Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HPF e LPF - Configuração.

2 participantes

Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Douglas DK Ter 12 Fev 2013 - 15:37

Bom, andei lendo bastante sobre o assunto e meu Sony CDX-GT45U tem as funções para regular o HPF e o LPF, além de ter HPF e LPF SLOPE.
Meu som é basicão, tem 1 Par original da frente e atrás tem um tampão com um par de 6x9, é um som apenas interno, dá pra fazer um gracejo com a tampa aberta mas nada além. E no manual do Som não explica a função.


Me aventurei a regular ele, e coloquei o LPF em 50/60Hz e o HPF em 80Hz, e a função SLOPE de cada um na posição 1 (Vai de 1 a 3), foi onde achei a qualidade sonora melhor, tipo um "Ajuste Fino".

Alguém saberia se tá certo isso? A regulagem é mesmo subjetiva ao nosso gosto? Alguém sabe a fundo qual a melhor frequência pra regular e utilizar?

Lembrando que meu som é empurrado apenas pelo Sony, não tem mais nada além de aparelho e falantes.

Douglas DK
Douglas DK
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 231
Idade : 33
Cidade/Estado : Brasília/DF
Motorização/Cor : Zetec RoCam/ Prata Angra
Código de Opcionais : Que Opcional??? Haha
Data de inscrição : 27/07/2012

https://www.facebook.com/Douglas.OliveiraKA

Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Convidado Ter 12 Fev 2013 - 16:29

O Lpf na verdade é o corte para subwoofer ..
so vai funcionar se alguma coisa estiver ligado na entrada SW do seu player..
Seria tipo .. se vc colocou o LPF em 60hz .. o Subwoofer / woofer ira tocar la do 0hz ate 60Hz .. depois disso ele Corta ..

Hpf são dos Esteiros .. (alto falantes)
No seu caso, esta 80hz .. os esterios vão do 80Hz ate as frequencias mais altas que o seu player reproduz


Eu deixo no meu assim ..
Lpf em 60hz com o Sub nele .. e o Hpf para os Falantes em 100Hz .. em 80hz os meus ja distorçem por serem originais (de papelão ainda)
Fica tudo bem reguladinho .. e como eu escuto mais hip hop .. naum tem porque deixar o LPF em 100hz, no qual seria o ideal para quem escuta Eletro, Sertanejo, Pagodes e talz ..

Vai do que cada um escuta mesmo ..
Essa função Slope não sei te dizer o que é ..


Última edição por gabituh em Ter 12 Fev 2013 - 16:38, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Arrumes nas frases ! rsrsr)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Pedro Josino Ter 12 Fev 2013 - 18:34

O mais indicado para sistemas sem subwoofer é deixar os filtros desligados e dosar a distorção no volume mesmo, pois dessa forma ele vai tocar o que ele puder tocar, cortando a 100Hz por exemplo ele perde muito médio-grave.

Como foi explicado pelo colega acima, esses dois recursos são filtros, LPF (Low Pass Filter) e HPF (High Pass Filter). O LPF limita até que frequência o subwoofer pode subir, enquanto o HPF determina a partir de que frequência os alto-falantes estéreos podem tocar.

O ideal é que ambos sejam colocados na mesma frequência, dessa forma não haverá um buraco no som. Nos meus sistemas eu coloco o subwoofer cortado a 50Hz e o kit 2 vias também a 50Hz e não tenho problema, aguentam perfeitamente, lógico que vai depender do alto-falante que esteja instalado.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Douglas DK Ter 12 Fev 2013 - 19:31

O meu LPF não tem o mínimo de 50Hz, já o HPF tem como desligar, dai ele tocaria todas as frequências.

O meu ainda não tem subwoofer... mas a gente chega lá!

Valeu pelas explicações galera! =D
Douglas DK
Douglas DK
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 231
Idade : 33
Cidade/Estado : Brasília/DF
Motorização/Cor : Zetec RoCam/ Prata Angra
Código de Opcionais : Que Opcional??? Haha
Data de inscrição : 27/07/2012

https://www.facebook.com/Douglas.OliveiraKA

Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Convidado Ter 12 Fev 2013 - 19:39

Exato ..

Sem Sub deixe o Hpf em Off mesmo
O que aconteçerá ?
Os falantes vão tocar Todas Frequencias.. impossivel naum distorçer .. então é como o Pedro disse .. vai regulando, diminuindo o Bass, aumentando os agudos e assim por diante em um certo volume, antes da distorção do player e fazer com que ''renda'' o maximo possivel seus falantes .. desempenhando o papel de Sub e Woofer ..
O LPF vc pode deixar ligado ou desligado .. tanto faz ..

O Pedro, que Kit 2 vias vc esta usando ?? Estou a procura de um bonzinho ..
Achei um da NAR por 140,00 e um da Alpine por 200,00 ..
to na duvida .. =/


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Pedro Josino Qua 13 Fev 2013 - 4:18

oliv.doug escreveu:O meu LPF não tem o mínimo de 50Hz, já o HPF tem como desligar, dai ele tocaria todas as frequências.

O meu ainda não tem subwoofer... mas a gente chega lá!

Valeu pelas explicações galera! =D

O LPF você vai usar apenas quando tiver um subwoofer no seu carro.

O HPF você pode usar ou não. Se for ouvir um som mais ambiente a moderado eu deixaria desligado, se for aumentar mais eu ligaria ele e colocaria uma frequência mais alta, perto dos 80Hz a 100Hz, assim evita que o alto-falantes excursione demais.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Pedro Josino Qua 13 Fev 2013 - 4:22

gabituh escreveu:Exato ..

Sem Sub deixe o Hpf em Off mesmo
O que aconteçerá ?
Os falantes vão tocar Todas Frequencias.. impossivel naum distorçer .. então é como o Pedro disse .. vai regulando, diminuindo o Bass, aumentando os agudos e assim por diante em um certo volume, antes da distorção do player e fazer com que ''renda'' o maximo possivel seus falantes .. desempenhando o papel de Sub e Woofer ..
O LPF vc pode deixar ligado ou desligado .. tanto faz ..

O Pedro, que Kit 2 vias vc esta usando ?? Estou a procura de um bonzinho ..
Achei um da NAR por 140,00 e um da Alpine por 200,00 ..
to na duvida .. =/


No Ka eu uso um Hertz DSK165, pensei até em um upgrade para um HSK165 mas acabei adiando por uns tempos.

Utilizo esse kit 2 vias da Hertz com o amplificador da Hertz também, um som com bastante qualidade.

O NAR tem bastante qualidade mas se espera um pouco mais de SPL então esquece. O Alpine eu nunca ouvi essa linha mais simples, já ouvi linhas superiores e me decepcionei um pouco, esperava mais. O top mesmo da Alpine são os players, são um show a parte.

Tenho um kit DSK165 aqui com pouco uso, vou fazer um unbox dele pra colocar no YouTube e em seguida vai para venda.
Pedro Josino
Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Convidado Qua 13 Fev 2013 - 7:07

Legal, me interessei tbm por esse conjunto
Estava olhando ontem e talz ..
consegui um Helix B62c por 305 Reais ..

Acredito em me atirar nele daqui uns tempos .. rsrsr ..

É, esses ai da Nar e alpine é tudo linha de entrada, sendo que o alpine nem cross tinha ! kkkk .. nem vale a pena mesmo ..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

HPF e LPF - Configuração. Empty Re: HPF e LPF - Configuração.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos