Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

3 participantes

Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Wamk9 Ter 20 Out 2015 - 0:11

Olá a todos!

Sou novo no fórum e também novo e na "vida", fiz a minha carteira no inicio do ano depois de ficar enrolando e assim tive a oportunidade de conseguir comprar um Ka 98 Enduro para ser meu primeiro carro alguns meses atrás, o bichinho tava super detonado, mesmo a mecânica sendo boa ele tava/ta com pintura gasta, teto amassado, sem trincos nas portas, e outras coisas a mais, era um carro que tava atirado praticamente numa loja então decidi junto com meu pai trocar uma Biz que tinhamos por ele e estamos ajeitando aos poucos, algo parecido com um "projeto pai e filho".

Bom, a questão é a seguinte, eu entendo quase nada de mecânica e tento aprender o máximo que posso com a ajuda do meu pai e de amigos em situações envolvendo o Ka, mas uma coisa que sou bem chato e que quero fazer com esse carro é manter ao máximo a sua originalidade, porém com alguns poucos mimos diferenciados até para melhorar a forma de dirigi-lo no dia a dia e, por essa questão tenho certas perguntas que em relação a ele, que são as seguintes:

1 - O ar dele hora funciona e hora não funciona, já aconteceu de eu ta dirigindo num dia de chuva e o bendito desligar depois de apertar a embreagem, porém minutos depois ele funcionou normalmente, e fica nessas sempre, funciona por exemplo uns 5 dias, e depois fica mais 5 sem funcionar, alguém tem uma ideia do que revisar?

2 - Acho os retrovisores do Old péssimos (Acabei acostumando com os grandalhões do Palio que tem aqui) e vi em uma postagem que alguém trocou pelos do New Ka alguém saberia falar sobre como seria essa adaptação ou se existe outro que posso ser colocado e que não fuja tanto da originalidade?

3 - Como comentei, o carro estava totalmente atirado nos cantos esperando para ser comprado, e uma coisa que me irrita mais é o porta-malas que está sem acabamento nenhum e assim percebi que na lateral do motorista tem um tipo de chapa com um buraco para um parafuso e também ganchinhos de plástico no banco traseiro, por acaso alguém que tem/teve o Old dizer o que seria nesses espaços e como seria esse acabamento, se o original possui ou não? E onde fica o triangulo/chave de roda/macaco nele?

4 - Hoje fiz a limpeza da caixa do filtro e do filtro em si, junto com o respiro do motor que estava tão sujo a ponto de respiro só ter o nome, e nisso acabei percebendo que a caixa do filtro não possui o cano de entrada de ar , o oval no caso, que fica na caixa e vai para o parachoque, algo que já vi em algumas fotos e vídeos pela internet, e além disso percebo que ele anda aquecendo demais, seria por causa da falta desse cano? (Algo que acredito que seja um dos fatores)

Bom, no momento são essas dúvidas nas quais possuo, provavelmente existem diversas outras mas que não me lembro, se alguém conseguir me ajudar (ou até indicar alguma postagem aqui no fórum, pois eu olhei diversas páginas nele e não achei respostas muito conclusivas ou simplesmente que não foram respondidas) eu agradeço.

Obrigado desde já.

Wamk9
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Idade : 30
Cidade/Estado : Capão da Canoa / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Maraccini Ter 20 Out 2015 - 2:28

Wanke9 

1) Quanto ao ar primeiramente tente ver o relê que arma e desarma  o A/C.

2) Neste não saberei te ajudar vamos esperar ajuda dos amigos ? Talvez mande um MP para  rafael rodrigo ele trabalha em loja de auto peças e pode informar melhor?

3) o mesmo Rafael pode ajudar!

4)  primeiro este motor a válvula de marcha lenta usa um feltro para filtrar o ar admitido e com tempo se deteriora fica localizado atrasa da TBI  ( corpo de borboleta) e parece uma tampinha de refrigerante (com 4 apoios) seria interessante trocar para evitar problema (muito comum neste motor).

Segundo sem a mangueira vai admitir ar quente ( menos molecular de oxigênio ) e como este é o comburente da combustão irá fornecer menos gasolina e motor ficará com menos potência e precisará pisar mais para andar igual gastando mais (consumo maior) mas não necessariamente isto causara um aquecimento do motor a não ser que misturavam/combustível esteja pobre. 

Para ter mistura pobre  teria que ter um ou mais destes itens ; Pode ser bomba com baixa vazão, filtro de combustível entupido, regulador de pressão, bicos entupidos e os sensores de temperatura do ar , sensor MAF, sensor de temperatura da água (na verdade liquido de arrefecimento) e até mesmo a sonda Lambda (sensor de oxigênio com mistura travada).

Mas como está com problema no A/C pode ser válvula  expansora do ar quente (caixa quente) ou se não tiver obstrução no cano de desvio que não deixa o liquido passar direito (entupido, queimada) e assim o liquido de arrefecimento não circula direito aquecendo o motor e tb pode desligar o A/C pode ser ai tb seu problema  número 1 .

 De uma olhada nas velas e compare com o manual da NGK na internet para ter idéia como vai a combustão do motor ( e sintomas. E saúde do motor)

Se tiver mais duvidas vá acrescentando dados (condições, funcionamento, etc ) para podermos ajudar.

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Wamk9 Ter 20 Out 2015 - 9:39

Olá, Maraccini.

Vou dar uma revisada nesse feltro, já havia visto em alguns tópicos pessoal falar sobre ele e gostaria de revisar, porém não sabia o local onde ele ficava, assim que possível darei uma olhada.

No caso ele é Ar comum mesmo, não tem A/C e muito menos ar quente, falando com um amigo, ele disse que por as vezes funcionar e as vezes não, poderia ser a Válvula Torre, porém não sei se ele me sugeriu isso pensando em A/C ou não, e se não, não faço ideia de onde ficaria.

Sobre a mangueira da caixa, realmente eu não to nem um pouco satisfeito com o desempenho do motor, mesmo sabendo que ele precisa de algumas trocas como cabos de vela e velas novas, falando nisso, gostaria de botar tais componentes de melhor performance, vocês tem alguma sugestão ou não vale arriscar com peças por mais simples que sejam (como as velas e cabos) de maior desempenho no velho 1.0? Pois não adianta muito acabar gastando a mais para no fim ter o mesmo resultado ou até pior pela "falta" de compressão.

Wamk9
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Idade : 30
Cidade/Estado : Capão da Canoa / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por sousaman Ter 20 Out 2015 - 11:57

Wamk9,

Uma ajuda!

2 - Os retrovisores podem ser trocados pelos dos Ka G2. Só tirar os antigos e fazer um furo diferente na porta para encaixar o novo. Fica bom, pois ele é grande.

3 - Poderia tirar uma foto do porta malas?

Apareça nos encontros.

Abraços!
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Wamk9 Ter 20 Out 2015 - 13:02

Olá, sousaman.

Obrigado pela resposta, provavelmente eu acabe mudando eles, e sobre as fotos eu tirei duas, a primeira do ganchinho do lado direito do banco, e a segunda do ganchinho e do que acredito que seria o suporte para algo no lado esquerdo (motorista).


[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? 34r7uyb
[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? 264ksb8

Wamk9
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Idade : 30
Cidade/Estado : Capão da Canoa / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por sousaman Ter 20 Out 2015 - 13:12

Cara,

Fácil de resolver seus problemas.
O suporte é do macaco original, só procurar no Mercado Livre que tem. Precisa de uma chave para fixa-lo. ali no suporte. Veja se consegue olhar em algum carro.

O carpete do porta malas vc pode comprar e cortá-lo sob medida fazendo o molde sobre de algum carro igual ao seu.

Os ganchos podem ser utilizados para colocar aquelas redes que seguram coisas/objetos.

Vamos conversando.
Vamos conversando.
sousaman
sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1271
Idade : 48
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo
Data de inscrição : 08/10/2012

http://www.uol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Maraccini Ter 20 Out 2015 - 13:44

 Velas e cabos não aumentam a potência mas de boas marcas evita que se perca potência. Nem as famosas de Iridium (duram bem mais e precisa para centelhar menos energia) mas tb não aumenta potência melhora a queima e a não ser que faça uma preparação do motor custo desta Iridium não compensa !

Velas só NGK, Bosch ou Motorcraft tem outras até boas mas fique dentro destas.
 
Hoje as velas Bosch são muito boas (antigamente eram feitas por terceiros e  a qualidade era mais ou menos hoje eles mesmos fazem e é de ótima  qualidade ) apesar de alguns mecânicos desatualizados não gostarem.

Eu usaria uma Bosch Super 4 que é mais atual (tecnológica) e melhora a queima e além de tudo custa mais barato que NGK

Motorcraft é feita pela NGK então não compensa ! Única diferença é o preço!

BOSCH
Motor.   Vela  Normal.  Abertura eletrodo   /           Super 4       Ab. Eletrodo 
 1.3           HR7DCX             1,1                          /                HR78                 0,9 
 1.0          HR7DC.               0,7.                      /                HR78                 0,9

NGK  BPR5EFS-10 para o 1.0 e o 1.3 

Cabos de velas procure pela marcas mais famosas NGK, Bosch, Dayco, Marelli e evite as de marcas menos famosas pois a maioria tem o cabo com resistência alta e diminui a passagem da faísca da bobina, mas existe marcas menos famosas que são boas um bom vendedor de sua confiança pode ajudar e se tiver duvida use um multimetro para medir a resistência dos cabos pegue um de marca famosa e o que está comprando o que tiver menor resistência Ohms é o melhor (use cabos com mesma medida - tamanho)

Vá fazendo manutenção aos poucos para deixar motor bom e com bom desempenho ( não é o forte do Endura)  e consumo (Endura gasta pouco), pode fazer limpeza dos sistema de injeção via tanque (use um aditivo Koube clean) , limpe a TBI e o coletor de admissão com spray (limpa TBI ), troca de filtro de combustível, troca de óleo e filtro de óleo por sintético, etc

Abraço

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Wamk9 Ter 20 Out 2015 - 15:04

Obrigado pela resposta sousaman, sobre o carpete é algo que vou fazer o mais breve possível pois me irrita muitas ouvir tudo se batendo ali atrás quando pego uma estrada que não é asfaltada ou que possui trepidação, só não havia feito ainda pela falta do $$ e também porque tava entrando aguá por todo o carro pelas janelas das portas e inclusive no porta malas, aparentemente nas borrachas, já que depois de passar silicone pelo que percebi parou de entrar, vou dar uma procurada sobre o macaco dele e dependendo do preço, porque não né?

No caso de potência com as velas Maraccini , ao menos isso tenho (um pouco) de noção. Minha preocupação é realmente pela perca de potência que sei que ele tem pelo estado que esta ou até pelas falhas do carro que já possuem, no caso citei estes componentes pq são os primeiros que vou ter que trocar no bichinho e acredito que seja pelo conjunto (pelo que percebo, metade dos cabos de vela são originais, os outros não) que faz ele parecer ter algumas falhas. Mas obrigado pela dica das velas, eu estava pensando em pegar uma NGK ou até da própria Motorcraft, original dele mesmo no caso, mas gostei do preço das Bosch's e talvez eu vá partir para elas mesmo pela sua recomendação.

E uma coisa que tenho interesse também é em relação a conexão OBDII dele, gostaria de fazer testes (em casa mesmo) com ele, saberia me informar como funciona os programas especializados para pegar estas informações? Digo em termos de códigos porque acredito que cada carro tenha o seu e que no programa mostrará talvez apenas o código, existe algum manual especificando tais códigos ou estes programas já fazem o envio de forma que seja de fácil entendimento?

E em relação ao ar que comentei, alguma dica para verificar no final de semana?

E novamente, obrigado aos dois pelas informações! Very Happy

Wamk9
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Idade : 30
Cidade/Estado : Capão da Canoa / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Maraccini Ter 20 Out 2015 - 17:01

Wanke9   

Seu carro tem um modo test do painel mas funciona através de "pisca" para cada item fornece um código piscando tem má internet o código e as ocorrências (dificil de usar !) mas tem .

Existem leitores OBD2 que transmitem (dados relativamente simples de todos sensores e da injeção/ ignição ) para um aparelho com andróide via Bluetooth  pode tentar ver no Ford fiesta clube pois os primeiros fiestas Mk3 tem o mesmo motor e ver se alguém lá usa qual o modelo e se funciona( tem no ML).  

No caso do ar vc quer disser o ventilador e neste caso pode ser um relê ruim ou problema elétrico até mesmo um aterramento com problema ou bateria.

Mesmo que não tenha ar quente tem a mangueira e um tubo em forma de U que levaria para a. Caixa quente o liquido de arrefecimento e retorna para o motor (válvula termostatica) e pode em algum lugar deste estar obstruído  ou a valvula com problema e fazendo motor aquecer além do normal (defeito comum). As vezes uma troca com limpeza mais profunda do sistema de arrefecimento resolve este entupimento se não for a válvula  termostatica.

Maraccini
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1719
Cidade/Estado : Jundiaí / SP
Motorização/Cor : 1.0 3 Cil. TiCVT / branco
Código de Opcionais : New KA SE Plus
Data de inscrição : 06/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Wamk9 Ter 20 Out 2015 - 18:03

Ok, Maraccini.

Obrigado pela ajuda e desculpa o incomodo também, qualquer outra dúvida estarei dividindo aqui com vocês.

Wamk9
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Idade : 30
Cidade/Estado : Capão da Canoa / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : N/A
Data de inscrição : 19/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

[DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1? Empty Re: [DÚVIDA] - Como fazer "Manutenções" e Melhorias no meu Ka G1?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos