[DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
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[DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
alguem sabe como faz isso? pois to achando que meu Ka ta bebendo muito
marcaoviniciusso- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
marcaoviniciusso escreveu:alguem sabe como faz isso? pois to achando que meu Ka ta bebendo muito
É só levar na concessionária, eles fazem isso utilizando um programa de computador, é rápido.
Eu já fiz isso no meu e não adiantou nada, de qualquer maneira, leve o seu, pois pode ser que a Ford já tenha atualizado o Software e pode dar resultado.
Na verdade o Novo KA principalmente para quem só anda na cidade, bebe muito mesmo. A média no álcool costuma ser de 8 km/L. O ideal é se ele fizesse ao menos 10 km/L.
Mas tome cuidado com o álcool, a maioria dos postos "batiza" o álcool com água o que faz o KA gastar horrores. a semana passada eu coloquei álcool batizado e meu carro só rodou 6,6 km/L. Esta semana voltei a colocar num posto bom e já na primeira prévia pude notar a diferença, com certeza voltará a fazer mais de 8 km/L
Bovolini- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
valeu vou la concessionaria
marcaoviniciusso- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Mais alguém que atualizou o programa, notou algum beneficio??
Angelo Roncally- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
o esquema era fazer um tunning no chip, ai sim iria ficar bom, so nao sei se aumentaria o consumo
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Eu já atualizei na concessionária e ficou a mesma coisa... algo que me deixou fulo foi o cara que me vender dizer que o 1.0 faria 8..9km/l na cana.. MENTIRA..em Curitiba, morando no centro, acelera e freia, o máaaaaaximo que já fiz foi 7,6 Km/L...o que é "muito" se comparado ao que o pessoal da Slaviero me disse, que faria 6 "no pau da goiaba".. o que posso te dizer é que aqui em Curitiba, com preços atuais, o Ka fazendo 6km/l no Álcool dá no mesmo que fazer 11Km/l na Gasolina, o que é razoável.
Abraço!
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lebrão- Piloto de Kart
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
geralmente essas mediçoes sao em condiçoes ideais, tipo transito tranquilo, ou quando e em viagem a mediçao e feita numa pista reta, tranquila, sem buracos, sem ultrapassagem e em velocidade baixa... eles tem la seu modo de medir as coisas, mas quando poem na rua a coisa muda, as vezes acontece de consumir mais mesmo... mas se for coisa absurda ai sim tem que reclamar
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Tenho visto os comentários do pessoal aqui e pelo jeito tenho que ficar feliz com o meu 1.6. Tenho feito na média de 8,5 km/l no álcool na cidade. Isso com 100% do tempo o ar ligado (suo demais com o calor do Rio de Janeiro). E na gasosa não é muito diferente disso, indo pruns 9,5. Fico sempre no álcool.
Abração gente.
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INSOC- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
O meu 1.6 no alcool tá fazendo isso tbein... entre 7 e 8,5 dependendo de como dirijo e de onde dirijo... e se o ar está on ão ligado...
Falows!!
Falows!!
LeonardoHB- Sócio Fundador
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
voce esta sonhando é. Nunca um novo Ka com ar ligado o tempo todo iria fazer essa distancia. Voce deve estar calculando muito mal, pois é impossivel. Leia o topico e veja se alguem esta fazendo isso, aconselho a refazer os calculos, pois tem algo errado ou entao o seu Ka é especial.INSOC escreveu:Tenho visto os comentários do pessoal aqui e pelo jeito tenho que ficar feliz com o meu 1.6. Tenho feito na média de 8,5 km/l no álcool na cidade. Isso com 100% do tempo o ar ligado (suo demais com o calor do Rio de Janeiro). E na gasosa não é muito diferente disso, indo pruns 9,5. Fico sempre no álcool.
Abração gente.
marcaoviniciusso- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
LeonardoHB escreveu:O meu 1.6 no alcool tá fazendo isso tbein... entre 7 e 8,5 dependendo de como dirijo e de onde dirijo... e se o ar está on ão ligado...
Falows!!
fala pra mim a programaçao da sua injeçao eletronica que eu quero ela
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Fala gente...
Não sei se foi sorte, se melhoraram o mapeamento da injeção nos motores novos ou o quê. Os cálculos não são precisos, obviamente, mas não são muito longe do que comentei não. Só não esfolo o motor do carro e ando sempre com álcool de qualidade. E sempre, digo sempre, com ar ligado.
É isso aí. Tô feliz demais com o bichinho, até pq pensei que ele realemtne fosse beber muito mais do que tem bebido.
Abração galera.
Márcio
EDIT by LeonardoHB - Favor evite posts seguidos. Leia as regras 14.1 e 14.2 do fórum.
São os 1.6 dando banho de economia nos 1.0.
Aliás, alguma diferença no mapeamento das duas versões pode ser a explicação.
Não sei se foi sorte, se melhoraram o mapeamento da injeção nos motores novos ou o quê. Os cálculos não são precisos, obviamente, mas não são muito longe do que comentei não. Só não esfolo o motor do carro e ando sempre com álcool de qualidade. E sempre, digo sempre, com ar ligado.
É isso aí. Tô feliz demais com o bichinho, até pq pensei que ele realemtne fosse beber muito mais do que tem bebido.
Abração galera.
Márcio
EDIT by LeonardoHB - Favor evite posts seguidos. Leia as regras 14.1 e 14.2 do fórum.
LeonardoHB escreveu:O meu 1.6 no alcool tá fazendo isso tbein... entre 7 e 8,5 dependendo de como dirijo e de onde dirijo... e se o ar está on ão ligado...
Falows!!
São os 1.6 dando banho de economia nos 1.0.
Aliás, alguma diferença no mapeamento das duas versões pode ser a explicação.
Última edição por LeonardoHB em Seg 15 Dez 2008 - 14:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Favor evite posts seguidos. Leia as regras 14.1 e 14.2 do fórum.)
INSOC- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
marcaoviniciusso escreveu:voce esta sonhando é. Nunca um novo Ka com ar ligado o tempo todo iria fazer essa distancia. Voce deve estar calculando muito mal, pois é impossivel. Leia o topico e veja se alguem esta fazendo isso, aconselho a refazer os calculos, pois tem algo errado ou entao o seu Ka é especial.INSOC escreveu:Tenho visto os comentários do pessoal aqui e pelo jeito tenho que ficar feliz com o meu 1.6. Tenho feito na média de 8,5 km/l no álcool na cidade. Isso com 100% do tempo o ar ligado (suo demais com o calor do Rio de Janeiro). E na gasosa não é muito diferente disso, indo pruns 9,5. Fico sempre no álcool.
Abração gente.
Eu faço 8km/l no meu com ar ligado 100% do tempo na cidade. Porto Alegre não tem muitos congestionamentos, mas não sou um motorista econômico, troco de marcha em 4000rpm. Como já mencionei em outros tópicos, já tive um novo Ka 1.0 e gastava a mesma coisa. Estou muito feliz com o 1.6!
Boni- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Abasteci o meu ontem e está fazendo a média de 8km/l~8,5 km/l.
Tudo depende de como piso. Médias acima de 8 km/l eu consigo quando passo marchas na faixa de 2000~2.500 rpm . E dando umas esticadas de leve quando necessário.
Quando piso pra valer, faço na média de 7,0 km/l ~7,5km/l.
A explicação é o seguinte, como o novo ka 1.6 tem bastante motor para o seu tamanho, tranquilamente você consegue andar em marchas altas no transito, pois o carro tem torque para manter a velocidade ideal. Já no 1.0 é necessário andar sempre com rpm alto nas primeiras marchas, o que gera um consumo razoavel.
Estou muito feliz com o consumo do meu 1.6 e contraria a idéia que a vendedora me passou na concessionária, que para economia o 1.0 seria o ideal. Pelos comentários dos donos de 1.0, estou vendo que não é bem assim.
Tudo depende de como piso. Médias acima de 8 km/l eu consigo quando passo marchas na faixa de 2000~2.500 rpm . E dando umas esticadas de leve quando necessário.
Quando piso pra valer, faço na média de 7,0 km/l ~7,5km/l.
A explicação é o seguinte, como o novo ka 1.6 tem bastante motor para o seu tamanho, tranquilamente você consegue andar em marchas altas no transito, pois o carro tem torque para manter a velocidade ideal. Já no 1.0 é necessário andar sempre com rpm alto nas primeiras marchas, o que gera um consumo razoavel.
Estou muito feliz com o consumo do meu 1.6 e contraria a idéia que a vendedora me passou na concessionária, que para economia o 1.0 seria o ideal. Pelos comentários dos donos de 1.0, estou vendo que não é bem assim.
Marcos Alpha- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
nossa to satisfeit com o kazinho 1,6, ta fazendo 8 facil
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
meu ka 1,6 tbm faz ate 9 na cidade facil mesmo com ar ligado
quanto aos donos de 1.0 falando que o calculo ta errado eu falo enquanto nosso carro usa 2.5 mil giros para trafegar ate 80 km/h o de voces ta ate 3.5 ou as vezes 4 dependendo da marcha a mesma coisa viajando nosso motor esforça menos
quanto aos donos de 1.0 falando que o calculo ta errado eu falo enquanto nosso carro usa 2.5 mil giros para trafegar ate 80 km/h o de voces ta ate 3.5 ou as vezes 4 dependendo da marcha a mesma coisa viajando nosso motor esforça menos
duche- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
com certeza...acho que 1,6 em relaçao, potencia economia é muito mais vantajoso...
por isso peguei um...
por isso peguei um...
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
duche escreveu:meu ka 1,6 tbm faz ate 9 na cidade facil mesmo com ar ligado
quanto aos donos de 1.0 falando que o calculo ta errado eu falo enquanto nosso carro usa 2.5 mil giros para trafegar ate 80 km/h o de voces ta ate 3.5 ou as vezes 4 dependendo da marcha a mesma coisa viajando nosso motor esforça menos
Exato!
Esse é o motivo pelo qual carro 1.0 não faz sentido. Se o motorista andar no mesmo ritmo que todo mundo, o 1.6 vai com o pé nas costas, e o 1.0 com a faca nos dentes, e gasta mais.
Boni- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
é...fazer o que né?
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
duche escreveu:meu ka 1,6 tbm faz ate 9 na cidade facil mesmo com ar ligado
quanto aos donos de 1.0 falando que o calculo ta errado eu falo enquanto nosso carro usa 2.5 mil giros para trafegar ate 80 km/h o de voces ta ate 3.5 ou as vezes 4 dependendo da marcha a mesma coisa viajando nosso motor esforça menos
Vou ser sincero, cheguei a creditar que estava errando nos cálculos realmente (embora cálculo tão ridículo quanto este seja bem difícil de errar!) diante da reação dos propríetários de 1.0.
E acredito que a questão do torque seja a resposta mesmo. Ainda mais se temos um motorista que pisa pouco no 1.6 vs um motorista que pisa muito no 1.0. Como sobra motor no 1.6, o motorista pé-leve vai gerar muita economia, enquanto um pé-pesado no 1.0 vai gastar relativamente muito mais tentando arrancar uma performance maior do bichinho.
O meu ainda está no meu esquema de "amaciamento", onde eu evito passar de 3000 giros com o bicho. Vou assim até os 2000 km (estou com 1700). Mesmo com meu limite de 3000 giros, o 1.6 é tranquilo demais de guiar (embora o motor só "encha" realmente depois dos 3mil). Legal mesmo é sentir a potência subindo com o giro. Façam um teste, encurtem as marchas até chegar a terceira com 2mil rpm. Depois vai pisando e esticando. Ele vai fraquinho até os 2.5k e próximo aos 3k ganha um fôlego que te faz grudar no banco... Uma delícia. Junto com o câmbiozinho durinho, me sinto numa ferrari miniatura.
Mas é isso aí pessoal. É um excelente caro. 1.0 ou 1.6. Acho que é mais questão de não tentar tirar do carro o que ele não foi projetado pra te dar.
Grande abraço e curtam seus Kazinhos (ou Kazões, como preferir).
INSOC- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
cara, parece turbo, quando enche o contagiro do ka 1,6
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Galera, a discussão está entre a reprogramação da injeção eletrônica como forma de melhorar o consumo de combustível do carro.
Se forem discutir a questão de rotação, motorização, forma de dirigir, que se abra outro tópico, pois, por exemplo, o meu é 1.0, sem ar-condicionado e não me preocupo em dirigir suave ou esticando pouco, sempre tenho buscado uma rotação alta para mudança de marcha e o consumo está sempre acima de 9,30km/l de álcool, mesmo quando faço percursos em que uso a 3ª marcha em sua maioria.
Portanto, acredito que para os insatisfeitos quanto ao consumo, que procurem a concessionária até o problema ser solucionado, a não ser que as condições de trânsito sejam desfavoráveis, a exemplo:
1 - percursos curtos, no qual não dá para o motor aquecer o suficiente para alcançar um melhor rendimento, e por isso faço uso das trocas de marchas em altas rotações (dentro da velocidade recomendada pelo manual) logo no início, quando saio com o carro.
2 - trânsito intenso, com muitos engarrafamentos, sinaleiras (semáforos) e quebra-molas;
3 - ficar muito tempo com o motor ligado sem sair do lugar.
4 - Fazer muito uso de meia embreagem, ou não reduzir as marchas quando for parar a uma distância consideravelmente longa.
5 - Ao invés de aproveitar as decidas e deixar o carro ir engatado, aproveitando a rotação do motor e o "cut-off", ficar com o pé no acelerador.
Acho que esses são os principais causadores do aumento de consumo. Se mesmo assim, alguém dirigindo e respeitando essas orientações o consumo se mantiver alto, deve reclamar sim.
Se forem discutir a questão de rotação, motorização, forma de dirigir, que se abra outro tópico, pois, por exemplo, o meu é 1.0, sem ar-condicionado e não me preocupo em dirigir suave ou esticando pouco, sempre tenho buscado uma rotação alta para mudança de marcha e o consumo está sempre acima de 9,30km/l de álcool, mesmo quando faço percursos em que uso a 3ª marcha em sua maioria.
Portanto, acredito que para os insatisfeitos quanto ao consumo, que procurem a concessionária até o problema ser solucionado, a não ser que as condições de trânsito sejam desfavoráveis, a exemplo:
1 - percursos curtos, no qual não dá para o motor aquecer o suficiente para alcançar um melhor rendimento, e por isso faço uso das trocas de marchas em altas rotações (dentro da velocidade recomendada pelo manual) logo no início, quando saio com o carro.
2 - trânsito intenso, com muitos engarrafamentos, sinaleiras (semáforos) e quebra-molas;
3 - ficar muito tempo com o motor ligado sem sair do lugar.
4 - Fazer muito uso de meia embreagem, ou não reduzir as marchas quando for parar a uma distância consideravelmente longa.
5 - Ao invés de aproveitar as decidas e deixar o carro ir engatado, aproveitando a rotação do motor e o "cut-off", ficar com o pé no acelerador.
Acho que esses são os principais causadores do aumento de consumo. Se mesmo assim, alguém dirigindo e respeitando essas orientações o consumo se mantiver alto, deve reclamar sim.
Eulalio- Administrador
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Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
INSOC escreveu:LeonardoHB escreveu:O meu 1.6 no alcool tá fazendo isso tbein... entre 7 e 8,5 dependendo de como dirijo e de onde dirijo... e se o ar está on ão ligado...
Falows!!
São os 1.6 dando banho de economia nos 1.0.
Aliás, alguma diferença no mapeamento das duas versões pode ser a explicação.
Desculpe mas não acredito! O 1.0 não pode gastar mais que o 1.6, salvo no caso do Honda Fit, mesmo assim os novos são 1.5.
Você deve sim estar fazendo medição equivocada e gastando sem saber. O medição deve ser feita com rigor! De repente o frentista pára a bomba no primeiro sinal e isso dá uma diferença de um litro e meio, sem falar nos cálculos que devem ser precisos.
Bovolini- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
olha só, meu carro faz com 1 l de alcool, 8.1 na cidade....isso testado com 1 litro somente
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Bovolini escreveu:INSOC escreveu:LeonardoHB escreveu:O meu 1.6 no alcool tá fazendo isso tbein... entre 7 e 8,5 dependendo de como dirijo e de onde dirijo... e se o ar está on ão ligado...
Falows!!
São os 1.6 dando banho de economia nos 1.0.
Aliás, alguma diferença no mapeamento das duas versões pode ser a explicação.
Desculpe mas não acredito! O 1.0 não pode gastar mais que o 1.6, salvo no caso do Honda Fit, mesmo assim os novos são 1.5.
Você deve sim estar fazendo medição equivocada e gastando sem saber. O medição deve ser feita com rigor! De repente o frentista pára a bomba no primeiro sinal e isso dá uma diferença de um litro e meio, sem falar nos cálculos que devem ser precisos.
Fala Bovolini,
Cara, sinceramente, nunca me importou muito a questão de consumo, pq realmente rodo pouco. Não estou feliz com o consumo do meu carro, mas assustado com os posts falando do consumo do 1.0. Só isso.
Não estou me preocupando em ser muito preciso, até pq não sou técnico do IPEM ou algo parecido (acredito que ninguem aqui seja...). O cálculo qu eeu faço é sempre abastecer quando a luz da reserva acende. Ponto. Pego o resultado em litros abastecidos e divido pelo que rodei pelo hodômetro parcial. Sem maiores cálculos. Se der erro, cá entre nós, pode ser pra cima ou pra baixo. Mas não me preocupo com isso. Quero ter uma média, somente.
De qualquer maneira, bate-papo do tipo "o meu é melhor que o seu" geralemtne não levam a lugar nenhum. Bem, a não ser no caso do Vasco, que o meu mengão é muito melhor... kkkkk
Abração gente.
INSOC- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Paulo Marques escreveu:boa dica...
Sim muito boa, mas a melhor parte da dica é "leve à concessionária", pois eu faço tudo isso, inclusive já levei na concessionária 2 vezes reclamando, eles reprogramaram mas não adiantou. O consumo continua alto para 1.0. Claro que não vou desistir, mas acredito que se não incomodarmos a Ford, a problemática continuará. E quem vai pagar a conta é o nosso bolso.
O carro tem que ser econômico e não a gente!
Bovolini- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
com certeza, mas espera chegar nos 20 mi km, o carro amarrado gasta mais mesmo...
Paulo Marques- Carteira Provisória
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Se for observar meus posts desde o início do consumo (no tópico sobre consumo), sempre tive uma média de 9,15 a 9,35 km/l de álcool, agora está oscilando entre 9,35 e 10,0km/l.
Eulalio- Administrador
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Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?
Eulalio escreveu:Se for observar meus posts desde o início do consumo (no tópico sobre consumo), sempre tive uma média de 9,15 a 9,35 km/l de álcool, agora está oscilando entre 9,35 e 10,0km/l.
O jeito vai ser a gente morar na Bahia.
Bovolini- Tô tirando a carteira
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