Sandero é boa opção em custo/benefício
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Sandero é boa opção em custo/benefício
Versão hatch do Logan traz espaço, mas o 1.0 l deve em desempenho
Tente convencer alguém de que o Renault Sandero é a versão hatch do Logan. A não ser que ele esteja bem ligado no mercado automobilístico, dificilmente acreditará na afirmação logo de cara. Isso porque o hatch traz pouquíssimas semelhanças externas com o sedã, mas revela no interior a parceria de plataforma, motores e equipamentos. Só a “casca” é diferente. E isso tem o seu lado bom, a excelente oferta de espaço por bom preço – o design melhorado vem de brinde –, mas traz junto as deficiências de ergonomia, o acabamento simples da família, e, no caso da versão avaliada pelo Carro Online – 1.0 16V Expression Hi-Flex, de R$ 33 990 –, a falta de desempenho.
Com 18 473 carros vendidos no primeiro semestre de 2008 (média superior a 3 000 unidades por mês), o Sandero, junto ao Logan, foi o responsável pelo grande crescimento de vendas da Renault (cerca de 80% neste ano), que pulou para a quinta posição no ranking nacional, atrás apenas de Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. A grande sacada do Sandero, porém, não está nos atrativos comuns de um carro. Seu trunfo é trazer para a faixa de R$ 30 000 (o modelo básico custa R$ 30 690) o tamanho – 4,021 m – de um Punto, que mede 4,030 m, e de um Polo (3,915 m), carros na faixa de R$ 40 000. Isso dá um certo orgulho ao dono de Sandero, que está em um carro maior e mais espaçoso por preço de compacto de entrada com alguns equipamentos a mais.
Além do espaço, o design, embora seja um item de avaliação particular, tem agradado e recebeu elogios durante a avaliação. Comparado ao visual “quadradão” do Logan, então, fica difícil entender como eles são derivados. Esses são os dois trunfos do Sandero. Mas oferecer um carro maior por preço de um menor também cobra seu preço. A ergonomia, por exemplo, é sofrível. Para economizar fiação e simplificar o projeto, a Renault posicionou no console os comandos das travas e dos vidros elétricos, do desembaçador traseiro e do pisca alerta.
Colocados lado a lado (só o pisca fica mais centralizado), eles confudem o motorista. E não adianta dizer que é questão de costume. Rodamos uma semana com o carro e, vez ou outra, ligávamos o desembaçador em vez de descer o vidro. Para evitar isso, é preciso olhar a operação e, conseqüentemente, desviar a atenção do trânsito. Outros motoristas que dirigiram o Sandero também foram solidários na reclamação. Outro problema fica por conta do acionamento do ar-condicionado, localizado abaixo desses botões. Com uma terceira marcha engatada, é preciso se contorcer para operá-lo.
A contrapartida vem na hora de passar nos buracos. Com uma suspensão muito bem acertada, o Sandero absorve as irregularidades sem transmiti-las tanto ao volante. O ótimo campo visual proporcionado pela carroceria larga também ajuda na hora de manobrar e não dá a sensação “claustrofóbica” de um compacto de entrada.
Versões e desempenho
Preste bem atenção na hora de comprar um Sandero. A versão avaliada foi a Expression, que traz de série direção hidráulica, ar quente, banco com regulagem de altura, conta-giros, acelerador eletrônico e preparação para som com alto-falantes. Com motor 1.0 16V Hi-Flex, que rende 77 cv de potência a 5 850 rpm e 10,1 kgfm de torque a 4 350 rpm com álcool, ela custa R$ 33 990. O chamado Pack Expression traz a mais ar-condicionado, travas e vidros elétricos e porta-malas com comando por radiofreqüência, elevando o preço para
R$ 37 990. Com airbag, o valor chega a R$ 39 490.
Mas aqui vale uma importante dica: por R$ 2 000 a mais, você pode sair desse propulsor para o 1.6 8V Hi-Torque, capaz de desenvolver 95 cv a 5 250 rpm e 14,1 kgfm a 2 850 rpm. Os 18 cv a mais podem não parecer tanta coisa e realmente não dão um desempenho fantástico ao 1.6 l, mas pelo menos tornam o Sandero um carro que pode andar carregado e com passageiros, coisa que o 1.0 l sofre demais para fazer – a fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 14s1 e velocidade máxima de 161 km/h.
O hatch parece pesado para a potência que tem (são 1 025 kg para 77 cv, ou 13,31 kg/cv) e o torque só vem acima das 4 000 rotações, ou seja, é preciso “encher” o motor para que ele responda. O 1.6 8V Hi-Torque traz seu torque máximo a menos de 3 000 rpm e tem relação peso/potência de 11,10 kg/cv. Vale a pena e une um pouco de desempenho – algo que lhe falta na versão 1.0 – ao ótimo espaço, suspensão e visibilidade do Sandero.
Gerson Campos
Imagens redação Carro Online
Tente convencer alguém de que o Renault Sandero é a versão hatch do Logan. A não ser que ele esteja bem ligado no mercado automobilístico, dificilmente acreditará na afirmação logo de cara. Isso porque o hatch traz pouquíssimas semelhanças externas com o sedã, mas revela no interior a parceria de plataforma, motores e equipamentos. Só a “casca” é diferente. E isso tem o seu lado bom, a excelente oferta de espaço por bom preço – o design melhorado vem de brinde –, mas traz junto as deficiências de ergonomia, o acabamento simples da família, e, no caso da versão avaliada pelo Carro Online – 1.0 16V Expression Hi-Flex, de R$ 33 990 –, a falta de desempenho.
Com 18 473 carros vendidos no primeiro semestre de 2008 (média superior a 3 000 unidades por mês), o Sandero, junto ao Logan, foi o responsável pelo grande crescimento de vendas da Renault (cerca de 80% neste ano), que pulou para a quinta posição no ranking nacional, atrás apenas de Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford. A grande sacada do Sandero, porém, não está nos atrativos comuns de um carro. Seu trunfo é trazer para a faixa de R$ 30 000 (o modelo básico custa R$ 30 690) o tamanho – 4,021 m – de um Punto, que mede 4,030 m, e de um Polo (3,915 m), carros na faixa de R$ 40 000. Isso dá um certo orgulho ao dono de Sandero, que está em um carro maior e mais espaçoso por preço de compacto de entrada com alguns equipamentos a mais.
Além do espaço, o design, embora seja um item de avaliação particular, tem agradado e recebeu elogios durante a avaliação. Comparado ao visual “quadradão” do Logan, então, fica difícil entender como eles são derivados. Esses são os dois trunfos do Sandero. Mas oferecer um carro maior por preço de um menor também cobra seu preço. A ergonomia, por exemplo, é sofrível. Para economizar fiação e simplificar o projeto, a Renault posicionou no console os comandos das travas e dos vidros elétricos, do desembaçador traseiro e do pisca alerta.
Colocados lado a lado (só o pisca fica mais centralizado), eles confudem o motorista. E não adianta dizer que é questão de costume. Rodamos uma semana com o carro e, vez ou outra, ligávamos o desembaçador em vez de descer o vidro. Para evitar isso, é preciso olhar a operação e, conseqüentemente, desviar a atenção do trânsito. Outros motoristas que dirigiram o Sandero também foram solidários na reclamação. Outro problema fica por conta do acionamento do ar-condicionado, localizado abaixo desses botões. Com uma terceira marcha engatada, é preciso se contorcer para operá-lo.
A contrapartida vem na hora de passar nos buracos. Com uma suspensão muito bem acertada, o Sandero absorve as irregularidades sem transmiti-las tanto ao volante. O ótimo campo visual proporcionado pela carroceria larga também ajuda na hora de manobrar e não dá a sensação “claustrofóbica” de um compacto de entrada.
Versões e desempenho
Preste bem atenção na hora de comprar um Sandero. A versão avaliada foi a Expression, que traz de série direção hidráulica, ar quente, banco com regulagem de altura, conta-giros, acelerador eletrônico e preparação para som com alto-falantes. Com motor 1.0 16V Hi-Flex, que rende 77 cv de potência a 5 850 rpm e 10,1 kgfm de torque a 4 350 rpm com álcool, ela custa R$ 33 990. O chamado Pack Expression traz a mais ar-condicionado, travas e vidros elétricos e porta-malas com comando por radiofreqüência, elevando o preço para
R$ 37 990. Com airbag, o valor chega a R$ 39 490.
Mas aqui vale uma importante dica: por R$ 2 000 a mais, você pode sair desse propulsor para o 1.6 8V Hi-Torque, capaz de desenvolver 95 cv a 5 250 rpm e 14,1 kgfm a 2 850 rpm. Os 18 cv a mais podem não parecer tanta coisa e realmente não dão um desempenho fantástico ao 1.6 l, mas pelo menos tornam o Sandero um carro que pode andar carregado e com passageiros, coisa que o 1.0 l sofre demais para fazer – a fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 14s1 e velocidade máxima de 161 km/h.
O hatch parece pesado para a potência que tem (são 1 025 kg para 77 cv, ou 13,31 kg/cv) e o torque só vem acima das 4 000 rotações, ou seja, é preciso “encher” o motor para que ele responda. O 1.6 8V Hi-Torque traz seu torque máximo a menos de 3 000 rpm e tem relação peso/potência de 11,10 kg/cv. Vale a pena e une um pouco de desempenho – algo que lhe falta na versão 1.0 – ao ótimo espaço, suspensão e visibilidade do Sandero.
Gerson Campos
Imagens redação Carro Online
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
e, sao 18 cv a mais e tambem mais torque, nao podemos esquecer dele. mais eu nao compro nao, sou mais chegado a desempenho, apesar de conforto ser muito bom
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
É um belo e bom carro !!!!
verdão- Piloto de Controle Remoto
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Motorização/Cor : 1.0 - preto
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Data de inscrição : 31/12/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
quando estava vendo o kazinhu, o sandero foi uma das opçoes
mas achei ele muito grande pra mim sozinhu
e era mais caro
mas acho um carro interessante e posso vir a ter um mais pro futuro
mas achei ele muito grande pra mim sozinhu
e era mais caro
mas acho um carro interessante e posso vir a ter um mais pro futuro
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
Não acho que neste momento eu trocaria o conforto de um carro cheio de regalias como o meu ka por um sandero que não tem abertura do porta malas automática, alarme de série, vidros elétricos one touch com o comando nas portas (no sandero é no painel... horrível!), levantar e baixar os vidros com o controle... etc... não trocaria td isso somente por duas portas a mais e mais espaço... pelo menos não agora... só sou eu e minha noiva... não preciso de 4 portas e maior espaço...
LeonardoHB- Sócio Fundador
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Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
porenqunato tb nao, por isto justamente optei peloka
mas futuramente eh uma possibilidade interessante
esta entre os possiveis pro futuro
mas numca s sabe neh
o q vao lançar de novo
mas futuramente eh uma possibilidade interessante
esta entre os possiveis pro futuro
mas numca s sabe neh
o q vao lançar de novo
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
eu tb.. se kisesse espaço compraria uma kombi!! não preciso... preciso de um carro bonito que me faça feliz, pra eu poder sair com meus amigos de fds e ir trabalhar!! minha opção?? KA o/
Hitokiri Adriel- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1082
Idade : 36
Cidade/Estado : São Caetano do Sul / SP
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPN9
Data de inscrição : 26/12/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
O retrovisor do Sandero parece mal acabado... e a caixa de roda dele é maior que a do Novo Ka parece.
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
Sei não... mas acho que esse motor 1.0 não aguenta um carro desse tamanho...
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
Não é atoa que colocaram 16V... pra ver se puxa um pouco mais... mas o carro é um barco pra esse motor... coitado dele...
Sem contar que meu cunhado tem um e se ele deixa de andar com o carro por mais de 5 dias a bateria vai pro jais e toca recarregar... E não tem nada em curto no carro... já foi pra concessionária e tudo...
Sem contar que meu cunhado tem um e se ele deixa de andar com o carro por mais de 5 dias a bateria vai pro jais e toca recarregar... E não tem nada em curto no carro... já foi pra concessionária e tudo...
LeonardoHB- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 3700
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
A caixa de rodas desse carro da foto é grande mesmo, mas ele tá com rodas que não são de liga leve. Talvez, com uma roda maior ele fique melhor.
Se o carro é bom eu não sei msm, mas eu o acho bonito. Muito bonito, incluisive.
Agora, eu sou chato com algumas coisas que parecem bobagens... e abertura dos vidros no painel é uma coisa dessas que me irritam. Tem que ser na porta!
Coisa assim me faria desistir de um carro sem msm considerar repensar minha decisão.
Se o carro é bom eu não sei msm, mas eu o acho bonito. Muito bonito, incluisive.
Agora, eu sou chato com algumas coisas que parecem bobagens... e abertura dos vidros no painel é uma coisa dessas que me irritam. Tem que ser na porta!
Coisa assim me faria desistir de um carro sem msm considerar repensar minha decisão.
Túlio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Sandero é boa opção em custo/benefício
Eu tenho um Sandero mas não é essa versão não!
É 1.6 16v Privilege 115cv (Top de Linha), o Ka fica com minha esposa e meus 3 irmãos tbm tem Ka.
HEhehe
O Sandero é um carrão viu,
não tenho nada a reclamar.
O retrovisor feio assim acho q é só na versão de entrada.
O meu vem com rodas de liga 15' de série já.
Essa abertura das portas e vidros no painel é costume.
Meu carro anterior era nas porta, agora quando ando em outro carro fico procurando no painel.
KAkaka
Não atrapalha não...
Abraço
É 1.6 16v Privilege 115cv (Top de Linha), o Ka fica com minha esposa e meus 3 irmãos tbm tem Ka.
HEhehe
O Sandero é um carrão viu,
não tenho nada a reclamar.
O retrovisor feio assim acho q é só na versão de entrada.
O meu vem com rodas de liga 15' de série já.
Essa abertura das portas e vidros no painel é costume.
Meu carro anterior era nas porta, agora quando ando em outro carro fico procurando no painel.
KAkaka
Não atrapalha não...
Abraço
Thiago BH- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 500
Cidade/Estado : MG
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 26/01/2009
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