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Bomba d'água pifando!

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Mensagem por Rodrigo Sartori Sex 18 Set 2009 - 20:22

Senhores no dia 12/09/09 o Kaki começou a fazer um barulho feio de ferro com ferro batendo dentro do motor. Eu muito preocupado nao andei mais com o carro e observando o barulho desconfiei do sistema de arrefecimento pois a água tinha baixado um pouco e qdo apertava alguma das mangueiras do radiador algo estalava dentro da bomba.
Agendei no dia 15 na Ford e mostrei ao mecanico/consultor o barulho do motor ligado, o barulho ao apertar as mangueiras e tb a minha desconfiança no sistema de arrefecimento por esses motivos.
No final da tarde do mesmo dia o consultor me ligou dizendo que o carro estava pronto q que nao era nada sério (somente pedras e sujeira na correia) e que desmontaram, limparam e tava normal.
Peguei o carro no final da tarde e logo no caminho depois q o carro esquentou um pouco o barulho já apareceu.

Gostaria de saber que tipo de testes e serviço esse pessoal das concessionárias vem fazendo nos carros? Pois já nao é a primeira vez q levo o carro me queixando de um problema e o carro volta exatamente igual. Além de várias outras pessoas que já passaram pela mesma situaçao.

Desfecho: Levei o carro no meu mecanico de confiança e em 2 minutos, sem desmontar nada e checando apenas a polia da bomba, ele me disse ja era, a bomba está com folga e raspando no motor, vai estourar qqr hora.

Estou com vontade de arrumar isso por conta e depois escrever a Ford dizendo q a concessionária me disse q estava tudo ok e q podia rodar numa boa, ou seja correndo o risco até de fundir o motor....

To muito put# da vida, outra vez.

Um detalhe importante pessoal é que o mecanico me disse q o motor zetec rocan necessita de limpeza do sistema de arrefecimento periodica, mais ou menos a cada seis meses, pois a agua vai ficando muito suja e compromete os componentes onde ela circula.

É bom ficar esperto com isso, ja tivemos alguns casos de carros fervendo aqui.

Valeu
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Mensagem por Eulalio Sex 18 Set 2009 - 21:12

O barulho é durante à partida e depois para? O meu tá com um barulho, parecendo uma correia folgada, dá um sinal de que desliza e depois pára o barulho. É algo assim?
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sáb 19 Set 2009 - 0:33

Nao Eulalio, qdo liga as vezes nem faz, mas se acelerar ja começa. É um barulho parecido com o de valvulas desreguladas qdo fica batendo, barulho de ferro mesmo. Alem disso a polia da bomba tem folga e qdo esta girando fica tremendo parecendo desalinhada.
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Mensagem por Supertsunami Sáb 19 Set 2009 - 10:17

Você deveria pedir a concessionária que deu esse diagnóstico que o fizesse por escrito, datado e assinado. Duvido que eles aceitariam fazer isso. Tá na cara que eles sabiam do problema e estavam tentando mascarar a situação.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sáb 19 Set 2009 - 14:13

Pois é, duvido mesmo. Aliás nao quero mais nem voltar lá. O negocio é entrar em contato com a Ford e ver oq acontece.
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Mensagem por Alessandro Sáb 19 Set 2009 - 14:32

Puta q merda Rodrigão, no meu estava fervendo e toda hora estava ligando a ventoinha, mas esse barulho ai não apareceu no meu, mas se no motor zetec não necessita limpeza do liquido de arefecimento, então ele trabalha bem com sujeira, pq observa no reservatório q fia nojento, mas isso é patifaria isso.

Mas se a Ford te ajudar é uma blz, mas vc foi em qual a concessionária lá na Forte, pq sei lá as concessionarias q agente tem é tudo patifaria, só vou agora pra lá troca oleo, filtro de oleo e filtro de ar, pq se vc vai falando e eles vão te enrolando e a conta aumentando..

Abração
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sáb 19 Set 2009 - 16:07

pois é, ninguém nunca falou dessa necessidade de limpeza, eu ja imaginava pelo tom q a agua foi ficando.
Fui la mesmo, e pretendo nao voltar mais, muito fraco esse pessoal. É uma pena depender desse tipo de servoço, mas como a garantia ja era... Paciencia.

Alguém sabe se a garantia do motor é diferente?
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Mensagem por Eulalio Sáb 19 Set 2009 - 20:28

Tem muita coisa que a concessionária diz que faz, mas na realidade faz nada, principalmente durante as revisões. Duvido muito que eles observam todos os itens de revisão. Só fazem trocar aquilo previsto...

O meu tá com um barulho estranho, acho que é um ajuste no tensor da corrente. Já desisti das revisões. Com 41.500km troquei o óleo, filtro de oléo e filtro de ar.

Voltando ao assunto, vai que essa história de manutenção periódica seja mais uma questão preventiva. O meu até agora está sem nenhuma revisão no sistema de arrefecimento.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Sáb 19 Set 2009 - 22:31

Entao, isso q o meu mecanico disse. "o rocan precisa desta limpeza de tempo em tempo pois apresenta problemas no sistema". Qdo cheguei na mecanica ele ja me falou q era bomba quebrando, sem olhar nada! Abriu o capo e mostrou a polia da bomba dançando pois o rolamento é q estoura e as pás da bomba começam a raspar no bloco até se despedaçar se continuar usando.
Hj pesquisei o preço e descobri q existem as paralelas q custam na faixa de R$ 80,00 e as originais a R$ 150,00. Como não sei qual é mais indicada levando em conta q essa original mal durou 35.000 km (até o mecanico ficou surpreso), vou ver com ele e tb tentar descobrir se existe alguma garantia por parte da ford.

Eu nao vou fazer mais revisao na concessionária,
nao vale a pena, faço um serviço muito melhor em casa e pelo menos fico sossegado qto a troca dos itens básicos por um preço muito melhor.

"depois q largaram a minha lanterna solta, sem nenhum parafuso, somente para tirar um inseto q estava dentro eu imagino o tipo de serviço q devem fazer no motor, palhaçada isso.
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 23 Set 2009 - 21:16

Bom, troquei a bomba e ja dei uma geral no sistema todo.

Agora é brigar com a Ford.
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Mensagem por Adolfo Luiz Qua 23 Set 2009 - 22:27

Amigo quanto ficou o preju!! Abraço! Bomba d'água pifando! Icon_question
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Mensagem por Rodrigo Sartori Qua 23 Set 2009 - 23:23

R$ 280,00
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Mensagem por Adolfo Luiz Qua 23 Set 2009 - 23:28

Este preço na Revenda era um roubo!hehehe Bomba d'água pifando! Icon_lol
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Mensagem por Convidado Qui 24 Set 2009 - 8:24

Rodrigo, a quanto tempo você tem o carro? Veja só, a garantia da Ford é de 1 ano, garantia contratual, mas existe a garantia legal que é de 90 dias e essa garantia começa a ser contada ao fim da garantia contratual.

Então a garantia contratual não se sobrepõe a legal. Terminada uma se inicia a outra.


Última edição por Brvita em Qui 24 Set 2009 - 18:51, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 24 Set 2009 - 12:52

Adolfo esse preço foi referente a troca da bomba 78,00, troca do reservatório de água 36,00, 2 litros de aditivo 36,00 e 130 da mão de obra.

Brvita, minha garantia de 1 nao terminou em julho, quer dizer q ainda tenho 90 dias?
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Mensagem por Convidado Qui 24 Set 2009 - 18:56

Olha isso aqui: http://www.adecon-pe.org.br/informativo/doutrinas/doutrina_detalhe.php?id_doutrina=4

GARANTIA LEGAL E CONTRATUAL: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
25/03/2006

A garantia legal está prevista no Código de Defesa do Consumidor, garantia esta assegurada legalmente não podendo a garantia contratual em nenhuma hipótese excluí-la, sendo dessa forma obrigatória. Por sua vez o art. 26 da Lei n. 8.078/90 estabelece prazos diferentes de acordo com a natureza do produto ou do serviço. Portanto a garantia legal estabelece prazo de 30 dias para produtos ou serviços não-duráveis, como por exemplo, produtos alimentares, serviços de dedetização, etc. Enquanto em relação aos produtos ou serviços duráveis é estabelecido prazo de 90 dias, sendo estes, por exemplo, eletrodomésticos, veículos automotores e os serviços de construção civil. Tais prazos se referem ao tempo que o consumidor possui para reclamar vícios aparentes e de fácil constatação.

A garantia contratual é aquela firmada entre o consumidor e o fornecedor do produto ou do serviço. Esta outra modalidade de garantia está prevista no art. 50 do Código de Defesa do Consumidor, onde versa expressamente que a garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito. A garantia contratual é mera faculdade do fornecedor, podendo este estabelecer prazo de acordo com sua conveniência, a fim de que seus produtos ou serviços possam ter competitividade no mercado, atendendo, portanto, ao princípio da livre iniciativa. No parágrafo único do art. 50 prevê expressamente que o termo de garantia deve ser devidamente preenchido pelo fornecedor, na hipótese do fornecedor não preencher o termo de garantia obedecendo adequadamente os termos do art. 50, parágrafo único, estará cometendo infração penal de acordo com o art. 74 do Código de Defesa do Consumidor que prevê pena de detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses ou multa.

http://www.escritorioonline.com/webnews/noticia.php?id_noticia=4134&

Garantia legal e contratual


No Código de Defesa do Consumidor existem dois tipos de garantia: a legal e a contratual.

A garantia legal independe de termo escrito, pois já está prevista em lei (CDC, 26 e 27). Sendo imperativa, obrigatória, total, incondicional e inegociável.

O inicio da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da aquisição do produto ou do serviço pelo consumidor.

A garantia contratual é dada por escrito pelo próprio fornecedor, é o denominado termo de garantia (CDC, 50), e deve ser entregue ao consumidor no momento da compra.

A garantia contratual é complementar à garantia legal, todavia, não é obrigatória. O fornecedor pode concedê-la ou não, mas, ao concedê-la, a garantia passa a integrar a oferta, obrigando-se a honrá-la.

A garantia contratual pode ser parcial, pois, admite a exclusão de certos componentes. De modo geral, a garantia contratual também é condicionada às instruções de uso.

Quanto ao prazo, a garantia contratual sucede a garantia legal, assim, se um eletrodoméstico tem a garantia legal de 3 meses dada pelo artigo 26 do CDC e o fabricante concede termo de garantia de 1 ano, a garantia do produto perfaz um total de 1 ano e três meses.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Qui 24 Set 2009 - 22:37

Bom, tentei hj ligar na ford mas é algo meio q impossivel alguem atender nesse 0800.
Amanha perderei mais um pouco de tempo. Caso nao adiante vou procurar o contato e escrever mesmo.

Vlw pelas dicas Brvita.
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Mensagem por Mulder Ter 23 Mar 2010 - 16:19

Dando um RESS no tópico. ^^





Bom como alguns já sabem não levo meu “carango” para
revisão.


Nunca. Gosto pessoal.


Estou com exatamente o mesmo problema e, mesmo sintoma que o
Rodrigo Sartori relatou. Até o barulho é exatamente o mesmo.


Tomei até um susto quando começou a fazer o barulho, achei
que fosse pino batendo...


Barulho vai, barulho vem, não conseguia descobrir da onde
vinha o danado...


Enfim o carro ferveu, mexe aqui, mexe lá e nada, tudo ok.
Enfim achei, a água tava totalmente parada no sistema, não circulava nem uma
gota de água pelo radiador.


Consequência; radiador frio, ventoinha ligada e motor
fervendo.


Comprei a bendita bomba, R$ 171,00 ><.


Vou trocar, depois falo se ficou bom.


Só espero que o termostato esteja bom, senão vão ser mais R$
200,00 pro ralo.


Gosto muito do ka, mas, só para constar, o classic do meu
irmão vai fazer 4 anos e nunca deu nada. oO. E olha que ele só anda no gás. Ai
aiaiiaaiiaaii.


Onde vou parar com esse meu ka.


Se continuar assim vou vender e comprar outro carro de outra
marca.


Ficar trocando peça de motor de carro zero é “osso duro de
roer”.

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Mensagem por Rodrigo Sartori Ter 23 Mar 2010 - 20:01

Mulder O seu Ka tá com qts km? Qual idade dele?

O meu não chegou a ferver pq ainda circulava um pouco d'água, mas como eu fiquei grilado, nao usei mais o carro. Sorte, senão o fim seria igual o seu.

Bom já fazem uns 5 meses isso e agora estou precisando limpar todo o sistema pois está tudo preto novamente. Detalhe q trocou o reservatório tb e agora tá amarelo, parece q o carro tem uns 5 anos.

O mecanico disse q isso é normal em Ford, de cada 3 a 4 meses é preciso limpar e nao é bom deixar pq detona desde a bomba até outros componentes que podem comprometer o sistema.

Isso é uma pena. O pessoal poderia resolver pq desde o meu ex carro q era ano 97 q esse problema acontece na Ford.
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Mensagem por Mulder Ter 23 Mar 2010 - 21:50

Olá.
Ele está com 21 meses ( e prestações ^^ ).
Esta com pouco mais de 20mil km. Tenho andado pouco.
Pra mim o carro pode ter todos os defeitos do mundo, menos defeito no motor e afins... Aí eu fico revoltado.
Ainda bem que sempre olho o painel, pelo menos pra isso serviu a luz de temperatura.
Detalhe... Andei pesquisando e descobri que o problema no sistema de arrefecimento não é exclusividade do Ka...
Eco, Fiesta... Também estão dando o mesmo problema...
Inclusive, por coincidência, no momento que eu estava comprando minha bomba, tinha um feliz proprietário de um Eco comprando uma válvula...


Última edição por Mulder em Ter 23 Mar 2010 - 22:26, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Cauê Ter 23 Mar 2010 - 22:10

Achei ridículo o carro não ter um simples sensor de temperatura da água, vc tem que contar que a lâmpada acenda antes de fundir o motor, isso se acender! Logo providenciarei um sensor, só não sei onde colocar no painel... Flw

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Mensagem por Rodrigo Sartori Ter 23 Mar 2010 - 22:59

ele não tem o ponteiro, mas a luz indica qdo já está fevendo.

É foda, mas a muito tempo isso é um prob na Ford.
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Mensagem por Mulder Sáb 27 Mar 2010 - 21:27

Olá.


Meu karango está 100% novamente. ^^


Tive que trocar a válvula também...


A bomba estava boa...


Somente a válvula estava com defeito...


Fica a experiência pra próxima...


O lema é não depender de mecânico urubu!





Feliz páscoa para todos!

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Mensagem por tiago ruiz Qui 15 Abr 2010 - 3:12

Olá




sou novo por aqui e já vi que este
forum pode ajudar bastante, então vou dar meus pitacos e tentar
contribuir também.




Quanto ao problema da bomba do rodrigo,
podem ter sido duas coisas, material e fabricação da bomba ruins ou
água tão ruim que corroeu a bomba.

Como o fluido (água + aditivo) estava
bem sujo vou culpar ele mesmo e de lambuja vou colocar a culpa da
falha da válvula termostática tão falada por aqui nele também pois ela é mais
sensível que a bomba e certamente não aguenta fluido ruim.




As minhas perguntas são as seguintes:




O nível baixa muito?

Se baixa muito, a água usada é boa
(destilada, de bateria, desmineralizada, ou qualquer outra que seja
realmente tratada)?




O fato é que não deveria ter tanta
corrosão pois o aditivo alem de anticongelante também deve ser
anticorrosivo.


Desde que a água seja boa, pois
dependendo da torneira de onde ela sai ela pode acabar com as
propriedades do aditivo.




Meu medo é que isso ocorra mesmo com
água e aditivo do fabricante, pois assim a ford pode estar vendendo
carro com água de torneira e aditivo vagabundo e ainda lucrando uns
300 pila com cada válvula que vende.

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Mensagem por Eulalio Ter 29 Jun 2010 - 20:23

Rodrigo,

Meu ka, agora com 64.800km rodados apresentou esse problema quando eu já estava a 130km de Salvador. Ouvi o barulho metálico e cheguei a pensar que o motor já estivesse comprometido.

A bomba d'água se foi dentro do mesmo relato seu, com a polia solta. Amanhã devo pegar o carro com a bomba trocada, correia, tensor e novo líquido no radiador.
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Bomba d'água pifando! Empty Re: Bomba d'água pifando!

Mensagem por Luiz Merlim Ter 29 Jun 2010 - 20:38

Pessoal com 20.000 km quando deu pau no motor, os mecanicos da ford trocaram tudo do sistema de arrefecimento e eu tive a oportunidade de ver o rolamento da bomba dágua ja estava travando. trocada na ocasião.

A bomba é toda de plastico, carcaça e rotor metalico tem pouca coisa.
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Bomba d'água pifando! Empty Re: Bomba d'água pifando!

Mensagem por Lasek Ter 29 Jun 2010 - 20:58

O MEU TB ANDA COM A AGUA SUJA JÁ FIZ LIMPEZA E PROVIDENCIEI UM RELOGIO CRONOMAC TEM AS FOTOS LÁ NO TOPICO RELOGIO DE TEMPERATURA QUEM QUISER DAR UMA OLHADA...ACREDITAR SÓ NO SENSOR N DÁ MEU CARRO BEBE AGUA Q NEM ELEFANTE...POR ISSO Q TO CUIDADO DO MOTOR SE N AUMENTO MEU PREJUIZO...
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Bomba d'água pifando! Empty Re: Bomba d'água pifando!

Mensagem por Big Spin Ter 29 Jun 2010 - 23:27

Lembrando quando for fazer a limpeza do sistema de arrefecimento limpar além do reservatório as mangueiras por dentro, elas costumam acumular uma película de ferrugem internamente, que depois volta a circular no sistema sujando novamente o reservatório.
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Bomba d'água pifando! Empty Re: Bomba d'água pifando!

Mensagem por waguinho ka preto Seg 29 Nov 2010 - 22:16

eu troco a agua a cada 10 mil a cada troca de oleo gasta 25 reais fica mais garantido, so uso aditivo sintetico aguenta amsi calor , gosto muito do radiex verde nucan tive problemas usa a muitossss anso ele
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Bomba d'água pifando! Empty Re: Bomba d'água pifando!

Mensagem por ehfranco Sex 18 Fev 2011 - 18:05

A bomba de agua do meu carro tambem estragou. estava fazendo um barulho de algo raspando. No comeco do mes de fevereiro/2011.

o carro esta com 2 anos e 8 meses e 54000km.

o custo do reparo foi 335 reais.

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