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Especial manutenção: cuide de seus pneus

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Mensagem por Fabio Seg 5 Jan 2009 - 13:13

Veja como preservar um dos itens mais importantes para sua segurança

Especial manutenção: cuide de seus pneus Pneus_continental_138x88
O ano novo começa e o período de férias é ideal para viajar com a família, certo? Mas antes de encher o carro de bagagens, uma ótima idéia é fazer aquela revisão esperta. Nessa hora, mesmo o motorista mais aplicado pode esquecer de um dos itens fundamentais nesse quesito: o conjunto de pneus. Detalhes como a pressão correta e o rodízio dos compostos são fundamentais o ano inteiro, mas com a garotada a bordo, é melhor redobrar a atenção. As principais dicas e recomendações? Vamos a elas!

Pressão correta: chave para o bom comportamento

No manual do veículo você encontra a pressão correta para que seu modelo enfrente as situações do dia-a-dia de modo adequado. Para aqueles que não abrem mão de poupar cada centavo, saiba que o consumo também é influenciado pelo estado do pneu. Sobre isso, Fábio Lopes, gerente de produtos da Pirelli, esclarece: “Quando o pneu está ajustado com a pressão correta, a superfície de contato com o solo é menor, o que exige menos esforço do conjunto motriz”. Mais que economia de combustível, a pressão correta deve ser mantida para garantir a segurança dos usuários. “Com pressão menor que a ideal, o pneu pode superaquecer e, até mesmo, estourar”, garante Flavio Santana, da Michelin.

A aferição da pressão e seu ajuste (se preciso) devem ser realizados semanalmente, com os pneus frios (isto é, depois de rodar de 1 a 3 km, a velocidades médias). Lopes esclarece: “Quando o veículo está em movimento, as moléculas de ar se expandem. Isso provoca um aumento da pressão ‘normal’ em cerca de 5 lb/pol”.

Já que o assunto é viagem, não esqueça de calibrar o estepe. Não tem nada pior que descobrir um estepe murcho quando o pior já aconteceu, concorda? E se você é daqueles que levam até o papagaio para o litoral, lembre-se que, com o carro cheio, a pressão do pneu deve ser aumentada. O manual dos veículos chama isso de plena carga. Atente para isso, então: com meia ou plena carga, a pressão adotada deve ser a indicada no manual da montadora.

Rodízio: polêmica sem fim

Para quem não sabe, a função do rodízio é equilibrar o comportamento dinâmico do veículo, uma vez que os pneus sofrem desgaste desigual por dois motivos, principalmente: a diferença de distribuição de peso entre as rodas (ocasionado pelo tipo de tração) e as irregularidades do piso.

A melhor maneira de realizar o rodízio é bastante discutida por fabricantes, montadoras e especialistas. Por isso mesmo, a montadoras convencionaram recomendar a inversão entre os pneus dianteiros e traseiros, mantendo o lado. Caso o estepe entre no jogo, uma opção é colocá-lo no lugar do traseiro direito. Este método deve ser aplicado para pneus convencionais (de construção radial). Outra opção é o rodízio em cruz (inversão entre pneus dianteiros e traseiros, mudando o lado do eixo), indicado para aqueles de construção diagonal, menos usados atualmente. “O importante é checar os pneus junto com a revisão dos outros itens de segurança dos veículos. Assim, o mecânico pode analisar o estado do conjunto e escolher o método mais indicado”, afirma Flavio Santana.

Vida Útil

A profundidade mínima do sulco dos pneus estabelecida por lei é de 1,6 mm. Com menos que isso, o veículo pode não se comportar da maneira “padrão” em frenagens e curva mais bruscas, principalmente com piso molhado. Antes de chegar a esse ponto, é bom começar a preparar o bolso para trocar os pneus. Os quatro? Sim, afinal, é bastante aceitável que, seguindo os intervalos de rodízio, o motorista consiga manter os pneus com profundidade similares. Caso não seja a situação, é possível trocar um par e colocá-los na traseira. A questão, obviamente, não é desprovida de polêmicas, mas a recomendação geral das montadoras e fabricantes é essa.


Hugo Passarelli

Imagens Continental

Fonte: http://carroonline.terra.com.br//index.asp?codc=2332#

Aqui tira um monte de dúvidas que a gente tinha aqui no fórum, sobre os pneus.




COMPLEMENTANDO:
O certo e o errado no uso de pneus nas ruas
Redação da shopcarnews com informações da Bridgestone

Basta apenas um pouco de atenção e poucos minutos de observação pelas ruas e logo é possível notar muitas irregularidades no uso dos pneus. As situações são das mais diversas: desde pneus off-road sendo utilizado em cidades, até pneus visivelmente “carecas” rodando pelas ruas. O engenheiro da Bridgestone Firestone, José Carlos Quadrelli, mostra as situações mais comuns flagradas pelas ruas e indica o certo e o errado em cada situação.

