Fórum Clube do Novo Ka
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

5 participantes

Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por angelomribeiro Sáb 1 Fev 2014 - 17:44

Boa tarde Galera.

Meu problema é um pouco complicado. Ontem percebi que meu carro começou a vazar muita agua, pingava constantemente, secando o reservatório. Hoje cedo fui dar uma olhada, enchi o reservatório liguei o carro e nenhuma gota caiu. Desliguei o carro e fui acompanhando a mangueira que sai do reservatório, pra minha surpresa, a mangueira liga numa peça (que não sei o nome) e essa peça esta completamente solta, quando eu faço qualquer movimento nela a aguá escorre com muita força. Infelizmente minha ignorancia no assunto não me permite explicar melhor, amanhã vou tirar uma foto dessa peça e postar para deixar mais claro o problema. E como esta em um local de dificil acesso eu não sei se ela esta quebrada ou apenas solta.

Alguém tem alguma sugestão do que poderia ser? Será que o radiador foi pro espaço?

angelomribeiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Serra/ES
Motorização/Cor : 2003/Preto
Código de Opcionais : VE
Data de inscrição : 09/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Dragoniten Sáb 1 Fev 2014 - 17:50

Pode ser a válvula termostática ou a bomba d'água.

Situação semelhante que aconteceu comigo aos 70 mil km: Eu estava na estrada quando percebi que a temperatura estava subindo constantemente. A luz de temperatura acendeu e eu parei imediatamente o carro. Abri o capô e vi que o reservatório de arrefecimento estava seco. Olhei por baixo e percebi um líquido pingando bastante do lado esquerdo do carro (olhando de frente). Quando levei na oficina constataram que a bomba d'água tinha aberto o bico.

Leve num mecânico de confiança que com certeza será um diagnóstico rápido.

Abração!
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Gama Sáb 1 Fev 2014 - 22:38

Tenho um Ka 2010/2011. Fiquei cerca de 15 minutos com o carro parado e o ar ligado aguardando 2 amigas. Do nada começou a fazer um barulho bem abaixo do meu pé. Achei super estranho e desliguei o carro e sai dele. Aí pude verificar uma grande quantidade de água vazando.Nunca tinha acontecido isso. Tudo bem, após eu ligar e sair com ele, o ar não estava gelando, apenas ventilando, após 5 minutos ele voltou a gelar. Após mais de 1 hora sem usar o carro, saí com ele e liguei o ar, e apareceu no painel a luz indicando superaquecimento do motor. Ao deligar o ar, a luz apagou.
Não pude verificar se era a água do sistema de arrefecimento que tinha vazado pq já era noite. Será q é problema no ar ou no arrefecimento mesmo? To com medo até de sair com ele
Gama
Gama
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ka 1.0 Preto
Código de Opcionais : Flex / GNV
Data de inscrição : 07/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Dragoniten Dom 2 Fev 2014 - 2:28

Que eu saiba, o sistema de AC tem relação com o sistema de arrefecimento. Recomendo levar num mecânico urgentemente, pois a luz de superaquecimento só acende em temperaturas extremas, quando o motor está a alguns segundos de abrir o bico.

Muito provavelmente você está sem líquido de arrefecimento, verifique o reservatório.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por angelomribeiro Dom 2 Fev 2014 - 16:05

Bom galera, estou enviando fotos do meu problema. Como podem ver, a peça que liga a mangueira esta completamente enferrujada.

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 2oc4

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Y4nr

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Vu5e

Aqui eu inventei de mexer na mangueira, e ela soltou facilmente do encaixe.
[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 2zi4

Desculpem pela ultima foto, mas como não conheço anda de mecânica, só pra mostrar qual mangueira esta nas fotos.

angelomribeiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Serra/ES
Motorização/Cor : 2003/Preto
Código de Opcionais : VE
Data de inscrição : 09/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Dragoniten Dom 2 Fev 2014 - 18:17

Pelo jeito a peça quebrou, não? Sugiro levar num mecânico seu de confiança, mas esse canto que você apontou aí com a seta amarela é mais ou menos onda fica a bomba d'água.
Dragoniten
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 32
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Gama Dom 2 Fev 2014 - 21:13

Dragoniten escreveu:Pelo jeito a peça quebrou, não? Sugiro levar num mecânico seu de confiança, mas esse canto que você apontou aí com a seta amarela é mais ou menos onda fica a bomba d'água.



Dragoniten, hj não consegui levar o carro ao mecânico, estava tudo fechado por onde moro. Mas fiz um teste, coloquei água no radiador, liguei ele e não vazou nada.Dei uma volta no carro, não ascendeu a luz. Mas qnd esperei ele esfriar e abri e olhei, não tinha mas água. Meu pai disse q pode ser a bomba d' agua ou as mangueiras.
Gama
Gama
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ka 1.0 Preto
Código de Opcionais : Flex / GNV
Data de inscrição : 07/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Alessandro Seg 3 Fev 2014 - 11:12

angelomribeiro escreveu:Bom galera, estou enviando fotos do meu problema. Como podem ver, a peça que liga a mangueira esta completamente enferrujada.

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 2oc4

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Y4nr

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Vu5e

Aqui eu inventei de mexer na mangueira, e ela soltou facilmente do encaixe.
[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 2zi4

Desculpem pela ultima foto, mas como não conheço anda de mecânica, só pra mostrar qual mangueira esta nas fotos.


Angelo do céu no teu caso, revisa tudo e também o teu tem 1 T do lado do reservatório (q por sinal está nojento sem aditivo), essa peça fica no bloco é barata na CSS, custa no máximo uns R$: 10,00 e é melhor comprar as peças lá e pede desconto. Se o teu tem ar quente, faz uma uma limpeza geral no sistema de arrefecimento. E adiciona o aditivo q eu coloquei no meu Motul Inungel Ultra Orgânico com água de bateria, 2 frascos de aditivo e o resto 3 lts de água e já era. A na limpeza retira tudo, radiador manda limpar pq pelo jeito está nojento, pq não tem aditivo no teu..

Gama se o teu deve tá vazando na junta da termostática, aconselho a trocar a peça toda pela original, e pedindo desconto sempre paguei no meu q é flex 320 reais pela peça.. Se a coisa $$ estiver apertada não compra da marca AJE, super ruim.. Mas se sumindo mto, e já ferveu ORA para não ter queimado a junta. Fácil de ver, retira a tampa do bocal do óleo, se estiver esbranquiçada já era foi-se a junta. Ou também na vareta do óleo.. Nós mantem informado..
Alessandro
Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4662
Idade : 34
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição : 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por angelomribeiro Seg 3 Fev 2014 - 12:39

Alessandro escreveu:
angelomribeiro escreveu:Bom galera, estou enviando fotos do meu problema. Como podem ver, a peça que liga a mangueira esta completamente enferrujada.

Angelo do céu no teu caso, revisa tudo e também o teu tem 1 T do lado do reservatório (q por sinal está nojento sem aditivo), essa peça fica no bloco é barata na CSS, custa no máximo uns R$: 10,00 e é melhor comprar as peças lá e pede desconto. Se o teu tem ar quente, faz uma uma limpeza geral no sistema de arrefecimento. E adiciona o aditivo q eu coloquei no meu Motul Inungel Ultra Orgânico com água de bateria, 2 frascos de aditivo e o resto 3 lts de água e já era. A na limpeza retira tudo, radiador manda limpar pq pelo jeito está nojento, pq não tem aditivo no teu..


Bom dia Alessandro.

Cara tenho algumas dúvidas.

- O que seria esse 1 T que você citou?
- A mangueira que desce do reservatório, esta sendo conectada a uma peça. Qual o nome dessa peça? O amigo Dragoniten citou bomba d'agua.
- Você tem ideia de quanto pode custar essa limpeza? Perguntou pois o carro esta na garagem, não tenho um mecânico de confiança e fica dificil fazer orçamento com o carro desse jeito.

Fico agradecido aos amigos que tem colaborado, me ajudando a entender melhor o problema do carro.

angelomribeiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Serra/ES
Motorização/Cor : 2003/Preto
Código de Opcionais : VE
Data de inscrição : 09/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por angelomribeiro Qua 5 Fev 2014 - 20:40

Boa noite.

Fui no mecânico que realizou a devida troca da peça. Abaixo foto da situação da peça. Agora vou ficar mais esperto quanto a utilização de aditivos no sistema de arrefecimento e me informar melhor sobre óleo e afins. Não quero ficar na mão de novo por falta de manutenção e conhecimento.

Obrigado a todos!

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 81ow

angelomribeiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 19
Cidade/Estado : Serra/ES
Motorização/Cor : 2003/Preto
Código de Opcionais : VE
Data de inscrição : 09/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Tonho Cruz Ter 11 Mar 2014 - 23:18

angelomribeiro escreveu:Boa noite.

Fui no mecânico que realizou a devida troca da peça. Abaixo foto da situação da peça. Agora vou ficar mais esperto quanto a utilização de aditivos no sistema de arrefecimento e me informar melhor sobre óleo e afins. Não quero ficar na mão de novo por falta de manutenção e conhecimento.

Obrigado a todos!

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! 81ow


Amigo, você teve sorte disso aí não romper de uma vez e arrebentar seu motor em minutos. Também tive sorte e a mesma peça estava mais estragada que a sua. No meu caso, eu levei a peça para um torneiro fazer uma igual. De lá para cá, venho trocando o fluido periodicamente a cada 2 anos. Amanhã farei a troca do reservatório velho original cor de barro por outro novo também original branquinho. Verifique a integridade da carcaça da válvula termostática. Se detectar vazamento, troca pela original que custa R$80 e que o sensor se ajusta perfeitamente. Use aditivo conhecido na concentração recomendada pela FORD para proteger o sistema(mangueiras principalmente) e lubrificar a bomba d'água.

AMIGOS, APRENDI QUE EM SE TRATANDO DE FORD, AS PEÇAS ORIGINAIS SÃO SEMPRE AS MAIS RECOMENDADAS PELA QUALIDADE E PELO CUSTOXBENEFÍCIO QUANDO BEM PESQUISADAS NA INTERNET E NAS CONCESSIONÁRIAS. NA MINHA CIDADE NÃO TEM CONCESSIONÁRIA MAS MESMO ASSIM COMPENSA PEDIR PELA INTERNET QUANDO NÃO ENCONTRO NUMA CONCESSIONÁRIA QUE DISTA 180KM OU NUMA AUTOPEÇAS ESPECIALIZADA EM FORD DE OUTRA CIDADE.

Tenho feito manutenção preventiva do meu Kazinho 2000/2001 que tem me dado muitas alegrias mas infelizmente por falta de garagem no meu novo endereço, terei que me desfazer para comprar uma moto.

Tonho Cruz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 84
Cidade/Estado : Salgueiro/PE
Motorização/Cor : Zetec RoCam 1.0/Cinza
Código de Opcionais : Ar
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido! Empty Re: [SOLUÇÃO] - Sistema arrefecimento vazando muita água - Resolvido!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos