[DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Boichato escreveu:vinny escreveu:Como ve isso Ro love:
Desculpe sair um poko do foko do assunto, mas qd vc for colokar os farois de milha me avise por quanto vc conseguiu que pretendo colokar no meu tb...abs
Aviso sim!!!
Ro love o preto tbm nao vai verniz? =o Se nao vou tocar cera nele, hj to pensando em lavar meu carro pela primeira vez em quase 1 ano AHHA.
Editei esse meu ^^ por 1 motivo.
AHHAHAHA
Dei banho no ka.
Fui ao mercado comprar td p/ banho dele, sai da academia bem disposto a deixar ele lindão.
Enfim ;D comprei td da 3m p/ dar banho.
Menos a massa de polir, achei ela meio ruim =/ nao tirou os risquinho mais idiotas.
Vamos lá, com a bagatela de 68R$ ^^ comprei todos os produtos, menos um outro lá q esqueci de pegar.
Silicone gel p/ painel 3m
Shaampo 3m
Massa da Perola "lol só tinha essa"
Limpa-Vidros "ProAuto" só tinha esse tbm, mais parece bom ;D.
Cera spray 3m
vinny- Moderador
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
igordmb escreveu:
aaahhmmmm, sera que e por isso que o preto arranha tanto?? so pode ser, nao tem proteçao nenhuma!!
pqp, nao ter verniz?? ate minha bike tem
Igor nao tem nada a ver o preto arranhar por ser PU. Qualquer preto q nao seja PU vc vai reparar q tb mancha e risca da mesma forma. Sao tipos diferentes de pintura. Eu acho muito show PU pois da uma impressao de profundidade na peça pintada além de ser muito mais fácil de ser polida ou retocada.
Vinny, nao sei se o preto do KA é PU, precisava ver o catálogo automotivo.
Pq a massa de polir? Vai polir ele todo? Se for é bom a lixa 2000 ou 1200.
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
massa de polir pq ele nao sabe nem oq comprou auhahuhhua
nem vai saber aplicar massa polir... e mesmo assim tem q ter MUITA coragem pq essa coisa cansa demais se for fazer no carro todo
nem vai saber aplicar massa polir... e mesmo assim tem q ter MUITA coragem pq essa coisa cansa demais se for fazer no carro todo
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Cara, massa de polir é só pra algum risco e tal, pro carro todo é lixa e depois massa, de preferencia com politriz, pq no braço ele nao vai aguentar nem meia porta.
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
ele ainda?? ahuauhahu vai aguentar nem metade da metade da porta ahuahuau...
eu tenho massa n°1 e n°2 vou usar apenas nos riscos aki depois... vou comprar uma lixa 2000 pra me aventurar em tentar remover os riscos e depois passar a cera...
tbm preciso polir a regua do parachoque... ficou com umas manchinhas de agua q nem o seu rodrigo... da uma olhada no meu topico q vc vai ver...
eu tenho massa n°1 e n°2 vou usar apenas nos riscos aki depois... vou comprar uma lixa 2000 pra me aventurar em tentar remover os riscos e depois passar a cera...
tbm preciso polir a regua do parachoque... ficou com umas manchinhas de agua q nem o seu rodrigo... da uma olhada no meu topico q vc vai ver...
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
a vão peidar na batatinha, faço academia aguento mais q vcs 2 =D polir o carro.
AUihua comprei a massa justamente p/ tirar o risco.
nº2
haha mais parece qnão sai, to vendo q vou ter q lixar com 2000 p/ ver se o baguiu fica 100%.
AUihua comprei a massa justamente p/ tirar o risco.
nº2
haha mais parece qnão sai, to vendo q vou ter q lixar com 2000 p/ ver se o baguiu fica 100%.
vinny- Moderador
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Rodrigo Sartori escreveu:igordmb escreveu:
aaahhmmmm, sera que e por isso que o preto arranha tanto?? so pode ser, nao tem proteçao nenhuma!!
pqp, nao ter verniz?? ate minha bike tem
Igor nao tem nada a ver o preto arranhar por ser PU. Qualquer preto q nao seja PU vc vai reparar q tb mancha e risca da mesma forma. Sao tipos diferentes de pintura. Eu acho muito show PU pois da uma impressao de profundidade na peça pintada além de ser muito mais fácil de ser polida ou retocada.
Vinny, nao sei se o preto do KA é PU, precisava ver o catálogo automotivo.
Pq a massa de polir? Vai polir ele todo? Se for é bom a lixa 2000 ou 1200.
pois e, eu passo em frente a um monte de carro preto de todos os tipos, e so o ka que arranha desse jeito... independente de os carros que eu olho serem populares ou nao. alguma coisa tem nessa pintura
igordmb- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Oloko Igor, já vi tanto corsa, celta e muitos outros. Pálio entao a pintura dá dó.
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Tire dúvidas de como lavar o seu carro
Sol e sabão podem provocar manchas na carroceria.
