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Aditivo do Sistema de arrefecimento.

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Mensagem por Lasek Qui 15 Dez 2011 - 22:39

O RAdiex q o amigo marcos alves comentou, pelo q li em um teste feito pelo inmetro mostrou q teve nota bem baixa comparada com os famosos ipiranga, texaco, paraflu, stp...
Mas como tem muitos usuarios aqui q usam não gosto de fica criando polemica.
E acharem q é perseguição hahaha!! cheers
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Mensagem por Eulalio Sex 16 Dez 2011 - 7:03

o último que coloquei foi da Wurth, porém a câmara e válvula já estavam em péssimas condições e tudo foi pro espaço.
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 16 Dez 2011 - 8:29

Lasek escreveu:O RAdiex q o amigo marcos alves comentou, pelo q li em um teste feito pelo inmetro mostrou q teve nota bem baixa comparada com os famosos ipiranga, texaco, paraflu, stp...
Mas como tem muitos usuarios aqui q usam não gosto de fica criando polemica.
E acharem q é perseguição hahaha!! cheers

Isso é... he he he
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Mensagem por marcoalves1970 Sex 16 Dez 2011 - 8:32

Bom, sempre coloquei o texaco e nunca tive problemas, o negocio é prevenção, completar com o proprio aditivo usado e trocar no minimo com um ano e meio, não fica caro.
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Mensagem por Eulalio Sex 16 Dez 2011 - 9:15

Marcosalves1970,

Peço que evite postar seguidamente, você conta com a ferramenta multi-quote e a edição de sua própria mensagem para isso. Ok?
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Mensagem por Hound Dog Sex 16 Dez 2011 - 11:23

A REVISTA QUATRO RODAS FEZ UM TESTE A UNS ANOS ATRÁS E A MAIORIA CONTINHA APENAS CORANTE, O PRINCIPIO ATIVO QUE É O MONOETILENOGLICOL QUE É BOM....NADA.

A BARDAHL FOI UMA DAS POUCA QUE PASSOU NO TESTE.

RESUMINDO....OPTE POR MARCAS FORTES COMO CASTROL,BR.....

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Aditivo do Sistema de arrefecimento. - Página 5 Empty AJUDA/ Colocar liquido ou Não!

Mensagem por nemezes Dom 18 Dez 2011 - 21:21

Ae!
Meu reservatório Rachou, rapidamente troquei, coloquei um novo, a agua está muito suja, mesmo com o novo, falei com o mecânico ele disse que seria melhor não colocar aditivo agora com 2 anos de uso, porque talvez pode aparecer outros defeitos, como vazamento mangueira,radiador entre outros
Alguem teve experiência com isso?Colocou ou não aditivo?
abs
obrigado

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Mensagem por marcoalves1970 Dom 18 Dez 2011 - 22:11

nemezes escreveu:Ae!
Meu reservatório Rachou, rapidamente troquei, coloquei um novo, a agua está muito suja, mesmo com o novo, falei com o mecânico ele disse que seria melhor não colocar aditivo agora com 2 anos de uso, porque talvez pode aparecer outros defeitos, como vazamento mangueira,radiador entre outros
Alguem teve experiência com isso?Colocou ou não aditivo?
abs
obrigado

Ele tem razão mas só se o motor estiver rodando muito tempo sem aditivo, acho q vc deve mandar limpar tudo e colocar aditivo novamente, eu fiz isso com o carro da minha mulher, um corsa hatch, resolvi arriscar e coloquei o mesmo aditivo q a ford usa e esta normal.
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Mensagem por nemezes Dom 18 Dez 2011 - 22:15

Vou arriscar!
A agua está suja novamente, estou duvidando que ele apenas trocou o reservatorio (não sei como funciona o sistema)Vou num mecânico bom, pedir pra limpar e colocar aditivo.

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Mensagem por marcoalves1970 Seg 19 Dez 2011 - 7:45

nemezes escreveu:Vou arriscar!
A agua está suja novamente, estou duvidando que ele apenas trocou o reservatorio (não sei como funciona o sistema)Vou num mecânico bom, pedir pra limpar e colocar aditivo.

Isso, pede pra dar uma boa limpada no sistema e boa, coloca o aditivo original mesmo, o texaco, ou se vc achar outro bom tb.
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Mensagem por tnkbno Ter 20 Dez 2011 - 1:02

Comprei agua desmineralizada (2,50 o litro) e o aditivo original, vou trocar semana que vem, e pelo menos uma vez por ano!
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Mensagem por marcoalves1970 Ter 20 Dez 2011 - 10:25

legal
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Mensagem por carlos_fernandes Qui 22 Dez 2011 - 14:49

Já fiz essas trocar 2 vezes sozinho...confesso que hoje vou a última vez que faço isso. Muito demorado levasse praticamente meio dia. E outra é muito complicado fazer os 2,5l restantes sair do sistema.
Só com aquelas máquinas mesmo, pois a água ficando circulando e não tem a necessidade de retirada das mangueiras.
Fiz isso hoje pois estou meio sem grana. Na ford perto de casa custa R$ 218,00
Comprei o da Havoline. R$ 26,00 cada frasco. E mais um limpador de radiador para retirar a ferrugem, uns 9 reais.
A ford usa o Valvoline, no MarcadoCar custa 19,99 cada frasco.

Para tirar tudo mesmo...teria que deixa a ventuinha funcionar e tirar a mangueira ai sim toda água irá sair. Melhor mesmo deixar um dia no mecânico para fazer isso.

Agora uma coisa que percebi.
Quando fiz a primeira vez. acho que ficou um bom tempo com a cor do aditivo e limpo. Ai levei no mecânico para trocar óleo, filtro e fazer uma revisão e ver o ar quente que não esta mais funcionando o frio. mesmo desligado entrava ar quente. Tinha uma peça quebrada....diz que trocou a água e colocou o aditivo...vi no mesmo dia que a água estava suja...E o cara me fala ainda que nunca mais fica limpa. Brincadeira!!!
Olhem como ficou. Ficou um pouco acima do Max, pq acho que vai descer um pouco qdo andar com ele.
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Mensagem por marcoalves1970 Qui 22 Dez 2011 - 20:23

carlos_fernandes escreveu:Já fiz essas trocar 2 vezes sozinho...confesso que hoje vou a última vez que faço isso. Muito demorado levasse praticamente meio dia. E outra é muito complicado fazer os 2,5l restantes sair do sistema.
Só com aquelas máquinas mesmo, pois a água ficando circulando e não tem a necessidade de retirada das mangueiras.
Fiz isso hoje pois estou meio sem grana. Na ford perto de casa custa R$ 218,00
Comprei o da Havoline. R$ 26,00 cada frasco. E mais um limpador de radiador para retirar a ferrugem, uns 9 reais.
A ford usa o Valvoline, no MarcadoCar custa 19,99 cada frasco.

Para tirar tudo mesmo...teria que deixa a ventuinha funcionar e tirar a mangueira ai sim toda água irá sair. Melhor mesmo deixar um dia no mecânico para fazer isso.

Agora uma coisa que percebi.
Quando fiz a primeira vez. acho que ficou um bom tempo com a cor do aditivo e limpo. Ai levei no mecânico para trocar óleo, filtro e fazer uma revisão e ver o ar quente que não esta mais funcionando o frio. mesmo desligado entrava ar quente. Tinha uma peça quebrada....diz que trocou a água e colocou o aditivo...vi no mesmo dia que a água estava suja...E o cara me fala ainda que nunca mais fica limpa. Brincadeira!!!
Olhem como ficou. Ficou um pouco acima do Max, pq acho que vai descer um pouco qdo andar com ele.
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Ele vai abaixar a agua no começo, vai completando q normaliza
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Mensagem por carlos_fernandes Qui 22 Dez 2011 - 23:34

baixou tudo despois que deixei uns 10 minutos ligado.
Como comentei..ficou praticamente 1,5l de água limpa para colocar no sistema.
Nas proximas vou levar num lugar para fazer isso.
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Mensagem por Rekens Seg 26 Dez 2011 - 11:25

Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento ontem e fiquei satisfeito com o resultado. Soltei a mangueira superior do reservatório, que é a mangueira de retorno, e liguei uma mangueira de jardim na mangueira inferior do reservatório, liguei o carro e deixei a água circulando. Depois que a água passou a sair cristalina, desliguei o carro e coloquei água limpa. Estou rodando desde ontem somente com água no sistema, pois se tiver alguma impureza ainda no sistema, irá sair quando eu retirá-la. Tive uma surpresa desagradável quando resolvi retirar meu reservatório de expansão para lavá-lo, percebi que depois que o lavei apareceu um trinca que vazava umas gotinhas de água, ou seja, ele já estava trincado, o que estava vedando o trinco era a sujeira que estava impregnada nas paredes do reservatório. Comprei um reservatório novo paralelo, da marca Gonel, paguei R$23,00. Nada que estragar no meu carro eu vou trocar por uma peça original, pois se a originalidade da Ford prestasse, um carro com apenas 15 mil Km rodados não estragaria por 3 vezes a correia do alternador e nem trincaria o reservatório de expansão, pensem nisso. Acerca do aditivo, comprei o Paraflu-Up, paguei R$ 35,00 em cada frasco de 1 litro.
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Mensagem por Lasek Seg 26 Dez 2011 - 12:41

Rekens escreveu:Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento ontem e fiquei satisfeito com o resultado. Soltei a mangueira superior do reservatório, que é a mangueira de retorno, e liguei uma mangueira de jardim na mangueira inferior do reservatório, liguei o carro e deixei a água circulando. Depois que a água passou a sair cristalina, desliguei o carro e coloquei água limpa. Estou rodando desde ontem somente com água no sistema, pois se tiver alguma impureza ainda no sistema, irá sair quando eu retirá-la. Tive uma surpresa desagradável quando resolvi retirar meu reservatório de expansão para lavá-lo, percebi que depois que o lavei apareceu um trinca que vazava umas gotinhas de água, ou seja, ele já estava trincado, o que estava vedando o trinco era a sujeira que estava impregnada nas paredes do reservatório. Comprei um reservatório novo paralelo, da marca Gonel, paguei R$23,00. Nada que estragar no meu carro eu vou trocar por uma peça original, pois se a originalidade da Ford prestasse, um carro com apenas 15 mil Km rodados não estragaria por 3 vezes a correia do alternador e nem trincaria o reservatório de expansão, pensem nisso. Acerca do aditivo, comprei o Paraflu-Up, paguei R$ 35,00 em cada frasco de 1 litro.

oh meu quando fiz a limpeza q é trocar a agua e por aditivo, tava duro de ferrugem o reservatorio, ai limpei com areia e sabão em pó e tava tricado tb...como sabia dessa surpresa da ford, troquei o reservatorio q tinha reserva em casa até agora n sujou a agua, mas quando sujar vou trocar de novo o reservatorio...
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Mensagem por JP Seg 29 Out 2012 - 11:48

Rekens escreveu:Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento ontem e fiquei satisfeito com o resultado. Soltei a mangueira superior do reservatório, que é a mangueira de retorno, e liguei uma mangueira de jardim na mangueira inferior do reservatório, liguei o carro e deixei a água circulando. Depois que a água passou a sair cristalina, desliguei o carro e coloquei água limpa. Estou rodando desde ontem somente com água no sistema, pois se tiver alguma impureza ainda no sistema, irá sair quando eu retirá-la. Tive uma surpresa desagradável quando resolvi retirar meu reservatório de expansão para lavá-lo, percebi que depois que o lavei apareceu um trinca que vazava umas gotinhas de água, ou seja, ele já estava trincado, o que estava vedando o trinco era a sujeira que estava impregnada nas paredes do reservatório. Comprei um reservatório novo paralelo, da marca Gonel, paguei R$23,00. Nada que estragar no meu carro eu vou trocar por uma peça original, pois se a originalidade da Ford prestasse, um carro com apenas 15 mil Km rodados não estragaria por 3 vezes a correia do alternador e nem trincaria o reservatório de expansão, pensem nisso. Acerca do aditivo, comprei o Paraflu-Up, paguei R$ 35,00 em cada frasco de 1 litro.

Onde eu levei para fazer a limpeza uma vez seguiu mais ou menos esse procedimento.

Com o carro desligado ele soltou a borracha na parte baixa do radiador e esvaziou tudo. Conectou novamente e encheu de água de torneira e ligou deixando rodar um pouco.

Depois, na mangueira superior foi conectado a água corrente da torneira (entrada) e a mangueira de retorno foi desconectada para cair fora (saída). Foi deixado a água correr por um bom tempo até a ventoinha ligar duas vezes. Após um bom tempo a água começou a sair cristalina.

Após isso ele completou apenas com um aditivo (que não lembro a marca) mas não colocou água. Ele disse que o aditivo que ele estava colocando já tinha a parte de água na própria fórmula.

Ficou a água verde por um ano e agora é que está ficando mais escura...

O procedimento foi feito corretamente? É isso que geralmente fazem?

Juro que procurei todas as empresas aqui na cidade que trabalham com limpeza do sistema de arrefecimento mas NINGUÉM trabalha com aquele equipamento profissional, somente limpeza manual como essa que citei.
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Mensagem por a.j_tech Seg 29 Out 2012 - 12:45

Cara ta correto sim !!!
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Mensagem por usuariofree1 Sex 16 Nov 2012 - 23:08

A única dúvida que fiquei é a seguinte. O motor em funcionamento (já quente) pode ser adicionada água da torneira, que está na temperatura ambiente? Isso não pode estragá-lo? Sempre ouvi falar que em motor quente não se adiciona água na temperatura ambiente. Pode ocasionar trincas, devido à mudança repentina de temperatura.

Eu acho que o correto deveria esgotar, adicionar água de novo, funcionar o motor até a ventuinha ligar, desligar o motor, esperar esfriar, esvaziar o radiador e ir trocando a água até limpar.

O pessoal mais entendido do assunto poderia responder.
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Mensagem por Hound Dog Qui 22 Nov 2012 - 15:00

usuariofree1 escreveu:

Eu acho que o correto deveria esgotar, adicionar água de novo, funcionar o motor até a ventuinha ligar, desligar o motor, esperar esfriar, esvaziar o radiador e ir trocando a água até limpar.

O

O sistema de arrefecimento é delicado, o correto é esperar esfriar e aí sim adicionar água e aditivo na proporção recomendada pelo fabricante.

Se o sistema estiver muito sujo, pode efetuar sua limpeza com Flush, especifico para o sistema de arrefecimento, e aí sim adicionar água destilada e aditivo de boa qualidade.

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Mensagem por Alvaro Nunes Qui 22 Nov 2012 - 22:15

daniellzd escreveu:Pessoal, verifiquei no manual que a especificação Ford é a WSS-97B44-D, com mistura de 60% de água e 40% de aditivo. Porém alguém sabe me informar marcas de aditivo com essa especificação?

Brother, escolha sempre aditivos orgânicos e invista em água desmineralizada, vale muito a pena. Na Jocar vc encontra a água ou em boas lojas do ramo. Quanto a diluição, pode colocar 50% água/liquido de arrefecimento, não tem erro. Ah, e se seu reservatório estiver marrom, troque-o e limpe todo o sistema e se for o caso troque as mangueiras, pois os Ka têm problemas crônicos de superaquecimento/vazamento de água nos reservatórios que racham...
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Mensagem por bruno.camara.5623 Ter 27 Nov 2012 - 17:35

Galera, fui comprar o paraflu up e me disseram que a marca foi vendida para a Petronas.

Dai comprei um tal de Petronas coolant up.

Custou 27 cada litro.

Alguém tá sabendo alguma coisa sobre isso? Vi essa mesma informação no clube do novo punto (fiat usa paraflu de fábrica).

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Mensagem por marcus vinicius ferreira Sex 7 Dez 2012 - 21:47

galera oque vcs acham do aditivo havoline?

ta ai..
http://www.asllan.com.br/aditivo-de-radiador-havoline-xlc-concentrado-cod-793.html

marcus vinicius ferreira
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Mensagem por alex63 Sáb 8 Dez 2012 - 10:21

Marcus,

É muito bom e caro tbm! Como o Ka com ar condicionado pega 06 litros e a FOrd recomenda usar 40% de aditivo +60% de agua limpa, vc precisará comprar 03 litros de aditivo para completar todo sistema. Eu particularmente so uso o Paraflu up da Petronas e da seguinte forma 50% de aditivo + 50 % de agua, e funciona perfeitamente. O aditivo da Motorcraft e embalado pela Whurth , mais não é fabricado pela Wurth e sim por uma embresa em São Bernardo do Campo. E não gosto deste aditivo, pois com menos de um ano , minha água estava ficando ligeiramente suja. Como no Palio, vem de fábrica o Paraglu up e ele é 2010 e a água ainda esta limpinha e a cor ainda perfeita, e como eu já usava o Paraflu 11 em outros carros com excelente resultado passei a usar só ele , sendo que o UP ao inves do 11. Tanto o 11 como o up são excelentes e a grande sacada deles em relação ao Motorcraft é que eles aumentam o ponto de fervura da água para 125 graus celcius e o Havoline ou é 125 ou 132 graus celcius e o da Ford só 108 graus celcius.......

Mais este Havoline é muito bom, só não uso pois é mais caro que o Paraflu up.

Abcs

marcus vinicius ferreira escreveu:galera oque vcs acham do aditivo havoline?

ta ai..
http://www.asllan.com.br/aditivo-de-radiador-havoline-xlc-concentrado-cod-793.html
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Aditivo do Sistema de arrefecimento. - Página 5 Empty Re: Aditivo do Sistema de arrefecimento.

Mensagem por marcus vinicius ferreira Sáb 8 Dez 2012 - 12:38

alex63 escreveu:Marcus,

É muito bom e caro tbm! Como o Ka com ar condicionado pega 06 litros e a FOrd recomenda usar 40% de aditivo +60% de agua limpa, vc precisará comprar 03 litros de aditivo para completar todo sistema. Eu particularmente so uso o Paraflu up da Petronas e da seguinte forma 50% de aditivo + 50 % de agua, e funciona perfeitamente. O aditivo da Motorcraft e embalado pela Whurth , mais não é fabricado pela Wurth e sim por uma embresa em São Bernardo do Campo. E não gosto deste aditivo, pois com menos de um ano , minha água estava ficando ligeiramente suja. Como no Palio, vem de fábrica o Paraglu up e ele é 2010 e a água ainda esta limpinha e a cor ainda perfeita, e como eu já usava o Paraflu 11 em outros carros com excelente resultado passei a usar só ele , sendo que o UP ao inves do 11. Tanto o 11 como o up são excelentes e a grande sacada deles em relação ao Motorcraft é que eles aumentam o ponto de fervura da água para 125 graus celcius e o Havoline ou é 125 ou 132 graus celcius e o da Ford só 108 graus celcius.......

Mais este Havoline é muito bom, só não uso pois é mais caro que o Paraflu up.

Abcs

marcus vinicius ferreira escreveu:galera oque vcs acham do aditivo havoline?

ta ai..
http://www.asllan.com.br/aditivo-de-radiador-havoline-xlc-concentrado-cod-793.html

humm blz. eu achei esse havoline aqui no EXTRA por 23 reais o litro achei barato...

e quanto a água vc coloca no seu água desmineralizada ou água da torneira msm?

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Mensagem por alex63 Sáb 8 Dez 2012 - 13:02

Olha so este da Havoline que vc encontrou é o concentrado ou a solução pronta ( ou pronto para uso ) ?

Pois achei muito barato este preço e o Parafu com este preço é o pronto. Com relação a agua, eu uso desmineralizada sempre.

Abcs
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Mensagem por marcus vinicius ferreira Sáb 8 Dez 2012 - 19:43

alex63 escreveu:Olha so este da Havoline que vc encontrou é o concentrado ou a solução pronta ( ou pronto para uso ) ?

Pois achei muito barato este preço e o Parafu com este preço é o pronto. Com relação a agua, eu uso desmineralizada sempre.

Abcs


cara, salvo engano era o concentrado da cor alaranjada, eu to rodando com pouco aditivo no momento, pq a uns 3 meses atras eu fiz a limpeza do sistema de arrefecimento e coloquei 2 litros de aditivo, so que como comprei meu ka em julho e o outro dono não usava aditivo, quando coloquei e depois rodei uns 2 meses uma peça que liga a bomba d'agua a mangueira de borracha se rompeu e la se foi meu aditivo no asfalto, como era domingo e tava tudo fechado levei num colega meu que adaptou uma peça no lugar ficou muito bom o serviço so que, ele completou com água da torneira e o pouco aditivo que ta la agora foi o que tinha ficado no radiador.... resumindo ouve uma oxidação naquela peça pelo fato do retardado do ex dono não usar o aditivo mas to pesquisando ai acho melhor levar numa oficina e pagar logo para eles fazerem a coisa certinha, colocarem o aditivo e a água desmineralizada, mas vou ver direito eles cobram caro pra fazer esse tipo de serviço e pelo que vi não e tão difícil, talvez eu msm faça aqui em casa..

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Mensagem por Hound Dog Seg 2 Jun 2014 - 17:50

Segue o link do teste do Inmetro com 16 marcas de aditivos para radiadores:


https://www.dropbox.com/s/op6fwglq2iy2f95/youblisher.com-693070-Teste_INMETRO_aditivos_para_radiador.pdf

Extreme Ultra 98%
Radiex R-1922 93%
STP Petroplus 81%
Triboil 79%


Olha que vergonha, a quantidade de água dentro do produto.Se pegarmos que a média da embalagem é de 1 litro e o valor médio gira entre 15,00 e 30,00, chegamos a conclusão que eles vendem a água mais cara do mundo.

Guardem bem essas marcas e nunca comprem delas.

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Aditivo do Sistema de arrefecimento. - Página 5 Empty água no radiador

Mensagem por jose wilton Dom 31 Ago 2014 - 19:36

Eu coloquei água mineral no radiador mais foi so um pouquinho 200ml sera que da problema?

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