Pressão/Calibragem de Pneu
Um dos primeiros equívocos encontrados nas ruas são os pneus com calibragem inadequada. O uso da pressão correta no pneu garante a melhor dirigibilidade e o aumento da vida útil do pneu. “O proprietário do carro fotografado com um pneu com baixíssima pressão (note o outro pneu, aparentemente com a pressão correta) não deve ter o hábito de calibrar os pneus regularmente, o que levará a um desgaste prematuro e irregular do pneu, além da redução da estabilidade e aumento de risco de maiores danos à carcaça”, informa Quadrelli.
Certo – Verificar a pressão, no mínimo, duas vezes ao mês, antes de viajar e sempre que houver alteração na carga.
Errado – Pressão abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo.

Especificação do Fabricante
A alteração do pneu original do veículo por pneus maiores e ou diferentes das indicadas pelos fabricantes dos veículos causa problemas de desgaste, dirigibilidade e, muitas vezes, até mesmo, risco de cortes no pneu caso o pneu “arranhe” na lataria do veículo. O pneu usado pelo fusca “envenenado” da foto, poderá gerar problemas de estabilidade e avarias na suspensão.
Certo – Obedecer à especificação do fabricante.
Errado - Pneu não especificado para o veículo (medida, tipo, índice de carga e de velocidade, etc..).

Pneu off-road X Pneu cidades
A utilização de pneus off-road em cidades, ou mesmo, vice-versa, pode trazer inúmeros danos aos pneus, além de provocar maior consumo de combustível e reduzir a vida útil do pneu. No caso de pneus off-road com ranhuras grandes em carros para cidades, há a diminuição da área de contato/diminuição da ação de frenagem, aumento de ruído, desgaste irregular. No caso de pneus para cidades (street) usados em trilhas, ocorre a falta de tração, avarias na rodagem (cortes, picotamentos, arrancamentos). “Obviamente, ninguém está impedido de rodar com pneus inapropriados para um determinado piso, mas é importante que o consumidor entenda as perdas e os riscos que isto trará ao pneu e à segurança dos ocupantes do veículo”, comenta Quadrelli.
Certo – Pneu adequado ao uso principal.
Errado - Usar tipo de rodagem inadequada para a condição de uso do veículo (asfalto, terra, etc..).

Pneus do mesmo tipo
Na substituição de um pneu furado, ou mesmo, de um pneu que já está desgastado, é fundamental se instalar o mesmo modelo e marca de pneu em um mesmo eixo. Isto porque todos os modelos de pneu são diferentes um do outro, apresentando uma construção e disposição de lonas bastantes distintas, para atender às necessidades específicas determinadas pelo fabricante. O Gerente da Engenharia de Vendas da Bridgestone Firestone, informa que “utilizar pneus diferentes no mesmo eixo poderá provocar um desgaste irregular, além de comprometer a estabilidade em situações críticas”.
Certo - Na troca, no mínimo, montar modelos iguais no mesmo eixo.
Errado - Pneus diferentes no mesmo eixo.

Pneus novos no eixo traseiro do veículo
Contrariando uma prática comum, os pneus mais novos devem ser instalados sempre no eixo traseiro, e não na frente. Isto porque, testes demonstraram que o
risco de um acidente pela perda de aderência dos pneus traseiros é sempre maior. “A perda de aderência nos pneus dianteiros é sempre mais controlável pelo motorista, que pode utilizar o volante, o freio e o acelerador para compensar o problema”, comenta José Quadrelli.
Certo – Manter pneus mais novos no eixo traseiro sobre o qual o motorista não tem controle.
Errado - Pneus mais novos na frente.

Alinhamento e Balanceamento
O alinhamento e o balanceamento são necessários para evitar o desgaste irregular dos pneus e garantir a estabilidade e a melhor dirigibilidade ao veículo. Além disso, aumenta a vida útil do pneu. “Junto com a calibragem, esses dois cuidados podem garantir uma importante sobrevida ao pneu e garantir a segurança de seus ocupantes”, lembra Quadrelli.
Certo – Alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros, quando há troca de peça da suspensão, desgaste irregular do pneu ou após ter caído em um buraco (forte impacto).
Errado – Veículo sem alinhamento e balanceamento das rodas.

Rodízio de pneus
O rodízio dos pneus deve ser feito periodicamente para eqüalizar o desgaste. Como exemplo, em veículos de tração dianteira os pneus dianteiros tendem a se desgastar mais rapidamente que os traseiros e o rodízio periódico fará com que todos os pneus tenham um desgaste mais uniforme, mantendo as suas características iguais.
Certo – Fazer rodízio dos pneus a cada 8 mil kms (diagonal, a cada 5 mil kms).
Errado – Não fazer rodízio.

Limpeza dos pneus
Ao lavar o veículo, o aconselhável é apenas fazer a lavagem com água e sabão. “É muito importante evitar o contato com produtos derivados do petróleo, mesmo ao abastecer o veículo em postos de gasolina” informa o Gerente da Bridgestone Firestone. “Se houver contato dos pneus com qualquer tipo de solvente, é importante lavar o pneu com água e sabão”.
Certo – Limpar lateral do pneu com água e sabão.
Errado - Limpar lateral do pneu com produtos derivados de petróleo (pneu pretinho), pois deteriora a borracha.

Direção Correta
Evite manobras imprecisas que acabe por encostar ou raspar o pneu em guias, que causarão desgaste do pneu e alto risco de ranhuras e cortes no pneu. “A história das competições automobilísticas comprovam que os grandes campeões tinham, antes de tudo, a virtude de conseguir conservar seu equipamento e seus pneus para chegar à frente ao final da prova”, lembra Quadrelli. “Essa mesma prática deve ser adotada no nosso dia-a-dia. Uma batida em um guia, buraco ou lombada poderá significar um dano irreversível ao pneu”. É importante manter uma direção segura sem frenagens bruscas e manobras radicais.
Certo – Evitar subir na guia, ou encostar a roda e subir vagarosamente.
Errado - Subir em guias sem cuidado, principalmente com o veículo pesado ou com pressão baixa. Direção agressiva, atacando curvas, lombadas, guias. Frear bruscamente e desnecessariamente – deixar pneu “quadrado”.

Sobrecarga
A capacidade de carga do pneu recomendada pelo fabricante deve ser respeitada para evitar que o excesso de peso traga desgaste irregular do pneu, maior probabilidade de danos ao pneu (furo, estouro), além de diminuição da dirigibilidade do veículo. “Ajuste a pressão ao valor recomendado pelo fabricante do veículo, sempre que carregar o carro e, novamente, quando ele estiver descarregado”, alerta o Gerente da Bridgestone Firestone.
Certo – Obedecer às especificações de limite de carga do fabricante.
Errado - Sobrecarga do veículo.

Manual do Proprietário
As indicações do manual do proprietário do veículo devem ser seguidas, uma vez que são as recomendadas pelos engenheiros que desenvolveram o projeto do carro e que indicam as orientações mais adequadas para o melhor uso do veículo. “As condições gerais de um veículo terão impacto direto no desgaste dos pneus”, lembra Quadrelli. “Carro desequilibrado e mal conservado é sinônimo de vida curta para os pneus”, alerta.
Certo – Obedecer às manutenções indicadas no manual do proprietário.
Errado – Não fazer manutenção preventiva do veículo.

Conserto de pneus
O conserto dos pneus deve ser feito definitivamente e a quente. Consertos provisórios como denominado “macarrão” é apenas provisório e pode trazer danos aos pneus em curto prazo. “Tem sido alarmente o número de consumidores que rodam indefinidamente com um conserto provisório”, informa Quadrelli. “que pode se desprender a qualquer instante com conseqüências imprevisíveis para o pneu, bem como para o carro e seus ocupantes.
Certo – Conserto a quente
Errado – Conserto de furos inadequado e provisório (macarrão/a frio)

QUEM CONSEGUIU O TEXTO FOI O BRVITA


Última edição por Fabio em Ter 6 Jan 2009 - 13:00, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Eulalio Seg 5 Jan 2009 - 17:09

Esse sulco de 1,6mm é aquele mais fino que fica entro os sulcos mais profundos? ou seja, quando eles sumirem é o sinal da troca de pneus?
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Mensagem por Fabio Seg 5 Jan 2009 - 17:46

Eulalio escreveu:Esse sulco de 1,6mm é aquele mais fino que fica entro os sulcos mais profundos? ou seja, quando eles sumirem é o sinal da troca de pneus?

A profundidade mínima do sulco dos pneus estabelecida por lei é de 1,6 mm.

Ou seja, o sulco profundo que tu quer dizer não pode ta menos que 1,6mm.
Foi o que eu entendi.
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Mensagem por LeonardoHB Ter 6 Jan 2009 - 10:14

Foi oq eu entendi tbein... não pode ter nenhum sulco mais razo que os 1,6mm
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Mensagem por Convidado Ter 6 Jan 2009 - 11:01

Eulalio escreveu:Esse sulco de 1,6mm é aquele mais fino que fica entro os sulcos mais profundos? ou seja, quando eles sumirem é o sinal da troca de pneus?

