Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
+3
Alessandro
Tar
ThiagoCaparica
7 participantes
Página 1 de 1
Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Sedã médio-grande da marca norte-americana atinge 36,1 km/l durante 69 horas de direção ininterruptas
Fonte: Webmotors
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
(28-04-09) - Quando o Ford Fusion Hybrid foi apresentado, em novembro do ano passado, a Ford disse que o carro poderia fazer 1.126 km com um tanque na cidade. Como o tanque do Fusion tem 17 galões norte-americanos, ou 64,4 l, isso daria 17,5 km/l em ciclo urbano. Pois a Ford provou que o carro é capaz de ir ainda mais longe. Com a ajuda do piloto da Nascar Carl Edwards e do campeão mundial de economia de combustível, Wayne Gerdes, ele percorreu 2.326,6 km com um tanque cheio. A média de consumo foi, portanto, de 36,1 km/l.
O mais interessante disso é que a marca foi obtida por acaso. A Ford queria provar que o carro poderia rodar mais de 1.000 milhas (1.609,34 km) com um tanque de combustível e começou uma maratona de direção do Fusion Hybrid no sábado passado, às 9h15 (8h15 no horário local, em Mount Vernon, Virgínia). Cerca de 47 horas depois, conseguiu percorrer a distância estabelecida como meta, mas, como ainda havia gasolina no tanque, continuou a dirigir o carro até o tanque secar.
O périplo terminou 22 horas depois disso, o que deu um total de 69 horas de direção ininterruptas do carro, com seguidas trocas de motoristas. Engenheiros da Ford especializados em carros híbridos também se revezaram ao volante. A marca final, como dissemos, foi de 2.326,6 km, ou 1.445,7 milhas.
Além de provar o quanto o carro pode andar, a Ford também aproveitou para angariar fundos para o Juvenile Diabetes Research Foundation, uma entidade de pesquisa contra a diabetes juvenil.
A tecnologia
O Hybrid, como o próprio nome diz, tem motor a combustão conjugado a um elétrico para ajudar a mover o Fusion. No sedã, o motor elétrico consegue atuar sozinho a velocidades de até 76 km/h. É quase o dobro da velocidade de alguns concorrentes. O motor, um Duratec 2,5-litros, é diferente dos demais. Em vez de ciclo Otto, ele usa o ciclo Atkinson.
No ciclo Otto, o curso de compressão é igual ao da expansão. No Atkinson, o de expansão é maior. Trocando em miúdos, o motor de ciclo Atkinson aproveita melhor a queima de combustível. Ele é considerado hoje o motor a combustão mais eficiente em produção. Tanto é assim que ele é o padrão dos veículos híbridos.
O preço que o ciclo Atkinson cobra é uma potência mais baixa. Em vez dos 175 cv e 194 Nm do motor normal (o que deve vir ao Brasil em maio, inclusive), ele gera 155 cv e 154 Nm. Pouco para um motor 2,5-litro, mas, como ele atua em conjunto com o elétrico, e só em velocidades mais altas, isso nem deve ser notado.
Eco-Driving
A marca surpreendente obtida pelo Ford Fusion Hybrid não se deve apenas aos méritos do carro, mas também a técnicas de direção de baixo consumo, chamadas pela Ford de Eco-Driving, que ela resume abaixo:
• Reduzir a velocidade suavemente e manter uma pressão sempre uniforme no acelerador.
• Acelerar e reduzir a velocidade do carro sempre de forma gradual.
• Manter uma distância segura do carro da frente e antecipar as condições do trânsito à frente.
• Diminuir a velocidade do carro devagar até chegar a semáforos fechados e a sinais de pare; acelerar para chegar antes gasta combustível e freios à toa.
• Minimizar o uso de aquecedores ou de ar-condicionado para reduzir a carga que o motor tem de suportar.
• Fechar janelas em alta velocidade para reduzir o arrasto aerodinâmico.
• Acelerar e aproveitar o impulso para dar um descanso ao acelerador, voltando a pisar, de leve, no acelerador só quando a velocidade cair.
• Aumentar a velocidade antes de pegar uma subida e aproveitar a descida para ganhar velocidade sem acelerar.
• Evitar lombadas, valetas e buracos, que diminuem a velocidade do carro.
O novo Ford Fusion sera lançado no Brasil em maio nas versões quatro-cilindros e V6 com tração nas quatro rodas, mas a versão Hybrid ficará de fora. Consta que a versão V6 virá para combater o Hyundai Azera e o Honda Accord V6, mas a Ford, em vez de apenas combater os concorrentes, poderia repetir o que fez com o EcoSport e ousar criar um novo segmento de mercado. Que haveria procura alta nas concessionárias por um carro com consumo de 36,1 km/l e o conforto, a dirigibilidade e o espaço do Fusion não há dúvida nenhuma.
O mais interessante disso é que a marca foi obtida por acaso. A Ford queria provar que o carro poderia rodar mais de 1.000 milhas (1.609,34 km) com um tanque de combustível e começou uma maratona de direção do Fusion Hybrid no sábado passado, às 9h15 (8h15 no horário local, em Mount Vernon, Virgínia). Cerca de 47 horas depois, conseguiu percorrer a distância estabelecida como meta, mas, como ainda havia gasolina no tanque, continuou a dirigir o carro até o tanque secar.
O périplo terminou 22 horas depois disso, o que deu um total de 69 horas de direção ininterruptas do carro, com seguidas trocas de motoristas. Engenheiros da Ford especializados em carros híbridos também se revezaram ao volante. A marca final, como dissemos, foi de 2.326,6 km, ou 1.445,7 milhas.
Além de provar o quanto o carro pode andar, a Ford também aproveitou para angariar fundos para o Juvenile Diabetes Research Foundation, uma entidade de pesquisa contra a diabetes juvenil.
A tecnologia
O Hybrid, como o próprio nome diz, tem motor a combustão conjugado a um elétrico para ajudar a mover o Fusion. No sedã, o motor elétrico consegue atuar sozinho a velocidades de até 76 km/h. É quase o dobro da velocidade de alguns concorrentes. O motor, um Duratec 2,5-litros, é diferente dos demais. Em vez de ciclo Otto, ele usa o ciclo Atkinson.
No ciclo Otto, o curso de compressão é igual ao da expansão. No Atkinson, o de expansão é maior. Trocando em miúdos, o motor de ciclo Atkinson aproveita melhor a queima de combustível. Ele é considerado hoje o motor a combustão mais eficiente em produção. Tanto é assim que ele é o padrão dos veículos híbridos.
O preço que o ciclo Atkinson cobra é uma potência mais baixa. Em vez dos 175 cv e 194 Nm do motor normal (o que deve vir ao Brasil em maio, inclusive), ele gera 155 cv e 154 Nm. Pouco para um motor 2,5-litro, mas, como ele atua em conjunto com o elétrico, e só em velocidades mais altas, isso nem deve ser notado.
Eco-Driving
A marca surpreendente obtida pelo Ford Fusion Hybrid não se deve apenas aos méritos do carro, mas também a técnicas de direção de baixo consumo, chamadas pela Ford de Eco-Driving, que ela resume abaixo:
• Reduzir a velocidade suavemente e manter uma pressão sempre uniforme no acelerador.
• Acelerar e reduzir a velocidade do carro sempre de forma gradual.
• Manter uma distância segura do carro da frente e antecipar as condições do trânsito à frente.
• Diminuir a velocidade do carro devagar até chegar a semáforos fechados e a sinais de pare; acelerar para chegar antes gasta combustível e freios à toa.
• Minimizar o uso de aquecedores ou de ar-condicionado para reduzir a carga que o motor tem de suportar.
• Fechar janelas em alta velocidade para reduzir o arrasto aerodinâmico.
• Acelerar e aproveitar o impulso para dar um descanso ao acelerador, voltando a pisar, de leve, no acelerador só quando a velocidade cair.
• Aumentar a velocidade antes de pegar uma subida e aproveitar a descida para ganhar velocidade sem acelerar.
• Evitar lombadas, valetas e buracos, que diminuem a velocidade do carro.
O novo Ford Fusion sera lançado no Brasil em maio nas versões quatro-cilindros e V6 com tração nas quatro rodas, mas a versão Hybrid ficará de fora. Consta que a versão V6 virá para combater o Hyundai Azera e o Honda Accord V6, mas a Ford, em vez de apenas combater os concorrentes, poderia repetir o que fez com o EcoSport e ousar criar um novo segmento de mercado. Que haveria procura alta nas concessionárias por um carro com consumo de 36,1 km/l e o conforto, a dirigibilidade e o espaço do Fusion não há dúvida nenhuma.
Fonte: Webmotors
Última edição por Brvita em Sex 26 Jun 2009 - 13:00, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Ajuste na formatação - Não esqueça de colocar sempre a Fonte da notícia! Descobri a fonte pelo endereço do Twiter q também não precisa ser divulgado aqui.)
ThiagoCaparica- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 385
Idade : 41
Cidade/Estado : Brasília - DF
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : basico
Data de inscrição : 01/04/2009
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Como a expansão vai ser maior que a compressão?
É mais eficiente que o diesel tbm?
--------------
Só se a valvula de escape permanecer um pouco aberta durante a compressão, só que dai vai comprimir menos e o aproveitamento vai ser menor....
![Neutral](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_neutral.gif)
É mais eficiente que o diesel tbm?
--------------
Só se a valvula de escape permanecer um pouco aberta durante a compressão, só que dai vai comprimir menos e o aproveitamento vai ser menor....
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Caraca num super carro fazer isso com 1 tanque, meu que loko isso, e imagina o nosso kazão com as mesmas condições será que alcança a mesma Quilometragem ou proxima dela.
Valeu Thiago e tar pelas Informações...
Muito massa Thiago essa questão da economia de u hybrido, mas pena que o Brasil está de fora.
Abraços
Valeu Thiago e tar pelas Informações...
Muito massa Thiago essa questão da economia de u hybrido, mas pena que o Brasil está de fora.
Abraços
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
informações?
ahuahuahuahua
eu tbm não sei, eu tava perguntando...
não achei nada na net sobre o funcionamento desse motor... =(
-------------
"durante 69 horas de direção ininterruptas "
foram ~2200 km, certo?
isso da uma média de qntos km/h?
uns 40? hauahuahuauha
o motor eletrico funciona até perto de 80 km/h, logo o gasto de gasolina foi do ar condicionado ligado...![lol!](https://2img.net/i/fa/i/smiles/lol.gif)
ahuahuahuahua
eu tbm não sei, eu tava perguntando...
não achei nada na net sobre o funcionamento desse motor... =(
-------------
"durante 69 horas de direção ininterruptas "
foram ~2200 km, certo?
isso da uma média de qntos km/h?
uns 40? hauahuahuauha
o motor eletrico funciona até perto de 80 km/h, logo o gasto de gasolina foi do ar condicionado ligado...
![lol!](https://2img.net/i/fa/i/smiles/lol.gif)
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Super Carro o Ford Fusion, so que gosto de Carro Pequeno.
Abraços a Todos do Fórum!!![Exclamation](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_exclaim.gif)
Abraços a Todos do Fórum!!
![Exclamation](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_exclaim.gif)
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1661
Idade : 61
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009 -
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Tar escreveu:informações?
ahuahuahuahua
eu tbm não sei, eu tava perguntando...
não achei nada na net sobre o funcionamento desse motor... =(
-------------
"durante 69 horas de direção ininterruptas "
foram ~2200 km, certo?
isso da uma média de qntos km/h?
uns 40? hauahuahuauha
o motor eletrico funciona até perto de 80 km/h, logo o gasto de gasolina foi do ar condicionado ligado...
![Telefone](/users/2512/22/51/43/smiles/723616.gif)
![Coffee](/users/2512/22/51/43/smiles/32339.gif)
ThiagoCaparica- Tô tirando a carteira
- Número de Mensagens : 385
Idade : 41
Cidade/Estado : Brasília - DF
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : basico
Data de inscrição : 01/04/2009
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Eles rodaram numa condição econômica, a mesma condição que fizeram quando testaram o mille economy e o novo gol para falarem do consumo, só que na realidade é outra.
Eles conseguiram 36km/l na gasolina para mostrar a capacidade de economia... mas acredito que na realidade ele faça de 20 a 25km/l de gasolina nas condições de trânsito normais.
Eles conseguiram 36km/l na gasolina para mostrar a capacidade de economia... mas acredito que na realidade ele faça de 20 a 25km/l de gasolina nas condições de trânsito normais.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
A eulalio, não sei como foi realizado o teste do uno, mas o desse fusion ai até eu de bicicleta andava na frente, fizeram com o carro quase parando...
Se tivessem andado à 100 km/h terminatiam o teste em ~23h
Se tivessem feito à 50 km/h, teriam terminado em 48h...
mas demoraram 69 horas, da uma média de cerca 30 km/h...
Se minhas contas de cabeça estiverem certas é uma piada da ford uma noticia dessas...
Se tivessem andado à 100 km/h terminatiam o teste em ~23h
Se tivessem feito à 50 km/h, teriam terminado em 48h...
mas demoraram 69 horas, da uma média de cerca 30 km/h...
Se minhas contas de cabeça estiverem certas é uma piada da ford uma noticia dessas...
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
seria interessante um testes desse aqui no brasil, faltaria quase todas aquelas condiçoes do eco-driving ali em cima no transito
igordmb- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
Mesmo fazendo 20 25 é muito... Muita gente vai comprar esse carro lá fora e mandar p/ ca.
Já q não tera o motor hybrid a venda aqui.
Já q não tera o motor hybrid a venda aqui.
vinny- Moderador
- Número de Mensagens : 2476
Idade : 35
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)
Data de inscrição : 27/02/2009
Re: Ford Fusion Hybrid roda 2.326,6 km com um tanque de gasolina
É o q está parecendo viu Vinny daqui a pouco vai ter importador independente trasendo esse Fusion Hybrido ai nossa vai ter muita gente comprando ao ives de carro popular. hehehe
![-](https://2img.net/i/fa/m/tabs_less1.gif)
» Voltando Gasolina no tanque
» Manta tanque de gasolina
» Reestilização do Ford Fusion!
» Exclusivo: Ford Ka 2012 com facelift já roda em testes - Veja como ficará o Ford Ka 2012
» [DÚVIDA] - Pq o tanque de gasolina trava na hora de abastecer?
» Manta tanque de gasolina
» Reestilização do Ford Fusion!
» Exclusivo: Ford Ka 2012 com facelift já roda em testes - Veja como ficará o Ford Ka 2012
» [DÚVIDA] - Pq o tanque de gasolina trava na hora de abastecer?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|