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[DÚVIDA] - PQ O KA ESTÁ COM FALHAS NA BOBINA?

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Mensagem por dimitri_martinez Ter 20 Jul 2010 - 0:15

E ai galera, tudo certo?

Recentemente fiz um questionamento aqui no fórum sobre perda de potência. Enfim, queria relatar a experiência e quem sabe ajudar alguns donos do Ford Ka.

Levei na autorizada para "eventual revisão". Na verdade nao queria fazer revisão mesmo, era mais para troca de óleo. Mas expliquei sobre o problema e que verificasse os itens da 3 revisão e se necessário realizasse a troca dos mesmos.

Foi me dito que tudo estava ótimo, só trocaram o óleo e remapearam a injeção.

Parece que melhorou um pouco, isso o carro tava com 24 mil km. Com 30 mil km o carro parecia um cágado manco (ja tem a forma..... somou a velocidade). Muito ruim mesmo, péssimo, nao andava bem, tremia e falhava horrores...

Pedi indicação de um mecânico de confiança e entreguei o carro na mão do cara. Antes do fato, tinha lido o desmonte dos 60 mil km do Ka na 4 rodas e lá disseram que existem problemas na junta das válvulas, ocasionando perda de pressão e consequente perda de potência. Fiquei grilado mas mesmo assim comentei com o mecânico, que afirmou que o "tal" serviço (caso confirmado) seria CARO e DEMORADO.

Já fiquei desesperado.... RESUMO:

Ao longo de um dia esperando noticias, eis que aparece o mecânico com o "Cágago Azul" dizendo que o problema era a BOBINA e um filtro de combustível entopido.

Pois é.... muito me impressiona um carro com 30 mil km dar problema na bobina. Alguem ai já teve que trocar essa peça?

Fiquei muito puto da vida com isso.... ja rodei 97 mil km com um Celta e mais 70 mil km com outro e nada disso.

Como que com 30 mil km ja tenho que trocar essa peça do carro? Pesquisando notícias relacionadas na internet, descobri que é um problema "Crônico" dos ROCAM.

Enfim, a dica ta ai..... agora muito me surpreendi com a honestidade do mecânico... Com certeza levarei meu carro lá devolta.

Abração e até mais!

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Mensagem por Alessandro Sáb 24 Jul 2010 - 21:30

Bem Vindo ao Clube Dimitri !

Cara mto estranho isso, pq o meu só troquei os cabos de velas pq estavam dando fuga e perda de potencia, e as velas pq passou Km pra efetuar a troca.

E já o filtro de combustivel ele não foi trocado quando vc trocou o óleo, pq isso foi erro deles.

Mas e agora como está, e outra coisa vê a compresão dos cilindros pra ver se estão tudo em ordem.

Abs
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Mensagem por Crozatti Qua 28 Jul 2010 - 12:10

Se voce levar em consideração os motores ZR, sim, é normal a bobina falhar, os bicos entupirem, o atuador da marcha lenta enguiçar e por ai vai...

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Mensagem por joaomedina Qua 28 Jul 2010 - 13:00

Só digo uma coisa....

que saudades do meu CHT 1.6.

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Mensagem por JCM Seg 20 Dez 2010 - 13:28

Dae gale,

só para contribuir. Esta semana também tive o mesmo problema.

O motor começou a vibrar e perder potencia. Levei o carro para a autorizada e confirmaram ser bobina.

O que deixa o cara puto é que a garantia acabou faz 3 meses. Carro com 24.000km.

Conclusão: R$200,00 uma bobina nova.

Abc a tds.
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Mensagem por jogrra Sex 18 Fev 2011 - 17:20

Voltei de viagem e reparei que o motor estava falhando. Limpei bico, troquei bubina e etc...., na verdade, tive que abrir o motor e retificá-lo. Nunca mais compro este carro!

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Mensagem por Vogel Design Sex 18 Fev 2011 - 17:32

ok! mas pq aconteceu tudo isso!?
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Mensagem por Rafael...... Sex 18 Fev 2011 - 19:43

complicado
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Mensagem por Vogel Design Sex 18 Fev 2011 - 19:52

falar é facil! queria saber o que aconteceu pra chegar nisso! já tive uma amiga minha que meteu processo em uma empresa X de automoveis pq o motor fundiu, detalhe que a anta da mina ficou quase 45.000 km rodando com o carro sem nunca ter trocado o oleo, só completando! nunca trocou filtro de ar nem de oleo, nem de combustivel! se fudeu, não ganhou porra nenhuma e ainda em partes deu sorte que conseguiu passar o carro pra frente!
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Mensagem por jogrra Sáb 19 Fev 2011 - 13:32

Eu havia feito a revisão de 20.000km , na Ford, e, do nada surgiu este problerma. O mecanico me informou que dei azar, pois pode ter sido um defeito de fábrica, porém, acho que não é, pois tem muita gente com este mesmo problema. Estou pensando em pagar um propaganda no jornal, pedindo a atenção para que ninguém compre este carro.

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Mensagem por rpedra Sáb 19 Fev 2011 - 16:00

Aproveita e põe a caixa de direção no pau também !!
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Mensagem por Vogel Design Sáb 19 Fev 2011 - 16:15

hehheheh boa sorte! mas realmente, pra retificar! alguma zica vc deu! ou muita falta de sorte ou algum vacilo!
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Mensagem por jogrra Dom 20 Fev 2011 - 18:42

Sinceramente, sou uma pessoa totalmente cuidadoso. Ainda acho que esta linha não presta.

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Mensagem por marcelolimajr Seg 21 Fev 2011 - 1:54

to comecando peidar p meu novo ford ka afs... mas ele tá baumzinho, uma pergunta é normal acelerador dele é frouxo? tipo puxa p cima?

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Mensagem por Vogel Design Seg 21 Fev 2011 - 3:26

ai vai um pouco da regulagem do cabo de acelerador! tem um topico falando sobre isso e como regular!
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Mensagem por davidfarhat Dom 24 Abr 2011 - 23:10

na época que eu tinha um Ka Action 1.6 2005 apresentou o mesmo defeito na mesma quilometragem, tive que realizar a troca da bobina também
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Mensagem por waguinho ka preto Seg 25 Abr 2011 - 23:11

o motor zetec tem este problema de bobina, ja foi constatado que a bobina deste carro queima se o cabo ou a vela, ou ambos apresentarem defeitos e o mesmo continuar andando, recomendo trocar as vels do kazinho no maximo com 20 mil km, e cabos no maximo 50 mil
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Mensagem por Fabiop Dom 1 maio 2011 - 12:56

Já ouvi algumas vezes falarem sobre esse problema crônico da bobina nos motores Zetec Rocam e pelo que vejo é uma realidade.
Outros motores também apresentam o mesmo problema, como os 1.0 16V e 1.6 16V Renault/Peugeot, mas nunca ouvi dizer nada além de suposições do pq disso. Alguns falam da temperatura ambiente mas não sei se realmente influencia. Alguém aí com conhecimentos mais técnicos?
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Mensagem por Vogel Design Dom 1 maio 2011 - 14:53

na verdade o problema maior é o relaxo! trocar vela muito tarde! ou muitas vezes o cara que tem neorose em ficar lavando o cofre do motor! ai pode acabar afetando algum cabo e tal! ai o que acontece é! acaba tendo muita fuga de corrente, o que força a bobina e acaba destruindo com a mesma!
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Mensagem por fabiovaz Qua 29 Jun 2011 - 15:43

Bom turma, hj minha bobina queimou. Pela manhã quando saí com o carro, senti ele vibrando e sem força, pensei ser vela, mas levai no meu mecânico para um diagnóstico preciso. Ao abrir o capô ele verificou que um dos cabos de vela estava danificado e que normalmente nos motores zetec, quando há algum problema desse tipo, quase sempre afeta a bobina. Após fazer uns testes, constatamos que a saída da bobina que estava com esse cabo defeituoso, deixou de emitir faíscas. Resultado, troquei velas, cabo de velas e bobina. Um pequeno investimento de 250,00. Meu ka 2008/2009 completo está hj com 63mil e além das manutenções previstas como trocas de óleo e filtros, só troquei a válvula termostática, o reservatório de água e a bateria. Não tenho do que reclamar do meu.
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Mensagem por Man On The Edge Qua 29 Jun 2011 - 19:19

fabiovaz escreveu:Bom turma, hj minha bobina queimou. Pela manhã quando saí com o carro, senti ele vibrando e sem força, pensei ser vela, mas levai no meu mecânico para um diagnóstico preciso. Ao abrir o capô ele verificou que um dos cabos de vela estava danificado e que normalmente nos motores zetec, quando há algum problema desse tipo, quase sempre afeta a bobina. Após fazer uns testes, constatamos que a saída da bobina que estava com esse cabo defeituoso, deixou de emitir faíscas. Resultado, troquei velas, cabo de velas e bobina. Um pequeno investimento de 250,00. Meu ka 2008/2009 completo está hj com 63mil e além das manutenções previstas como trocas de óleo e filtros, só troquei a válvula termostática, o reservatório de água e a bateria. Não tenho do que reclamar do meu.

Se tu não tem o que reclamar do Ka, eu então... Menos ainda!

Esse lance da bobina do Rocam o meu mecânico já tinha me falado... Segundo ele, é porque o pessoal troca as velas muito tarde e o compartimento do motor esquenta demais.

Mas a bobina do meu carro, ainda tá ok!

Só o que tive que fazer no meu carro, que é um 2009/2009 e que já passou dos 53.000 km, foram:

- Cabos de velas, trocados aos 50.000 km;
- Velas, trocadas aos 30.000 km preventivamente, já que tirei elas e vi os eletrodos arredondados;
- Pastilhas de freio, trocadas aos 50.000 km;
- Correia poli-V do alternador, trocada preventivamente aos 50.000 km;
- E claro... Óleo e filtros.

Não tive problemas nem com a famigerada válvula termostática e tampouco com o reservatório de expansão.

Em suma: gostei tanto do carro que neste ano vou trocá-lo por esse modelo novo...

Abraços
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Mensagem por Pedro Josino Sex 22 Jul 2011 - 19:25

O Kazinho daqui está com 3 anos de uso e meros 16.500km rodados.

Por rodar muito pouco, ele acaba sem força, até que um dia fui sair nele e ouvi a homocinética estralando, achei muito estranho pois o carro é muito novo. Levei em duas oficinas grandes aqui da cidade e disseram que a homocinética estava boa mas notei o Kazinho muito amarrado.

Coloquei um tanque de álcool e passei um dia esticando as marchas, até que parou o barulho. Mas o carro continuava sem força e com consumo alto.

Levei novamente nas oficinas grandes daqui e acusaram a bobina. Disseram que só ela seria em torno de R$ 200, e era recomendado substituir os cabos de vela e as velas.

A explicação deles para isso é que a bobina do Ka fica atrás do bloco, logo ela recebe muito calor, o que diminui a vida útil dela. Que isso era um problema bem comum, que sempre que recebiam Ford Ka lá, em sua maioria era feita a troca desses componentes e dava uma boa melhorada na força e consumo.

Alguém confirma isso?

O daqui não deu problema de funcionamento, só pouca força e alto consumo.
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Mensagem por djfernandolages Sáb 12 Nov 2011 - 16:19

1 ano e 4 meses com o KAzão e só alegria, espero não ter problemas como estes que vcs relataram, mais tenho um amigo que é mecânico da css Ford onde comprei o meu, disse que são poucas unidades que deram problema na bobina devido a danos nos cabos da vela, disse que teve 1 (um só) caso que os cabos das velas chegaram a derreter, detalhe que a css aqui vende em torno de 70 KA / mês, mesmo a cidade não sendo metrópole como as outras, acho que a média destes tipos de problemas é muito pequena mais aleja o bolso de quem teve, espero não ter.
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Mensagem por DionyDrums Qua 11 Jan 2012 - 21:45

Peguei a poucos meses meu Ka Action 1.6 2004, anda pra dedéu.. kkk mas comecei notar certas falhas e perca de desempenho, tem hora que anda muito e tem hora que fica fraco. Ja levei no mecanico troquei cabos e velas, filtro de ar e decombustivel e ainda não resovi o problema, vou trocar a bobina por conta própia e acredito que vai resolver o problema.. Surprised
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Mensagem por DionyDrums Qua 18 Jan 2012 - 13:08

Eu troquei a bobina e não consegui resolver o problema, parece que diminuiu mas ainda acontece.. ja revisei cabos, velas, filtros, pressão da bomba, etc.. notei uma melhora ao abastecer continuamente com a VPower. Em partes pode ser sujeira no tanque, porque quando atingia a reserva ele falhava e perdia desempenho.
Ainda to tentando resolver esse problema.. ja que o mecanico só pegou dinheiro e nao resolveu o problema..
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Mensagem por DionyDrums Ter 7 Fev 2012 - 22:45

DionyDrums escreveu: Eu troquei a bobina e não consegui resolver o problema, parece que diminuiu mas ainda acontece.. ja revisei cabos, velas, filtros, pressão da bomba, etc.. notei uma melhora ao abastecer continuamente com a VPower. Em partes pode ser sujeira no tanque, porque quando atingia a reserva ele falhava e perdia desempenho.
Ainda to tentando resolver esse problema.. ja que o mecanico só pegou dinheiro e nao resolveu o problema..

Enfim resolvido!! galera o meu problema era a Sonda Lambda.. troquei ela e o carro ficou zerado!! pucha muito esse 1.6.. Agora to feliz, valew a experiencia.
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Mensagem por djfernandolages Qua 8 Fev 2012 - 18:54

DionyDrums escreveu:
DionyDrums escreveu: Eu troquei a bobina e não consegui resolver o problema, parece que diminuiu mas ainda acontece.. ja revisei cabos, velas, filtros, pressão da bomba, etc.. notei uma melhora ao abastecer continuamente com a VPower. Em partes pode ser sujeira no tanque, porque quando atingia a reserva ele falhava e perdia desempenho.
Ainda to tentando resolver esse problema.. ja que o mecanico só pegou dinheiro e nao resolveu o problema..

Enfim resolvido!! galera o meu problema era a Sonda Lambda.. troquei ela e o carro ficou zerado!! pucha muito esse 1.6.. Agora to feliz, valew a experiencia.

obrigado pela dica, acho mesmo também que a sonda lambda tem tudo a ver com as também conhecidas e famosas "engasgadas"
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Mensagem por marcoalves1970 Qui 9 Fev 2012 - 8:56

As vezes uma peça tão simples pode dar um banho no mecanico...he he he
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Mensagem por waltercio Qua 11 Abr 2012 - 11:36

djfernandolages escreveu:
DionyDrums escreveu:
DionyDrums escreveu: Eu troquei a bobina e não consegui resolver o problema, parece que diminuiu mas ainda acontece.. ja revisei cabos, velas, filtros, pressão da bomba, etc.. notei uma melhora ao abastecer continuamente com a VPower. Em partes pode ser sujeira no tanque, porque quando atingia a reserva ele falhava e perdia desempenho.
Ainda to tentando resolver esse problema.. ja que o mecanico só pegou dinheiro e nao resolveu o problema..

Enfim resolvido!! galera o meu problema era a Sonda Lambda.. troquei ela e o carro ficou zerado!! pucha muito esse 1.6.. Agora to feliz, valew a experiencia.

obrigado pela dica, acho mesmo também que a sonda lambda tem tudo a ver com as também conhecidas e famosas "engasgadas"

ola amigo.. vc notou engasgo ou falha? ou so consumo antes de trocar a sonda lambda? outra pergunta... seu carro esta com qtos km qdo fez a troca.. explico.. meu carro roda todo redondinho mas o consumo esta alto.. tipo 7kml/l com ar na metade do tempo em percurso curto (gasolina).. acho q ta alto para esse padrao pois pego pouco trafego! vc notou melhora no consumo significativa appos a troca da sonda?

waltercio
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Mensagem por djfernandolages Qua 11 Abr 2012 - 12:51

Waltercio, o meu não troquei a sonda, mais fiz uma limpeza com spray limpa-contato ficou bacana, redondinho, dá pra sentir a diferença que o motor parece fica mais "macio", quanto ao consumo meu ficou bom depois de 5000 km agora faço em média 11,5km/l em trecho urbano, não tenho AC, em período de férias escolares (meados de dezembro até fevereiro) o trecho que eu pego tem 3 escolas no caminho aí congestiona um pouco, mas nesse período cheguei a fezer 13km/l no mesmo trecho, gasolina boa de posto Ipiranga ou BR, aqueles posto sem bandeira com gasolina promocional bebe que nem um funil, kkkkk
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