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Ajuda com Modulo Troll !!!

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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 8:35

Galera, eu comprei esse modulo H-buster HBM-3000 e, uma caixa com um Subwoofer selenium Flex bobina dupla de 250rms ligado em paralelo:
Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2123y
Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2127f

Ele tá tocando beleza, batendo uma grave massa, mais, quando eu aumento o volume rasoavelmente o modulo arma a proteção e desliga. O estranho é que o som nem chega a distorcer!!

Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2126s


Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2121lm
Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2124x
Ajuda com Modulo Troll !!! Dscf2125c

Tô prescisando da ajuda da galera aqui do forum.
O que eu devo fazer??

Desde já grato!!
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Mensagem por Luquinha Ter 6 Set 2011 - 9:26

hahahahahaahahahahhaah Modulo Troll é fooda! hahaha
Mais intão, ja ouvir falar que este modulo é Muitooo dificil.
Talvez ele nao esteje aguentando a bateria.
Você trocou éla, ou é a Original do carro ?

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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 9:51

Luquinha escreveu:hahahahahaahahahahhaah Modulo Troll é fooda! hahaha
Mais intão, ja ouvir falar que este modulo é Muitooo dificil.
Talvez ele nao esteje aguentando a bateria.
Você trocou éla, ou é a Original do carro ?


A bateria é original!
Poxa mais modulo é fraquinho... não tem condiçoes...
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Mensagem por Alessandro Ter 6 Set 2011 - 10:03

Mano pelo q vi nas fotos o teu amplificador está só alimentando o sub.

Pq se sim tá ligado errado, liga ele em brigde q é o cado do + deixa ele aonde está e o negativo vc muda para o último borne do amplificador ai nem precisa trocar a bat e nada.

Só tá ligado errado, pq o aterramento tá perfeito sem tinta e tá certo.

Abs
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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 10:13

Alessandro escreveu:Mano pelo q vi nas fotos o teu amplificador está só alimentando o sub.

Pq se sim tá ligado errado, liga ele em brigde q é o cado do + deixa ele aonde está e o negativo vc muda para o último borne do amplificador ai nem precisa trocar a bat e nada.

Só tá ligado errado, pq o aterramento tá perfeito sem tinta e tá certo.

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Eu liguei em bridge mais foi pior ele arma a proteção mais rápido.
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Mensagem por Alessandro Ter 6 Set 2011 - 10:25

derigeek escreveu:
Alessandro escreveu:Mano pelo q vi nas fotos o teu amplificador está só alimentando o sub.

Pq se sim tá ligado errado, liga ele em brigde q é o cado do + deixa ele aonde está e o negativo vc muda para o último borne do amplificador ai nem precisa trocar a bat e nada.

Só tá ligado errado, pq o aterramento tá perfeito sem tinta e tá certo.

Abs

Eu liguei em bridge mais foi pior ele arma a proteção mais rápido.

Vixe :S então é legal ver um megacapacitor e outra o teu amplificador é novo.

Tá estranho Mad

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Mensagem por Faria3 Ter 6 Set 2011 - 10:59

Ele apenas desarma ou queima fusível?
Com o motor funcionando ele desarma tambem?
Coloca um amperimetro durante o funcionamento e vê se a carga da bateria esta abaixando muito quando dá o batidão.


Vc mesmo instalou?
Se não, leva pra quem instalou e cobra dele!!

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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 11:19

Faria3 escreveu:Ele apenas desarma ou queima fusível?
Com o motor funcionando ele desarma tambem?
Coloca um amperimetro durante o funcionamento e vê se a carga da bateria esta abaixando muito quando dá o batidão.


Vc mesmo instalou?
Se não, leva pra quem instalou e cobra dele!!

Ele apenas arma a proteção, quando baixo o volume depois de um tempinho ele desarma e funciona normal;
Mesma coisa com o motor funcionando;

Não fui eu que instalou foi um funcionário de uma loja... o mesmo não sabe qual é o problema.


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Mensagem por Convidado Ter 6 Set 2011 - 11:34

to achando mto fino os cabos de alimentação ..

E não consegui ver uma foto ali dos terminais do modulo mesmo .. mas por esse ''desenho'' da pra perceber que o seu sub ta ligado em 1 canal e não em Brighd ..

Ajuda com Modulo Troll !!! Hmb3000



O brigd é akele Sub ali do lado da caixinho onde diz (Impendencia em Brigde) .. ligado no positivo do canto esquerdo e no ultimo negativo do canto direito .. creio eu que ali seria o Brighd

Tem que ver se o seu Sub é bobina simples 4ohm. dai pode ligar ai em BRIGDE .

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Mensagem por Convidado Ter 6 Set 2011 - 11:39

Caraa .. Se vc levou pro seu Estalador e ele não soube nem ligar me Brigd .. pq ali no desenho agora, vi ao lado dos terminais .. ali mostra .. que o Brigde é isso mesmo que eu expliquei a cima ..

Procure Outro Instalador amigo ..

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Mensagem por Faria3 Ter 6 Set 2011 - 11:40

Estava olhando na net, tem alguns casos, sempre com o h-buster.

ja tive um toca cd H-buster e ele era o maior chupa cabras de bateria, "eu não gosto da marca"

Se fosse curto ou ligação errada, o som não iria funcionar nem baixo, pode ser algum capacitor interno, pede pra loja que te vendeu, pegar um outro modulo e testar com as mesmas ligações e cabos que vc utilizou nesse. Se o novo funcionar beleza!!! se não vai ser algo na ligação ou no carro

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=123807
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080801090511AA63zPP
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Mensagem por Convidado Ter 6 Set 2011 - 11:47

Li que seu sub é bobina dupla tbm .. qual é a impendencia do seu Sub ?

Pode ser isso tbm .. alem do cabeamento fino e da ligação errada ..

O seu sub para poder ligar em Briged so pode ser bobina dupla de 2+2ohm .. e deve fazer a seguinte ligação ..
Ajuda com Modulo Troll !!! 1falante22_2

Se for bobina dupla de 4+4ohm, pode ligar no maximo em 8ohm, mas vai fica fraquinho fraquinho .. o ideal seria sub bobina dupla 2+2ohm ou bobina simples 4ohm ..

Da uma chequada nessas coisas ai ..

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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 11:53

Faria3 escreveu:Estava olhando na net, tem alguns casos, sempre com o h-buster.

ja tive um toca cd H-buster e ele era o maior chupa cabras de bateria, "eu não gosto da marca"

Se fosse curto ou ligação errada, o som não iria funcionar nem baixo, pode ser algum capacitor interno, pede pra loja que te vendeu, pegar um outro modulo e testar com as mesmas ligações e cabos que vc utilizou nesse. Se o novo funcionar beleza!!! se não vai ser algo na ligação ou no carro

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=123807
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080801090511AA63zPP

Dei uma olhada nesses forums... a maioria acha que é o positivo que liga a bateria ao o modulo. Eu coloquei o fio positivo de 6mm, está correto?

Será que devo colocar de bitola maior??
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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 11:55

gabituh escreveu:Li que seu sub é bobina dupla tbm .. qual é a impendencia do seu Sub ?

Pode ser isso tbm .. alem do cabeamento fino e da ligação errada ..

O seu sub para poder ligar em Briged so pode ser bobina dupla de 2+2ohm .. e deve fazer a seguinte ligação ..
Ajuda com Modulo Troll !!! 1falante22_2

Se for bobina dupla de 4+4ohm, pode ligar no maximo em 8ohm, mas vai fica fraquinho fraquinho .. o ideal seria sub bobina dupla 2+2ohm ou bobina simples 4ohm ..

Da uma chequada nessas coisas ai ..

Meu sub é 4+4 e tá ligado em paralelo... li no manual que esse modulo funciona 4 ou 2Ohm.
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Mensagem por Magri Ter 6 Set 2011 - 11:59

O problema é no sub.

Pelo que vi na internet o sub tem duas bobinas de 4 Ohm cada. Se você ligá-las em paralelo - que é o que o instalador normalmente faz, a impedância final do sub fica em apenas 2 Ohm, metade do mínimo suportado pelo módulo - por isso ele está entrando em proteção. Nada a ver com a bateria do carro.

Tire o sub da caixa e mude a ligação para que as bobinas funcionem em série. Aí a impedância final do sub será de 4+4=8 Ohms e o módulo não vai mais entrar em segurança.

Normalmente um AF com bobina dupla tem dois terminais (+) e dois (-). Se ligado em paralelo, o (-) que vem do módulo está ligado ao mesmo tempo nos dois terminais (-) do sub. A mesma coisa com o (+). Para ligar em série, ligue o (+) do módulo no (+) da primeira bobina e o (-) do módulo no (-) da segunda bobina. Com outro pedaço de cabo, você conecta os dois terminais do sub que sobraram: o (-) da primeira bobina com o (+) da segunda bobina. Havendo dúvidas, no manual do próprio sub deve haver figuras.

Quanto menor a impedância final, maior a corrente necessária e, consequentemente, maior o aquecimento. O módulo então entra em segurança para preservar seus transistores, que poderiam queimar caso a situação continuasse. Ligando as bobinas em série a coisa não irá mais acontecer.

Depois, ligue o sub no módulo em bridge, conforme ilustrado na figura aí em cima, ou seja, o (+) do sub no (+) do primeiro canal e o (-) do sub no (-) do último canal do módulo, exatamente como está na figura aí de cima. Na foto está ligado errado: além de estar ligado em Stereo, ainda está nos conectores errado (nos de baixo, quando o correto de acordo com a figura seria nos de cima).

Lembrem-se: a única coisa que queima módulo é a inobservância e o desrespeito às impedâncias mínimas indicadas no mesmo. E módulos MOSFET, onde a amplificação dá-se por circuito transistorizado, são N vezes mais sensíveis a isto do que módulos mais baratos.

Só mais um detalhe: o falante ter bobina simples ou dupla não significa que este ou aquele "fala" mais que outro. A única diferença é que um de bobina dupla, como já podemos perceber no que eu disse acima, há mais possibilidades de instalação (no que tange à impedância final do circuito). E só.

Abraços!
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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 13:10

Magri escreveu:O problema é no sub.

Pelo que vi na internet o sub tem duas bobinas de 4 Ohm cada. Se você ligá-las em paralelo - que é o que o instalador normalmente faz, a impedância final do sub fica em apenas 2 Ohm, metade do mínimo suportado pelo módulo - por isso ele está entrando em proteção. Nada a ver com a bateria do carro.

Tire o sub da caixa e mude a ligação para que as bobinas funcionem em série. Aí a impedância final do sub será de 4+4=8 Ohms e o módulo não vai mais entrar em segurança.

Normalmente um AF com bobina dupla tem dois terminais (+) e dois (-). Se ligado em paralelo, o (-) que vem do módulo está ligado ao mesmo tempo nos dois terminais (-) do sub. A mesma coisa com o (+). Para ligar em série, ligue o (+) do módulo no (+) da primeira bobina e o (-) do módulo no (-) da segunda bobina. Com outro pedaço de cabo, você conecta os dois terminais do sub que sobraram: o (-) da primeira bobina com o (+) da segunda bobina. Havendo dúvidas, no manual do próprio sub deve haver figuras.

Quanto menor a impedância final, maior a corrente necessária e, consequentemente, maior o aquecimento. O módulo então entra em segurança para preservar seus transistores, que poderiam queimar caso a situação continuasse. Ligando as bobinas em série a coisa não irá mais acontecer.

Depois, ligue o sub no módulo em bridge, conforme ilustrado na figura aí em cima, ou seja, o (+) do sub no (+) do primeiro canal e o (-) do sub no (-) do último canal do módulo, exatamente como está na figura aí de cima. Na foto está ligado errado: além de estar ligado em Stereo, ainda está nos conectores errado (nos de baixo, quando o correto de acordo com a figura seria nos de cima).

Lembrem-se: a única coisa que queima módulo é a inobservância e o desrespeito às impedâncias mínimas indicadas no mesmo. E módulos MOSFET, onde a amplificação dá-se por circuito transistorizado, são N vezes mais sensíveis a isto do que módulos mais baratos.

Só mais um detalhe: o falante ter bobina simples ou dupla não significa que este ou aquele "fala" mais que outro. A única diferença é que um de bobina dupla, como já podemos perceber no que eu disse acima, há mais possibilidades de instalação (no que tange à impedância final do circuito). E só.

Abraços!

Ok... mais se ligar o sub em série ele vai para 8 Ohm certo?

Mais está no manual do módulo que ele trabalha em 4 ou 2 Ohm. Então, meu sub vai ter uma considerável queda de rendimento ligado dessa forma, estou certo??


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Mensagem por Convidado Ter 6 Set 2011 - 13:46

tem que ligar assim ..
Ajuda com Modulo Troll !!! 1falante44_2

E mude la a ligação no modulo .. bote em bridge certinho ..

Edit .. o Modulo trabalha em 2ohm se for usados em canais normais ..
ou 1 Bridged 4ohm .. menos que isso ele entra em proteção ..

Mas ai que ta, seu sub esta ligado em 2ohm ? e esta em um canal normal de 2ohm pelo que se ve na foto sua .. então, não deveria entrar em proteção .. pois esta tudo certo .. eu acho que se ligar em bridge em 8ohm vai da no mesmo .. =/

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Mensagem por Magri Ter 6 Set 2011 - 14:15

Derigeek, pela imagem que tem lá em cima do painel do módulo, diz que 4 Ohm é o mínimo para ligação em bridge, e não o valor exato de que o falante deve ter (2 ou 4 Ohm). Logo, a impedância do falante tem que ser maior que este valor; sim, se ligar em série terá 8 Ohm, o dobro do mínimo.

Ligadas em paralelo, o conjunto terá impedância de 2 Ohm e a potência (fornecida por cada bobina) será o dobro do que cada uma das bobinas suporta. Já se ligadas em série, a impedância será de 8 Ohm e a potência será a soma das potências de cada uma das bobinas. Sobre o rendimento, é preciso consultar o manual do módulo e verificar qual a potência RMS (e a qual impedância) da ligação bridge. Mas há outra solução:

Olhando mais atentamente o esquema do módulo, vê-se que ele permite a ligação de dois subs (é um módulo de três canais). Você poderia então ligar cada uma das bobinas do falante em um canal sub do módulo. Aí você teria 4 Ohm, que é a impedância de cada bobina, em cada canal. Como o módulo é de apenas 3 canais, os canais sub (os da "fileira de baixo" das saídas do módulo) são mono, portanto não há diferença entre o que cada bobina vai "tocar".
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Mensagem por derigeek Ter 6 Set 2011 - 14:55

Magri escreveu:Derigeek, pela imagem que tem lá em cima do painel do módulo, diz que 4 Ohm é o mínimo para ligação em bridge, e não o valor exato de que o falante deve ter (2 ou 4 Ohm). Logo, a impedância do falante tem que ser maior que este valor; sim, se ligar em série terá 8 Ohm, o dobro do mínimo.

Ligadas em paralelo, o conjunto terá impedância de 2 Ohm e a potência (fornecida por cada bobina) será o dobro do que cada uma das bobinas suporta. Já se ligadas em série, a impedância será de 8 Ohm e a potência será a soma das potências de cada uma das bobinas. Sobre o rendimento, é preciso consultar o manual do módulo e verificar qual a potência RMS (e a qual impedância) da ligação bridge. Mas há outra solução:

Olhando mais atentamente o esquema do módulo, vê-se que ele permite a ligação de dois subs (é um módulo de três canais). Você poderia então ligar cada uma das bobinas do falante em um canal sub do módulo. Aí você teria 4 Ohm, que é a impedância de cada bobina, em cada canal. Como o módulo é de apenas 3 canais, os canais sub (os da "fileira de baixo" das saídas do módulo) são mono, portanto não há diferença entre o que cada bobina vai "tocar".

Hum... é mesmo Magri, agora clareou na mente!! rsrsrs






Última edição por derigeek em Qua 7 Set 2011 - 18:45, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Convidado Ter 6 Set 2011 - 15:08

é uma otima solução sugerido pelo MAGRI ..
Mas não querendo assustar e talz, se fosse na minha situação, faria o mesmo .. mas ficaria ciente que nem sempre os canais mandam a mesma potencia, pode haver alteração e distorções em um dos canais, ainda mais em buster, booster, pyramids .. tem diversos fatores que podem influenciar no rendimento e ate pode queimar o sub ligando desta forma..
Ja testamos um Sub assim e não ficou mto bom, mas melhor que ligado com o dobro de impendencia ...

Eu tentaria quem sabe futuramente, trocar o sub ou ate o modulo com a impendencia certinha e talz para não ter mais problemas ..

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Mensagem por Magri Ter 6 Set 2011 - 16:05

Ah, sim, Gabituh. O projeto correto seria mesmo ligar tudo com o dimensionamento correto, tanto em potências como em impedâncias. Mas, na prática, pra ouvir no carro, a diferença seria pequena, que acabaria não compensando o investimento técnico e financeiro. Pelo menos na minha opinião. Mesmo porque um projeto desses levaria muitas outras coisas em conta, a começar pelo volume da caixa, posição, qualidade e características dos outros falantes, cabeamento etc.
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Mensagem por derigeek Qua 7 Set 2011 - 15:13

Magri escreveu:Ah, sim, Gabituh. O projeto correto seria mesmo ligar tudo com o dimensionamento correto, tanto em potências como em impedâncias. Mas, na prática, pra ouvir no carro, a diferença seria pequena, que acabaria não compensando o investimento técnico e financeiro. Pelo menos na minha opinião. Mesmo porque um projeto desses levaria muitas outras coisas em conta, a começar pelo volume da caixa, posição, qualidade e características dos outros falantes, cabeamento etc.

Magri, fiz o que você me sugeriu e não deu certo. Ligue uma bobina no sub1 e a outra no sub2 do jeito que você citou acima. Mas, o módulo arma a proteção na hora com o volume baixo ou não.

Tentei fazer uma ligação em ponte pra ver se dava certo... não deu!! Sad

O que eu fiz... Liguei apenas uma bobina em bridge no módulo. Até agora ele não entrou em proteção, tá rodando beleza.

Será que vou ter algum problema com o meu subwoofer futuramente? Neutral
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Mensagem por djkastro Qua 7 Set 2011 - 18:01

Te aconselho a compra uma Roadstar, Soundigital, Taramps que essas vc nao vai ter problema!

So estou achando estanho ela estar entrando em proteção, no meu carro que tenho 2 Bicho Papão de 12 550rms 4 cornetas 2 twitters, 2 6x9 e empurrando uma Roadstar 840 e uma Soundigital 2000 pra entra em proteção tenho e tuchaaa muito mas muito mesmo o som e bateria original de 48amp
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Mensagem por Convidado Qua 7 Set 2011 - 22:00

é mais facil trocar o modulo mesmo ..
qualquer um brasileiro ja ta de bom tamanho se a finalidade é apenar reproduzir uns graves de 40~100hz

Wink

Mas creio que sim, pode danificar o sub .. eu acho melhor vc realizar a ligação em 8ohm e ligar na ponte e pronto. se entrar em proteção ai é problema do modulo !!

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Mensagem por Magri Qui 8 Set 2011 - 9:55

É, eu pesquisei sobre ligar uma só bobina e não achei nada... Não sei se pode ou não, mas eu acredito, empiricamente, que ligar uma só bobina não tem como causar algum dano ao falante, visto que elas trabalham separadamente.

Sobre entrar em proteção ligando uma bobina em cada canal, eu realmente achei estranho. Não tem pq, ainda mais que a impedância (de 4 Ohm) é superior ao mínimo de cada canal...

Tem módulo que é enroscado mesmo... Eu tive um Pyramid antigo (daqueles rosa), MOSFET, e se a ligação não fosse exatamente exata o módulo não só entrava em proteção como queimava... Foi por isso que aprendi algumas coisas: conversando (várias vezes) com o técnico (de verdade) que consertava o módulo...

Tente a outra ligação: em bridge, mas com as bobinas em série, como o Gabituh falou. Aí, funcionando em 8 Ohm, o módulo não entrará em proteção - a menos que esteja mesmo com defeito...

Vou te contar... É por essas e outras que eu às vezes prefiro aqueles módulos de bobina, tipo os Falcon da vida... Esses aí não tem segredo! Tudo bem que eles amplificam também o ruído, mas como é pra ouvir no carro e de maneira não-profissional, nem dá pra perceber...
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Ajuda com Modulo Troll !!! Empty resolvido problema com desarmamento de modulo hbm 3000

Mensagem por marcos.alves Sex 23 Dez 2011 - 15:18

cara seguinte tem um negocio chamado gain que é o volume que o modulo joga pra cada saida eu regulei o meu de forma que ele n fique piscando a luz verde, pronto resolvido o problema! simples n kkkkkk abraço e outra coisa é melhor ligar o caixa em bridge que ele joga 160 ou é 170 rms ok agora fica a 4 ohms fica a dica aki pq o meu som é no mesmo estilo que o seu e vim ter problemas com o modulo ta desarmando depois de 6 meses de uso acho o som perfeito boa sorte ai

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Ajuda com Modulo Troll !!! Empty Re: Ajuda com Modulo Troll !!!

Mensagem por Lasek Sex 23 Dez 2011 - 21:59

O meu sub é bobina dupla 4+4 ohms e meu modulo tem 4 canais sendo q se ligar em dois em bridge fica de 300 rms cada, liguei cada bridge negativo e positivo na bobina 1 e negativo positivo na bobina dois sem inverter se n queima a bobina, toca q é uma maravilha!
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