Motor deve ser lavado uma vez por ano.
Ricardo Lopes da Fonseca
Especial para o G1
Foto: AFP
Vidros exigem cuidados especiais (Foto: AFP)
Manter o carro limpo não só mostra o cuidado que você tem com o
seu carro, mas também é a melhor maneira de evitar danos que a
sujeira pode desenvolver. Para deixar o automóvel brilhando e
protegido, porém, é preciso seguir alguns passos para que essa
operação seja bem sucedida.
Você não deve lavar o carro sob o sol nem com a
carroceria quente. Esse cuidado serve para evitar que o sabão
seque e cause manchas na pintura. Depois, durante a lavagem,
deixe o carro sempre molhado - mas não exagere no volume, evite
o desperdício de água.
Comece a ensaboar a carroceria. Faça isso por
partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e enxágüe. Depois
faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante.
O cuidado é não tentar lavar o carro todo de uma só vez. A dica
também é sempre fazer a lavagem de cima para baixo.
O ideal é fazer a lavagem com xampu específico para a linha
automotiva. Na falta de um xampu apropriado, use sabão neutro.
Evite os detergentes domésticos, muitos contam fórmula abrasiva
e podem provocar manchas ou mesmo danificar a camada de verniz
da pintura.
Rodas e pneus devem ser limpos com outro pano ou
escova. Se as rodas tiverem pintura especial use uma escova com
cerdas macias. Lembre-se de enxaguar bem, tanto a lataria quanto
as rodas.
Depois de limpo, seque o carro com um pano. A
secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também.
Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos.
Interior do veículo
Não pode se esquecer da parte interna. Um aspirador portátil
contribui para uma boa limpeza. Não esqueça as dobradiças e
também as partes internas das portas, que acumulam bastante
sujeira. Se o carro tiver tapetes de borracha o ideal e
remove-los e lavar mesmo, com bucha e sabão. Evite usar aqueles
líquidos brilhantes, como se fosse “pretinho”, pois acumulam
muita poeira e no final mais atrapalham que ajudam.
Produtos com álcool também ressecam as peças de
plástico. Na hora deixam o interior com aspecto bonito, como se
fosse novo, mas alguns dias depois acumulam sujeira no painel e
nas laterais da porta. O melhor é um pano limpo e úmido. E muita
vontade para limpar os cantos, locais sempre desprezados.
Lembre-se dos vidros também. O ideal é a cada
lavagem também passar um pano limpo e macio. Se tiver algum
produto do tipo “limpa vidros” é melhor ainda, mas um pano
umedecido de água já resolve. Depois utilize um pano seco. Uma
boa dica é passar jornal amassado. Limpa e ainda dá brilho. Se o
vidro traseiro tiver desembaçador., não utilize produtos
químicos nem esfregue com força para não danificar os filamentos
elétricos.
O correto é não usar óleos e querosene na lavagem,
mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche, não se deve
deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize um pano
embebido de querosene e esfregue a área afetada com o piche. Mas
sem fazer força. O importante é não deixar o querosene secar.
Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe bem a área e em
seguida passe sabão neutro para retirar os resíduos. Enxágüe novamente.
Lavagem do motor
O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes,
uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar
água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não
use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses
agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e
também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água
sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes
elétricos e eletrônicos.
Com essas dicas você vai
manter seu carro sempre com bom aspecto e também em ordem, o que
deixa um passeio muito mais prazeroso e agradável. - Fonte/ G1 Globo.
Sol e sabão podem provocar manchas na carroceria.
Motor deve ser lavado uma vez por ano.
Ricardo Lopes da Fonseca
Especial para o G1
Foto: AFP
Vidros exigem cuidados especiais (Foto: AFP)
Manter o carro limpo não só mostra o cuidado que você tem com o
seu carro, mas também é a melhor maneira de evitar danos que a
sujeira pode desenvolver. Para deixar o automóvel brilhando e
protegido, porém, é preciso seguir alguns passos para que essa
operação seja bem sucedida.
Você não deve lavar o carro sob o sol nem com a
carroceria quente. Esse cuidado serve para evitar que o sabão
seque e cause manchas na pintura. Depois, durante a lavagem,
deixe o carro sempre molhado - mas não exagere no volume, evite
o desperdício de água.
Comece a ensaboar a carroceria. Faça isso por
partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e enxágüe. Depois
faça isso com uma lateral, depois a traseira e assim por diante.
O cuidado é não tentar lavar o carro todo de uma só vez. A dica
também é sempre fazer a lavagem de cima para baixo.
O ideal é fazer a lavagem com xampu específico para a linha
automotiva. Na falta de um xampu apropriado, use sabão neutro.
Evite os detergentes domésticos, muitos contam fórmula abrasiva
e podem provocar manchas ou mesmo danificar a camada de verniz
da pintura.
Rodas e pneus devem ser limpos com outro pano ou
escova. Se as rodas tiverem pintura especial use uma escova com
cerdas macias. Lembre-se de enxaguar bem, tanto a lataria quanto
as rodas.
Depois de limpo, seque o carro com um pano. A
secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também.
Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos.
Interior do veículo
Não pode se esquecer da parte interna. Um aspirador portátil
contribui para uma boa limpeza. Não esqueça as dobradiças e
também as partes internas das portas, que acumulam bastante
sujeira. Se o carro tiver tapetes de borracha o ideal e
remove-los e lavar mesmo, com bucha e sabão. Evite usar aqueles
líquidos brilhantes, como se fosse “pretinho”, pois acumulam
muita poeira e no final mais atrapalham que ajudam.
Produtos com álcool também ressecam as peças de
plástico. Na hora deixam o interior com aspecto bonito, como se
fosse novo, mas alguns dias depois acumulam sujeira no painel e
nas laterais da porta. O melhor é um pano limpo e úmido. E muita
vontade para limpar os cantos, locais sempre desprezados.
Lembre-se dos vidros também. O ideal é a cada
lavagem também passar um pano limpo e macio. Se tiver algum
produto do tipo “limpa vidros” é melhor ainda, mas um pano
umedecido de água já resolve. Depois utilize um pano seco. Uma
boa dica é passar jornal amassado. Limpa e ainda dá brilho. Se o
vidro traseiro tiver desembaçador., não utilize produtos
químicos nem esfregue com força para não danificar os filamentos
elétricos.
O correto é não usar óleos e querosene na lavagem,
mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche, não se deve
deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize um pano
embebido de querosene e esfregue a área afetada com o piche. Mas
sem fazer força. O importante é não deixar o querosene secar.
Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe bem a área e em
seguida passe sabão neutro para retirar os resíduos. Enxágüe novamente.
Lavagem do motor
O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes,
uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar
água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não
use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses
agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e
também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água
sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes
elétricos e eletrônicos.
Com essas dicas você vai
manter seu carro sempre com bom aspecto e também em ordem, o que
deixa um passeio muito mais prazeroso e agradável. - Fonte/ G1 Globo.
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
- Número de Mensagens : 1661
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Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.
Data de inscrição : 16/03/2009
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Pessoal, Sou nova aqui no forum e esse é meu primeiro carro. Um Kazinho vermelho lindo!
Li as 8 páginas do tópico, mas não encontrei nada para carros que acabaram de sai da concessionária!
Tirei meu carro terça - feira da concessionária, e já peguei uma chuva logo na saída. Trabalhei a semana toda e não tive tempo de lavá-lo. Hoje de dia que percebi como ele ficou sujo, ta todo cheio de barro, quero lavar ele, mas to com muito medo de fazer besteira!
Alguém pode me dizer de forma simples como lavar?
Preciso passar cera?
Preciso passar silicone?
Tem algum cuidado especifico?
Agradeço a todos.
Obs.: Pessoal vcs estão todos de parabéns, o clube esclarece todas as duvidas!
Li as 8 páginas do tópico, mas não encontrei nada para carros que acabaram de sai da concessionária!
Tirei meu carro terça - feira da concessionária, e já peguei uma chuva logo na saída. Trabalhei a semana toda e não tive tempo de lavá-lo. Hoje de dia que percebi como ele ficou sujo, ta todo cheio de barro, quero lavar ele, mas to com muito medo de fazer besteira!
Alguém pode me dizer de forma simples como lavar?
Preciso passar cera?
Preciso passar silicone?
Tem algum cuidado especifico?
Agradeço a todos.
Obs.: Pessoal vcs estão todos de parabéns, o clube esclarece todas as duvidas!
Samanta- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Evite passar produtos que sejam abrasivos.
Supertsunami- Carteira Provisória
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Código de Opcionais : KPM9
Data de inscrição : 29/07/2009
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Samanta logo acima deste topico tem trodas as dicas para lavagem de carros "Novos e Usados" ("Tire dúvidas de como lavar o seu carro").
Acho que com estes esclarecimentos já da para ter uma ideia sobre lavagem de carros!! Abraços é bom fim de semana!!
Acho que com estes esclarecimentos já da para ter uma ideia sobre lavagem de carros!! Abraços é bom fim de semana!!
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
pra lavar o certo e sabao neutro e lavar na sombra, sempre. usar cera fica a seu criterio, porem a pintura ta nova ainda, seria bom uma cera pra proteger melhor ... silicone ainda nao, ta novinho, nem precisa... so toma cuidado que tem "silicone" que resseca o painel por exemplo, ai e melhor deixar sem, ja que ta novo pra ficar feio vai demorar muito!! aproveita e compra aquele produto pra deixar os pneus pretinhos, fica lindo!
igordmb- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Silicone BUCAS não resseca nen engordura o Painel!! "Marca RODABRIL!!
BUCAS SILICONE
TRADICIONAL
Produto desenvolvido para dar brilho em painéis, pára-choques,
pneus e partes plásticas de seu veículo sem
engordurar. Basta aplicar com uma esponja limpa e seca e pronto,
o produto seca na hora e deixa um brilho intenso e duradouro.
Pode também ser utilizado em couros, partes emborrachadas,
partes cromadas, barcos, bicicletas, ferramentas, armas de
fogo, fogões, máquinas, motos, etc. É
também bastante utilizado nas academias e em esteiras
elétricas como lubrificante.
Espero ter ajudado, Abraços a Todos deste Fórum!!
BUCAS SILICONE
TRADICIONAL
Produto desenvolvido para dar brilho em painéis, pára-choques,
pneus e partes plásticas de seu veículo sem
engordurar. Basta aplicar com uma esponja limpa e seca e pronto,
o produto seca na hora e deixa um brilho intenso e duradouro.
Pode também ser utilizado em couros, partes emborrachadas,
partes cromadas, barcos, bicicletas, ferramentas, armas de
fogo, fogões, máquinas, motos, etc. É
também bastante utilizado nas academias e em esteiras
elétricas como lubrificante.
Espero ter ajudado, Abraços a Todos deste Fórum!!
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 16/03/2009
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Tire dúvidas sobre como cuidar da aparência do seu carro
Sujeira pode provocar danos em peças do carro.
Veja dicas para limpar o veículo por dentro e por fora.
Lava-rápido (Foto: Reprodução/TV Globo)
Manter veículo com as inspeções em dia é o mínimo que todo
motorista pode é deve fazer. Mas a manutenção não se resume
apenas a parte mecânica, a aparência também deve ser levada em
conta uma vez que requer certos cuidados. Alguns são cuidados
meramente estéticos, outros asseguram a durabilidade e o
perfeito funcionamento dos equipamentos, mas todos os cuidados
dispensados ao seu veículo representam economia no seu bolso e
também tranqüilidade. Lembre-se que alguns desses detalhes os
condutores só percebem quando precisam, como por exemplo o
limpador do pára-brisas.
Um dos cuidados indispensáveis com seu carro é mantê-lo limpo.
Isso não só mostra o cuidado que se tem com o carro, mas também
é a melhor maneira de evitar danos que a sujeira pode
desenvolver. Mas, para deixar o automóvel brilhando e protegido
é preciso seguir alguns passos para que essa operação seja bem
sucedida. Lembre-se que se for lavar em casa, procure fazer o
serviço na sombra, pois além de cômodo não mancha a pintura.
Na hora de lavar
O necessário para esse trabalho é água e sabão neutro, ou algum
produto específico para o uso automotivo. Durante a lavagem
molhe o carro bastante, tomando o cuidado para não exagerar e
começar a desperdiçar água. Comece a ensaboar a carroceria e
faça isso por partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e
enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e
assim por diante. O cuidado é não tentar lavar o carro todo de
uma só vez. A dica também é sempre fazer a lavagem de cima para
baixo. Depois, não esqueça de enxugá-lo.
Na hora de secar
A secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também.
Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos. Por dentro
do veículo utilize um aspirador de pó nos bancos e no carpete.
Não esqueça as dobradiças e também as partes internas das
portas, que acumulam bastante sujeira. Os tapetes devem ser
lavados com água e sabão e depois secados a sombra. No painel, o
ideal é passar pano úmido e em seguida um pincel para retirar
todo o pó dos contornos e também das saídas de ar.
E os vidros?
Um produto do tipo “limpa vidros” é a melhor opção para os
vidros, mas um pano umedecido de água já resolve. Depois utilize
um pano seco. Uma boa dica é passar jornal amassado. Limpa e
ainda dá brilho. O vidro a se tomar cuidado é o traseiro quando
contar com desembaçador. Não utilize produtos químicos nem
esfregue com força para não danificar os filamentos elétricos.
Existe no mercado serviços de polimento de vidros. Esse trabalho
restaura algumas deformidades nos vidros, geralmente sinais de
desgaste ou mesmo aquelas marcas ocasionadas por palhetas
ressecadas ou defeituosas do limpador de pára-brisa. O sistema
restaura o vidro sem comprometer a visibilidade.
Palhetas
Um item que o motorista só se lembra quando chove são as palhetas
do limpador do pára-brisa. Esse equipamento passa despercebido e
não têm a devida importância. É uma cena comum: chove forte, é
noite escura e o carro segue por uma via mal sinalizada. Dureza
não? Nessas horas a segurança foi para o espaço. Para ajudar o
motorista a prestar atenção nas palhetas e mantê-las em ordem,
já existem versões com sensores, que indicam o momento de troca.
Os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma
vez por ano para assegurar o correto funcionamento. O mais comum
é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique
ressecada, e dependendo das condições chega até a riscar o
pára-brisa.
Para limpar a borracha basta apenas passar um pano
umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Uma
dica interessante é não colocar detergente no reservatório do
limpador do pára-brisa, pois ele pode manchar a pintura. Para
essa finalidade existem produtos específicos.
Querosene na lataria
Na lataria, o correto é não usar óleos e querosene
na lavagem, mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche,
não se deve deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize
um pano embebido de querosene e esfregue a área afetada com o
piche. Mas sem fazer força. O importante é não deixar o
querosene secar. Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe
bem a área e em seguida passe sabão neutro para retirar os
resíduos. Enxágüe novamente.
Para quem usa o carro em estrada de terra a
recomendação é lavá-lo uma vez por semana. Já os veículos
utilizados apenas na cidade ou em estradas asfaltadas podem ser
lavados a cada 15 dias. O importante mesmo é a cada período de
seis meses fazer uma lavagem completa, que inclui a carroceria,
uma boa interna e a lavagem por baixo, conhecida por lavagem de
chassi. Se o motor apresentar muita sujeira também deve ser
incluído na limpeza.
Lavagem do motor
O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes,
uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar
água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não
use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses
agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e
também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água
sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes
elétricos e eletrônicos.
Outro serviço indicado para garantir a revitalização dos veículos
e a manutenção do brilho da pintura é espelhamento. Algumas
lojas contam com produtos específicos que são aplicados em
camadas e podem até remover manchas e algumas falhas na pintura.
O espelhamento forma sobre o carro uma película que dá brilho e
protege a pintura.
Amassados e arranhões
Quando se fala em aparência não se pode deixar de falar em
arranhões, amassados e batidas. Os serviços de "martelinho
de ouro" se proliferaram por todo país e desse modo hoje em
dia é fácil manter a boa aparência do carro.
Algumas empresas desenvolveram adesivos protetores, cujo objetivo
é proteger a pintura do impacto de pequenas pedras. Trata-se de
uma película transparente que não chega a interferir na
aparência original do automóvel. É indicada para quem procura
proteger áreas que sempre estão expostas, como o bocal de
abastecimento, a parte frontal do capô, pára-choques pintados,
maçanetas, entre outros.
Sujeira pode provocar danos em peças do carro.
Veja dicas para limpar o veículo por dentro e por fora.
Lava-rápido (Foto: Reprodução/TV Globo)
Manter veículo com as inspeções em dia é o mínimo que todo
motorista pode é deve fazer. Mas a manutenção não se resume
apenas a parte mecânica, a aparência também deve ser levada em
conta uma vez que requer certos cuidados. Alguns são cuidados
meramente estéticos, outros asseguram a durabilidade e o
perfeito funcionamento dos equipamentos, mas todos os cuidados
dispensados ao seu veículo representam economia no seu bolso e
também tranqüilidade. Lembre-se que alguns desses detalhes os
condutores só percebem quando precisam, como por exemplo o
limpador do pára-brisas.
Um dos cuidados indispensáveis com seu carro é mantê-lo limpo.
Isso não só mostra o cuidado que se tem com o carro, mas também
é a melhor maneira de evitar danos que a sujeira pode
desenvolver. Mas, para deixar o automóvel brilhando e protegido
é preciso seguir alguns passos para que essa operação seja bem
sucedida. Lembre-se que se for lavar em casa, procure fazer o
serviço na sombra, pois além de cômodo não mancha a pintura.
Na hora de lavar
O necessário para esse trabalho é água e sabão neutro, ou algum
produto específico para o uso automotivo. Durante a lavagem
molhe o carro bastante, tomando o cuidado para não exagerar e
começar a desperdiçar água. Comece a ensaboar a carroceria e
faça isso por partes. Por exemplo, comece pela frente. Lave e
enxágüe. Depois faça isso com uma lateral, depois a traseira e
assim por diante. O cuidado é não tentar lavar o carro todo de
uma só vez. A dica também é sempre fazer a lavagem de cima para
baixo. Depois, não esqueça de enxugá-lo.
Na hora de secar
A secagem deixa o carro com brilho e evita manchas também.
Lembre-se de usar um pano macio que não solte fiapos. Por dentro
do veículo utilize um aspirador de pó nos bancos e no carpete.
Não esqueça as dobradiças e também as partes internas das
portas, que acumulam bastante sujeira. Os tapetes devem ser
lavados com água e sabão e depois secados a sombra. No painel, o
ideal é passar pano úmido e em seguida um pincel para retirar
todo o pó dos contornos e também das saídas de ar.
E os vidros?
Um produto do tipo “limpa vidros” é a melhor opção para os
vidros, mas um pano umedecido de água já resolve. Depois utilize
um pano seco. Uma boa dica é passar jornal amassado. Limpa e
ainda dá brilho. O vidro a se tomar cuidado é o traseiro quando
contar com desembaçador. Não utilize produtos químicos nem
esfregue com força para não danificar os filamentos elétricos.
Existe no mercado serviços de polimento de vidros. Esse trabalho
restaura algumas deformidades nos vidros, geralmente sinais de
desgaste ou mesmo aquelas marcas ocasionadas por palhetas
ressecadas ou defeituosas do limpador de pára-brisa. O sistema
restaura o vidro sem comprometer a visibilidade.
Palhetas
Um item que o motorista só se lembra quando chove são as palhetas
do limpador do pára-brisa. Esse equipamento passa despercebido e
não têm a devida importância. É uma cena comum: chove forte, é
noite escura e o carro segue por uma via mal sinalizada. Dureza
não? Nessas horas a segurança foi para o espaço. Para ajudar o
motorista a prestar atenção nas palhetas e mantê-las em ordem,
já existem versões com sensores, que indicam o momento de troca.
Os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma
vez por ano para assegurar o correto funcionamento. O mais comum
é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique
ressecada, e dependendo das condições chega até a riscar o
pára-brisa.
Para limpar a borracha basta apenas passar um pano
umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Uma
dica interessante é não colocar detergente no reservatório do
limpador do pára-brisa, pois ele pode manchar a pintura. Para
essa finalidade existem produtos específicos.
Querosene na lataria
Na lataria, o correto é não usar óleos e querosene
na lavagem, mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche,
não se deve deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize
um pano embebido de querosene e esfregue a área afetada com o
piche. Mas sem fazer força. O importante é não deixar o
querosene secar. Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe
bem a área e em seguida passe sabão neutro para retirar os
resíduos. Enxágüe novamente.
Para quem usa o carro em estrada de terra a
recomendação é lavá-lo uma vez por semana. Já os veículos
utilizados apenas na cidade ou em estradas asfaltadas podem ser
lavados a cada 15 dias. O importante mesmo é a cada período de
seis meses fazer uma lavagem completa, que inclui a carroceria,
uma boa interna e a lavagem por baixo, conhecida por lavagem de
chassi. Se o motor apresentar muita sujeira também deve ser
incluído na limpeza.
Lavagem do motor
O motor também requer cuidados. O ideal é não lavar muitas vezes,
uma vez ao ano está de bom tamanho. Antes de tudo, evite jogar
água quando o motor ainda estiver quente. Na hora da lavagem não
use produtos químicos e derivados de petróleo, pois esses
agentes químicos podem corroer as peças de borracha do motor e
também afetar o sistema elétrico. É importante nunca usar água
sob pressão, pois pode comprometer sensores e componentes
elétricos e eletrônicos.
Outro serviço indicado para garantir a revitalização dos veículos
e a manutenção do brilho da pintura é espelhamento. Algumas
lojas contam com produtos específicos que são aplicados em
camadas e podem até remover manchas e algumas falhas na pintura.
O espelhamento forma sobre o carro uma película que dá brilho e
protege a pintura.
Amassados e arranhões
Quando se fala em aparência não se pode deixar de falar em
arranhões, amassados e batidas. Os serviços de "martelinho
de ouro" se proliferaram por todo país e desse modo hoje em
dia é fácil manter a boa aparência do carro.
Algumas empresas desenvolveram adesivos protetores, cujo objetivo
é proteger a pintura do impacto de pequenas pedras. Trata-se de
uma película transparente que não chega a interferir na
aparência original do automóvel. É indicada para quem procura
proteger áreas que sempre estão expostas, como o bocal de
abastecimento, a parte frontal do capô, pára-choques pintados,
maçanetas, entre outros.
Adolfo Luiz- Motorista Veterano
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Todo mundo fica mandando lavar com querosene...eu adoro lavar carro(tá, eu sou louca), mas já vi que vou tirar fora a parte do querosene né. Obrigada a todo mundo aí pelas dicas.
Ps: meu carro nem chegou e eu to pensando em como lavar
Ah, mais uma dúvida: alguém sabe se aquelas espumas servem pra alguma coisa? Aquela espuma de jogar no banco sabem? Pra tirar manchas. O carro da minha mae ta com o banco sujo de sorvete que um pirralho entornou e n sei como fazer pra tirar.
Ps: meu carro nem chegou e eu to pensando em como lavar
Ah, mais uma dúvida: alguém sabe se aquelas espumas servem pra alguma coisa? Aquela espuma de jogar no banco sabem? Pra tirar manchas. O carro da minha mae ta com o banco sujo de sorvete que um pirralho entornou e n sei como fazer pra tirar.
LuTerra- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Pessoal peguei meu ka preto .... que tipo de pano vcs utilizam pra secar o carro. .... comprei um no mercado q axo q vo taka fogo solta mto fio hauhuaahu alguem usa esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150046401-toalha-magica-toalha-magica-e-super-absorvente-_JM
toalha magica é boa ??
toalha magica é boa ??
Toshiba- Tô tirando a carteira
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
poh galera.....otimo topico!!
sou beeeem chato com esse negocio d riscos e tal...........
oq eu faço aki e ,na maioria das vezes da certo eh assim:
1-limpar MUITO bem a area onde esta o risco,secando dps d lavar
2-tenho um produto chamado elimina riscos da 3M,tem outro topico falando dele,em q a 4rodas naum aprovou o resultado,mas eu aprovei e pronto!
aplicar,com uma flanela limpa,esse produto na area a ser polida,com movimentos circulares e com FORÇA!!!
3-retirar a sobra e dar brilho com o outro lado da flanela
4- riscos mais profundos-aplicar,da msm maneira,a massa de polir(n-2) e dps aplicar o elimina riscos.
5-riscos fortes msm-molhar a area do risco,lixar com uma lixa 2000 em movimentos circulares,sempre molhando e secando pra ver o quanto jah lixou,dps disso polir com massa d polir e dps disso polir com o elimina riscos!
estou testando direto no meu ka............e na maioria das vezes o resultado eh muito bom!
sou beeeem chato com esse negocio d riscos e tal...........
oq eu faço aki e ,na maioria das vezes da certo eh assim:
1-limpar MUITO bem a area onde esta o risco,secando dps d lavar
2-tenho um produto chamado elimina riscos da 3M,tem outro topico falando dele,em q a 4rodas naum aprovou o resultado,mas eu aprovei e pronto!
aplicar,com uma flanela limpa,esse produto na area a ser polida,com movimentos circulares e com FORÇA!!!
3-retirar a sobra e dar brilho com o outro lado da flanela
4- riscos mais profundos-aplicar,da msm maneira,a massa de polir(n-2) e dps aplicar o elimina riscos.
5-riscos fortes msm-molhar a area do risco,lixar com uma lixa 2000 em movimentos circulares,sempre molhando e secando pra ver o quanto jah lixou,dps disso polir com massa d polir e dps disso polir com o elimina riscos!
estou testando direto no meu ka............e na maioria das vezes o resultado eh muito bom!
souza- Tô tirando a carteira
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Código de Opcionais : class + detalhes internos na cor satin gray(incluindo moldura do painel) + detalhes em preto fosco nos parachoques + aplique de manopla ford)+pedaleira esportiva ford+ponteira esportiva+soleira burg ford ka+tapetes ford ka+som(player pioneer 3ub+2 vias selenium+coaxiais traseiros originais+corzus 703+bravox premium2export+caixa mdf)+xenon 8000k(parece 6000k)+piscas osram diadem+insulfilm(G20 em tudo e G35 no frontal)+filtro conico duplo fluxo com short ram intake + ...............
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Bom a primeira vez que mandei lavar o carro,quando peguei o carro ele veio todo arranhado,fiquei puto da vida,entao voltei p reclamar,o pq estava com arranhoes,ninguem sabia o porq,entao descobrir,o cara que lavou o carro tinha lavado na parte de baixo do carro que tava so lama,e na hora de limpar a lataria n ao limpou a esponja direito e veio so pedrinha na esponja.Eu nao mando lavar meu carro,tenho maior prazer de lavar agora,tambem depois da kagada do cara fico com medo.hahahah.valeu!
MXERFAN- Piloto de Controle Remoto
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Capa para cobrir o carro - proteção contra arranhão, clima, objetos lançados pela janela.
Pessoal para evitar este tipo de problema estou pensando comprar uma capa para cobrir o carro.
Já que a garagem do meu carro é descoberta e muito apertada.
Vocês tem alguma opinião sobre capas? Gostaria de saber as vantagens e desvantagens.
Muito obrigada!
Já que a garagem do meu carro é descoberta e muito apertada.
Vocês tem alguma opinião sobre capas? Gostaria de saber as vantagens e desvantagens.
Muito obrigada!
anneaguiar- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
uma merda! não faça isso, capa para carros pode danificar irreversivelmente a pintura de um carro! a não ser que compre uma capa muito boa, evite usar estas que se encontram em super mercados!
Vogel Design- Moderador
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
GALERA UM CAMARADA MEU MEXE COM FUNILARIA E ME EXPLICOU O SEGUINTE, SE O RISCO NAO ATINGIR A PINTURA PROFUNDAMENTE, SÓ PEGOU O ESMALTE, QUANDO VOCE PASSA O DEDO E NÃO SENTE A PROFUNDIDADE ATÉ SAI COM O POLIMENTO PORÉM SE FOI MAIS FUNDO.... APENAS UM RETOQUE....
A MINHA TRISTEZA FOI QUANDO EU COMPREI DOIS DIAS DEPOIS MEU PAI RASPOU A COLUNA COM O PARACHOQUE TRASEIRO.... NOSSA CORTOU MEU CORAÇÃO.....
A MINHA TRISTEZA FOI QUANDO EU COMPREI DOIS DIAS DEPOIS MEU PAI RASPOU A COLUNA COM O PARACHOQUE TRASEIRO.... NOSSA CORTOU MEU CORAÇÃO.....
Cristhian Silva- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
e impressionante como aqui por sampa eu vejo Kazinho do os parachoques ou paralamas traseiros raspados! heheh acho que a traseira é muito larga e a galera perde noção de espaço hahahha
Vogel Design- Moderador
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Data de inscrição : 27/04/2009
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
EXATO vOGEL O PROBLEMA É O SEGUINTE TODOS OS CARROS NAO TEM A ABERTURA DO PARACHOQUE TRASEIRO.... A PARTE PROXIMA DAS RODAS É BEM MAIS LARGA QUE A LATARIA ENTAO ACABA CONFUNDINDO LEGAL.....
Cristhian Silva- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Eu já tive esse problema já com a bunda do nosso ka !!!
Uma foi em casa, meu pai foi manobrar o carro na garagem e deu uma raspadinha de nada no portão e a outra pior de todas que eu já vi até hoje foi quando eu levei o meu carro na ford para eles resolverem um problema de infiltração ai o gerente da oficina foi manobrar meu carro ai eu só escutei aquela puta raspada, resumo da história eu fiquei uma semana com um celta manco pra cacete, troquei 2 pneus da desgraça e um tava com um borrachão do tamanho de uma bola de futebol americano, enquanto eles faziam a funilaria do meu carro para depois resolver a infiltração heheee !!!
detalhe ainda to esperando o reenbolso da locadora pelo prejuizo que tive com o carro reserva O.o !!!
Uma foi em casa, meu pai foi manobrar o carro na garagem e deu uma raspadinha de nada no portão e a outra pior de todas que eu já vi até hoje foi quando eu levei o meu carro na ford para eles resolverem um problema de infiltração ai o gerente da oficina foi manobrar meu carro ai eu só escutei aquela puta raspada, resumo da história eu fiquei uma semana com um celta manco pra cacete, troquei 2 pneus da desgraça e um tava com um borrachão do tamanho de uma bola de futebol americano, enquanto eles faziam a funilaria do meu carro para depois resolver a infiltração heheee !!!
detalhe ainda to esperando o reenbolso da locadora pelo prejuizo que tive com o carro reserva O.o !!!
a.j_tech- Carteira Provisória
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Código de Opcionais : farol auxiliar, calhas, 2 kits 2 vias Selenium Xclusive, cd player Pioneer DEH-5280SD, Sub Selenium Xclusive 12", Modulos ALPINE por hora.
Data de inscrição : 28/12/2010
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
nUUSSSA A.J MUITA ZICA EM CARA, A SUA SORTE EH QUE NAO TEVE QUE ARCAR COM O PREJU DO KAZAO, AGORA QTO A LOCADORA QUE GRANDE ZICA MEU CARO
Cristhian Silva- Piloto de Controle Remoto
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
pois é cara, vou ver se essa semana ligo cobrando novamente o pessoal !!!
a.j_tech- Carteira Provisória
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Data de inscrição : 28/12/2010
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Galera qria saber como vcs limpam a parti interna do carro tipo,cantos que sempre ficam sujeira,entradas do ar,lugares chatos de limpar.Valeu!
MXERFAN- Piloto de Controle Remoto
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Lavagem
Cara, o meu ford é preto. Até o pano que eu passo pra secar suja ele denovo.
And1991- Piloto de Arcade
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Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
MXERFAN escreveu:Galera qria saber como vcs limpam a parti interna do carro tipo,cantos que sempre ficam sujeira,entradas do ar,lugares chatos de limpar.Valeu!
Eu faço isso em várias etapas. Jamais lavarei o carro todo em um único dia, faço uma parte em um sábado e outra em outro final de semana.
Em um dia cuido da parte externa: Lavo, encero e passo o Proauto protetor nas partes plásticas. Esse Proauto protetor é incrível, deixa brilhando as partes plásticas por dias mesmo quando chove, passo ele nos retrovisores, antenas, maçanetas e parte plástica do pegador do porta mala. Passo um pretinho nos pneus e limpo os vidros com o Pro auto antiembaçante.
Cuido da parte interna outro dia: Aspiro, limpo tapete e o painel. Novamente nas partes plásticas eu passo o Proauto protetor (painel, cambio, volante e vinil dos bancos e até na borracha dos vidros). Com um pincel eu dou uma "chunchada" nas entradas de ar. Limpo os vidros com o mesmo proauto antiembaçante e quando tenho paciência com uma fralda umida eu limpo o cinto de segurança.
Tendo esses cuidados o Kapetinha fica show de bola.
And1991 escreveu:Cara, o meu ford é preto. Até o pano que eu passo pra secar suja ele denovo.
Tenho esse problema também
Sem falar nas marcas anais dos passáros...
JP- Tô tirando a carteira
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Cidade/Estado : Piracicaba/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
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