RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
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RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Comprei o novo Ka em Julho/08... e sempre que eu notava meu reservatório sempre estava com pouco líquido, mas acima do Mínimo, completava sempre com agua ou L.A. Fiz as revisões nas concessionárias, porém quando o carro completou 1 ano e meio, meu reservatório trincou e comecei a ver o carro aquecer... troquei o reservatório no meu mecânico e o problema sumiu, continuei tomando o cuidado porém 4 meses depois mais um reservatório trincado.
Troquei novamente, porém agora depois de um mês meu carro voltou a aquecer demais... não notei nenhum trincado, mas a luz de advertência acendeu por algumas vezes.
Liguei para a concessionária que eu comprei e informei o que estava acontecendo e o que eles me sugeriam fazer.
Fui informado que a concessionária não pode fazer nada e se eu achar que é um problema com o carro terei que contactar a FORD e abrir uma reclamação.
Pelo que li, muitas pessoas tiveram problemas com o nível do reservatório, mas alguém sabe se há algum problema com o carro???
Poderiamos abrir uma reclamação conjunta, talvez tenhamos voz mais ativa. Sempre tive caso e esta situação eu nunca havia passado ou visto.
Troquei novamente, porém agora depois de um mês meu carro voltou a aquecer demais... não notei nenhum trincado, mas a luz de advertência acendeu por algumas vezes.
Liguei para a concessionária que eu comprei e informei o que estava acontecendo e o que eles me sugeriam fazer.
Fui informado que a concessionária não pode fazer nada e se eu achar que é um problema com o carro terei que contactar a FORD e abrir uma reclamação.
Pelo que li, muitas pessoas tiveram problemas com o nível do reservatório, mas alguém sabe se há algum problema com o carro???
Poderiamos abrir uma reclamação conjunta, talvez tenhamos voz mais ativa. Sempre tive caso e esta situação eu nunca havia passado ou visto.
FDBA- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
É problema da válcula termostática tem vários tópicos aqui sobre isso.
É só trocar a válvula que resolve. Ela deve estar travada.
É só trocar a válvula que resolve. Ela deve estar travada.
Cauê- Motorista Veterano
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
FDBA escreveu:Comprei o novo Ka em Julho/08... e sempre que eu notava meu reservatório sempre estava com pouco líquido, mas acima do Mínimo, completava sempre com agua ou L.A. Fiz as revisões nas concessionárias, porém quando o carro completou 1 ano e meio, meu reservatório trincou e comecei a ver o carro aquecer... troquei o reservatório no meu mecânico e o problema sumiu, continuei tomando o cuidado porém 4 meses depois mais um reservatório trincado.
Troquei novamente, porém agora depois de um mês meu carro voltou a aquecer demais... não notei nenhum trincado, mas a luz de advertência acendeu por algumas vezes.
Liguei para a concessionária que eu comprei e informei o que estava acontecendo e o que eles me sugeriam fazer.
Fui informado que a concessionária não pode fazer nada e se eu achar que é um problema com o carro terei que contactar a FORD e abrir uma reclamação.
Pelo que li, muitas pessoas tiveram problemas com o nível do reservatório, mas alguém sabe se há algum problema com o carro???
Poderiamos abrir uma reclamação conjunta, talvez tenhamos voz mais ativa. Sempre tive caso e esta situação eu nunca havia passado ou visto.
Laia o tópico sobre a valvula termostática.......
Tive o mesmo problema.....a ford cobriu..........!!1
Abraços.
drosssor51- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Cauê escreveu:É problema da válcula termostática tem vários tópicos aqui sobre isso.
É só trocar a válvula que resolve. Ela deve estar travada.
Cauê, é ai q o pessoal se engana.
Nem sempre o problema é a válvula com defeito. Na maioria das vezes ela passa a apresentar probelmas depois do sistema estar comprometido pela oxidação.
Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Recebi o retorno da FORD, eles me disseram que o problema foi com a válvula termostática, como a garantia já havia acabado, eles ofereceram pagar as peças (aprox. R$ 480,00) e eu fiquei com a mão de obra(R$140,00).
Como preciso do carro, paguei.
Como preciso do carro, paguei.
FDBA- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Pois é, estive em um concessionário pela manhã e a impressão que tive é a de que a solução é acionar a ford juridicamente após a ocorrencia de sinistro, alegando vicios ocultos no produto.
Não basta os relatos nossos nesse forum, não bastam os problemas apontados pela revista quatro rodas.
O consultor me dissse que é tudo normal, que faz parte do projeto e um sem número do desculpas...
Não basta os relatos nossos nesse forum, não bastam os problemas apontados pela revista quatro rodas.
O consultor me dissse que é tudo normal, que faz parte do projeto e um sem número do desculpas...
cr.soares- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Pessoal, comprei meu Ka em Agosto de 2008, e já necessitei trocar o reservatório uma vez, secava direto e ainda sentia o mal cheiro do fluido dentro do carro.
Depois por volta de 35000km a tampa do reservatório começou a vazar, e necessitei trocar R$8,00 na Sandrecar de SBC.
Agora com 45000km, parece que novamente o problema voltou, e o reservatório começou a secar novamente.
O interessante é que toda vez que eu fui a concessionária com este problema, o consultor checou se a válvula estava travada e não estava.
Acho que o problema é a péssima qualidade da peça, pois já vou para o terceiro reservatório do carro.
Depois por volta de 35000km a tampa do reservatório começou a vazar, e necessitei trocar R$8,00 na Sandrecar de SBC.
Agora com 45000km, parece que novamente o problema voltou, e o reservatório começou a secar novamente.
O interessante é que toda vez que eu fui a concessionária com este problema, o consultor checou se a válvula estava travada e não estava.
Acho que o problema é a péssima qualidade da peça, pois já vou para o terceiro reservatório do carro.
Von Gustav- Piloto de Controle Remoto
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Comprovado hoje, a peça é uma porcaria, trincou novamente o reservatório, até o consultor informou que só com o Ka acontece este problema, bom pelo menos só custa R$40,00, melhor que necessitar fazer o motor...
Von Gustav- Piloto de Controle Remoto
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
O reservatorio da FORD e uma porcaria ja troquei nos dois carros ele trinca com um ano e pouco sem falar na ferrugem que cria no sistema o novo ka e um carro otimo mas tem seus defeitos apenas por pouca qualidade de algumas peças tipo caixa de direçao e reservatorio de agua e modulo de videro eletrico....
marcelo matos- Piloto de Controle Remoto
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
realmente é um lixo! o meu já tive que trocar 2 vezes! mas agora comprei uma boa! vai saber quanto tempo dura hehehhe
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Menos de 9 meses depois do concerto.... meu carro apresenta os mesmos problemas novamente ... carro está esquentando e a ventuinha não aciona.
Estou tentando contato com a FORD, mas honestamente... o carro tem menos de 3 anos e estou com esse problema pela QUINTA VEZ.... isso é inaceitável.....
Estou tentando contato com a FORD, mas honestamente... o carro tem menos de 3 anos e estou com esse problema pela QUINTA VEZ.... isso é inaceitável.....
FDBA- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
eu no teu lugar passava pra frente ehehehhehe
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
ola amigo compra o reservatorio paralelo ele vem ate com reforço aonde costuma trincar, e olhe sua valvula termostatica com certeza ela nao esta funcionando
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
mas qual a marca?! no meu caso comprei um TRW que achei o melhor até agora e não vi reforço nenhum
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
o reservatorio e da marca GONEL ele vem com reforço dentro, www.gonel.com.br
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
alias amigo antes de vc trocar a valvula termostatica, verifique a valvula que aciona a ventoinha tb as vezes ela estraga , e eu coloquei a valvula termostatica mecanica
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
bom saber, vou dar uma procurada nesta!
sobre o lance da valvula vc colocou a valvula dos Kas antigos, mecanica!? se não me engano dos motores endura, certo!?
sobre o lance da valvula vc colocou a valvula dos Kas antigos, mecanica!? se não me engano dos motores endura, certo!?
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
não eu abri ate um post sobre isso, hj minha valvula bichou , ai eu comprei a valvula do zetec rocam a gasolina normal ela nao e eletrica foi 50 reais a valvula e 7 reais a carcaça da valvula que muda do noss inutilizei a tomada, ai esta de boa funcionanado, a valvula eletrica custa quase 300 reais, pela logica a nossa valvula so vai fazer abrir um pouco masi cedo pois pelo que constatei a nossa carcaça tem um aquecedor que fica dentro da valvula termostatica ela aquece e faz abrir mais rapido so isso, nao e bicho de 7 cabeças naoa valvula termostatica tem duração eim media de 30 mil km ou 1 ano a minha ja estava na hora de trocar meu carro tem 30 mil e 2 anos e meio, quem quiser pode colocar de boa nao a problemas vai economizar muito
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
entendi, mas achei estranho sobre a valvula durar um ano ou 30.000 tive um palio por 2 anos e tinha mais de 78.000 rodados, nunca tive problema algum! e meu ka ta com 2 anos e 2 meses, com 48.000 e tbm de boa!
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
vogel a duração q o fabricante fala é essa mas toda regra a excessão isso varia muito tb a casos e casos se vc for levar tudo ao pe da letra idependente de vc ter o palio com 78mil km por ser um motor q trabalhar um pouco masi firo que o zetec, so teste para saber se realmente ela estava funcionando corretamente nem sempre ela estava abrindo toda e muito relativo
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
bom, até onde sei tanto do meu carro quanto do palio que eu tive os 2 tinham a valvula funcionando normalmente, no palio ainda conseguia ver a temp. e sempre abria na hora certa, do ka ainda não sei pq ainda não terminei o relogio da temp. mas até agora ela abre de boa!
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Eu tenho um ka 1.6 com um ano e meio e apenas 5500Km, já mandei trocar o líquido 2 vezes, uma porque estava barrento e a outra para mandar lavar o vaso de expansão que estava impregnado de ferrugem a tal ponto que não conseguia ver o líquido!
A minha teoria e o o ka tem tendência de super-aquecer quando você pega uma estrada ou rotações altas por muito tempo. Isto faz degradar as qualidades anti-corrosivas do líquido, ou seja, ela passa atuar que nem água normal destilada, o sistema fica enferrujado, entope as mangueiras e trava a válvura termostática com o tempo, o sistema sobre-aquece e a pressão faz trincar o vaso de expansão.
O meu vaso esta amarelo-laranja (sem trincas), vou mandar trocar, limpar o sistema, pedir um bom anticorrosivo concentrado e usar marchas maiores
evitando rotações mais altas etentando economizar combustível!!!
A minha teoria e o o ka tem tendência de super-aquecer quando você pega uma estrada ou rotações altas por muito tempo. Isto faz degradar as qualidades anti-corrosivas do líquido, ou seja, ela passa atuar que nem água normal destilada, o sistema fica enferrujado, entope as mangueiras e trava a válvura termostática com o tempo, o sistema sobre-aquece e a pressão faz trincar o vaso de expansão.
O meu vaso esta amarelo-laranja (sem trincas), vou mandar trocar, limpar o sistema, pedir um bom anticorrosivo concentrado e usar marchas maiores
evitando rotações mais altas etentando economizar combustível!!!
nmcojho- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
waguinho ka preto escreveu:não eu abri ate um post sobre isso, hj minha valvula bichou , ai eu comprei a valvula do zetec rocam a gasolina normal ela nao e eletrica foi 50 reais a valvula e 7 reais a carcaça da valvula que muda do noss inutilizei a tomada, ai esta de boa funcionanado, a valvula eletrica custa quase 300 reais, pela logica a nossa valvula so vai fazer abrir um pouco masi cedo pois pelo que constatei a nossa carcaça tem um aquecedor que fica dentro da valvula termostatica ela aquece e faz abrir mais rapido so isso, nao e bicho de 7 cabeças naoa valvula termostatica tem duração eim media de 30 mil km ou 1 ano a minha ja estava na hora de trocar meu carro tem 30 mil e 2 anos e meio, quem quiser pode colocar de boa nao a problemas vai economizar muito
Gostei muito de sua idéia da válvula mecânica, continue postando se o funcionamento está compatível a longo prazo.
Se o meu estragar, talvez faça o mesmo.
O meu tem ar quente, essa modificação não interfere no sistema de ar quente?
nmcojho- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
desculpa nmcojho mas o que vc disse não tem quase sentido nenhum!
o lance de super-aquecer em estrada e tal não tem fundamento! meu carro por exemplo tem mais de 2 anos e 48.000 km rodados e nenhum problema até agora, tenho a agua com um pouco de ferrugem e já tive que trocar o reservatório 2 vezes! mas este ferrugem não chega a entupir mangueira e dar pressão e etc. isso esquece! a valvula trava, pelo simples fato de que o ferrugem ataca tbm a valvula e acaba comprometendo mecanicamente seu funcionamento! sobre o reservatório todo reservatório de agua de qualquer carro trabalha sobre muita pressão! o que acontece no ka é que a arquitetura (desenho do reservatório) fica mais favoravel a ocorrer trincar e etc!
sou desenhista industrial e fiz um leve estudo em cima da tampa e foi a conclusão que eu cheguei! material muito fino (para o que é destinado) de muita rigidez (muito duro e tem maior facilidade de trinca) e a curva que ele tem joga praticamente todo ponto de pressão na parte de baixo (onde já recebe o tempo todo o maior calor (pois esta sempre em contato com a agua) e o desenho do reservatório ajuda a levar todo ponto de tensão até ali!
outra coisa, realmente não gosto muito do fluido que vem em nosso carro! prefiro usar de outras marcar, sinteticos e etc.
mas o liquido não perde suas propriedades, o que pode acontece são os seguintes casos! usando agua normal (que não é o recomendado, deve-se usar agua desmineralizada ou destilada (destilada ainda como segunda opção)) pois este tipo de agua possui menor quantidade ou nenhuma quantidade de Cloro (que ataca o metal e ajuda a enferrujar) e outros minerais que atuando com metal do bloco causam o ferrugem! então não entendi o que vc escreveu falando que perde a propriedade do liquido e transforma a agua em agua normal destilada!?
enfim, fica só a dica!
o lance de super-aquecer em estrada e tal não tem fundamento! meu carro por exemplo tem mais de 2 anos e 48.000 km rodados e nenhum problema até agora, tenho a agua com um pouco de ferrugem e já tive que trocar o reservatório 2 vezes! mas este ferrugem não chega a entupir mangueira e dar pressão e etc. isso esquece! a valvula trava, pelo simples fato de que o ferrugem ataca tbm a valvula e acaba comprometendo mecanicamente seu funcionamento! sobre o reservatório todo reservatório de agua de qualquer carro trabalha sobre muita pressão! o que acontece no ka é que a arquitetura (desenho do reservatório) fica mais favoravel a ocorrer trincar e etc!
sou desenhista industrial e fiz um leve estudo em cima da tampa e foi a conclusão que eu cheguei! material muito fino (para o que é destinado) de muita rigidez (muito duro e tem maior facilidade de trinca) e a curva que ele tem joga praticamente todo ponto de pressão na parte de baixo (onde já recebe o tempo todo o maior calor (pois esta sempre em contato com a agua) e o desenho do reservatório ajuda a levar todo ponto de tensão até ali!
outra coisa, realmente não gosto muito do fluido que vem em nosso carro! prefiro usar de outras marcar, sinteticos e etc.
mas o liquido não perde suas propriedades, o que pode acontece são os seguintes casos! usando agua normal (que não é o recomendado, deve-se usar agua desmineralizada ou destilada (destilada ainda como segunda opção)) pois este tipo de agua possui menor quantidade ou nenhuma quantidade de Cloro (que ataca o metal e ajuda a enferrujar) e outros minerais que atuando com metal do bloco causam o ferrugem! então não entendi o que vc escreveu falando que perde a propriedade do liquido e transforma a agua em agua normal destilada!?
enfim, fica só a dica!
Vogel Design- Moderador
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
nao interfere nao é idependente o ar quente o funcionamento as valvulas sao iguais a ford deve ter colocado a eltrica no ka para masi uma segurança pois nao contamos com ponteiro de temperatura, quando desmontamos a valvula eletria a unica diferença q tem é que ela aquece uma haste qe fica dentro da valvula termostatica, ao meu entender pelo teste que fizemso com ela ela so faz abrir um pouco antes a valvula so isso nao tem porque amecanica nao funcionar no meu carro esta tudo bem semproblema nenhum
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
tenho q falar uma coisa a ferrugem nao ataca a valvula nao, oque faz a valvula abrir é parafina , ela tem parafina dentro dela e quando a agua esquenta ela derrete e faz pressao na mola para pabrir, sujeira e ferrugem nao vai fazer nada a ela, e o motor zetec pode entupir sim a mangueira q volta a agua no reservatorio a mangueira fina ela tem uma valvual dentro dela que faz pressao no sistema sem ela o sistema de refrigeração nao funciona ela fica logo depois que sai da caixa de agua do motor se vc apertar vc sente ela, ela as vezes entope se o sistema esta muito sujo o buraquinho q a agua passa e bem pequeno
waguinho ka preto- Tô tirando a carteira
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
mas eu to falando da valvula termostatica eletrica! não tava falando da mecanica!
pq nosso amigo la em cima falow que entope as mangueiras por causa do ferrugem e por isso a valvula vai pro saco! e eu disse que não! no caso da nossa eletrica muitas travam pq o ferrugem ataca a propria valvula! não que ela desentegre nem nada, mas que a ferrugem na valvula pode danifica-la até mesmo travala! mas não entupir uma mangueira e tal!
pq nosso amigo la em cima falow que entope as mangueiras por causa do ferrugem e por isso a valvula vai pro saco! e eu disse que não! no caso da nossa eletrica muitas travam pq o ferrugem ataca a propria valvula! não que ela desentegre nem nada, mas que a ferrugem na valvula pode danifica-la até mesmo travala! mas não entupir uma mangueira e tal!
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Caros amigos,
Gostei muito das explicações, a vida é um aprendizado.
Só queria dizer que não quiz dizer que o entupimento da mangueira é a causa do dano da válvula e sim a ferrugem. Mencionei a mangueira porque algum amigo do fórum destacou a grande quantidade de ferrugem acumulada nas mangueiras e recomendou sua limpeza no caso semelhante dele. O aumento de pressão a que referi seria no caso de travamento parcial ou total da válvula diminuindo ou estancando o fluxo do líquido ao radiador.
Gostaria realmenta que a Ford providenciasse a troca do desenho, o material e a espessura do vaso de expansão para evitarmos mais prejuízos!
Gostei muito das explicações, a vida é um aprendizado.
Só queria dizer que não quiz dizer que o entupimento da mangueira é a causa do dano da válvula e sim a ferrugem. Mencionei a mangueira porque algum amigo do fórum destacou a grande quantidade de ferrugem acumulada nas mangueiras e recomendou sua limpeza no caso semelhante dele. O aumento de pressão a que referi seria no caso de travamento parcial ou total da válvula diminuindo ou estancando o fluxo do líquido ao radiador.
Gostaria realmenta que a Ford providenciasse a troca do desenho, o material e a espessura do vaso de expansão para evitarmos mais prejuízos!
nmcojho- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Vogel Design escreveu:desculpa nmcojho mas o que vc disse não tem quase sentido nenhum!
o lance de super-aquecer em estrada e tal não tem fundamento! meu carro por exemplo tem mais de 2 anos e 48.000 km rodados e nenhum problema até agora, tenho a agua com um pouco de ferrugem e já tive que trocar o reservatório 2 vezes! mas este ferrugem não chega a entupir mangueira e dar pressão e etc. isso esquece! a valvula trava, pelo simples fato de que o ferrugem ataca tbm a valvula e acaba comprometendo mecanicamente seu funcionamento! sobre o reservatório todo reservatório de agua de qualquer carro trabalha sobre muita pressão! o que acontece no ka é que a arquitetura (desenho do reservatório) fica mais favoravel a ocorrer trincar e etc!
sou desenhista industrial e fiz um leve estudo em cima da tampa e foi a conclusão que eu cheguei! material muito fino (para o que é destinado) de muita rigidez (muito duro e tem maior facilidade de trinca) e a curva que ele tem joga praticamente todo ponto de pressão na parte de baixo (onde já recebe o tempo todo o maior calor (pois esta sempre em contato com a agua) e o desenho do reservatório ajuda a levar todo ponto de tensão até ali!
outra coisa, realmente não gosto muito do fluido que vem em nosso carro! prefiro usar de outras marcar, sinteticos e etc.
mas o liquido não perde suas propriedades, o que pode acontece são os seguintes casos! usando agua normal (que não é o recomendado, deve-se usar agua desmineralizada ou destilada (destilada ainda como segunda opção)) pois este tipo de agua possui menor quantidade ou nenhuma quantidade de Cloro (que ataca o metal e ajuda a enferrujar) e outros minerais que atuando com metal do bloco causam o ferrugem! então não entendi o que vc escreveu falando que perde a propriedade do liquido e transforma a agua em agua normal destilada!?
enfim, fica só a dica!
Talvez tenha me expressado mal, sou engenheiro eletricista, mas tive um pouco de aula de química, a quantidade de calorias fornecida pelo bloco ao líquido de arrefecimento, forçando a esta estar em limites altos (ponto de ebulição) quando em alta rotação e somado a contaminação pela ferrugem, faz o liquído perder sua propriedades (pela contaminação da ferrugem ! e alta rotação). Lembremos que a oxidação do bloco de ferro do motor (ferrugem) e uma reação normal que é aumentado com o aumento da temperatura também. Eu só aventei a esta hipótese porque o líquido ficou sujo, só após eu visitar uma outra cidade e colocar altas rotações para testar o motor 1.6. Detalhe: Só uso líquido de arrefecimento preparado de fábrica na proporção, nunca adiciono água.
Depois que fiz a troca do líquido, como em Brasília, vou e volto do trabalho no máximo a 60 km/h, o líquido ainda está vermelho e transparente. O vaso de expansão está amarelo- laranja e sem trincas. O carro tem quilometragem baixa.
nmcojho- Piloto de Arcade
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Re: RESERVATORIO X LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
eu no caso já não uso mais o liquido recomendado por fabrica, peguei um com um amigo e ele disse ser muito bom! coloquei e sem arrependimentos, usando até mesmo agua comum, andei com o carro mais de 6 meses pra só ai começar a aparecer um pouco de ferrugem!
e neste tempo rodei mais de 10.000 que fui pra minas, pro litoral norte, viajei bastante e sempre pisando bem hehheheh
eu acho que o problema esta justamente na proporção que a fabrica indica e no liquido que ela usa!
e neste tempo rodei mais de 10.000 que fui pra minas, pro litoral norte, viajei bastante e sempre pisando bem hehheheh
eu acho que o problema esta justamente na proporção que a fabrica indica e no liquido que ela usa!
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