LeonardoHB escreveu:Foi oq eu entendi tbein... não pode ter nenhum sulco mais razo que os 1,6mm

Existe o TWI para isso. Olha a explicação bem simples:

TWI, o que é isso?
Saiba o que significa o TWI (Tread Wear Indicator), o indicador de desgaste da banda de rodagem, um dos limites para o uso dos pneus


Uma pergunta é freqüente entre os que se preocupam com a segurança: quando devo trocar o pneu? Existe uma maneira fácil de orientar seu cliente sobre a hora certa de substituir um pneu desgastado por outro pneu novo – o TWI. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.
Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.

Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu é de 1,6 mm. Se o sulco atingir essa profundidade em qualquer ponto do TWI, o pneu deve ser substituído.

Onde fica?
Seu cliente pode localizar facilmente onde estão os TWI do pneu – há na lateral dos pneus a inscrição T.W.I. Naquela direção ele vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

Especial manutenção: cuide de seus pneus Twi11

Mas é bom lembrar que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser trocado.

Quanto a medição da altura dos sulcos existe um aparelho para isso, mas para nós basta segui o TWI. Olha a explicação do aparelho:

Pirelli responde:


Qual o momento certo de levar o pneu para recapagem? Possuo um aparelho chamado profundímetro. Qual a maneira correta de utilizá-lo?

Caio Eduardo e Silva Almeida
Fortaleza (CE)

Pirelli Responde: Os pneus possuem indicadores de desgaste chamados T.W.I. (em inglês, Tread Wear Indicator), que indicam o momento- limite para a retirada do pneu de uso. O resíduo mínimo da banda de rodagem exigido por lei (Resolução nº 558/80 do Contran) e indicado pelo T.W.I. é de 1,6 mm. Em condições normais de utilização, a Pirelli recomenda a retirada do pneu de uso quando este apresentar 2 mm de resíduo da banda de rodagem (0,4 mm acima do T.W.I ).

Em algumas aplicações mais severas, como uso em percursos mistos (terra / asfalto) ou estradas em más condições de conservação, recomenda-se a retirada do pneu com resíduo ainda superior a 2 mm, de modo a preservar a carcaça para a reforma.

Quanto ao profundímetro "ou medidor de sulcos", trata-se de uma ferramenta destinada a medir a profundidade dos sulcos dos pneus. Ele deve ser usado não apenas para determinar o momento da reforma, mas também como auxiliar no acompanhamento do desgaste da banda de rodagem.

Especial manutenção: cuide de seus pneus 12233510

Para utilizá-lo corretamente, você deve:

1. Realizar a medição de cada sulco em quatro pontos eqüidistantes (90 graus);
2. Após a medição de todos os sulcos do pneu, a menor profundidade encontrada é aquela que conta para determinar o momento da recapagem.

Uma recomendação muito importante é a verificação periódica do indicador de desgaste da rodagem - TWI (Tread Wear Indicators). Este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.

Desgaste do pneu

A primeira indicação é que o pneu esteja em boas condições e atendendo ao limite de desgaste através da indicação TWI. O pneu abaixo do índice TWI é considerado “careca”. No exemplo abaixo, o TWI foi ignorado há muito tempo, provocando uma alta exposição do usuário deste veículo a acidentes.

O engenheiro Quadrelli recomenda fortemente que todo usuário identifique a marca do TWI e controle o desgaste do pneu. “Um pequeno cuidado como este, poderá significar a diferença entre sofrer ou não um acidente”, avisa Quadrelli.

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Mensagem por jefer Ter 6 Jan 2009 - 12:15

eu ia falar do TWI

so q nao conhecia pelo nome
Wink
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Mensagem por Fabio Ter 6 Jan 2009 - 13:01

Primeiro post atualizado com um texto que o Brvita conseguiu!
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Mensagem por Eulalio Ter 6 Jan 2009 - 15:58

Bem, o pneu não tem os sulcos mais profundos e entre estes formam um "dente"? Pois é justamente nesse dente que há um sulco menor e mais fino. A princípio eu imaginei que desaparecendo este sulco menor e mais fino seria o indicativo de troca do pneu.
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Mensagem por LeonardoHB Ter 6 Jan 2009 - 17:18

Então pensou errado Eulalio... vamo de TWI que num tem erro!

Boa dica!

Falows!
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Mensagem por Lu Brandão Ter 6 Jan 2009 - 20:23

quer ver uma coisa q eu não lembro de fazer é calibrar os pneus.. deve ter uns 2 meses q não calibro.. falha minha mesmo.. só lembro qdo meu volante fica duro..

ainda bem q pelo menos antes de viajar eu lembro..
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