Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
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marcoalves1970
n855c
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Meu amigo tem um SANDEIRO 16v e estorou o motor em plena garantia... A CSS ta se fazendo pra arrumar o motor dele...Ele levou em um mecanico de confiança e descobriu que foi colocado oléo mineral no lugar do sintético, como era pra rodar 10 mil km... O oléo simplesmente cozinhou e viro um carvão! Agora vai ter q fazer um laudo e meter a CSS no pau pra poder ganhar um motor novo q custa apenas 12 mil dilmas!!!
Concessionaria sem vergonha essa ta loco!!!
Alguém tem duvida q oléo sintetico pros nossos motores é o unico recomendado...
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Lasek- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Lasek escreveu:Meu amigo tem um SANDEIRO 16v e estorou o motor em plena garantia... A CSS ta se fazendo pra arrumar o motor dele...Ele levou em um mecanico de confiança e descobriu que foi colocado oléo mineral no lugar do sintético, como era pra rodar 10 mil km... O oléo simplesmente cozinhou e viro um carvão! Agora vai ter q fazer um laudo e meter a CSS no pau pra poder ganhar um motor novo q custa apenas 12 mil dilmas!!!
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Pra cv ter uma ideia, o nosso rocam é um dos motores q mais esquenta, chega até 105° pra ligar a ventuinha, ima gina com o oleo mineral???
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
infelizmente o oléo mineral é ultrapassado pros nossos carros...Só q tem gente q n acredita e usa pra economizar algumas moedas$$$...
Lasek- Motorista Veterano
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Data de inscrição : 21/03/2009
Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Lasek escreveu:infelizmente o oléo mineral é ultrapassado pros nossos carros...Só q tem gente q n acredita e usa pra economizar algumas moedas$$$...
é e vai pagar com o motor no futuro
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Só para sintetizar o que o tópico quer focalizar, aqui está um texto extraido do forum Henesty John:
Há uma grande diferença entre os óleos verdadeiramente sintéticos e os obtidos pela chamada engenharia sintética (terminologia usada pela Castrol), ou seja, obtidos pelo hidrocraqueamento do petróleo. Os óleos verdadeiramente sintéticos não são relacionados com petróleo e sim fabricados em laboratórios por químicos.
O químico-chefe da Silkolene explica:
"Os custos dos materiais sintéticos variam consideravelmente. Os mais caros são os Esteres originalmente utilizados como lubrificantes de motores a jato. Eles custam de 6 a 10 vezes mais caro do que os óleos minerais de alta qualidade. Os óleos sintéticos mais baratos não são realmente sintéticos, de um ponto de vista químico. Eles são apenas óleos minerais leves, de baixa viscosidade e então são refinados por um processo conhecido como hidrocraqueamento. Estes óleos têm algumas vantagens sobre os óleos minerais comuns, particularmente quando usados como óleos de menor viscosidade, tais como óleos 5W30 ou outro com um W baixo. Eles custam apenas cerca de 1,5 vezes mais do que um óleo mineral de boa qualidade.
Podemos usar vários tipos diferentes deste óleo como base. Este é o "Sintético" que é sempre usado em óleos baratos que são rotulados como sintéticos. Sim, você recebe apenas pelo que você paga!
Agora, você pode perguntar, por que esses óleos minerais especiais podem ser chamados de Sintéticos?
Bem, isso foi resolvido em uma batalha judicial entre a Castrol e a Móbil, que teve lugar nos EUA há cerca de dez anos atrás. Vários depoimentos (incluindo provas de um químico ganhador do Prêmio Nobel) não foram considerados, e a decisão final foi de que “certas bases minerais que sofreram tratamentos químicos extras” poderiam ser chamados de "Sintéticos".
Desnecessário dizer que os executivos de marketing molharam as calcinhas de puro prazer! Eles perceberam o que isso significava: que a palavra "Sintético" poderia ser impressa em uma lata de óleo barato, desde que o seu conteúdo incluísse uma pequena porcentagem de óleo mineral hidrocraqueado, a um custo de, literalmente, alguns centavos.
Assim, a química para se obter “Óleos Sintéticos” se tornou dúbia e complexa, por causa da politicagem envolvida nesse processo judicial.
A opção é muito simples:
Se você gosta de um óleo muito comercializado onde tem a palavra Sintético impresso no rótulo, isso não vai lhe custar muito caro, e agora você sabe por que isso acontece.
Mas, se você tem um carro de alta performance e pretende mantê-lo perfeito por vários anos, então você precisa de um genuíno óleo sintético feito a partir de um Ester/PAO (Polialfaolefina). Este óleo custa mais caro porque nos custa também muito dinheiro para o produzir, ou seja, no final você apenas obtém aquilo pelo que você paga!"
O químico-chefe da Silkolene explica:
"Os custos dos materiais sintéticos variam consideravelmente. Os mais caros são os Esteres originalmente utilizados como lubrificantes de motores a jato. Eles custam de 6 a 10 vezes mais caro do que os óleos minerais de alta qualidade. Os óleos sintéticos mais baratos não são realmente sintéticos, de um ponto de vista químico. Eles são apenas óleos minerais leves, de baixa viscosidade e então são refinados por um processo conhecido como hidrocraqueamento. Estes óleos têm algumas vantagens sobre os óleos minerais comuns, particularmente quando usados como óleos de menor viscosidade, tais como óleos 5W30 ou outro com um W baixo. Eles custam apenas cerca de 1,5 vezes mais do que um óleo mineral de boa qualidade.
Podemos usar vários tipos diferentes deste óleo como base. Este é o "Sintético" que é sempre usado em óleos baratos que são rotulados como sintéticos. Sim, você recebe apenas pelo que você paga!
Agora, você pode perguntar, por que esses óleos minerais especiais podem ser chamados de Sintéticos?
Bem, isso foi resolvido em uma batalha judicial entre a Castrol e a Móbil, que teve lugar nos EUA há cerca de dez anos atrás. Vários depoimentos (incluindo provas de um químico ganhador do Prêmio Nobel) não foram considerados, e a decisão final foi de que “certas bases minerais que sofreram tratamentos químicos extras” poderiam ser chamados de "Sintéticos".
Desnecessário dizer que os executivos de marketing molharam as calcinhas de puro prazer! Eles perceberam o que isso significava: que a palavra "Sintético" poderia ser impressa em uma lata de óleo barato, desde que o seu conteúdo incluísse uma pequena porcentagem de óleo mineral hidrocraqueado, a um custo de, literalmente, alguns centavos.
Assim, a química para se obter “Óleos Sintéticos” se tornou dúbia e complexa, por causa da politicagem envolvida nesse processo judicial.
A opção é muito simples:
Se você gosta de um óleo muito comercializado onde tem a palavra Sintético impresso no rótulo, isso não vai lhe custar muito caro, e agora você sabe por que isso acontece.
Mas, se você tem um carro de alta performance e pretende mantê-lo perfeito por vários anos, então você precisa de um genuíno óleo sintético feito a partir de um Ester/PAO (Polialfaolefina). Este óleo custa mais caro porque nos custa também muito dinheiro para o produzir, ou seja, no final você apenas obtém aquilo pelo que você paga!"
n855c- Piloto de Arcade
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
belo texto!!
Lasek- Motorista Veterano
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marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
marcoalves1970 escreveu:Lasek escreveu:Meu amigo tem um SANDEIRO 16v e estorou o motor em plena garantia... A CSS ta se fazendo pra arrumar o motor dele...Ele levou em um mecanico de confiança e descobriu que foi colocado oléo mineral no lugar do sintético, como era pra rodar 10 mil km... O oléo simplesmente cozinhou e viro um carvão! Agora vai ter q fazer um laudo e meter a CSS no pau pra poder ganhar um motor novo q custa apenas 12 mil dilmas!!!
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Alguém tem duvida q oléo sintetico pros nossos motores é o unico recomendado...
Pra cv ter uma ideia, o nosso rocam é um dos motores q mais esquenta, chega até 105° pra ligar a ventuinha, ima gina com o oleo mineral???
Segundo o manual técnico da Ford, a ventoinha do CHT 1.6 álcool arma apenas com 102 graus... Isso há cerca de 25 anos atrás. E na época, a classificação API mais avançada era a SF. Hoje nós temos a SM e a SN, muito mais avançadas...
Não creio que o óleo mineral seja realmente tão inferior aos "pseudo-sintéticos", tais como os Castrol atuais... Penso que o certo é obedecer as especificações do manual e trocar o óleo a cada 5000 km impreterivelmente. Querer rodar 10.000 km com o óleo é demais pra cabeça...
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
Man On The Edge escreveu:marcoalves1970 escreveu:Lasek escreveu:Meu amigo tem um SANDEIRO 16v e estorou o motor em plena garantia... A CSS ta se fazendo pra arrumar o motor dele...Ele levou em um mecanico de confiança e descobriu que foi colocado oléo mineral no lugar do sintético, como era pra rodar 10 mil km... O oléo simplesmente cozinhou e viro um carvão! Agora vai ter q fazer um laudo e meter a CSS no pau pra poder ganhar um motor novo q custa apenas 12 mil dilmas!!!
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Pra cv ter uma ideia, o nosso rocam é um dos motores q mais esquenta, chega até 105° pra ligar a ventuinha, ima gina com o oleo mineral???
Segundo o manual técnico da Ford, a ventoinha do CHT 1.6 álcool arma apenas com 102 graus... Isso há cerca de 25 anos atrás. E na época, a classificação API mais avançada era a SF. Hoje nós temos a SM e a SN, muito mais avançadas...
Não creio que o óleo mineral seja realmente tão inferior aos "pseudo-sintéticos", tais como os Castrol atuais... Penso que o certo é obedecer as especificações do manual e trocar o óleo a cada 5000 km impreterivelmente. Querer rodar 10.000 km com o óleo é demais pra cabeça...
Isso é, eu num rodo 10.000 km nem com sintético
marcoalves1970- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
O meu amigo penso q eles tinham colocado sintetico, como ele roda muito nem deu bola, não chego nos 10 mil km e quebro td...Eu tb n rodo 10 mil km com sintetico 5,6 mil km já to trocando ele!!
Lasek- Motorista Veterano
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Re: Sobre Óleos Sintéticos - importante saber
eu uso o castrol magnatec 5w30 A5 comprado na CSS por 29,00 dilmas o litro, está estampado de forma clara e legível na embalagem "100% sintético" sempre exijo nota fiscal do óleo, então se criar borra no meu motor simplesmente processo a castrol por estar mentindo sobre o óleo, então, logo, não tenho nada a temer usando este óleo.
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