[DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
+63
Lasek
AtletaDeCristo
Rekens
JP
And1991
a.j_tech
Cristhian Silva
Vogel Design
anneaguiar
MXERFAN
souza
Toshiba
LuTerra
Supertsunami
Samanta
Adolfo Luiz
Boichato
Hitokiri Adriel
vinny
Mr. Magoo
joaomedina
Filipe Guimarães
PoLGaMeS
Ella
Thiago BH
De !!!
Fabynog
Rodrigo Sartori
carlos400
Luizhc
Patricia
Darksun
multgo
Adriano Maggo
marcelo
Paulo Marques
Tar
Angelo
denisdias
Liss
CintiaCamila
Cesar
igordmb
Angelo Roncally
webert
Alessandro
Lu Brandão
G. Neto
Felinto Sérgio
jefer
Felipe MillHouse
deco-ssa
hostert
Bruno
jdeiro
Geraldo
soler
Fernando Rocha
LeonardoHB
Fernando FMGJ
Eulalio
Fabio
Túlio
67 participantes
Página 2 de 9
Página 2 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Tulio, minerao de carro eh foda ..
ja cansei de ir e deixar no carrefour em frente a ufmg e continuar o resto a pé .. 10 reais naquele estacionamento do campo eh absurdo sem contar q nao tem segurança nenhuma ..
mas pelo q vc disse é bem provavel que tenha sido alguem andando que raspou alguma coisa no carro .. mochila ou outra coisa ..
ja cansei de ir e deixar no carrefour em frente a ufmg e continuar o resto a pé .. 10 reais naquele estacionamento do campo eh absurdo sem contar q nao tem segurança nenhuma ..
mas pelo q vc disse é bem provavel que tenha sido alguem andando que raspou alguma coisa no carro .. mochila ou outra coisa ..
Bruno- Piloto de Controle Remoto
- Número de Mensagens : 39
Idade : 38
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : KFC9
Data de inscrição : 01/06/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Uma dica pra não estragar a pintura de carro preto é não andar em estrada de pedrinhas... elas saltam na pintura e tiram a tinta, deixa várias marquinhas, por ser uma cor sólida.
Fabio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 1242
Idade : 60
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 22/04/2008
oleo de peroba
tenten colocar 10 gotas de oleo de peroba, este oleo eh de polir os moveis de casa, no balde com agua.Lavar deixar agir um pouco, garanto que fica 1000, brilha para caramba.
tem lavaçao que usa isto e diz que passou cera..eh fonte de informante camarada meu
tem lavaçao que usa isto e diz que passou cera..eh fonte de informante camarada meu
hostert- Carteira Provisória
- Número de Mensagens : 711
Idade : 60
Cidade/Estado : Itapema/Santa Catarina
Motorização/Cor : 1.0 preta
Código de Opcionais : complete, menos abs, arbag e cabio automatico
Data de inscrição : 14/05/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Pessoal, eu utilizo para dar polimento no meu carro a cera da 3m auto brilho, aplico com algodão.
Fica muito bom, aplico de 15 em 15 dias.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaPolimento/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14S5_nid=417H802T6HbeDBMZZM1TC2gl
Fica muito bom, aplico de 15 em 15 dias.
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/SolucoesAutomotivas/SistemaPolimento/?PC_7_RJH9U5230GO5202TN5OF3G14S5_nid=417H802T6HbeDBMZZM1TC2gl
deco-ssa- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Salvador /Bahia
Motorização/Cor : Novo Ka/ Vermelho
Código de Opcionais : kpd9
Data de inscrição : 08/07/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
por isso que não compro mais carro escuro, já tive um na cor grafite, pra mais nunca... Além de aparecer qualquer arranhão, suja mais, faz mais calor e o seguro fica mais caro.
Minha experiência com carro escuro é que se foi somente no esmalte sai sim, teve um dia que o cara na oficina colocou um estepe em cima do meu capô, quando eu fui ver tava todo arranhado, briguei lá na oficina e eles tiraram com um polimento sim, tava todo arranhado mesmo, mas saiu com o tal polimento, claro que o cara teve que usar uma máquina de polir e uma cera especial.
Minha experiência com carro escuro é que se foi somente no esmalte sai sim, teve um dia que o cara na oficina colocou um estepe em cima do meu capô, quando eu fui ver tava todo arranhado, briguei lá na oficina e eles tiraram com um polimento sim, tava todo arranhado mesmo, mas saiu com o tal polimento, claro que o cara teve que usar uma máquina de polir e uma cera especial.
Felipe MillHouse- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0 Azul
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 16/09/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
eles chama micro pintura
fica bom mas eh caro
meu pai fez na courier
fica bom mas eh caro
meu pai fez na courier
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Carro escuto é muito ruim para lavar. Toda lavagem ganha de brinde um arranhão.
Felinto Sérgio- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 804
Idade : 41
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 01/05/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Pessoal eu gostaria de saber se aqueles riscos provocados por flanelas (nao sao o riscos brancos sao os mais "superficiais") saem???? Eles ficam bem perceptiveis principalmente qndo a luz do sol reflete na pinturado carro
O carro de vcs tem isso???
Sera que se eu usar uma cera para polimento amenizaria o situação????????
OBS : Estou com o carro há meses e nunk dei plimento nele, pois ele jah saiu da concessionaria com um serviço de proteçao na pintura no qual eles usam um produto que evitaria dentre outras coisas, esses riscos provocados por flanelas na hora da lavagem..... eles disseram q eu num precisaria dar polimento no carro durante 1 ano, bastaria lavar com detergente neutro e pronto.
MASS com apenas seis meses esses riscos "circulares" devido ao movimento na hora de lavar jah estao me incomodando
Vcs tem aguma sugestao para amenizar esses riscos???
Ou sera q nao tem soluçao??
O carro de vcs tem isso???
Sera que se eu usar uma cera para polimento amenizaria o situação????????
OBS : Estou com o carro há meses e nunk dei plimento nele, pois ele jah saiu da concessionaria com um serviço de proteçao na pintura no qual eles usam um produto que evitaria dentre outras coisas, esses riscos provocados por flanelas na hora da lavagem..... eles disseram q eu num precisaria dar polimento no carro durante 1 ano, bastaria lavar com detergente neutro e pronto.
MASS com apenas seis meses esses riscos "circulares" devido ao movimento na hora de lavar jah estao me incomodando
Vcs tem aguma sugestao para amenizar esses riscos???
Ou sera q nao tem soluçao??
G. Neto- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 12
Idade : 37
Cidade/Estado : Aracaju/SE
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 27/09/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
G. Neto escreveu:Pessoal eu gostaria de saber se aqueles riscos provocados por flanelas (nao sao o riscos brancos sao os mais "superficiais") saem???? Eles ficam bem perceptiveis principalmente qndo a luz do sol reflete na pinturado carro
O carro de vcs tem isso???
Sera que se eu usar uma cera para polimento amenizaria o situação????????
OBS : Estou com o carro há meses e nunk dei plimento nele, pois ele jah saiu da concessionaria com um serviço de proteçao na pintura no qual eles usam um produto que evitaria dentre outras coisas, esses riscos provocados por flanelas na hora da lavagem..... eles disseram q eu num precisaria dar polimento no carro durante 1 ano, bastaria lavar com detergente neutro e pronto.
MASS com apenas seis meses esses riscos "circulares" devido ao movimento na hora de lavar jah estao me incomodando
Vcs tem aguma sugestao para amenizar esses riscos???
Ou sera q nao tem soluçao??
Vale dizer que carro escuro principalmente não deve ser enxugado com flanela totalmente seca, assim vai riscar mesmo. E quanto ao uso de lustra-móveis e outros, não é recomendado pois eles mancham com o tempo a pintura. O negócio é encerar o carro uma vez ao mês.
Para risco achei este produto no site da 3M:
P3000 Ultrafina
Videochat do Renato Parizzi sobre cuidados na pintura automotiva:
http://www.eunaotenhonome.com.br/renatoparizzi/blog/dezeroacem?tv_pos_id=22207
É o tema do dia :
24 de setembro de 2008
Pintando o videochat.
Para quem é de São Paulo, achei esse cara do Corsa Club:
http://www.corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=41941
Lá tem umas fotos do serviço dele inclusive com remoção de marcas de flanela e até de painel de carro, muito bom.
Link dele no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3JrXEc14IZE
Espelhamento doméstico feito em casa:
http://www.fiestahp.com.br/Forum/phpBB2/viewtopic.php?t=6009 (Tem que estar logado para acessar)
Galera, como não é muito a minha praia a parte de performance (motores), vou postar aqui uma contribuição do que gosto em um carro, que é a pintura impecável.
Produtos utilizados:
- LavaAuto neutro da Carnu
- Autobrilho 3M
- Cera sintetica NTX da meguiar
- Algodão para polimento
- flanela de microfibra (3M ou meguiar)
- Paciencia, muita paciencia e coragem.
Outros produtos utilizados:
- Endurance high gloss (Famoso lima pneu) - Impressionante o resultado desse produto, ele alem de deixar o pneu brilhando, dura muito tempo, próximo de duas semanas. Só tem um problema por durar demais, se você quizer tirar vai sofrer, pq ele corta totalmente o efeito do sabão (o sabão vira literalmente agua)
- All Metal Polish - (Limpar o Aro e peças cromadas) - Muito bom também
Modo de utilização:
- Lavar o carro completo com sabão neutro, na sombra e com a pintura do carro "fria".
- Depois aplicar o auto brilho da 3M no carro por partes (Se deixar muito tempo ela da um trabalho desgraçado pra sair).
O autobrilho é uma cera a base de agua, então ela faz uma limpeza na pintura só que não protege a mesma.
- A parte final é aplicar a cera NTX, o resultado dessa cera é impressionante. Como ela é uma cera sintética, não mancha as borrachas do carro. Pode ser aplicada até no vidro do carro.
Resultado:
Pessoal, só inventem de fazer isso quando estiverem com bastante paciencia, CORAGEM, e tempo de sobra. Eu levei mais ou menos umas 3 horas e meia para deixar tudo pronto, mas o resultado como vocês observaram nas fotos é compensador.
A noite fica melhor ainda, pena que não tirei fotos para mostrar.
_________________
Por fim vou colar aqui como é o processo de espelhamento/revitalização:
Consultando um técnico da própria 3M perguntei a ele sobre o processo de espelhamento da 3M, eles tem treinamentos para aquelas lojas credenciadas da 3M (chroma e outras) onde o processo de espelhamento em média é em torno de uns R$ 225,00 e garantia de 6 mese, mas já vi loja que não era credenciada 3M, mas que utilizavam todo o processo igual que cobravam R$300,00~R$350,00.
Bom vamos lá primeiramente é feito assim:
1º Lavagem O carro é lavado para a remoção dos detritos e sujeira que possam atrapalhar nas próximas etapas. É feita uma lavagem completa com pulverização.
2º Isolamento: O carro é complemente seco para que seja feito o isolamento (com fita crepe) em todas as suas borrachas, plásticos e acabamentos, com isso na hora da aplicação dos produtos, não vai ter risco nenhum de danificar estas peças com os processos das etapas seguintes.
3º Lixamento: (se a pintura estiver muito oxidada e muito risco) Fundamental para retirar as impurezas que estão acumuladas nas camadas de verniz. O lixamento é feito com uma lixa d'agua 1200 3M e em seguida com lixa d'agua 2500 também 3M, para melhor acabamento e eliminação dos riscos.
4º Restauração do Brilho: A restauração é feita através de uma politriz, onde é usada uma boina (dupla face branca agressiva) com aplicação do produto, o composto polidor premium 3M (base d água) em velocidade entre 4500 a 5000 RPM, até fazer com que toda a superfície do veículo volte ao brilho.
5º A Expansão do Brilho. Quando o carro é todo lixado usa-se também a aplicação do liquido polidor 3M nº 3, com a mesma boina e velocidade da etapa nº4.
6º Finess-It: Esse produto é indispensável, principalmente em carros de cor escura. Ele faz a renovação do verniz, e também é responsável pela eliminação de micro riscos (chamadas nuvem de riscos). É aplicado com a politriz e boina (dupla face amarela super macia) em uma velocidade que varia de 3500 a 4000 rpm.
7º O Lustro: O começo de um acabamento perfeito começa com uma boa aplicação de Liquido Lustrador 3M, este produto é usado para deixar toda a superfície com aparência de estar envidraçado, além de ser o responsável por eliminar manchas que possam ter na superfície dos outros produtos (chamados rabos de galo). Ele também facilita a aplicação das ceras nas próximas etapas. Sua aplicação é com a politriz, em velocidade constante entre 2500 a 3000 rpm, com a boina de espuma levemente abrasiva (base d´agua).
8ª Auto Brilho: O Auto Brilho por ser um produto para excelente acabamento, também é responsável pela limpeza da superfície (lata). Para o espelhamento prosseguir é aplicada manualmente em movimentos circulares e uniformes até promover um brilho intenso, após é retirado peça a peça com algodão.
9º Past Wax: Com isso o espelhamento chega ao fim, após a aplicação de cera. A Paste Way Perfect por ser um produto importado (agora tem a versão nacional também). Todos esses produtos 3M é da linha Perfect-It, fiz a cotação dos produtos pra quem se interessar:
Bom vamos lá primeiramente é feito assim:
1º Lavagem O carro é lavado para a remoção dos detritos e sujeira que possam atrapalhar nas próximas etapas. É feita uma lavagem completa com pulverização.
2º Isolamento: O carro é complemente seco para que seja feito o isolamento (com fita crepe) em todas as suas borrachas, plásticos e acabamentos, com isso na hora da aplicação dos produtos, não vai ter risco nenhum de danificar estas peças com os processos das etapas seguintes.
3º Lixamento: (se a pintura estiver muito oxidada e muito risco) Fundamental para retirar as impurezas que estão acumuladas nas camadas de verniz. O lixamento é feito com uma lixa d'agua 1200 3M e em seguida com lixa d'agua 2500 também 3M, para melhor acabamento e eliminação dos riscos.
4º Restauração do Brilho: A restauração é feita através de uma politriz, onde é usada uma boina (dupla face branca agressiva) com aplicação do produto, o composto polidor premium 3M (base d água) em velocidade entre 4500 a 5000 RPM, até fazer com que toda a superfície do veículo volte ao brilho.
5º A Expansão do Brilho. Quando o carro é todo lixado usa-se também a aplicação do liquido polidor 3M nº 3, com a mesma boina e velocidade da etapa nº4.
6º Finess-It: Esse produto é indispensável, principalmente em carros de cor escura. Ele faz a renovação do verniz, e também é responsável pela eliminação de micro riscos (chamadas nuvem de riscos). É aplicado com a politriz e boina (dupla face amarela super macia) em uma velocidade que varia de 3500 a 4000 rpm.
7º O Lustro: O começo de um acabamento perfeito começa com uma boa aplicação de Liquido Lustrador 3M, este produto é usado para deixar toda a superfície com aparência de estar envidraçado, além de ser o responsável por eliminar manchas que possam ter na superfície dos outros produtos (chamados rabos de galo). Ele também facilita a aplicação das ceras nas próximas etapas. Sua aplicação é com a politriz, em velocidade constante entre 2500 a 3000 rpm, com a boina de espuma levemente abrasiva (base d´agua).
8ª Auto Brilho: O Auto Brilho por ser um produto para excelente acabamento, também é responsável pela limpeza da superfície (lata). Para o espelhamento prosseguir é aplicada manualmente em movimentos circulares e uniformes até promover um brilho intenso, após é retirado peça a peça com algodão.
9º Past Wax: Com isso o espelhamento chega ao fim, após a aplicação de cera. A Paste Way Perfect por ser um produto importado (agora tem a versão nacional também). Todos esses produtos 3M é da linha Perfect-It, fiz a cotação dos produtos pra quem se interessar:
Conteúdo Preço
Lixa 1200, 1500, 2000 R$ 4,50
Boina Espuma 3M 1 Un R$ 75,00
Polidor premium 500 gr R$ 45,00
Liquido polidor Nº3 500 ml R$ 75,00
Finese It 500 ml R$ 85,00
Liquido Lustrador 500 ml R$ 95,00
Auto brilho 500 ml R$ 50,00
Past Wax Nacional 200 gr R$ 95,00
Past Wax (importada) 298 gr R$ 125,00
Protetora Plus ** 500 ml R$ 50,00
Spray ** 300 ml R$ 25,00
Papel de Polimento 3M Não tinha
** essas ceras são opcionais pra manter depois, a cera spray realmente ela só tem efeito qdo a pintura está boa, ela é so pra dar o bilho depois da lavagem.
Esse tipo de serviço quem faz sabe é muito bom o carro fica show durante um bom tempo, vale cada centavo gasto, pq como muito de nossos colegas citaram a sujeira parece q não aderem ao carro.
P.S. Ah esse tipo de serviço de o técnico deixou claro que não é um negócio pra se ficar fazendo com freqüência pois a cada processo de espelhamento acaba retirando uma camada de verniz (não me lembro muito bem mas era coisa de 1~2 micro mm).
Esse tipo de serviço quem faz sabe é muito bom o carro fica show durante um bom tempo, vale cada centavo gasto, pq como muito de nossos colegas citaram a sujeira parece q não aderem ao carro.
P.S. Ah esse tipo de serviço de o técnico deixou claro que não é um negócio pra se ficar fazendo com freqüência pois a cada processo de espelhamento acaba retirando uma camada de verniz (não me lembro muito bem mas era coisa de 1~2 micro mm).
http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=8965&start=15http://www.fiestahp.com.br/Forum/phpBB2/viewtopic.php?t=6009
Última edição por Brvita em Sex 3 Out 2008 - 14:50, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Brvita
Vlw cara vc clareou mts coisas p mim com relação a pintura
Pelo q eu li tem soluçao para tirar esses micro riscos ou pelo menos diminuir
Só uma pergunta hologramas seriam esses micro riscos??
Vlw cara vc clareou mts coisas p mim com relação a pintura
Pelo q eu li tem soluçao para tirar esses micro riscos ou pelo menos diminuir
Só uma pergunta hologramas seriam esses micro riscos??
G. Neto- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 12
Idade : 37
Cidade/Estado : Aracaju/SE
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 27/09/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
G. Neto escreveu: Brvita
Vlw cara vc clareou mts coisas p mim com relação a pintura
Pelo q eu li tem soluçao para tirar esses micro riscos ou pelo menos diminuir
Só uma pergunta hologramas seriam esses micro riscos??
Retirado daqui : http://www.ptisp.pt/~autofans/viewtopic.php?f=7&t=37
Olá amigos
O conceito da palavra Detalhe surgiu em Portugal há alguns anos, trazido pelo meu grande amigo José Viegas aka administrador e mentor do fórum http://www.detalhe.net.Graças à carolice deste senhor, hoje em dia podemos cuidar de forma correcta das nossas paixões... as maquinas que conduzimos!!!
Sendo que o Detalhe é de uma forma simplista o proteger e conservar o estado de uma viatura, pode no entanto, servir para efectuar autenticas "obras" de restauro.
Hoje em dia é quase impossível não se ter ouvido falar em Detalhe... mas muitos ainda não sabem o que significa o conceito. Detalhe é, todo e qualquer acto que efectue ou mande efectuar na sua viatura que visa a sua recuperação / manutenção, utilizando para tal técnicas e produtos conceituados e testados, mas vai mais além...não se prende apenas no simples polimento, lavagem ou o que se imagine... o detalhe é ir ao pormenor, procurar deixar o carro melhor que novo!!! E que melhor testemunho se pode ter que o comentário de alguém que após contactar com o detalhe diz "está melhor que no dia que o fui buscar ao stand!"
Quem conhece o detalhe dificilmente lhe fica indiferente.
É usual, infelizmente, ver carros novos ainda sem estarem matriculados já carregados de swirl's fruto de lavagens incorrectas efectuadas pelas marcas desconhecedoras dos danos que provocam numa pintura, ou então por completa indiferença pela qualidade do produto que estão a vender... cada um tire as suas conclusões.
Quando o cliente mais atento repara em "algo diferente na pintura" pela negativa a solução dos comerciantes é fazer um polimento às três pancadas para resolver o problema levantado pelo "cliente mesquinho"... e o resultado é uma grande trapalhada pois agora leva também uns hologramas de oferta...
Mas perguntam vocês o que são estas coisas de swirl's e hologramas?
Deixo então um exemplo...
O conceito da palavra Detalhe surgiu em Portugal há alguns anos, trazido pelo meu grande amigo José Viegas aka administrador e mentor do fórum http://www.detalhe.net.Graças à carolice deste senhor, hoje em dia podemos cuidar de forma correcta das nossas paixões... as maquinas que conduzimos!!!
Sendo que o Detalhe é de uma forma simplista o proteger e conservar o estado de uma viatura, pode no entanto, servir para efectuar autenticas "obras" de restauro.
Hoje em dia é quase impossível não se ter ouvido falar em Detalhe... mas muitos ainda não sabem o que significa o conceito. Detalhe é, todo e qualquer acto que efectue ou mande efectuar na sua viatura que visa a sua recuperação / manutenção, utilizando para tal técnicas e produtos conceituados e testados, mas vai mais além...não se prende apenas no simples polimento, lavagem ou o que se imagine... o detalhe é ir ao pormenor, procurar deixar o carro melhor que novo!!! E que melhor testemunho se pode ter que o comentário de alguém que após contactar com o detalhe diz "está melhor que no dia que o fui buscar ao stand!"
Quem conhece o detalhe dificilmente lhe fica indiferente.
É usual, infelizmente, ver carros novos ainda sem estarem matriculados já carregados de swirl's fruto de lavagens incorrectas efectuadas pelas marcas desconhecedoras dos danos que provocam numa pintura, ou então por completa indiferença pela qualidade do produto que estão a vender... cada um tire as suas conclusões.
Quando o cliente mais atento repara em "algo diferente na pintura" pela negativa a solução dos comerciantes é fazer um polimento às três pancadas para resolver o problema levantado pelo "cliente mesquinho"... e o resultado é uma grande trapalhada pois agora leva também uns hologramas de oferta...
Mas perguntam vocês o que são estas coisas de swirl's e hologramas?
Deixo então um exemplo...
SWIRL'S
HOLOGRAMAS
Já reparou na pintura do seu carro? Então dedique alguns minutos a inspeccionar a mesma e se encontrar alguns destes "problemas" saiba que existe solução.
Para tal existem alguns Detalhistas que possuem no seu portfolio vários exemplo de carros cujos donos achavam que a única solução seria a repintura, e após serem detalhados ficaram melhores que novos. Se gosta do seu carro e gostava de o ter bem tratado não hesite e comece já hoje a ler a muita e boa informação disponível em http://www.detalhe.net coloque questões e aprenda com users com um know how fabuloso sempre disponíveis a ensinar os recém chegados. Caso queira entregar a sua viatura aos cuidados de um detalhista tenha em conta o feed-back do mesmo pois existem por ai muitos pseudo-detalhistas que tentam captar clientes com preços apelativos e acabam por lesar os mesmos efectuando trabalho medíocres, deixando-os com uma ideia errada do que é o detalhe. Tenha muita calma na hora de decidir... o barato sai a maioria das vezes caro!!!
Para tal existem alguns Detalhistas que possuem no seu portfolio vários exemplo de carros cujos donos achavam que a única solução seria a repintura, e após serem detalhados ficaram melhores que novos. Se gosta do seu carro e gostava de o ter bem tratado não hesite e comece já hoje a ler a muita e boa informação disponível em http://www.detalhe.net coloque questões e aprenda com users com um know how fabuloso sempre disponíveis a ensinar os recém chegados. Caso queira entregar a sua viatura aos cuidados de um detalhista tenha em conta o feed-back do mesmo pois existem por ai muitos pseudo-detalhistas que tentam captar clientes com preços apelativos e acabam por lesar os mesmos efectuando trabalho medíocres, deixando-os com uma ideia errada do que é o detalhe. Tenha muita calma na hora de decidir... o barato sai a maioria das vezes caro!!!
Em suma, e citando aquele que para mim é o pai do Detalhe em Portugal...
José Viegas aka Detalhe in http://www.detalhe.net:"detalhe é um estado de espírito, já tem que nascer connosco, o que se pode aprender são as técnicas, a forma de usar correctamente os produtos e ferramentas, não o espírito em si. Requer minúcia, jeito, paciência e gosto pelo que se faz.".
José Viegas aka Detalhe in http://www.detalhe.net:"detalhe é um estado de espírito, já tem que nascer connosco, o que se pode aprender são as técnicas, a forma de usar correctamente os produtos e ferramentas, não o espírito em si. Requer minúcia, jeito, paciência e gosto pelo que se faz.".
Cumps
-----------------------------------------------------------------------------------
Antes e Depois de um serviço de revitalização:
Holograma criado por fallhas na forma de retirada do enceramento ou polimento.
Imagem depois do serviço de revitalização realizado.
Última edição por Brvita em Sex 3 Out 2008 - 0:12, editado 2 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Alguem d vc sabem como funciona essa tal d proteção de pintura???
Hj fui na concessionária e falaram q se eu quisesse eu marcava pra eles polirem meu carro no lugar q o idiota bebado arranhou.. DE GRAÇA!!
dai o cara comentou sobre essa tal d proteção.. nao entendi mto..
Hj fui na concessionária e falaram q se eu quisesse eu marcava pra eles polirem meu carro no lugar q o idiota bebado arranhou.. DE GRAÇA!!
dai o cara comentou sobre essa tal d proteção.. nao entendi mto..
Lu Brandão- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 975
Idade : 44
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9, atual KFB9
Data de inscrição : 06/05/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Lu Brandão escreveu:Alguem d vc sabem como funciona essa tal d proteção de pintura???
Hj fui na concessionária e falaram q se eu quisesse eu marcava pra eles polirem meu carro no lugar q o idiota bebado arranhou.. DE GRAÇA!!
dai o cara comentou sobre essa tal d proteção.. nao entendi mto..
A proteção segundo o fabricante Aplitec(Fornecedor da Imperjet) se propõe a isto:
- Cria uma camada extra de proteção na superfície do verniz.
- Aumenta a resistência da pintura consideravelmente contra altas temperaturas.
- Evita ranhuras no verniz da pintura.
- Importante na manutenção e preservação do veículo, uma vez que a aplicação constante de ceras e substâncias polidoras;
- Diminui o coeficiente de atrito substancialmente na superfície da pintura, enquanto evita a aderência de impurezas.
- Proporciona um brilho intenso e instantâneo, com duração prolongada.
- Valoriza o veículo no momento da revenda, porque mantém o aspecto de seu veículo novo, original e muito conservado.
- Age como anti-ferrugem, anti-oxidante, renovador e impermeabilizante.
- Obstrui os poros da superfície da pintura, evitando penetração de agentes que danificam como:
- Chuva ácida,
- Raios UV (Agressão do Sol),
- Efeitos do sal de mar,
- Gases Poluentes,
- Resinas Orgânicas,
- Pássaros,
- Gotas de Orvalho, entre outros.
Convidado- Convidado
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
brvita entendi q fosse algo como.. se acontecer algo com a minha pintura.. eles vao arrumar.. nao existe isso??
Lu Brandão- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 975
Idade : 44
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9, atual KFB9
Data de inscrição : 06/05/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Qndo comprei o meu foi extamente essa proteção que mandei fazer no meu carro... ele ficou lindao msm e bem vistoso soh que não dura tanto qnto eles falaram .
G. Neto- Piloto de Arcade
- Número de Mensagens : 12
Idade : 37
Cidade/Estado : Aracaju/SE
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KPD9
Data de inscrição : 27/09/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Não dura e é mais uma coisa para roubar sua grana... e ainda estraga a pintura original do seu carro...
Os carros 0KM saem de fábrica com uma proteção na pintura já... mandar aplicar essa "proteção" que a concessionária oferece e COBRA para fazer só faz com que eles removam essa proteção de fábrica, apliquem outra proteção e que logo sairá...
Falows!
Os carros 0KM saem de fábrica com uma proteção na pintura já... mandar aplicar essa "proteção" que a concessionária oferece e COBRA para fazer só faz com que eles removam essa proteção de fábrica, apliquem outra proteção e que logo sairá...
Falows!
LeonardoHB- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 3700
Idade : 39
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9
Data de inscrição : 23/04/2008
Sobre proteção de pintura
LeonardoHB escreveu:Não dura e é mais uma coisa para roubar sua grana... e ainda estraga a pintura original do seu carro...
Os carros 0KM saem de fábrica com uma proteção na pintura já... mandar aplicar essa "proteção" que a concessionária oferece e COBRA para fazer só faz com que eles removam essa proteção de fábrica, apliquem outra proteção e que logo sairá...
Falows!
Retirei do post que tinha colocado acima:
Esse tipo de serviço quem faz sabe é muito bom o carro fica show durante um bom tempo, vale cada centavo gasto, pq como muito de nossos colegas citaram a sujeira parece q não aderem ao carro.
P.S. Ah esse tipo de serviço de o técnico deixou claro que não é um negócio pra se ficar fazendo com freqüência pois a cada processo de espelhamento acaba retirando uma camada de verniz (não me lembro muito bem mas era coisa de 1~2 micro mm).
A proteção que falam que vêm de fábrica diz respeito a camada de verniz. Olhem estas partes de textos que retirei de um grupo de recuperação de pintura português:
Uma pintura tem típicamente 130-150 um(mícron) de espessura de verniz. Um detalhe com polimento de 3 fases remove 2 a 3 um, dos quais 2 - 2,5 são removidos na fase de corte, ficando 0,5 - 1um para as restantes fases. A fase de polimento é responsável por 99,99% desses 0,5 - 1um. Penso que no teu caso não deverá ser necessário mais do que isso.
A quantidade de verniz que desbasta é de tal maneira residual que pode ser considerado como se não desbastasse.
http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=2598
Há 20 anos atrás os carros eram pintados com tintas do tipo Lacquer ou Enamel. Estas eram tintas de fase única, com um grande índice de solventes que precisavam de evaporar antes da pintura ser considerada totalmente seca. Estas tintas secavam de fora para dentro. A pintura parecia seca e sentia-se curada, mas as camadas inferiores podiam ainda estar um pouco húmidas e macias porque os solventes ainda não teriam evaporado. Portanto, se uma cera fosse aplicada na pintura antes desta estar totalmente seca, poderiam aparecer problemas. Poderiam haver bolhas, pois os solventes ao evaporarem esbarrariam na barreira de cera criando um aspecto de crateras na pintura. A tinta poderia também ficar baça, por causa dos solventes a embaciarem a pintura. Os solventes ao não secarem convenientemente deixariam a pintura mais mole e portanto mais susceptível aos riscos e outras agressões.
Portanto há 20 anos era importante e correcto, não encerar um carro novo com este tipo de pinturas. No entanto isto é pensamento antiquado
e já não se aplica com os sistemas actuais de “clear-coat” (verniz).
Quando um carro é produzido na fábrica, a pintura é uma das primeiras fases. Isto faz sentido porque se começa com uma carroçaria despida, que é mais fácil de pintar que um carro já montado, que requer que tudo seja isolado e só depois pintado. Isto consumiria imenso tempo e tornaria a construção mais dispendiosa.
Depois do veículo ser pintado, a pintura é seca em estufa a temperaturas da ordem das centenas de graus e é então montado – carroçaria, motor/transmissão, interior, suspensão, etc. Faz sentido que a tinta precise de estar seca e curada antes do resto do carro ser montado.
Actualmente os sistemas de “clear-coat”, são ricos em sólidos e têm muito menos solventes que há 20 anos atrás. Em parte, isto é uma resposta às preocupações das Agencias Ambientais, e porque a tinta rica em sólidos seca e cura mais depressa. Além disso, activadores e endurecedores são adicionados para acelerar o processo. Em cima disso, o carro vai à estufa para diminuir ainda mais o tempo de secagem e cura.
Praticamente qualquer carro construído hoje com o sistema de “clear-coat”, passa por este processo. Estas pinturas estão 95% secas e curadas ainda antes de saírem da fábrica. É seguro dizer-se que quando chegam à concessão estão quase 100% secas e curadas. Nesta altura o carro pode ser lixado, polido e sim…encerado!
Outro parte:
Muitos clientes julgam que o termo “clear-coat” significa que têm uma espécie de camada protectora ou tinta especial no seu carro. Pensam que isto é o que permite que nunca encerem os seus carros. Assumem que há uma qualquer protecção à prova de bala nos seus veículos. “Clear-coat” é simplesmente a ultima etapa no processo de pintura de fábrica, e apesar de ser uma tecnologia significativamente mais evoluída que as pinturas de fase única de há 20 anos, ainda precisa que cuidemos dela. Os clientes devem ser sempre informados deste facto, e se não o são os danos na pintura ocorrerão certamente. E isto resulta na redução do valor do veículo aquando da revenda.
Texto de Kevin Farrel ©, in Auto Laundry News ®
-----------------
Traduzido por MLVtecpt, thanks!!!!
Então o que acontece é que a pintura nova não têm toda essa necessidade de espelhamento e proteção. Bastaria o enceramento 1 vez por mês para manter esta pintura. Mas no caso da proteção o que ocorre é a lavagem e descontaminação da pintura, se houver problemas na camada de verniz, imperfeições (o que quase sempre há.) faz necessário este "peeling" na pintura antes da aplicação do compostos ditos protetores.
Esse tipo de serviço quem faz sabe é muito bom o carro fica show durante um bom tempo, vale cada centavo gasto, pq como muito de nossos colegas citaram a sujeira parece q não aderem ao carro.
P.S. Ah esse tipo de serviço de o técnico deixou claro que não é um negócio pra se ficar fazendo com freqüência pois a cada processo de espelhamento acaba retirando uma camada de verniz (não me lembro muito bem mas era coisa de 1~2 micro mm).
A proteção que falam que vêm de fábrica diz respeito a camada de verniz. Olhem estas partes de textos que retirei de um grupo de recuperação de pintura português:
Uma pintura tem típicamente 130-150 um(mícron) de espessura de verniz. Um detalhe com polimento de 3 fases remove 2 a 3 um, dos quais 2 - 2,5 são removidos na fase de corte, ficando 0,5 - 1um para as restantes fases. A fase de polimento é responsável por 99,99% desses 0,5 - 1um. Penso que no teu caso não deverá ser necessário mais do que isso.
A quantidade de verniz que desbasta é de tal maneira residual que pode ser considerado como se não desbastasse.
http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?t=2598
Há 20 anos atrás os carros eram pintados com tintas do tipo Lacquer ou Enamel. Estas eram tintas de fase única, com um grande índice de solventes que precisavam de evaporar antes da pintura ser considerada totalmente seca. Estas tintas secavam de fora para dentro. A pintura parecia seca e sentia-se curada, mas as camadas inferiores podiam ainda estar um pouco húmidas e macias porque os solventes ainda não teriam evaporado. Portanto, se uma cera fosse aplicada na pintura antes desta estar totalmente seca, poderiam aparecer problemas. Poderiam haver bolhas, pois os solventes ao evaporarem esbarrariam na barreira de cera criando um aspecto de crateras na pintura. A tinta poderia também ficar baça, por causa dos solventes a embaciarem a pintura. Os solventes ao não secarem convenientemente deixariam a pintura mais mole e portanto mais susceptível aos riscos e outras agressões.
Portanto há 20 anos era importante e correcto, não encerar um carro novo com este tipo de pinturas. No entanto isto é pensamento antiquado
e já não se aplica com os sistemas actuais de “clear-coat” (verniz).
Quando um carro é produzido na fábrica, a pintura é uma das primeiras fases. Isto faz sentido porque se começa com uma carroçaria despida, que é mais fácil de pintar que um carro já montado, que requer que tudo seja isolado e só depois pintado. Isto consumiria imenso tempo e tornaria a construção mais dispendiosa.
Depois do veículo ser pintado, a pintura é seca em estufa a temperaturas da ordem das centenas de graus e é então montado – carroçaria, motor/transmissão, interior, suspensão, etc. Faz sentido que a tinta precise de estar seca e curada antes do resto do carro ser montado.
Actualmente os sistemas de “clear-coat”, são ricos em sólidos e têm muito menos solventes que há 20 anos atrás. Em parte, isto é uma resposta às preocupações das Agencias Ambientais, e porque a tinta rica em sólidos seca e cura mais depressa. Além disso, activadores e endurecedores são adicionados para acelerar o processo. Em cima disso, o carro vai à estufa para diminuir ainda mais o tempo de secagem e cura.
Praticamente qualquer carro construído hoje com o sistema de “clear-coat”, passa por este processo. Estas pinturas estão 95% secas e curadas ainda antes de saírem da fábrica. É seguro dizer-se que quando chegam à concessão estão quase 100% secas e curadas. Nesta altura o carro pode ser lixado, polido e sim…encerado!
Outro parte:
Muitos clientes julgam que o termo “clear-coat” significa que têm uma espécie de camada protectora ou tinta especial no seu carro. Pensam que isto é o que permite que nunca encerem os seus carros. Assumem que há uma qualquer protecção à prova de bala nos seus veículos. “Clear-coat” é simplesmente a ultima etapa no processo de pintura de fábrica, e apesar de ser uma tecnologia significativamente mais evoluída que as pinturas de fase única de há 20 anos, ainda precisa que cuidemos dela. Os clientes devem ser sempre informados deste facto, e se não o são os danos na pintura ocorrerão certamente. E isto resulta na redução do valor do veículo aquando da revenda.
Texto de Kevin Farrel ©, in Auto Laundry News ®
-----------------
Traduzido por MLVtecpt, thanks!!!!
Então o que acontece é que a pintura nova não têm toda essa necessidade de espelhamento e proteção. Bastaria o enceramento 1 vez por mês para manter esta pintura. Mas no caso da proteção o que ocorre é a lavagem e descontaminação da pintura, se houver problemas na camada de verniz, imperfeições (o que quase sempre há.) faz necessário este "peeling" na pintura antes da aplicação do compostos ditos protetores.
Última edição por Brvita em Sex 3 Out 2008 - 16:14, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Só apliquei cera no meu carro uma vez... fiz merda, pegou nas partes plásticas e estas ficaram "manchadas" por um bom tempo. A cera dá uma proteção extra, a poeira não fica impregnada facilmente no carro e gostei do resultado.
Fui eu mesmo que apliquei. Comprei um frasco de cera líquida da 3M. Talvez agora nas minhas férias tire um dia para fazer esse serviço.
Fui eu mesmo que apliquei. Comprei um frasco de cera líquida da 3M. Talvez agora nas minhas férias tire um dia para fazer esse serviço.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
uma vez aplicaram resina.. gostei mto.. o carro ficou superrrrrrrrr brilhoso.. lindão.. + no post do BRVITA está escrito q não pode.. agora já era..
será q se eu aplicar d novo vai zoar a pintura?? queria passar d novo.. hihihi
será q se eu aplicar d novo vai zoar a pintura?? queria passar d novo.. hihihi
Lu Brandão- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 975
Idade : 44
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9, atual KFB9
Data de inscrição : 06/05/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
caramba, vou favoritar esse post do BR VITA e fazer exatamente o que ele disse....rsrsrs
isso pq nem acabei de ler ainda, mas ja gostei pra caramba
isso pq nem acabei de ler ainda, mas ja gostei pra caramba
Geraldo- Sócio Fundador
- Número de Mensagens : 440
Idade : 45
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC 9 (KA Neo)
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Nossa na Lavagem que eu levo o meu Ka no posto proximo da minha Casa lava melhor do que quando tirei o Ka na revisão dos 10.000Km e olha que fiquei em cima, e ficou manchado mais depois mandei lavar no posto e saiu tudo até que pago barato no posto R$: 3,00 e sai melhor do que na concessionaria, e é bom por que é agente que dá o toque final, secando e passando pretinho nos pneus, e quando eu chego em casa passo aspirador e o protetor UV da Gran Prix nas peças plásticas e a cera liquida com uma boa flanela e ai o final é com um desodorizador anti-cigarro, por quê ninguem fuma no meu ka nem eu e nem a minha Mãe.
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
se ninguem fuma entao precisa do anti-cigarro pra que?
nao intendi
ehehhehehee
detesto carro com cheiro de cigarro
ta dificil manter meu pretinhu brilhando hein
nao intendi
ehehhehehee
detesto carro com cheiro de cigarro
ta dificil manter meu pretinhu brilhando hein
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
o meu voltou lavado e encerado com microlite, alguém ja ouviu falar desse produto?
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Eulalio escreveu:o meu voltou lavado e encerado com microlite, alguém ja ouviu falar desse produto?
Fizeram uma cristalização de pintura no seu carro.
http://www.microlitebrasil.com.br/index-capa.htm
RESINA MICROLITE
A pesquisa em busca da resina Microlite teve início nos Estados Unidos.
O objetivo era baixar o atrito com o ar nas altas velocidades alcançadas pelos aviões a jato e com isso diminuir o consumo de combustível.O resultado foi mais que uma simples cera, a resina cria um filme emborrachado e transparente sobre a pintura, proporcionando um brilho intenso e proteção sem igual.
De fácil e rápida aplicação, espalha melhor, sem deixar marcados vidros, plásticos, frisos e demais componentes.
Por não ser abrasiva, pode ser usada indefinidamente, o que resulta num efeito cumulativo.
Após secar, a resina impermeabilizante cristaliza, gerando um brilho que não é removido após futuras lavagens.
Convidado- Convidado
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Brvita é definitivamente nosso consultor para assuntos sobre proteção de pintura, lavagem e acabamento!!!
Fora de série!
O fórum agradece!
Fora de série!
O fórum agradece!
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
gostei deste tal microlite ae
saiu caro?
e se depois disto eu passar cer?
entao removo esta proteçao emborrachada?
saiu caro?
e se depois disto eu passar cer?
entao removo esta proteçao emborrachada?
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
sairia por R$35,00 dentro da lavagem geral, mas ia pagar R$20,00, reclamei que saiu manchado e paguei nada.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
vale a pena entao
mas
este manchado q vc falo
ja sumiu?
aparece muito?
mas
este manchado q vc falo
ja sumiu?
aparece muito?
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
Foi preguiça de espalhar o produto, ficou alguns excessos no parachoque.
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Re: [DÚVIDA] - Sobre a pintura e a lavagem do Ka
post em 16/10:
Foi preguiça de espalhar o produto, ficou alguns excessos no parachoque.
hoje:
Na segunda-feira peguei um cupom de ducha que ganho no posto quando abasteço mais de 30 litros de combustivel e fui lá lavar o carro. Eles só fazem jogar um jato, passar um sabão e depois jato de novo. Encostei na sombra e passei a flanela para enxugar. Como moro perto do local, saí rápido, cheguei em casa e tratei de passar uma cera líquida, ficou bacana o resultado. Já tinha aplicado antes.
Na minha porta tem alguns riscos de outros carros cujo motorista ou carona não tem cuidado e abrem suas portas, riscando a minha. No encontro da FordHP na terça-feira falei com ruanspósito de um produto tira-risco da 3M e então ele me deu um frasco de um produto similar.
Ainda não testei, mas que é chato ver o carro com uns riscos é.
Outra coisa, tô pensando em comprar a cera líquida da 3M, será que é boa?
Foi preguiça de espalhar o produto, ficou alguns excessos no parachoque.
hoje:
Na segunda-feira peguei um cupom de ducha que ganho no posto quando abasteço mais de 30 litros de combustivel e fui lá lavar o carro. Eles só fazem jogar um jato, passar um sabão e depois jato de novo. Encostei na sombra e passei a flanela para enxugar. Como moro perto do local, saí rápido, cheguei em casa e tratei de passar uma cera líquida, ficou bacana o resultado. Já tinha aplicado antes.
Na minha porta tem alguns riscos de outros carros cujo motorista ou carona não tem cuidado e abrem suas portas, riscando a minha. No encontro da FordHP na terça-feira falei com ruanspósito de um produto tira-risco da 3M e então ele me deu um frasco de um produto similar.
Ainda não testei, mas que é chato ver o carro com uns riscos é.
Outra coisa, tô pensando em comprar a cera líquida da 3M, será que é boa?
Eulalio- Administrador
- Número de Mensagens : 2490
Idade : 45
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico
Data de inscrição : 17/04/2008
Página 2 de 9 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Tópicos semelhantes
» [DÚVIDA] - Como recuperar a pintura?
» [DÚVIDA] - Pintura interna é fosca? (Ka G2)
» [DÚVIDA] - Como realizar reparos na pintura?
» [DÚVIDA] - Como reparar pequenos defeitos na pintura e fazer uma revisão?
» duvida sobre aro 17
» [DÚVIDA] - Pintura interna é fosca? (Ka G2)
» [DÚVIDA] - Como realizar reparos na pintura?
» [DÚVIDA] - Como reparar pequenos defeitos na pintura e fazer uma revisão?
» duvida sobre aro 17
Página 2 de 9
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|