
Então vamos lá.
Infiltração Ford Ka, 2009/2010, lado passageiro
Período: Janeiro/2016.
Constatei a infiltração depois de uma forte chuva. O lado do passageiro ficou muito encharcado. Não havia como secar. Á água passou até a parte traseira. Molhou muito mesmo.
Escolhi uma empresa de capotaria para retirar o carpete. Fiquei com receio de fazer besteira na desmontagem. Não precisava. É muito simples desmontar isso. Basta ter as chaves certas e fazer o serviço. Acho que se fosse hoje eu mesmo faria. Mas o principal é que eu moro em apartamento. Não tenho onde lavar e guardar o carpete. Eu poderia pagar apenas para lavá-lo, mas não teria onde guardar. Então decidi pagar para fazer essa parte.
Vocês percebem que o local afetado foi o lado do passageiro. Não houve problemas de infiltração no lado do motorista. Os feltros foram direto para o lixo.
Aqui eu resolvi fazer um teste. Depois de desmontar, eu vedei a entrada de água do sistema de ventilação (ar condicionado) e esperei chover para ver se entrava água. Coloquei um plástico encima também. Mas ainda assim a água entrava. Ou seja, havia outros pontos em que a água entrava na cabine.
Descobri que entrava água por aquela borracha redonda que fica do lado esquerdo da tampa do sistema de ventilação do ar condicionado.
Para fazer a vedação, eu utilizei o selante para motor da Orbi Química. É um silicone que resite a altas temperaturas. Eu li que muita gente usou silicone comum ou massa para calafetar. Esse silicone que usei resiste até 235º. Há também o silicone vermelho. Tinha na loja, mas eu preferi esse porque a cor preta é a mesma cor da peça que tinha que colar. O vermelho poderia destoar da cor das peças e virar um carnaval. Pessoal, antes de aplicar o silicone eu lavei aquela parte da lataria e lavei a peça também e deixei secar. Não coloque silicone com as partes sujas. É perda de tempo e de dinheiro.
Local limpo e pronto para receber as peças com silicone.
Gente, para evitar uma lambança, eu coloquei o silicone na peça. Não coloquei na lataria, porque achei que iria borrar ou sujar muito.
Aqui tampa do compartimento já colocada e parafusada. Uma observação. Eu não tirei foto na hora, mas essa borracha à esquerda. Eu também coloquei silicone nela. Coloque na peça. No meu caso, a água também entrava por aí.
Vocês perceberam que eu optei por não mexer na parte do ar quente. Eu não queria mexer nas mangueira ali, ter de desmontar ou correr o risco de quebrar alguma coisa. Mas não teve jeito. A chuva mostrou que entrava um pouquinho de água por ali que ficava depositada bem embaixo do sistema de ventilação. As gotas formavam na junção do sistema de ventilação do ar condicionado com o sistema do ar quente, bem onde tem aqueles parafusos e presilhas.
O que eu fiz para evitar lambuzar tudo e ficar horrível, como eu cheguei a ver em fotos na internet. Resolvi colocar fita crepe. Vejam como ficou a montagem. Deu um trabalho. Tem de ter paciência pessoal!!!
Perceberam que ficou só sobrou o meiozinho para colocar a vedação.
Nesta foto vocês veem que eu já havia colocado a tampa da caixa do sistema de ventilação do ar condicionado. Eu havia pensado que a infiltração era só por ali. Mas a infiltração vinha de tudo: daquela borracha mais à esquerda (próxima à lataria), da tampa do sistema de ventilação do ar condicionado e da tampa do sistema do ar quente.
Pessoal, aqui uma observação. Eu fiquei muito na dúvida se, nesse caso, eu usaria massa para calafetar ou silicone mesmo (como no caso da tampa). Eu decidi usar o silicone por entender que ele é mais fluido e poderia penetrar mais nas frestas do que a massa. Mas eu utilizei a massa para vedar em torno das mangueiras. Só coloquei nessas duas da frente por perceber que as detrás não recebem água encima, além de a peça, nessa parte, ser em declive. Veja como ficou o resultado. Olhem que eu deixei livre os parafusos, caso precise soltá-los futuramente.
Pessoal, ao final disso tudo. Resolvi fazer o teste. Deixei na chuva e joguei água. Zero de infiltração. Depois de todo esse trabalho, eu gritei: Engenheiros da Ford vão estudar engenharia!!!!!
Acho que, se eles tivessem feito uma borda alta nesses locais na lataria e colocassem uma tampa por cima, não haveria esse problema.
Custo:
(+) retirada, lavagem, e recolocação do carpete (incluso a substituição dos feltros do lado do passageiro): R$ 100,00
(+) 2 tubos de selante para motor Orbi Química: R$ 12,00
(+) meia caixa de massa para calafetar (usei 3 filetes): R$ 3,00
(=) custo total = R$ 115,00
Complemento:
Houve uma empresa de capotaria que fazia o serviço completo. Ela retirava o carpete, fazia a lavagem dele, trocava o feltro e dizia que eliminava a infiltração. Valor do orçamento: R$ 400,00
Houve uma empresa de lanternagem e pintura que dizia fazer o serviço completo, da mesma forma que o exemplo acima. Valor do orçamento: R$ 400,00.
Empresa de manutenção de ar condicionado automotivo que dizia eliminar a infiltração. Eles fariam a desmontagem do sistema completo (ar condicionado e ar quente pela parte da frente. Eles mexeriam pelo compartimento do motor, sem precisar mexer no painel do carro pelo lado de dentro. Falaram também que precisava colocar nova carga de gás. Valor do orçamento: R$ 300,00.
usernew- Piloto de Arcade
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Data de inscrição : 20/01/2016
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Bom serviço usernew.
Valeu pela citação
Abs
Valeu pela citação
Abs
Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Pessoal,
Complementando o post anterior (resolução da infiltração de água no lado do passageiro), seguem fotos da instalação da película protetora da caixa do filtro de pólen (caixa de ventilação) que eu mesmo fiz, a partir das dicas dos colegas publicadas no fórum e em vídeos do youtube. Usei a medida padrão sugerida pelos colegas.
O intuito é compartilhar com vocês como foi fácil fazer essa película.
Eu comprei uma manta plástica de 3.2mm em uma loja de ferragens. Foi bem fácil encontrar. Custou R$ 15,00. É daquelas que servem até para tapete. O tamanho que eu comprei foi 45 cm de comprimento por 1,00 metro de largura. Praticamente não cortei muita coisa. Fui ajeitando e cortando as sobras durante a instalação. Fiz furos na manta para ser parafusada junto com a churrasqueira.
Na concessionária, a tal película custava R$ 63,00 (sem o custo de instalação). Taí Ford amadora. Mais uma banana pra vocês.
Complementando o post anterior (resolução da infiltração de água no lado do passageiro), seguem fotos da instalação da película protetora da caixa do filtro de pólen (caixa de ventilação) que eu mesmo fiz, a partir das dicas dos colegas publicadas no fórum e em vídeos do youtube. Usei a medida padrão sugerida pelos colegas.
O intuito é compartilhar com vocês como foi fácil fazer essa película.
Eu comprei uma manta plástica de 3.2mm em uma loja de ferragens. Foi bem fácil encontrar. Custou R$ 15,00. É daquelas que servem até para tapete. O tamanho que eu comprei foi 45 cm de comprimento por 1,00 metro de largura. Praticamente não cortei muita coisa. Fui ajeitando e cortando as sobras durante a instalação. Fiz furos na manta para ser parafusada junto com a churrasqueira.
Na concessionária, a tal película custava R$ 63,00 (sem o custo de instalação). Taí Ford amadora. Mais uma banana pra vocês.
usernew- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
O meu comprei esses dias e estava entrando aguá, verifiquei e o mesmo ja possuia a pelicula. Descobri hoje que a agua estava entrando por essa borracha. Conforme as fotos.
Aonde a aguá estava entrando (no canto direito)
Como podem ver já está instalada a pelicula, porém entrando aguá
Seguindo a água pelo lado de dentro, vi que ela vinha de cima, cheguei com a mão numa borracha ( foi sofrido enfiar o braço por trás da forração e por trás do painel). Percebi que essa borracha tinha acesso pelo motor. Removi ela e consegui ver a parte de dentro do carro. Pela minha surpresa havia indícios de ferrugem na vedação.
Essa parte em vermelho é aonde tinha a ferrugem, essa parte estava comida e era por ai que entrava aguá.
Fiz a limpeza do local, dei uma lixada sobre a ferrugem na lataria. Lavei a borracha, tirei a ferrugem dela. Nao tinha nenhum furo nem nada na borracha.
Aqui já colocando silicone na borracha
Aqui já o trabalho finalizado!
Bom amigos, vou verificar amanha no outro lado e ver o estado que está.
Espero que ajudem os amigos do forum. Valeu!
Aonde a aguá estava entrando (no canto direito)
Como podem ver já está instalada a pelicula, porém entrando aguá
Seguindo a água pelo lado de dentro, vi que ela vinha de cima, cheguei com a mão numa borracha ( foi sofrido enfiar o braço por trás da forração e por trás do painel). Percebi que essa borracha tinha acesso pelo motor. Removi ela e consegui ver a parte de dentro do carro. Pela minha surpresa havia indícios de ferrugem na vedação.
Essa parte em vermelho é aonde tinha a ferrugem, essa parte estava comida e era por ai que entrava aguá.
Fiz a limpeza do local, dei uma lixada sobre a ferrugem na lataria. Lavei a borracha, tirei a ferrugem dela. Nao tinha nenhum furo nem nada na borracha.
Aqui já colocando silicone na borracha
Aqui já o trabalho finalizado!
Bom amigos, vou verificar amanha no outro lado e ver o estado que está.
Espero que ajudem os amigos do forum. Valeu!
ronchi- Piloto de Arcade
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
Ronchi
Muito bom o seu tutorial,
Foi justamente o que aconteceu comigo e o que relatei anteontem nesse tópico: http://www.clubedonovoka.com/t10929-duvida-agua-no-pe-do-passageiro-no-ka-g2-2012-fotos-e-agora
Abraços!
Muito bom o seu tutorial,
Foi justamente o que aconteceu comigo e o que relatei anteontem nesse tópico: http://www.clubedonovoka.com/t10929-duvida-agua-no-pe-do-passageiro-no-ka-g2-2012-fotos-e-agora
Abraços!
vitordiasm- Tô tirando a carteira
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Re: [TUTORIAL] - TRATAMENTO CONTRA OXIDAÇÃO E INFILTRAÇÃO - FORD KA (TODOS)
vitordiasm escreveu:Ronchi
Muito bom o seu tutorial,
Foi justamente o que aconteceu comigo e o que relatei anteontem nesse tópico: http://www.clubedonovoka.com/t10929-duvida-agua-no-pe-do-passageiro-no-ka-g2-2012-fotos-e-agora
Abraços!
É isso mesmo amigo, show de bola!
ronchi- Piloto de Arcade
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