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Retrospectiva 2008: Teste dos 100 Dias

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Mensagem por Fabio Qua 24 Dez 2008 - 17:09

Retrospectiva 2008: Teste dos 100 Dias 100dias_640x408
TEXTO FALANDO SOBRE O KA EM NEGRITO E SUBLINHADO

Iniciativa se consolidou no ano e abriu um saudável espaço de discussão

Você já pensou como seria um blog sobre a “vida” de um carro? Pode parecer loucura, mas o Carro Online apostou na idéia e, pouco mais de um ano depois, tem nas mãos um verdadeiro case de sucesso editorial.


Em sua quinta edição, o Teste dos 100 Dias conta cada vez mais com a participação dos leitores, muitos cativos desde a primeira avaliação, e consolidou-se como o primeiro teste de longa duração feito diariamente na internet. Os posts nunca falharam, a interatividade sempre funcionou e a evolução desde o primeiro veículo testado (um Citroën C4 Pallas, ainda em 2007) é nítida. Isso fez com que as montadoras passassem a acompanhar diariamente nossa página e levou outros veículos a seguirem o formato, fatos que apenas nos enchem de orgulho.

Neste final de ano, preparamos um especial para contar como foi a participação de cada um dos carros que estrelaram nosso Testes dos 100 Dias em 2008. Relembre um pouco a história de cada modelo durante os mais de três meses de convivência com a redação.

FIAT PUNTO ELX 1.4 FLEX – novembro, dezembro (2007), janeiro e fevereiro (2008)

Depois do primeiro teste com o C4 Pallas, o Punto trouxe grande expectativa à redação. Um dos lançamentos mais importantes do ano passado, o hatch chamou atenção positivamente pela suspensão, posição de dirigir, design e conforto.

Os pontos negativos ficaram por conta do motor 1.4 Fire Flex, considerado fraco pela maioria, e das visitas à concessionária para resolver alguns problemas, o mais grave deles no sensor do ABS, que precisou ser trocado. Houve falhas também no sistema de abertura dos vidros elétricos e no rádio, que superaquecia e parava de funcionar.

Mesmo assim, o lançamento da Fiat agradou bastante. Confira alguns depoimentos:

É um carro bonito, sem dúvidas. Quanto ao espaço interno, confesso que esperava mais do modelo. Acho que quem vai no banco traseiro se sente apertado, isso sem falar no tamanho do porta-malas, que é pequeno. Gosto da posição para o motorista, o banco veste o corpo e o formato do volante oferece boa pegada. O acabamento me agrada, mas acho que a Fiat deveria caprichar mais na escolha das peças plásticas. Quanto ao motor, concordo com a maioria das opiniões: ele é fraco e isso incomoda!

Angelo Treviso, editor-executivo da revista CARRO


Gostei muito do motor 1.4, que se comporta bem tanto na subida como no final. O espaço interno também me agradou. Definitivamente, o Punto é um carro que não deve nada para os outros compactos. Eu compraria!

Tiago Dupim, repórter da revista Avião Revue

A minha impressão sobre o Punto foi a melhor possível. É um carro prazeroso de dirigir, com um perfil mais esportivo, um belo e original design e com um bom pacote de equipamentos. Claro, o motor 1.4 foi um dos pontos mais criticados, mas reafirmo o que disse durante o teste: quem quer mais desempenho e pretende usá-lo em trechos rodoviários, tem a opção do 1.8. Na cidade, se bem trabalhado, ele cumpre seu papel.

Ricardo Meier, publisher da Motor Press Brasil

Clique aqui para visitar o Teste dos 100 Dias com o Fiat Punto ELX 1.4 Flex

FORD KA 1.6 FLEX – fevereiro, março, abril e maio

Depois de um hatch “meio-médio” na faixa de R$ 45 000, o leitor escolheu o novo Ford Ka para a edição seguinte dos 100 Dias. Também por meio de enquete em nosso site, a versão eleita foi a 1.6.

Ágil, estável e com um ar de novidade que poucos modelos tinham trazido até então em 2008, o Ka chegou à editora com problemas graves de acabamento – a Ford se manifestou dizendo que tratava-se de um veículo pré-série.

E durante nossa estada com o modelo, o acabamento, pobre mesmo para um carro de entrada, foi o principal motivo de reclamação. A ausência de uma versão 4 portas, o barulho muito alto dos pneus sentido dentro da cabine e as falhas no motor também incomodaram.

No capítulo “reparos”, o Ka precisou de uma nova bóia do combustível e de regulagem no sistema de injeção. Veja abaixo o que os motoristas que experimentaram o carro escreveram durante os 100 dias:

Minha primeira impressão foi ótima. O carrinho (bem, não tão carrinho assim), está mais para Fiesta do que para o Kazinho do passado. O novo visual é agradável e bastante moderno, embora possa desagradar quem gostava do apelo “Kinder ovo” do antigo compacto da Ford.

Ao volante, o novo Ka tem tudo para agradar aos homens, mais que às mulheres. Digo isso pelo comportamento algo bruto do carro. Apesar de a aceleração não ser a de um F1, o Ka entrega potência mesmo em baixas rotações e alcança velocidades acima de 120 km/h em um tempo incrivelmente curto para quem está acostumado ao mundo dos 1.0. Achei o câmbio e a suspensão duros.


Renato Rodrigues, editor-chefe da revista Connect

O conjunto motor e câmbio é potente, esperto e ágil. Conquista quem gosta de uma pegada mais esportiva e não faz feio diante de nenhum modelo 1.8. Pelo menos em arrancada.

Ainda seguindo a receita esportiva, o Ka conquista com sua direção direta e com a rapidez com que aponta para as curvas. A suspensão bem acertada e o porta-malas maior também agradam.

O alto nível de ruído, consumo acima da média para um carro 1.6 pequeno, acabamento pobre e os problemas apresentados, porém, desanimam um pouco. Compraria um Ka 1.0, mas não o 1.6.

Gerson Campos, editor-chefe do portal Carro Online

Durante os primeiros dias do teste, o motor morria em marcha lenta, falhava em alta rotação e consumia muito. Só depois que o seu sistema de injeção foi remapeado pelos técnicos da Ford na concessionária Sonnervig, utilizando o aparelho de diagnóstico PDS, que o 1.6 reanimou. Por aí é possível ter uma noção que se com gasolina ele está bom, com álcool fica melhor ainda.

Angelo Treviso, editor-executivo da revista CARRO

Clique aqui para visitar o Teste dos 100 Dias com o Ford Ka 1.6 Flex

FIAT PALIO ADVENTURE LOCKER – junho, julho, agosto, setembro e outubro

A mudança da família Adventure da Fiat era esperada, mas quase ninguém imaginava que a nova geração pouco lembraria a anterior. Com visual mais “aventureiro” e bloqueio eletrônico de diferencial (o famoso ELD, ou Electronic Locker Differential), a perua passou a buscar ainda mais os compradores de EcoSport.

Para ver como o carro se comportaria em um teste de longa duração, colocamos a Locker, como ela ficou conhecida, à prova durante os 100 dias. O motor 1.8 de origem GM, apesar da boa potência e torque, foi considerado gastão por boa parte dos motoristas.

As falhas de acabamento e os barulhos apresentados, que nos obrigaram a visitas à concessionária, também incomodaram, assim como as falhas no motor. A concessionária chegou a oferecer limpeza de bicos, mas as irregularidades foram corrigidas com a troca do corpo de borboleta. Acompanhe os depoimentos:

Considero seu preço caro demais para um veículo nessa faixa, apesar da inclusão do sistema de bloqueio do diferencial dianteiro. Outro item negativo foi o consumo. Como observamos nas parciais semanais, mesmo com gasolina, as médias foram muito baixas para um veículo com propulsor 1.8.

De outro lado, considero a altura elevada da Locker um ponto positivo, mesmo para quem a utilizará somente na cidade. Diante de outras opções no mercado, como o Mitsubishi Pajero TR4 flex, não compraria uma Locker recheada de equipamentos como a nossa na casa dos R$ 70 000. Em uma versão mais básica, eu até recomendaria a um amigo!

César Tizo, repórter do portal Carro Online

A Locker é um bom carro, mas peca em três aspectos: preço, motor e espaço interno. Por R$ 55 100, você tem um veículo bem equipado, mas com a cabine de um Palio de entrada. Para mim, não faz sentido. Ok, há suspensão elevada, pneus de uso misto, sistema ELD de bloqueio do diferencial, excelente porta-malas etc, mas ainda acho que se paga muito por tudo isso.


Digo que recomendaria a Locker, sim, mas com ressalvas: é cara e gasta bastante, mas tem um visual que agradou à maioria, é confortável, tem ótimo espaço para bagagens e versatilidade para diferentes tipos de terreno. Se você topa pagar por isso, vá em frente.

Gerson Campos, editor-chefe do portal Carro Online

O acabamento é muito bom em alguns pontos e péssimo em outros. O motor confere ao carro um desempenho bom, mas existem motores mais econômicos, suaves e de melhor desempenho. Só não recomendaria este modelo (e nem compraria) porque ele não vale o que custa. Simples assim.


Gabriel Berardi, repórter das revistas MOTOCICLISMO e MOTO VERDE.



Clique aqui para visitar o Teste dos 100 Dias com a Palio Adventure Locker


VOLKSWAGEN VOYAGE 1.6 TREND – Novembro, dezembro e janeiro

Com mais de dois meses de convivência com a redação, o Voyage já teve seus altos e baixos. O conjunto motor e câmbio, o design e o espaço interno são itens constantemente elogiados, mas a simplicidade do acabamento (que, apesar de honesto, é considerado pobre demais) e os problemas no i-System e nos amortecedores não escaparam às críticas.


Quer saber como essa história acabará? Fique atento ao Teste dos 100 Dias clicando aqui. Nos vemos na Retrospectiva 2009 com o desfecho da passagem do novo VW pela redação e as histórias dos outros modelos que testaremos. Até lá!
Gerson Campos


Imagens redação Carro Online/Pedro Bicudo

24/12 às 16:14:

Gostei do resumo que fizeram. Cada um que andou com o Ka colocou sua opinião nessa reportagem.
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