Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
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Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Óleos Sintéticos: O Segredo mais bem mantido da Indústria automotiva
Publicado originalmente em Muscle Mustangs and Fast Fords.
Retirado do fórum Fazer Online
Você já deve ter ouviu histórias sobre a lâmpada que não queima nunca ou da gilete que nunca perde o fio? Certo, estas histórias são meio exageradas, mas às vezes há um elemento da verdade nos boatos que saem do marketing dos fabricantes. Um dos rumores em particular que soa muito bom para ser verdade é: "existe um óleo experimental para lubrificação de motor que aumenta a potência, praticamente elimina o desgaste interno do motor e ainda reduz o consumo de combustível."
Bem, o óleo sintético é uma realidade. Tem sido usado desde a segunda guerra mundial (os alemães o usaram no gelado front oriental porque os óleos convencionais não fluíam bem no clima quase ártico). Mesmo que pareça bom demais para ser verdade, os óleos sintéticos reduzem o desgaste do motor, melhoram o consumo e aumentam a potência do motor. Isto ocorre porque as moléculas sintéticas do óleo são superiores em inúmeras formas às dos óleos de base mineral.
O óleo sintético é superior ao óleo de base mineral de todas as formas:
Sem ficar demasiadamente técnico, basta dizer que os sintéticos têm uma resistência muito mais elevada ao calor do que óleos de base mineral. Como o óleo sintético é composto por moléculas que são uniformes no peso e na forma, sua temperatura de vaporização é muito mais elevada (mais de 300°C.) comparado ao óleo convencional, que começa a evaporar em temperaturas tão baixas quanto 175°C. Esta maior estabilidade em altas temperaturas significa que seu motor não queimará tanto óleo quando em serviço severo e isto significa menos resíduos e menos depósitos de laca dentro do motor.
A maior lubricidade é um outro atributo dos sintéticos. O diâmetro uniforme dos polímeros do óleo sintéticos permite que escorreguem mais facilmente uns sobre os outros. A redução resultante no atrito se apresenta como mais potência e torque, e desgaste interno do motor reduzido.
A resistência de filme mais elevada porém, é um dos principais benefícios dos óleos sintéticos. A resistência de filme é o que mantém as moléculas do óleo unidas e as impede de serem separadas sob pressão. É este filme que fica entre as superfícies metálicas sendo lubrificadas e as impede de se tocarem e desgastarem. Os óleos de base mineral têm uma resistência de filme de aproximadamente 30 kg por centímetro quadrado, enquanto os sintéticos geralmente excedem 20 kg por centímetro quadrado. Em uma área onde duas superfícies do metal se encontrem, a película do óleo entre elas impede que as duas superfícies se toquem e se desgastem. É este filme de frações de milímetros de espessura que impede que as peças metálicas se desgastem. Um esforço maior, uma aceleração rápida, um torque excessivo e este filme pode se romper, destruindo rapidamente o motor. Os sintéticos fazem um trabalho melhor que óleos minerais convencionais na manutenção deste filme. É necessária uma pressão sete vezes maior para “espremer” o óleo sintético do meio de duas superfícies do que para o óleo base mineral. Conseqüentemente, os sintéticos são muito mais competentes em manter seu motor como novo, sem desgastes.
Nem Todos os Sintéticos São Criados Iguais:
Esteja ciente que nem todos os óleos sintéticos são iguais. Existem grandes diferenças na qualidade e na proteção fornecidas pelos vários tipos de sintéticos. Adicionalmente, nem todos os sintéticos são 100% sintéticos. Muitos são semi-sintéticos, ou parcialmente sintéticos, vendidos no mercado sob a aparência de 100% sintéticos, ao consumidor leigo ou mesmo os óleos hidrocraqueados como o Castrol Syntec, por exemplo, que é um o óleo do petróleo hidro-isomerizado, vendido no mercado como sendo sintético. Não há nenhuma molécula sintética de PAO (polialfaolefina) no Castrol Syntec, contudo por conta de um deslize legal na definição de óleo do motor sintetizado, o Syntec pode legalmente ser chamado de sintético. Basicamente, a Castrol mudou a definição de sintético para se adequar a seu processo de refino de óleo da base mineral, chamado hidrocraqueamento, e brigou com o Mobil e o National Advertising Council para alterar a definição de sintético, e ganhou. Depois disso todas as empresas de petróleo passaram a fabricar esse tipo de “óleo sintético” bem mais barato e de qualidade inferior, escondendo essa informação técnica do público. Pessoal sério, não?
A resistência do filme também é importante em uma outra situação: proteção do motor durante a partida a frio. O óleo comum de base mineral não permanecerá como um filme (um revestimento fino e uniforme) na superfície do metal quando o motor é desligado. O óleo de base mineral escoa das peças e dos canais de lubrificação para o cárter.
Adicionalmente, os óleos de base mineral contêm ceras e parafinas que se solidificam quando a temperatura ambiente cai, conseqüentemente tornando mais difícil bombear o óleo quando frio. Quando você dá a partida no motor de seu veículo, as superfícies de metal (virabrequim, mancais, comandos de válvulas, balancins, mancais das bielas, pistões, anéis e paredes do cilindro) que requerem lubrificação não estão adequadamente lubrificados durante o tempo necessário para que a bomba do óleo pressurize o óleo do sistema e forneça lubrificação ao motor.
Com óleo de base mineral, seu motor não está protegido durante um dos instantes mais críticos: A Partida Do Motor:
A lubrificação inicial do motor é um dos períodos mais críticos para a lubrificação. Pequenos desgastes ocorrem cada vez que você liga seu motor, quando lubrificado com óleos de base minerais. Com o passar do tempo, estes pequenos desgastes se acumulam até resultar em maiores folgas, pressão de óleo reduzida, aumento no consumo de óleo e na redução da vida de seu motor. O óleo sintético, por outro lado, permanecerá nas peças do motor, revestindo-as uniformemente por causa de sua elevada resistência de filme e maior afinidade ao calor (adere melhor às peças metálicas quentes). Além disso, os óleos sintéticos impedem o desgaste do motor na partida e são bombeados através dos canais de lubrificação, superfícies e mancais muito mais rapidamente do que os óleos de base mineral. Com óleos de base mineral, seu motor estará funcionando virtualmente sem nenhum óleo (que pode ser até uns 20 a 30 segundos após a partida do motor, dependendo da temperatura ambiente). Com lubrificantes sintéticos, mesmo depois de centenas de milhares de quilômetros rodados, você ainda terá um motor rodando forte, em vez de um motor gasto. Já precisando de uma retífica. Isto já foi provado por milhões de quilômetros rodados por motoristas e de incontáveis testes de laboratório e de campo.
Como benefício adicional, alguns sintéticos são projetados para intervalos mais longos entre trocas. Isto pode compensar o custo adicionado do óleo sintético.
Porque as montadoras não usam óleos sintéticos em veículos da produção:
OK. Os óleos sintéticos são fantásticos. A pergunta agora é: Por que não são usados por todos? Os fabricantes não usam sintéticos em veículos da produção (exceto quando exigido para evitar falhas de componentes durante o período da garantia) por pelo menos duas razões: os fabricantes querem vender veículos novos mais freqüentemente e o óleo sintético no motor reduziria significativamente suas chances de fazer isso. Além disso, as companhias de petróleo querem vender óleo para manter seus poços de óleo e refinarias funcionando e fazem isso recomendando troca de óleo a cada 3000 milhas (4800 km). OK, todos oferecem um sintético ou semi-sintético agora, mas somente uma porcentagem muito pequena do volume de vendas total do óleo é de base sintética. Basicamente, o que você está vendo aqui são as companhias de petróleo e montadoras trabalhando junto, tendo como objetivo a troca de óleo a cada 3000 milhas.
Muitas das mesmas companhias de petróleo que recomendam troca de óleo a cada 3000 milhas nos Estados Unidos também oferecem e recomendam trocas de óleo a cada 12.000-18.000 milhas (19200 – 28800 km) na Europa., e o fazem por muitos anos e têm planos para aumentar este intervalo entre trocas de óleo para mais de 30.000 milhas (48000 km) no futuro. A tecnologia está disponível.
Há Um Bom Uso Para o Óleo Mineral:
Passar um motor para uso com óleo sintético é simples, mas existem alguns detalhes que precisam ser observados. Um motor a gasolina novo deve funcionar com óleo de base mineral por aproximadamente 500 milhas (800 km) de modo geral, antes de mudar para óleo sintético. Uma lubrificação menor do óleo mineral pode ajudar a promover um amaciamento (desgaste inicial) de motor mais fácil e rápido, embora você possa usar óleo sintético assim que você quiser. É uma boa prática fazer a primeira troca de óleo e do filtro nas 500 milhas (800 km) porque esta troca inicial conterá um teor mais elevado de metal resultante do desgaste no óleo e no filtro.
Se você pensa que as principais equipes de competição usam os óleos anunciados em seus carros... pense novamente:
As principais equipes de competição aparentemente não usam óleos sintéticos, mas as coisas não são sempre o que parecem. O patrocinador da equipe de competição pode querer fazer você acreditar que há um determinado tipo do óleo do motor no cárter do carro, mas toda equipe de corridas bem sucedida no mundo usa lubrificantes sintéticos em todo os carros. Você provavelmente está querendo saber como nós sabemos disso. É simples: nós trabalhamos na indústria automotiva com muitos profissionais envolvidos na indústria de competição.
O interessante disso tudo, é que a maior razão pela qual os lubrificantes sintéticos não têm seu uso difundido é porque o consumidor não sabe dos benefícios fornecidos pelos óleos sintéticos. Além disso, o usuário leigo não tem certeza de onde ir pedir ou a quem pedir por mais informações. Pedir informações sobre lubrificação ao atendente de sua loja de autopeças ou perguntar ao garoto do posto de gasolina não é a resposta. Ou ainda, pedir informações na revenda que te vendeu o seu carro. Você deve procurar e adquirir informações de um especialista em lubrificação, um engenheiro de lubrificação ou de um mecânico automotivo competente que compreenda inteiramente e possa explicar os benefícios dos sintéticos e os inconvenientes do óleo base mineral ao consumidor.
Mas atenção, existem muitos mecânicos que estão tão enraizados com os velhos conceitos e com as velhas maneiras de pensar que se recusam a mudar sua maneira de pensar ou mesmo a abrir suas mentes ao fato de que há engenheiros mecânicos, especialistas em lubrificação e químicos que sabem um bocado mais do que eles a respeito de óleos, de filtração, de veículos e de óleos sintéticos.
Algumas Pessoas Nunca Mudam:
Também, mesmo que as pessoas saibam a respeito de óleos sintéticos por anos, os consumidores continuam a ser orientados por tipo e preço. A regra geral continua sendo, "meu avô usava a marca de óleo X em seu Ford bigode, portanto não usarei nada diferente disso." Ou, "Tenho usado o óleo Y em meu Chevrolet há anos. Se eu mudar de tipo de óleo agora eu fundirei o motor." Ou, "Eu não pago vinte reais por um litro de óleo, de jeito nenhum, tão pensando que sou estúpido?" Ou, "Eu não usa nenhum desses óleos sintéticos. Quero um óleo de verdade, que venha do petróleo." (esta última frase é real e veio de um cliente em uma loja de snowmobiles. Este cliente estava com um problema de velas falhando em seu motor devido ao óleo mineral que estava usando. A loja sugeriu usasse um óleo sintético e 2 velas novas para acabar com o problema de vela suja. O sujeito recusou e comprou 2 caixas de velas e seu óleo mineral de sempre; acho que algumas pessoas nunca mudam).
Existem muitas empresas diferentes oferecendo óleos sintéticos. Já que este texto pretende oferecer aos leitores uma idéia geral dos benefícios dos lubrificantes sintéticos, não discutiremos as diferenças específicas entre os tipos individuais e suas formulações. Tenha em mente que existem diferenças significativas entre diversos tipos de sintéticos, que afetarão o desempenho e a durabilidade de seu motor, transmissão, eixos, rolamentos e componentes do chassi.
Publicado originalmente em Muscle Mustangs and Fast Fords.
Retirado do fórum Fazer Online
Você já deve ter ouviu histórias sobre a lâmpada que não queima nunca ou da gilete que nunca perde o fio? Certo, estas histórias são meio exageradas, mas às vezes há um elemento da verdade nos boatos que saem do marketing dos fabricantes. Um dos rumores em particular que soa muito bom para ser verdade é: "existe um óleo experimental para lubrificação de motor que aumenta a potência, praticamente elimina o desgaste interno do motor e ainda reduz o consumo de combustível."
Bem, o óleo sintético é uma realidade. Tem sido usado desde a segunda guerra mundial (os alemães o usaram no gelado front oriental porque os óleos convencionais não fluíam bem no clima quase ártico). Mesmo que pareça bom demais para ser verdade, os óleos sintéticos reduzem o desgaste do motor, melhoram o consumo e aumentam a potência do motor. Isto ocorre porque as moléculas sintéticas do óleo são superiores em inúmeras formas às dos óleos de base mineral.
O óleo sintético é superior ao óleo de base mineral de todas as formas:
Sem ficar demasiadamente técnico, basta dizer que os sintéticos têm uma resistência muito mais elevada ao calor do que óleos de base mineral. Como o óleo sintético é composto por moléculas que são uniformes no peso e na forma, sua temperatura de vaporização é muito mais elevada (mais de 300°C.) comparado ao óleo convencional, que começa a evaporar em temperaturas tão baixas quanto 175°C. Esta maior estabilidade em altas temperaturas significa que seu motor não queimará tanto óleo quando em serviço severo e isto significa menos resíduos e menos depósitos de laca dentro do motor.
A maior lubricidade é um outro atributo dos sintéticos. O diâmetro uniforme dos polímeros do óleo sintéticos permite que escorreguem mais facilmente uns sobre os outros. A redução resultante no atrito se apresenta como mais potência e torque, e desgaste interno do motor reduzido.
A resistência de filme mais elevada porém, é um dos principais benefícios dos óleos sintéticos. A resistência de filme é o que mantém as moléculas do óleo unidas e as impede de serem separadas sob pressão. É este filme que fica entre as superfícies metálicas sendo lubrificadas e as impede de se tocarem e desgastarem. Os óleos de base mineral têm uma resistência de filme de aproximadamente 30 kg por centímetro quadrado, enquanto os sintéticos geralmente excedem 20 kg por centímetro quadrado. Em uma área onde duas superfícies do metal se encontrem, a película do óleo entre elas impede que as duas superfícies se toquem e se desgastem. É este filme de frações de milímetros de espessura que impede que as peças metálicas se desgastem. Um esforço maior, uma aceleração rápida, um torque excessivo e este filme pode se romper, destruindo rapidamente o motor. Os sintéticos fazem um trabalho melhor que óleos minerais convencionais na manutenção deste filme. É necessária uma pressão sete vezes maior para “espremer” o óleo sintético do meio de duas superfícies do que para o óleo base mineral. Conseqüentemente, os sintéticos são muito mais competentes em manter seu motor como novo, sem desgastes.
Nem Todos os Sintéticos São Criados Iguais:
Esteja ciente que nem todos os óleos sintéticos são iguais. Existem grandes diferenças na qualidade e na proteção fornecidas pelos vários tipos de sintéticos. Adicionalmente, nem todos os sintéticos são 100% sintéticos. Muitos são semi-sintéticos, ou parcialmente sintéticos, vendidos no mercado sob a aparência de 100% sintéticos, ao consumidor leigo ou mesmo os óleos hidrocraqueados como o Castrol Syntec, por exemplo, que é um o óleo do petróleo hidro-isomerizado, vendido no mercado como sendo sintético. Não há nenhuma molécula sintética de PAO (polialfaolefina) no Castrol Syntec, contudo por conta de um deslize legal na definição de óleo do motor sintetizado, o Syntec pode legalmente ser chamado de sintético. Basicamente, a Castrol mudou a definição de sintético para se adequar a seu processo de refino de óleo da base mineral, chamado hidrocraqueamento, e brigou com o Mobil e o National Advertising Council para alterar a definição de sintético, e ganhou. Depois disso todas as empresas de petróleo passaram a fabricar esse tipo de “óleo sintético” bem mais barato e de qualidade inferior, escondendo essa informação técnica do público. Pessoal sério, não?
A resistência do filme também é importante em uma outra situação: proteção do motor durante a partida a frio. O óleo comum de base mineral não permanecerá como um filme (um revestimento fino e uniforme) na superfície do metal quando o motor é desligado. O óleo de base mineral escoa das peças e dos canais de lubrificação para o cárter.
Adicionalmente, os óleos de base mineral contêm ceras e parafinas que se solidificam quando a temperatura ambiente cai, conseqüentemente tornando mais difícil bombear o óleo quando frio. Quando você dá a partida no motor de seu veículo, as superfícies de metal (virabrequim, mancais, comandos de válvulas, balancins, mancais das bielas, pistões, anéis e paredes do cilindro) que requerem lubrificação não estão adequadamente lubrificados durante o tempo necessário para que a bomba do óleo pressurize o óleo do sistema e forneça lubrificação ao motor.
Com óleo de base mineral, seu motor não está protegido durante um dos instantes mais críticos: A Partida Do Motor:
A lubrificação inicial do motor é um dos períodos mais críticos para a lubrificação. Pequenos desgastes ocorrem cada vez que você liga seu motor, quando lubrificado com óleos de base minerais. Com o passar do tempo, estes pequenos desgastes se acumulam até resultar em maiores folgas, pressão de óleo reduzida, aumento no consumo de óleo e na redução da vida de seu motor. O óleo sintético, por outro lado, permanecerá nas peças do motor, revestindo-as uniformemente por causa de sua elevada resistência de filme e maior afinidade ao calor (adere melhor às peças metálicas quentes). Além disso, os óleos sintéticos impedem o desgaste do motor na partida e são bombeados através dos canais de lubrificação, superfícies e mancais muito mais rapidamente do que os óleos de base mineral. Com óleos de base mineral, seu motor estará funcionando virtualmente sem nenhum óleo (que pode ser até uns 20 a 30 segundos após a partida do motor, dependendo da temperatura ambiente). Com lubrificantes sintéticos, mesmo depois de centenas de milhares de quilômetros rodados, você ainda terá um motor rodando forte, em vez de um motor gasto. Já precisando de uma retífica. Isto já foi provado por milhões de quilômetros rodados por motoristas e de incontáveis testes de laboratório e de campo.
Como benefício adicional, alguns sintéticos são projetados para intervalos mais longos entre trocas. Isto pode compensar o custo adicionado do óleo sintético.
Porque as montadoras não usam óleos sintéticos em veículos da produção:
OK. Os óleos sintéticos são fantásticos. A pergunta agora é: Por que não são usados por todos? Os fabricantes não usam sintéticos em veículos da produção (exceto quando exigido para evitar falhas de componentes durante o período da garantia) por pelo menos duas razões: os fabricantes querem vender veículos novos mais freqüentemente e o óleo sintético no motor reduziria significativamente suas chances de fazer isso. Além disso, as companhias de petróleo querem vender óleo para manter seus poços de óleo e refinarias funcionando e fazem isso recomendando troca de óleo a cada 3000 milhas (4800 km). OK, todos oferecem um sintético ou semi-sintético agora, mas somente uma porcentagem muito pequena do volume de vendas total do óleo é de base sintética. Basicamente, o que você está vendo aqui são as companhias de petróleo e montadoras trabalhando junto, tendo como objetivo a troca de óleo a cada 3000 milhas.
Muitas das mesmas companhias de petróleo que recomendam troca de óleo a cada 3000 milhas nos Estados Unidos também oferecem e recomendam trocas de óleo a cada 12.000-18.000 milhas (19200 – 28800 km) na Europa., e o fazem por muitos anos e têm planos para aumentar este intervalo entre trocas de óleo para mais de 30.000 milhas (48000 km) no futuro. A tecnologia está disponível.
Há Um Bom Uso Para o Óleo Mineral:
Passar um motor para uso com óleo sintético é simples, mas existem alguns detalhes que precisam ser observados. Um motor a gasolina novo deve funcionar com óleo de base mineral por aproximadamente 500 milhas (800 km) de modo geral, antes de mudar para óleo sintético. Uma lubrificação menor do óleo mineral pode ajudar a promover um amaciamento (desgaste inicial) de motor mais fácil e rápido, embora você possa usar óleo sintético assim que você quiser. É uma boa prática fazer a primeira troca de óleo e do filtro nas 500 milhas (800 km) porque esta troca inicial conterá um teor mais elevado de metal resultante do desgaste no óleo e no filtro.
Se você pensa que as principais equipes de competição usam os óleos anunciados em seus carros... pense novamente:
As principais equipes de competição aparentemente não usam óleos sintéticos, mas as coisas não são sempre o que parecem. O patrocinador da equipe de competição pode querer fazer você acreditar que há um determinado tipo do óleo do motor no cárter do carro, mas toda equipe de corridas bem sucedida no mundo usa lubrificantes sintéticos em todo os carros. Você provavelmente está querendo saber como nós sabemos disso. É simples: nós trabalhamos na indústria automotiva com muitos profissionais envolvidos na indústria de competição.
O interessante disso tudo, é que a maior razão pela qual os lubrificantes sintéticos não têm seu uso difundido é porque o consumidor não sabe dos benefícios fornecidos pelos óleos sintéticos. Além disso, o usuário leigo não tem certeza de onde ir pedir ou a quem pedir por mais informações. Pedir informações sobre lubrificação ao atendente de sua loja de autopeças ou perguntar ao garoto do posto de gasolina não é a resposta. Ou ainda, pedir informações na revenda que te vendeu o seu carro. Você deve procurar e adquirir informações de um especialista em lubrificação, um engenheiro de lubrificação ou de um mecânico automotivo competente que compreenda inteiramente e possa explicar os benefícios dos sintéticos e os inconvenientes do óleo base mineral ao consumidor.
Mas atenção, existem muitos mecânicos que estão tão enraizados com os velhos conceitos e com as velhas maneiras de pensar que se recusam a mudar sua maneira de pensar ou mesmo a abrir suas mentes ao fato de que há engenheiros mecânicos, especialistas em lubrificação e químicos que sabem um bocado mais do que eles a respeito de óleos, de filtração, de veículos e de óleos sintéticos.
Algumas Pessoas Nunca Mudam:
Também, mesmo que as pessoas saibam a respeito de óleos sintéticos por anos, os consumidores continuam a ser orientados por tipo e preço. A regra geral continua sendo, "meu avô usava a marca de óleo X em seu Ford bigode, portanto não usarei nada diferente disso." Ou, "Tenho usado o óleo Y em meu Chevrolet há anos. Se eu mudar de tipo de óleo agora eu fundirei o motor." Ou, "Eu não pago vinte reais por um litro de óleo, de jeito nenhum, tão pensando que sou estúpido?" Ou, "Eu não usa nenhum desses óleos sintéticos. Quero um óleo de verdade, que venha do petróleo." (esta última frase é real e veio de um cliente em uma loja de snowmobiles. Este cliente estava com um problema de velas falhando em seu motor devido ao óleo mineral que estava usando. A loja sugeriu usasse um óleo sintético e 2 velas novas para acabar com o problema de vela suja. O sujeito recusou e comprou 2 caixas de velas e seu óleo mineral de sempre; acho que algumas pessoas nunca mudam).
Existem muitas empresas diferentes oferecendo óleos sintéticos. Já que este texto pretende oferecer aos leitores uma idéia geral dos benefícios dos lubrificantes sintéticos, não discutiremos as diferenças específicas entre os tipos individuais e suas formulações. Tenha em mente que existem diferenças significativas entre diversos tipos de sintéticos, que afetarão o desempenho e a durabilidade de seu motor, transmissão, eixos, rolamentos e componentes do chassi.
n855c- Piloto de Arcade
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Uma pergunta? O oleo q usamos no rocam é o 5W30 q se diz sintetico e é fornecido pela Castrol, quer dizer q este oleo não é exatamente um sintético? E o magnatec q tb tem o 5W30, será q este oleo é tudo aquilo q diz no Site?
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Taí mais um motivo pelo qual Castrol é uma bosta. Sempre foi e sempre será...
Infelizmente, a VW também passou a adotar Castrol como óleo original.
Pra mim nem tem essa conversinha de que "óleo roda 10.000 km fácil". Melhor seguir o plano de manutenção para uso severo e pronto, independentemente se é óleo mineral ou sintético.
Antes gastar um pouco a mais com óleo do que com retífica de motor...
Infelizmente, a VW também passou a adotar Castrol como óleo original.
Pra mim nem tem essa conversinha de que "óleo roda 10.000 km fácil". Melhor seguir o plano de manutenção para uso severo e pronto, independentemente se é óleo mineral ou sintético.
Antes gastar um pouco a mais com óleo do que com retífica de motor...
Man On The Edge- Tô tirando a carteira
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Man On The Edge escreveu:Taí mais um motivo pelo qual Castrol é uma bosta. Sempre foi e sempre será...
Infelizmente, a VW também passou a adotar Castrol como óleo original.
Pra mim nem tem essa conversinha de que "óleo roda 10.000 km fácil". Melhor seguir o plano de manutenção para uso severo e pronto, independentemente se é óleo mineral ou sintético.
Antes gastar um pouco a mais com óleo do que com retífica de motor...
concordo
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
usem o militec a cada 20.000 q fica de boa... he he he
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Melhores oleo, Shell Helix 5W30 100% Sintético, Esso Mobil 5W30 100% Sintético, Motul 5W30 100% sintético (esse é caro).
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Me recomendaram o selênia 5 W 30 como sintético bom. Que vcs acham?
Sam Brito- Piloto de Controle Remoto
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
O sim, selenia tb é bom, me esqueciSam Brito escreveu:Me recomendaram o selênia 5 W 30 como sintético bom. Que vcs acham?
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Muito obrigado, pela informação. Eu sempre coloquei o óleo da motocraft que vende na concessionária, mas está muito caro 35,00 o litro, então o mecânico que está cuidando do meu carro agora, recomendou este dizendo que era sintético e bom tb e o preço melhor ainda 24,00. Então já comprei, pra fazer a mudança. Valeu mesmo!!!!
Sam Brito- Piloto de Controle Remoto
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:Melhores oleo, Shell Helix 5W30 100% Sintético, Esso Mobil 5W30 100% Sintético, Motul 5W30 100% sintético (esse é caro).
MOTUL É UM DOS MELHORES....
SELENIA SÓ SE FOR O PERFORM...
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
O Motul é ótimo e shell helix tbm.
Por enquanto estou na garantia, tenho que pagar caro no oléo deles, que na nota nem vem que óleo estão usasndo...
Por enquanto estou na garantia, tenho que pagar caro no oléo deles, que na nota nem vem que óleo estão usasndo...
Furlan KA- Tô tirando a carteira
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Furlan KA escreveu:O Motul é ótimo e shell helix tbm.
Por enquanto estou na garantia, tenho que pagar caro no oléo deles, que na nota nem vem que óleo estão usasndo...
O negocio é colocar o Militec para proteção, é mais garantido.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
O Motorcraft então não é sintético? Pelo preço que pagamos dele tinha certeza que era.
E se eu quiser agora usar só sintético, é só "sangrar" todo o óleo que tenho lá e usar algumas das marcar que vcs recomendaram aí, como por exemplo o Shell Helix?
E se eu quiser agora usar só sintético, é só "sangrar" todo o óleo que tenho lá e usar algumas das marcar que vcs recomendaram aí, como por exemplo o Shell Helix?
JP- Tô tirando a carteira
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:Uma pergunta? O oleo q usamos no rocam é o 5W30 q se diz sintetico e é fornecido pela Castrol, quer dizer q este oleo não é exatamente um sintético? E o magnatec q tb tem o 5W30, será q este oleo é tudo aquilo q diz no Site?
Estou pensando nisso...
Agora como ficaria, se podem afirmar que esse tipo de óleo, é sintético, como saberemos qual realmente é sintético??
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Quem garante que esses da shell tbm não são sintéticos??
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
complicô... he he eh
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:complicô... he he eh
Pior que apareceu uma oportunidade de comprar esse oleo, da shell, por 20 reais o litro.....
E agora o que fazer??
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
É por isso q coloco o Militec a cada 2 trocas de oleo... he he he. Olha, eu confiaria mais no shell do q nos outros, e tb a BR, o Lubrax varola 5W30 100% sintetico, o frasco amarelo, ja usei e gostei.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu: É por isso q coloco o Militec a cada 2 trocas de oleo... he he he. Olha, eu confiaria mais no shell do q nos outros, e tb a BR, o Lubrax varola 5W30 100% sintetico, o frasco amarelo, ja usei e gostei.
Militec, é foda, pois ja vi relatos, que Militec funciona, e ja vi funcionar, carro andou uns 5 min sem oleo....
Agora ja vi com oleo baixo, travar o motor por falta de lubrificação em coisa de uma volta de uns 2 KM....
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
É, com o nosso motor rocam não se brinca, ficou abaixo do minimo é tenso, é q a bomba do rocam puxa muito oleo, chega a passar 23 litros por minutos, é um bocado né.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:É, com o nosso motor rocam não se brinca, ficou abaixo do minimo é tenso, é q a bomba do rocam puxa muito oleo, chega a passar 23 litros por minutos, é um bocado né.
Sim, mas no caso em comento, os dois eram Ap, e turbo.....
Só queria passar a ideia, que não se pode confiar plenamente, no militec....
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Rafael...... escreveu:marcoalves1970 escreveu:É, com o nosso motor rocam não se brinca, ficou abaixo do minimo é tenso, é q a bomba do rocam puxa muito oleo, chega a passar 23 litros por minutos, é um bocado né.
Sim, mas no caso em comento, os dois eram Ap, e turbo.....
Só queria passar a ideia, que não se pode confiar plenamente, no militec....
Eu acho q quando se trata de um motor turbo a coisa muda mesmo, o militec pode até dar alguma proteção para o nosso motor rocam ou outros 1.0 ou até mesmo 1.6 mas turbo é puxado, eu não confio muito não... veja o video?
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:Rafael...... escreveu:marcoalves1970 escreveu:É, com o nosso motor rocam não se brinca, ficou abaixo do minimo é tenso, é q a bomba do rocam puxa muito oleo, chega a passar 23 litros por minutos, é um bocado né.
Sim, mas no caso em comento, os dois eram Ap, e turbo.....
Só queria passar a ideia, que não se pode confiar plenamente, no militec....
Eu acho q quando se trata de um motor turbo a coisa muda mesmo, o militec pode até dar alguma proteção para o nosso motor rocam ou outros 1.0 ou até mesmo 1.6 mas turbo é puxado, eu não confio muito não... veja o video?
Cara então, eu ja vi funcionar, o cara andou 5 min com o carro sem oleo, sendo o carro turbo rodando com 1.5psi. Chegou na oficina, falando pow ta fraco o carro, parece que ta amarrado...
E ja vi um cara que saiu para trocar os pneus dianteiros, (colocar os de pista R888) e travar o motor, por falta de óleo. Isso é do outro lado da pista, ou seja fazia o retorno e parava, quando ele ligou o carro novamente, travou..... (esse não me recordo da pressão mas o motor não era forjando, creio que 0.5 a 0.8 psi.)
Por isso eu não acredito muito..... (sou piolho de oficina de preparação fico la moscando, e aprendendo...)
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Pois é, mas esse primeiro q vc citou estava com o militec? Lembrando q mesmo q esteja sem oleo e q usou o militec mesmo assim gera mais calor no metal sobre metal então eu tb não boto muita fé não, melhor usar militec com oleo e colocar sempre o oleo recomendado, 5W30 Sintético.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:Pois é, mas esse primeiro q vc citou estava com o militec? Lembrando q mesmo q esteja sem oleo e q usou o militec mesmo assim gera mais calor no metal sobre metal então eu tb não boto muita fé não, melhor usar militec com oleo e colocar sempre o oleo recomendado, 5W30 Sintético.
Sim sim....
Então é uma boa mesmo....
Eu particularmente não confio, tem pessoas que confia cegamente no funcionamento, ai eu dou a dica é bom, mas não é cabuloso como dizem...
Rafael......- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
É mesmo, eu coloco mesmo como uma 2ª proteção, não deixando de colocar o oleo certo é claro. O motor pode até andar sem o oleo mas eu acho q não tudo aquilo q diz o video, tipo, 60 km, é muita coisa né.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Existem dois trabalhos acadêmicos muito interessantes diferenciando os óleos minerais dos sintéticos.
Pelo que percebi existem sim uma diferença entre mineral e sintético mas não é tão gritante quanto se comentam.
http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0224_05.pdf
http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0241_05.pdf
Pelo que percebi existem sim uma diferença entre mineral e sintético mas não é tão gritante quanto se comentam.
http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0224_05.pdf
http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0241_05.pdf
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Videozinho sobre o óleo sintético e mineral
https://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI
https://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI
Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
djfernandolages escreveu:Videozinho sobre o óleo sintético e mineral
https://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI
Gostei do video, isso serve pra quem acha q oleo mineral é melhor q sintético.
marcoalves1970- Motorista Veterano
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