[DÚVIDA] - Dá pra trocar o diferencial da caixa de câmbio do 1.6 pelo do 1.0?
4 participantes
Página 1 de 1
[DÚVIDA] - Dá pra trocar o diferencial da caixa de câmbio do 1.6 pelo do 1.0?
Alguém saberia me dizer se é possível trocar o diferencial da caixa de câmbio do meu Ka 1.6 Flex pelo do 1.0 Flex? Fiz uns cálculos e vi que isso deixaria a relação de marchas bem mais próxima do que era a antiga relação de marchas dos Rocam 1.6 quando ainda eram monocombustível, melhorando assim a performance.
Teria que trocar a caixa inteira? Neste caso alguém saberia dizer se é possível trocar a caixa do 1.6 Flex pela caixa do 1.6 Mono?
Teria que trocar a caixa inteira? Neste caso alguém saberia dizer se é possível trocar a caixa do 1.6 Flex pela caixa do 1.6 Mono?
Dragoniten- Moderador
- Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Re: [DÚVIDA] - Dá pra trocar o diferencial da caixa de câmbio do 1.6 pelo do 1.0?
A caixa em si é a mesma pra eles, só vai haver algumas diferenças de acordo com ano, tipo do trabulador e afins ... Mas as peças são intercambiáveis sim.
Eu tenho um 2004 1.0 com a caixa original dele mas com miolo de um fiesta 1.6 2009.
Posso dizer que essa seria a relação ideal pros 1.0 terem vindo de fabrica.
ORIGINAL
1ª - 0 - 41 km/h (+ ou -)
2ª - 41 - 72 km/h (+ ou -)
3ª - 72 - 110 km/h
4ª - 110 - 142 km/h
5ª - 142 - 174 km/h (motor até ia um pouco mais mas para no limitador)
Cambio com miolo do fiesta
1ª - 0 - 50 km/h (+ ou -)
2ª - 50 - 90 km/h (+ ou -)
3º - 90 - 138 km/h
4ª - 138 - 176 km/h
5ª - 176 - Ainda não testei.
OBS: meu ka tem Cabeçote taxado + alcool + coletor e TBI 1.6 + escape direto.
Eu tenho um 2004 1.0 com a caixa original dele mas com miolo de um fiesta 1.6 2009.
Posso dizer que essa seria a relação ideal pros 1.0 terem vindo de fabrica.
ORIGINAL
1ª - 0 - 41 km/h (+ ou -)
2ª - 41 - 72 km/h (+ ou -)
3ª - 72 - 110 km/h
4ª - 110 - 142 km/h
5ª - 142 - 174 km/h (motor até ia um pouco mais mas para no limitador)
Cambio com miolo do fiesta
1ª - 0 - 50 km/h (+ ou -)
2ª - 50 - 90 km/h (+ ou -)
3º - 90 - 138 km/h
4ª - 138 - 176 km/h
5ª - 176 - Ainda não testei.
OBS: meu ka tem Cabeçote taxado + alcool + coletor e TBI 1.6 + escape direto.
Leo Ayabe- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : campinas, SP
Motorização/Cor : Ka 04 Branco 1.0 Rocan
Código de Opcionais : KMS Pro Sound
Re: [DÚVIDA] - Dá pra trocar o diferencial da caixa de câmbio do 1.6 pelo do 1.0?
Com miolo você se refere ao diferencial? Eu queria colocar o câmbio do 1.0 Flex mas a quinta marcha do meu, pois a quinta do 1.0 é muito curta.
Dragoniten- Moderador
Todas as engrenagens das marchas + o diferencial. Só a carcaça do camio permaneceu minha orginal 1.0.
Aconselho a trocar pelo miolo 1.6 ou cambio 1.6 se seu carro for um pouco mais fortinho que o 1.0 original, por que com as relações realmente mais longas pode ser que o 1.0 original sofra um pouco, muitas trocas de marcha e tal.
O meu ficou otimo.
A quinta original do 1.0 é um lixo, faz o carro beber absurdo em viagens.
Aconselho a trocar pelo miolo 1.6 ou cambio 1.6 se seu carro for um pouco mais fortinho que o 1.0 original, por que com as relações realmente mais longas pode ser que o 1.0 original sofra um pouco, muitas trocas de marcha e tal.
O meu ficou otimo.
A quinta original do 1.0 é um lixo, faz o carro beber absurdo em viagens.
Leo Ayabe- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : campinas, SP
Motorização/Cor : Ka 04 Branco 1.0 Rocan
Código de Opcionais : KMS Pro Sound
Então, o meu na verdade é 1.6, mas a relação de marchas é ridiculamente longa, exceto a segunda. Minha terceira bate em 130, a quarta em 196 (!) e a quinta é ótima pra overdrive em viagem e tals.
Eu queria uma relação de aceleração de 1~4 e a quinta priorizando consumo e tals. Eu sei como é a caixa por dentro, mas não sei se é possível trocar somente alguns pares de engrenagem dos eixos pra fazer a relação de marchas que eu queria, como por exemplo, colocar a 1ª~4ª do 1.0 e a quinta do meu 1.6. Sabe se é possível trocar cada engrenagem como estou falando?
Eu queria uma relação de aceleração de 1~4 e a quinta priorizando consumo e tals. Eu sei como é a caixa por dentro, mas não sei se é possível trocar somente alguns pares de engrenagem dos eixos pra fazer a relação de marchas que eu queria, como por exemplo, colocar a 1ª~4ª do 1.0 e a quinta do meu 1.6. Sabe se é possível trocar cada engrenagem como estou falando?
Dragoniten- Moderador
Dragoniten no cambio do Ka 1.6 eu acho loko de mais, bem longa. Dirigi o Sport do Cleber, e em primeira 60km/h. Mas eu vi no Fordhp, q teve um membro lá, q trocou a caixa de cambio pelo da Ecosport, ficou bem curta e bantendo a máxima no painel, porém o rpm do motor ficou mto alto. No teu caso caso vc queira mudar, da pra deixar com o cambio do teu e instalar o diferencial do 1.0 o 3.82. Ai fica interessante.
No caso de 1.0 com esse cambio fica interessante também, pq o Fiesta 1.0 Supercharger usa o cambio do 1.6, mas tinha um cv a mais por causa do compressor.
Poxa o cambio do Fiesta 1.6 é mto bom, minha Mãe tem 1 Sedan top de linha e tem o computador de bordo, no consumo a 110km/h com o A/C ligado fiz 14.5km/l indo pra São Paulo pela Bandeirantes, na volta com o carro lotado na malas, sem o A/C ligado e na msm velocidade média 117km/h, fiz 18.5km/l, mas quando tive q ultrapassar um caminhão e sai da Bandeirantes e entrei na Anhanguera ele ficou no 17.0km/l. Poxa o 1.6 da minha Mãe só mando na CSS Tempo pra fazer as revisões lá.
No caso de 1.0 com esse cambio fica interessante também, pq o Fiesta 1.0 Supercharger usa o cambio do 1.6, mas tinha um cv a mais por causa do compressor.
Poxa o cambio do Fiesta 1.6 é mto bom, minha Mãe tem 1 Sedan top de linha e tem o computador de bordo, no consumo a 110km/h com o A/C ligado fiz 14.5km/l indo pra São Paulo pela Bandeirantes, na volta com o carro lotado na malas, sem o A/C ligado e na msm velocidade média 117km/h, fiz 18.5km/l, mas quando tive q ultrapassar um caminhão e sai da Bandeirantes e entrei na Anhanguera ele ficou no 17.0km/l. Poxa o 1.6 da minha Mãe só mando na CSS Tempo pra fazer as revisões lá.
Eu não queria trocar só o diferencial pelo 4,25 do 1.0 (o meu já é o 3,82) porque a segunda marcha vai ficar curta demais. Eu comparei todas as marchas do 1.6 mono com a do 1.6 Flex e todas são 10~11% mais longas, exceto a segunda que é 4%.
Olhei agora a relação de marchas da Eco e realmente ficaria perfeito. Pensando bem sobre a troca do diferencial, seria perfeito colocar o diferencial do 1.0 monocombustível. A relação ficaria MUITO próxima da relação da Eco 1.6. A droga é que a 120km/h eu estaria a absurdos 3900rpm e pra quem está acostumado a ficar a apenas 3200 rpm, mais o isolamento acústico precário do Ka, complica bastante. Sem falar que na estrada eu geralmente mantenho um ritmo de 130~140 quando o fluxo está bom, mas aí a rotação ficaria muito alta.
Alessandro sabe me dizer se é possível trocar apenas um par de engrenagens? Por exemplo, colocar a quinta do meu Ka no câmbio do 1.0 Flex, ou algo do tipo? Ou as engrenagens são fixas no eixo?
Olhei agora a relação de marchas da Eco e realmente ficaria perfeito. Pensando bem sobre a troca do diferencial, seria perfeito colocar o diferencial do 1.0 monocombustível. A relação ficaria MUITO próxima da relação da Eco 1.6. A droga é que a 120km/h eu estaria a absurdos 3900rpm e pra quem está acostumado a ficar a apenas 3200 rpm, mais o isolamento acústico precário do Ka, complica bastante. Sem falar que na estrada eu geralmente mantenho um ritmo de 130~140 quando o fluxo está bom, mas aí a rotação ficaria muito alta.
Alessandro sabe me dizer se é possível trocar apenas um par de engrenagens? Por exemplo, colocar a quinta do meu Ka no câmbio do 1.0 Flex, ou algo do tipo? Ou as engrenagens são fixas no eixo?
Dragoniten- Moderador
Olha da sim pra trocar, mas eu nem mexeria. Se for trocar no máximo a caixa de cambio do Fiesta. Eu prefiro uma caixa mais longa e dando folga no RPM, pq o motor agradeçe e o consumo idem.
Dragoniten escreveu:Alguém saberia me dizer se é possível trocar o diferencial da caixa de câmbio do meu Ka 1.6 Flex pelo do 1.0 Flex? Fiz uns cálculos e vi que isso deixaria a relação de marchas bem mais próxima do que era a antiga relação de marchas dos Rocam 1.6 quando ainda eram monocombustível, melhorando assim a performance.
Cara, eu ja sou louco pra fazer o contrario.. esticar mais a relação do meu 1.0 pra ele ficar próximo ao 1.6.
Só que não faço a minima ideia de como fazer isso e de quanto vou gastar...
Só trocando esse diferencial consigo isso? Sai caro essa brincadeira?
Sempre achei que tinha que trocar toda a caixa de marcha, por isso nunca fui atras pra saber.
PacoMed- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
Mas será que não vai ficar muito manco o 1.0? Só trocando o diferencial dá sim, a relação vai ficar mais longa.
Pra você ter uma base de comparação:
Com pneus 195/50 R15 as velocidades máximas de cada marcha do seu 1.0 Flex são:
1ª 39,4
2ª 70,2
3ª 106,1
4ª 145,2
5ª 183,3
Colocando o diferencial do 1.6 Flex, ficaria:
1ª 43,8
2ª 78,1
3ª 118,0
4ª 161,6
5ª 203,9
Relação de marchas 11,26% mais longa que a original (4,25/3,82=1,1126).
1ª 39,4
2ª 70,2
3ª 106,1
4ª 145,2
5ª 183,3
1ª 43,8
2ª 78,1
3ª 118,0
4ª 161,6
5ª 203,9
Dragoniten- Moderador
Dragoniten escreveu:Mas será que não vai ficar muito manco o 1.0? Só trocando o diferencial dá sim, a relação vai ficar mais longa.
1ª 39,4
2ª 70,2
3ª 106,1
4ª 145,2
5ª 183,3
1ª 43,8
2ª 78,1
3ª 118,0
4ª 161,6
5ª 203,9
Exatamente o que eu quero.. tipo.. em estrada ando em media a uns 120 km/h, so que o giro fica por volta de 4000 rpm, o que eu acho muito...
Eu acredito que daria pra manter bem uns 3200~3500 como é no 1.6 por ai sem que haja grande perda na agilidade.
Já na cidade que seria onde vou perder mais agilidade eu não me incomodo, porque não ando arrancando muito não, já fui disso quando o Ka era mais novo, hj ando mais na lenta curtindo meu sonzim.
Agora minha maior duvida, quanto gastaria nessa troca?
PacoMed- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
A 120km/h nessa relação de marchas você ficaria a uns 3700rpm. Atualmente a sua rotação fica em 4120rpm. Uma coisa que esqueci de mudar quando calculei é a rotação máxima do motor. No caso do 1.6 é 6300 rpm, mas no caso do 1.0 é 6800rpm, o que aumenta um pouco a velocidade máxima de cada marcha, mas como você falou que anda de boa atualmente, nem seria relevante.
Não tenho ideia quanto gastaria. É difícil encontrar o câmbio do Rocam 1.6 FLEX, pois o diferencial do Rocam 1.6 monocombustível é igual ao do 1.0 Flex. Do que eu já vi por aí, sai uns 800 reais o câmbio (usado, obviamente). Não sei se você conseguiria comprar somente o miolo. E imagino que a mão de obra saia mais ou menos o mesmo que uma troca de embreagem, já que tem que colocar o carro no elevador, tirar o câmbio e tals.
Não tenho ideia quanto gastaria. É difícil encontrar o câmbio do Rocam 1.6 FLEX, pois o diferencial do Rocam 1.6 monocombustível é igual ao do 1.0 Flex. Do que eu já vi por aí, sai uns 800 reais o câmbio (usado, obviamente). Não sei se você conseguiria comprar somente o miolo. E imagino que a mão de obra saia mais ou menos o mesmo que uma troca de embreagem, já que tem que colocar o carro no elevador, tirar o câmbio e tals.
Dragoniten- Moderador
Conteúdo patrocinado