Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Líquido de arrefecimento

+2
alex63
William_WRC
6 participantes

Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Líquido de arrefecimento

Mensagem por William_WRC Ter 9 Out 2012 - 13:21

Eae galera,

Agora que voltou as federais, to pegando um pouco mais de estrada, e nesses dias andei notando que sempre que chego em casa, o carro chega com a ventoinha lugada já no estágio 2...

O que acho estranho, pois é estrada, e acredito eu, que não deveria ter problemas de aquecimento, visto que tem bastante fluxo de ar, mas não é o que está acontecendo...

Então ontem cheguei, e abri o capô pra ver se tava tudo normal, e para minha surpresa, saiu um baita bafo(normal), mas quando olhei o reservatório do liquido de arrefecimento, estava abaixo do minimo, então li no manual que o certo seria por 60% de água e 40% do próprio liquido de arrefecimento, então como deveria ter bem menos de 40%, não enchi totalmente com água...

Minha pergunta é: O que eu devo fazer??? Deixar assim, e observar se vai baixar rapidamente, ou levar imediatamente na CSS, já que o carro ainda está dentro da garantia, e fiz a primeira revisão dentro da CSS há 3 meses atras...


Obrigado pela atenção desde já!
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por alex63 Ter 9 Out 2012 - 14:12

Willian,

Primeiramente, a ventoinha ficar armada na 2 velocidade é normal, já que a temperatura ambiente esta maior nesta época do ano, s eo ar estiver ligado mentão mais normal ainda por causa do calor....

Porém, não é normal, ter baixado o nível de água do reservatório, isto deve ser pesquisado. De imediato, abasteça com água limpa, pois a quantidade perdida foi peguena.
Observe , se vai continuar baixando se continuar, procure a concessionária ou um mecânico de confiança. O seu carro ainda deve estar na garantia certo ?

Vá até a Ford, eles podem checar para você. Outra coisa, é que a tampa poderia estar mau apertada, você alguma vez checou ela ???O meu eu sempre checo e uma vez elas " rosqueou um pouco"... ou seja ela cedeu..... e haveria perda se eu não tivesse apertado.

Mais , fique de olho.

Abcs

William_WRC escreveu:Eae galera,

Agora que voltou as federais, to pegando um pouco mais de estrada, e nesses dias andei notando que sempre que chego em casa, o carro chega com a ventoinha lugada já no estágio 2...

O que acho estranho, pois é estrada, e acredito eu, que não deveria ter problemas de aquecimento, visto que tem bastante fluxo de ar, mas não é o que está acontecendo...

Então ontem cheguei, e abri o capô pra ver se tava tudo normal, e para minha surpresa, saiu um baita bafo(normal), mas quando olhei o reservatório do liquido de arrefecimento, estava abaixo do minimo, então li no manual que o certo seria por 60% de água e 40% do próprio liquido de arrefecimento, então como deveria ter bem menos de 40%, não enchi totalmente com água...

Minha pergunta é: O que eu devo fazer??? Deixar assim, e observar se vai baixar rapidamente, ou levar imediatamente na CSS, já que o carro ainda está dentro da garantia, e fiz a primeira revisão dentro da CSS há 3 meses atras...


Obrigado pela atenção desde já!
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por William_WRC Ter 9 Out 2012 - 16:05

alex63 escreveu:Willian,

Primeiramente, a ventoinha ficar armada na 2 velocidade é normal, já que a temperatura ambiente esta maior nesta época do ano, s eo ar estiver ligado mentão mais normal ainda por causa do calor....

Porém, não é normal, ter baixado o nível de água do reservatório, isto deve ser pesquisado. De imediato, abasteça com água limpa, pois a quantidade perdida foi peguena.
Observe , se vai continuar baixando se continuar, procure a concessionária ou um mecânico de confiança. O seu carro ainda deve estar na garantia certo ?

Vá até a Ford, eles podem checar para você. Outra coisa, é que a tampa poderia estar mau apertada, você alguma vez checou ela ???O meu eu sempre checo e uma vez elas " rosqueou um pouco"... ou seja ela cedeu..... e haveria perda se eu não tivesse apertado.

Mais , fique de olho.

Abcs

William_WRC escreveu:Eae galera,

Agora que voltou as federais, to pegando um pouco mais de estrada, e nesses dias andei notando que sempre que chego em casa, o carro chega com a ventoinha lugada já no estágio 2...

O que acho estranho, pois é estrada, e acredito eu, que não deveria ter problemas de aquecimento, visto que tem bastante fluxo de ar, mas não é o que está acontecendo...

Então ontem cheguei, e abri o capô pra ver se tava tudo normal, e para minha surpresa, saiu um baita bafo(normal), mas quando olhei o reservatório do liquido de arrefecimento, estava abaixo do minimo, então li no manual que o certo seria por 60% de água e 40% do próprio liquido de arrefecimento, então como deveria ter bem menos de 40%, não enchi totalmente com água...

Minha pergunta é: O que eu devo fazer??? Deixar assim, e observar se vai baixar rapidamente, ou levar imediatamente na CSS, já que o carro ainda está dentro da garantia, e fiz a primeira revisão dentro da CSS há 3 meses atras...


Obrigado pela atenção desde já!

Valeu alex!!

Não é que eu cheque sempre, mas sempre quando abasteço o tanque de partida a frio eu checo, e dessa vez, que olhamos o reservatório do liquido de arrefecimento, ela tava bem fechada, então acho que não seja por ter vazado por ela....

E completo até o máximo com água limpa e continuo andando assim e observando??

Ou de qualquer forma, tenho que ir na CSS??

OBS: Ainda está na garantia!
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por alex63 Ter 9 Out 2012 - 18:07

Willian,

complete , e observe diariamente. Se baixar novamente concessionária para checar o que esta acontecendo. Algum outro comportamento que você considere anormal ?

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por William_WRC Ter 9 Out 2012 - 18:42

alex63 escreveu:Willian,

complete , e observe diariamente. Se baixar novamente concessionária para checar o que esta acontecendo. Algum outro comportamento que você considere anormal ?

Abcs

Não, somente isso mesmo, pq desde que comprei, notei que ele tem pouca entrada de ar, e com isso esquenta bastante, mas não como tava acontecendo ultimamente, que ficava mais tempo que o que eu estava acostumado, a ventoinha ligada...

Mas valeu mesmo pela força ALEX!
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por alex63 Ter 9 Out 2012 - 20:01

Willian,

Não sei como anda ai em Rio Grande, mais aqui no RJ, esta quente demais durante o dia. Como eu tenho um computador de bordo no KA, eu monitoro a temperatura direto. Se você esta usando etanol, ae mesmo que ele esquenta um pouco mais, mais é normal. No etanol a ventoinha arma em torno de 106c e desarma com 101c com uma tolerancia de +/- 5%. Na gasolina ela arma aos 99c e desliga aos 96c tambem com +/- 5% de tolerancia! Como acredito que voce esteja andando com o Ar condicionado ligado , a ventoinha tende a ficar na segunda velocidade, quando voce para.

Agora, abaixar agua não é normal, e isso precisa ser monitorado muito de perto! Complete com ele frio, saia para a sua faculdade e ao chegar lá já observe! Porém jamais abra a tampa como carro quente, o risco de se queimar é certo !!!!!
Chegando em casa olhe novamente, e se continuar baixando, você deve ter um vazamento em algum lugar.

Como o seu carro é mais novo que o meu, ele ainda esta na garantia, você fez a revisão de 6 meses ????

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por William_WRC Qua 10 Out 2012 - 17:38

alex63 escreveu:Willian,

Não sei como anda ai em Rio Grande, mais aqui no RJ, esta quente demais durante o dia. Como eu tenho um computador de bordo no KA, eu monitoro a temperatura direto. Se você esta usando etanol, ae mesmo que ele esquenta um pouco mais, mais é normal. No etanol a ventoinha arma em torno de 106c e desarma com 101c com uma tolerancia de +/- 5%. Na gasolina ela arma aos 99c e desliga aos 96c tambem com +/- 5% de tolerancia! Como acredito que voce esteja andando com o Ar condicionado ligado , a ventoinha tende a ficar na segunda velocidade, quando voce para.

Agora, abaixar agua não é normal, e isso precisa ser monitorado muito de perto! Complete com ele frio, saia para a sua faculdade e ao chegar lá já observe! Porém jamais abra a tampa como carro quente, o risco de se queimar é certo !!!!!
Chegando em casa olhe novamente, e se continuar baixando, você deve ter um vazamento em algum lugar.

Como o seu carro é mais novo que o meu, ele ainda esta na garantia, você fez a revisão de 6 meses ????

Abcs

Eu ando só na gasolina aditivada, a diferença, é que sempre completo o tanque, abasteço 5 litros de etanol pra não grila...
Quanto ao ar condicionado, não uso quase nunca, pois aqui na cidade, não é tão necessário quanto ae no RJ...

Sim, eu peguei o meu carro, no inicio de janeiro, e fiz sim a revisão dos 6 meses, na CSS FORD da minha cidade...

PQ?
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por alex63 Qua 10 Out 2012 - 18:34

Cara,

Então completa observa e vá na ccs, caso baixe.. Aproveite a garantia.

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por William_WRC Qua 10 Out 2012 - 19:23

alex63 escreveu:Cara,

Então completa observa e vá na ccs, caso baixe.. Aproveite a garantia.

Abcs

Pode deixar alex!

Valeu novamente pela força!
William_WRC
William_WRC
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 300
Idade : 31
Cidade/Estado : Rio Grande/RS
Motorização/Cor : 1.6/Branco Sport
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Kamustang Bari Qui 18 Out 2012 - 19:33

Cara, o motor zetec sempre trabalha com temperatura alta, isso é normal dos zetec's.

Tanto 2.0 16v, 1.8 16v, 1.0 e 1.6. Todos são assim.

Agora, sobre baixar água, um pouco é normal. Vai observando. Pode completar com água, sem problemas. Na sexta revisão, ele trocam o sistema de arrefecimento, monoetilenoglicol e água.
Kamustang Bari
Kamustang Bari
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 76
Idade : 47
Cidade/Estado : Rio Grande
Motorização/Cor : Zetec Rocam 1.6 Flex/Vermelho Bari
Código de Opcionais : KSC2
Data de inscrição : 04/02/2012

http://www.zetecclub.com

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Dragoniten Sex 19 Out 2012 - 0:43

No começo eu achei estranho a ventoinha ligar com tanta frequência também, e tinha lido tanta coisa sobre o problema da válvula termostática do Ka que fiquei com medo da minha estar zuada, mas nesses últimos 3 dias percebi que o marcador de temperatura do Ka fica no motor, ou seja, ele mede a temperatura DO MOTOR, não do líquido de arrefecimento.

Tenho um computador de bordo ao estilo do alex63, e também acompanho a temperatura com constância, aí percebi algo interessante esses dias.

Tem uma descida aqui perto de casa, que é absurda, você desce em segunda marcha e a velocidade vai até 75km/h se você não freiar até o fim dela. Fazendo freio motor em segunda marcha, como o ar só está entrando e saindo do motor, ele entra à temperatura ambiente, e sai aquecido, pois rouba calor do motor. Pois então, observando o computador de bordo, percebi que a temperatura cai dos 102~105ºC para 96~97ºC até o momento que eu chego no fim da descida, confirmando que o nosso "termômetro" mede a temperatura do motor mesmo, e não da água.

Com etanol o motor realmente aquece com mais facilidade, mas quando ao vazamento, veja na css, aproveita a garantia como falaram. Abs.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por alex63 Sex 19 Out 2012 - 8:25

Dragoniten, 102~105ºc usando etanol certo ? Porque com Gasolina ele deveria ficar entre 94~96/97ºc e quando parado na gasolina a ventoinha arma aos 99/100ºc e desarma aos 95/96ºc.... no álcool tudo é mais alto.....

Abcs
alex63
alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 60
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Dragoniten Sex 19 Out 2012 - 15:14

alex63 escreveu:Dragoniten, 102~105ºc usando etanol certo ? Porque com Gasolina ele deveria ficar entre 94~96/97ºc e quando parado na gasolina a ventoinha arma aos 99/100ºc e desarma aos 95/96ºc.... no álcool tudo é mais alto.....

Abcs
No momento Etanol, a temperatura vai até seus 110ºC, porém não tenho reparado em quais momento a ventoinha liga. Me lembro que na época que estava com a gasolina, ela desarmava já nos 99ºC e armava acho que pelos 105ºC.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Pedro Josino Sex 19 Out 2012 - 16:07

Apenas para lembrar que eles não usam água da torneira.

É água destilada, desmineralizada ou desionizada, acho que são esses nomes.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Eulalio Sex 19 Out 2012 - 22:39

A válvula termostática pode não estar abrindo, pode ter algum vazamento na mangueira ou bomba d'água.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Pedro Josino Sáb 20 Out 2012 - 0:19

Se a válvula termostática estiver travada fechada o risco de danos sérios ao motor é alto.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Líquido de arrefecimento Empty Re: Líquido de arrefecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos