Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trânsito faz com que peças de carro durem menos

+2
Túlio
Eulalio
6 participantes

Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por Eulalio Dom 18 maio 2008 - 10:25

Desgaste é resultado de engarrafamentos e da forma com que o motorista dirige.
Não usar ponto morto quando o veículo está parado é um dos erros mais comuns.


O engarrafamento, um problema típico de grandes cidades como São Paulo e a forma como o motorista dirige fazem com as peças do veículo durem menos, afetando em cheio não só a paciência como o bolso do consumidor.

“A gente fica muito tempo parado no engarrafamento, vai petróleo, vai pneu, a despesa é violenta”, afirmou ao JN um dos motoristas entrevistados.

O uso excessivo também diminui a vida útil da embreagem. “Um carro, por exemplo, teve um desgaste, uma troca de embreagem com 18,5 mil km. A peça deveria estar sendo usada até 70 mil km”, diz o mecânico e dono de oficina Marco Túlio Starling.

O desgaste percebido nas oficinas está relacionado a uma mudança que se vê nas ruas. As peças duram menos: resultado dos engarrafamentos, mas também da maneira como os motoristas dirigem nessas condições.

Erros ao volante

Carlos, que trocou a embreagem duas vezes com menos de 30 mil km rodados, aceitou um desafio: pegar o trânsito sob o olhar criterioso do professor de mecânica Eduardo Rosas. Na primeira parada, o erro mais comum: manteve o pé na embreagem. “Mesmo o toque suave, você já tem uma pressão sobre o colar da embreagem”, explica Rosas.

Carlos também não usa o ponto morto quando pára no engarrafamento. “Está vendo? Continua com o pé na embreagem”. E descansa a mão na alavanca da marcha. “Isso acaba sendo um vício, a gente tem essa tendência de querer antecipar. Você colocou também uma marcha errada. O giro caiu muito. Tudo isso aí acaba acarretando problemas de desgaste da embreagem”.

Para reduzir os efeitos do superaquecimento, o motor também precisa de óleo trocado regularmente, no nível certo e filtro de ar limpo. "Isso influencia no consumo de combustível também", explica Rosas.

A economia é possível mesmo com o trânsito pesado, mas depende da mudança de hábito do motorista.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL472557-9658,00-TRANSITO+FAZ+COM+QUE+PECAS+DO+CARRO+DUREM+MENOS.html

Obs.: Na auto-escola, nas primeiras aulas uma instrutora me orientava a ficar parado na sinaleira com a 1ª marcha engatada e pé na embreagem e freio. Depois foi um instrutor que orientou a ficar em ponto morto com o freio de mão puxado quando é um semáforo demorado.

Fiquei muito na dúvida em qual regra seguir até que quando saí com meu pai ele viu meu modo de dirigir e parar no semáforo com o pé na embreagem e a 1ª marcha engatada e então ele me alertou sobre o desgaste dos componentes da embreagem e agora basta parar é ponto morto e pé no freio.
Eulalio
Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por Túlio Dom 18 maio 2008 - 11:46

Aqui em MG cada instrutor de auto-escola fala de um jeito.
Em Bh, dizem pra engatar a primeira e esperar. E eu faço isso. Mas agora não farei mais.
Túlio
Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9
Data de inscrição : 17/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por LeonardoHB Seg 19 maio 2008 - 0:34

Cara... isso desgasta o carro... é ponto morto e freio... de preferencia o de mão... não suporto nego na minha frente na subida e parado e dá aquela descidinha pra andar com o carro... pow... é só segurar com o freio de mão e sair d leve q nem descer o carro desce poxa!!

Falows!
LeonardoHB
LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por Azeredo Qui 22 maio 2008 - 2:02

As más orientações e os vícios dde certos motoristas principalmente mulher (não sei o porque)será que é insegurança?adoram ficar com o pé na embreagem,há 25 anos que reclamo com a minha e volta e meia ela repete o erro.Lembrem a embreagem foi feita só para passar as marchas,caso contrário é ponto morto e freio (opcional)de pé ou de mão, prefiro ficar parado no sinal com o frio de mão puxado;e as pernas ficam livres.

Azeredo
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 36
Idade : 69
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Novo FORD KA 1.6 completo Prata Geada
Código de Opcionais : KPH9
Data de inscrição : 19/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por LeonardoHB Sex 23 maio 2008 - 11:15

Também prefiro... dá até pra dar uma descansada nas pernas... rsrs

Falows!
LeonardoHB
LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por igordmb Qua 10 Dez 2008 - 7:34

pod cre, eu odeio parar pisando na embreagem, mas essa de passar as marchas com o giro muito baixo eu nao sabia, vou dar mais uma aceleradinha... tambem aqui onde eu dirijo tem muito cruzamento, as vezes eu quase paro o carro, fico devagarinho so que com a segunda engatada, ai as vezes tem que pisar na embreagem se nao o carro engasga... creio eu que e quase a mesma coisa que arrancando de segunda, o que força a embreagem... tambem se eu freiar muito no quebramola vou passar a primeira pra nao acontecer isso... tambem tenho a mania de ficar com a mao apoiada na marcha, ta foda pra parar com isso, mas vou conseguir... no mais ta tudo blz
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por diegofcvillela Seg 22 Dez 2008 - 22:49

Tenho uma dúvida! Que não posso passar marcha em baixa rotação é óbvio, mas como jah li aqui acho q ateh o eulalio quem disse, e tbm tenho essa mania eh acelerar e por 4 ou quinta e depois reduzir dando soh uns toquinho par manter em 40 ou 50 por hora ... isso tbm eh ruim!??

Obrigado!!!
Abraços galera!!

diegofcvillela
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 37
Cidade/Estado : Bauru/SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : kit base + kit direção hidráulica
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por igordmb Seg 22 Dez 2008 - 23:30

vc pode passar as marchas no tempo certo e quando tiver de 4 ou 5 reduzir a velocidade... so e ruim passar a marcha com o giro baixo porque carrega a embreagem, vc solta a embreagem mais devagar para o carro ir pegando velocidade, se tiver com uma boa velocidade ja pode soltar ela de vez. isso a partir da 3 logico
igordmb
igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trânsito faz com que peças de carro durem menos Empty Re: Trânsito faz com que peças de carro durem menos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos