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Mensagem por Vogel Design Seg 10 Jan 2011 - 16:28

tipo, este é o melhor procedimento, fazer com a maquina e tal, mas tbm da pra fazer com mangueira e tal! suave! mas ainda é preferivel usar a maquina!
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Mensagem por Lasek Seg 10 Jan 2011 - 16:50

leio o correio mecanico e basicamente o aditivo serve em termos para n enferrujar o bloco coisa q no zetec rocam acontece em todos então n faz milagres! e outra server pra aumentar o tempo de fervura tipo a agua ferve a 100 graus celsius!Com aditivo pode aumentar até 15 graus celsius ou seja, vai ferver só com 115 graus celsius...mas é claro depende da marca q usa... e aumentar 15 graus na fervura é meio relativo pois aumenta a pressão no reservatorio e alguma coisa vai explodir ou arrebentar ...mas no mais é isso fazer uma limpeza no minimo uma vez por ano nos motores zetec rocam e usar um aditivos d marcas famosas: STP,PARAFLU,RADIEX,TEXACO,IPIRANGA e outros ai q n lembro
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Mensagem por Vogel Design Seg 10 Jan 2011 - 16:53

cara, na verdade a aditivo não serve pra prevenir só do ferrugem! na verdade nem a agua nem nada serve pra esfria motor ou algo do tipo!
a agua do radiador serve para nivelar a temperatura dentro de todos os cilindros tentando manter o motor quente, porem estabilizado e de forma igual em todo o bloco!
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Mensagem por henrique_upside Seg 10 Jan 2011 - 17:31

vlw vogel !
farei isso, e estive vendo aqui, tanto a água desmineralizada quanto a destilada, são o mesmo produto.
o que difere são os processos de obtenção.

texto que encontrei na internet:

Água desmineralizada ou destilada são produtos idênticos obtidos de formas difere ntes. A água desmineralizada ou destilada são quimicamente puras isto é: livres de íons, metais pesados etc. Apenas os métodos de obtenção que são diferentes. Na destilação utilizamos a evaporação e resfriamento obtendo água destilada. Este método foi usado durante muitos anos, hoje modernamente foi abandonado devido ao alto consumo de energia e água de refrigeração, para cada litro de água destilada, gastamos 3 litros de água com um consumo elevado de energia elétrica. Na deionização a água em contato com resinas especiais, processa uma troca iônica sem gasto de energia. A vida útil desta resina e controlada por um condutivimetro indicando sua eficiência. O produto final é uma água desmineralizada da mesma qualidade e característica da água destilada. Atualmente formulações parenterais de uso humano são processadas com água desmineralizada, Ex. soros fisiológicos, soluções enterais etc. Tanto a água desmineralizada como a água destilada estão quimicamente puras, mas não estão biologicamente protegidas. Pois nela não foi adicionado nenhum conservante e nem foi esterilizada. Portanto recomendamos que depois de rompido o lacre da embalagem armazenar sob refrigeração. Seu uso é recomendado em autoclaves o que evita manchar os instrumentais cirúrgicos, e não causa depósitos nas paredes do equipamento
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Mensagem por henrique_upside Seg 10 Jan 2011 - 17:58

quanto aos mareas,
tbm sou contra essa história de carro bomba...se for pensar assim, todo carro eh uma bomba em potencia, todo carro tem vicio de projeto, ou algum problema cronico. o lance eh cuidar..prestar atenção, se informar sobre os problemas, e prevenir, nao que va impedir 100% mas 90% de certeza que vc vai ta livre ou pelo menos vai prever qualquer problema.

ate pensei em comprar um marea quando tava procurando um carro, mas infelizmente nunca achei um interessante.

pensei muitas vezes em um tigra tbm, ate hj sou apaixonado pelo tigra, mas nunca axei tbm um legal, bem cuidado.
e carro de playboy...nao rola...eh garantia de pegar em de fato...uma BOMBA
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Mensagem por Vogel Design Seg 10 Jan 2011 - 18:09

é que eu acho que a época marea já foi, o problema é que tirando gol todo carro é bomba no brasil! pq no nosso pais, não existe gente competente pra mexer em outro tipo de carro!
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Mensagem por henrique_upside Seg 10 Jan 2011 - 18:11

husashuhsuhsuhaushuhsau falou tudo vogel hsuahsuhsa

o gol eh tao "trator" que vao subir ele de classe pra colocarem o LUPO no lugar dele ...ou seja....nasce uma bombinha xD
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Mensagem por Vogel Design Ter 11 Jan 2011 - 2:42

normal, brasileiro ta acostumado com lixo tem que morrer com lixo hahahha
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Mensagem por Rafael...... Ter 11 Jan 2011 - 10:53

henrique_upside escreveu:quanto aos mareas,
tbm sou contra essa história de carro bomba...se for pensar assim, todo carro eh uma bomba em potencia, todo carro tem vicio de projeto, ou algum problema cronico. o lance eh cuidar..prestar atenção, se informar sobre os problemas, e prevenir, nao que va impedir 100% mas 90% de certeza que vc vai ta livre ou pelo menos vai prever qualquer problema.

ate pensei em comprar um marea quando tava procurando um carro, mas infelizmente nunca achei um interessante.

pensei muitas vezes em um tigra tbm, ate hj sou apaixonado pelo tigra, mas nunca axei tbm um legal, bem cuidado.
e carro de playboy...nao rola...eh garantia de pegar em de fato...uma BOMBA

eu tbm ia comprar uma marea antes, mas não encontrei nenhuma que estivesse em bom estado de compra. Até encontrei mas os cara pediam preço de tabela FIPE.

E outra coisa não se fala comprar Marea, se fala CASAR COM UMA MAREA, pois não pode pensar em vender.


Sou apaixonado por marea, meu padrasto teve 4, 3 ele de PT e a quarta um amigo dele deu PT, todas as 4 preparadas, nossa andava muitoooooooo.


Ainda bem que ele largou e comprou um stilo. Nunca mais de PT em nenhum carro.
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Mensagem por Bruno Fortunato Seg 7 Mar 2011 - 13:51

Abraços aí a todos!!!

Seguinte, eu ainda não troquei o liquido de arrefefimento do meu KA. Estou com ele a um ano e meio e ele está chegando na marca mínima, não me preocupei em trocar pois no manual está dizendo que temos que efetuar a troca a cada dois anos. Porém fiquei preocupado pois a galera aqui está dizendo que estão trocando ano a ano. Bom, já que o meu está chegando ao mínimo eu estou disposto a trocar mas eu gostaria de tirar umas dúvidas com vocês.
Eu apenas completo o que está no reservatório (claro que fazendo a mistura) ou eu troco todo o liquido que está no reservatorio?
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Mensagem por Riedel Seg 7 Mar 2011 - 18:39

Bom galera! Em todos os carros que tive na minha vida, claro tirando o Fusca, sempre usei radiex(concentrado) e nos últimos usei também o Paraflu Up Vermelho Orgânico (concentrado), mas sempre fazendo 50% d'água e 50% de aditivo concentrado e nunca tive problema com carro fervendo, graças á deus...Ahahah...Ha tem mais um detalhe, liquído de arrefecimento e para tudo isso que o Vogel Design disse e o aditivo também servi para dificuldar o congelamento da agua no radiador, isso claro em lugares que faz muito, mais muito frio...Valeu galera...Abraços...
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Mensagem por Riedel Seg 7 Mar 2011 - 18:57

Bruno Fortunato! Puxa cara se eu fosse você já trocaria logo o liquido de arrefecimento, pois assim pode prevenir problemas no sistema de arrefecimento como, barulho na bomba d'água precocemente, sensor da temperatura da água, travamento da válvula termostática, protege o radiador e outros componentes do circuito do ar quente interno do carro.
Cara quando for completar a água sistema arrefecimento use somente a
água destilada e troque o uma vez por ano o líquido de arrefecimento, pois vale mais apena gastar até uns 70 paus para fazer isso do que ferver o cabeçotinho e tomar um prejuízo muito grande...Abraços...!!!!

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Mensagem por Riedel Seg 7 Mar 2011 - 19:20

Ai galera, em algumas décadas passadas não existia fluido de arrefecimento como nos tempos de hoje, então o pessoal usava um tipo de óleo solúvel na água do radiador para evitar as corrosões, esse óleo era e é usado nas ferramentarias, tornos para fazer as peças e para usinagem de alguns metais, como cortes e furos! O engraçado era como eles limpavam o sistema de arrefecimento com algum tipo de acido que não me lembro agora ou também usavam querosene, depois colocava a água com o óleo solúvel no radiador, e quanto misturava os dois, a água e o óleo, logo o liquido ficava branco, nos nossos carros fica vermelho esse ficava branquinho! Só que tudo isso que o pessoal fazia estragava mais rápido o sistema de arrefecimento, ainda bem que já temos coisas mais modernas para nossas Karangas...Abraços á todos
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Mensagem por Bruno Fortunato Ter 15 Mar 2011 - 22:50

Valeu Riedel, só mais uma pergunta. O certo seria trocar tudo o que está lá e como eu faço para retirar a quantidade que está no reservatorio?

Pow galera desculpem-me pela pergunta é que nesse caso eu sou marinheiro de primeirissima viagem, por isso a duvida.

Outra coisa, estou quase comprando o ParaFlu já que nao achei outra marca aqui por onde eu moro.

Abraços aí a todos!
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Mensagem por a.j_tech Qua 16 Mar 2011 - 0:14

Se quiser fazer em casa e economizar uns trocos tudo bem !!! mas tipo para o pessoal fazer a manutenção, limpeza e varetagem do sistema de arrefeicimento eles cobram em média de R$200,00 a R$250,00, mas se vc quiser limpar seu reservatório e seu sist. em casa faço o seguinte , abra o retentor do radiador para esccorrer o fluido deixe sair todo, ai depois se o teu reservatório estiver meio que com aquele aspecto de ferrugem retire o reservátório, desconectando todas as mangueiras dele, ai coloque um pouco de agua nele cerca de 1/4 do volume total e coloque alguma coisa abrasiva tipo areia, mas coloque o sufiente para limpar e não para atolar o reservatório, ai vc tampa, ai migão chacoalha e chacoalha até limpar depois enxagua muito bem o reservatório para não deixar nem um grão de areia dentro, ai depois reconecte o reservatório com as suas respectivas mangueiras, depois pegue uma mangueira com uma pressão legal de agua e coloque no reservatorio de arrefeicimento (OBS; com o plug do radiador ainda aberto) ai ligue a mangueira e deixe a agua circular até ela começar a sair limpa ai a hora que ela começar a sair limpa feche a mangueira, coloque o plug do radiador denovo tendo certeza que fechou certo, ai coloque o fluido de arrefeicimento novo no reservatório (OBS; de preferencia pelos fluidos prontos que não precisam de diluição, mas eles tem que ser a base de etilenoglicool e de cor rosa, que indica que eles são organicos e de longa duração), ai após colocar o fluido é bem provavel que fique ar no sistema ai vem a parte chata, vc vai ter que ir apalpando as mangueiras para retirar o ar, após fazer isso vc liga o carro e espera a ventuinha ligar ai o fluido vai dar uma abaixada por conta das bolhas de ar no sistema, repita isso mais umas 3 ou 2 vezes e pronto depois feche seu capo e seja feliz =] !!!

é possivel que o fluido venha a baixar um pouquinho mais ai vc completa oq baixar e boa !!!

Abrasss
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Mensagem por Riedel Qua 16 Mar 2011 - 14:37

Bruno...cara desculpa a demora em responder, mas realmente é tranquilo troca o liquido de arrefecimento e da para troca numa boa em casa, ainda mais que cada litro do fluido custa na concessionaria 70 paus é acho muito caro. Bom cara para troca o fluido é simples e é só seguir o que o a.j_tech disse na fala anterioe...pode fazer que vc consegui e sempre troque o liquido de arrefecimento a cada 6 meses, não vai na onda do manual não, troca antes, sei que tem coisas no manual é valido mas outras acho muito estranho como a demora da troca do liquido de arrefecimento e o filtro de ar e entre outros. Precisando estamos ai....Abraços!
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Mensagem por Vogel Design Qua 16 Mar 2011 - 14:51

só precisa tomar um pouco de cuidado em relação a deixar bolhas de ar no sistema de refrigeração! tente eliminar todas as bolhas possiveis antes de dar o trabalho como completo!
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Mensagem por Riedel Qua 16 Mar 2011 - 15:12

É isso ai cara tem que sangrar bem, tirar todo o ar que sempre fica no sistema de arrefecimento...Não esqueça hein se não vai ficar fervendo e toda trabalho vai para o ralo literalmente...Abraços!!!!!


Última edição por Riedel em Qua 16 Mar 2011 - 15:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro)
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Mensagem por Sandroka Seg 4 Abr 2011 - 0:15

Olá a tdos.

Gente sou nova aki, mas tenho acompanhado alguns tópicos e eles tem me ajudado mto. Meu Kasinho tem só 2 meses e ontem percebi que o liquido do arrefecimento, akele rosinha, está um pouco abaixo do minimo. O carro nao dá nenhum sinal de problemas, mas como ainda ta longe a 1ª revisão, gostaria de saber se posso completar o líquido usando um aditivo desses pronto pra uso (ja misturado com agua destilada), sem problema?
Eu ñ sei se o nivel baixou rapido ou se já veio baixo pq nao observei isso até ontem... Embarassed
Na real ainda tô me habituando com o carro..lendo manual, acompanhando aki o forum e tal.
Se alguem puder dar um help, agradeço.
abço atdos. Smile
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Mensagem por hostert Seg 4 Abr 2011 - 9:55

bom pessoal ja investi muito em limpeza ddeste sistema..decidi agura so colocar agua pura torneirar mesmo e limpar este sistema com mais frequencia, sabe nao adianta investir em aditivos pois nao resolve, a ferrugem volta mesma coisa, melhor ficar limpando em casa tipo a cada 02 mesestirar a agua velha e deixar o sistema ligado durante um tempo com a mangueira ate ficar limpa denovo...

sabe cansei de ficar limpado e gastando em aditivo e nao resolver ..vai so de agua torneiral e limpAR MEIO DIRETO que fica mas tranquilo e seguro...

chega de dar dinheiro pra posto e coisara e tal...nao resolve

Agora faço sozinho em casa mesmo e so gasto agua e minha mao de obra, eh fogo mas nao tem outrasoluçao nosso ka tem este problema e a forda nao tem interesse de resolver este caso ...e tb de continuar a vender este carro problematico com este sistema que ja vem desde os escort...me lembre bem do meu xr3 conversivel...

acho ou parece que isto e ate proposital sei la porque se eh para eles venderem aditivo rssrsrrrsrsrsrrsrsrs
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Mensagem por Ricardo Soldera Seg 4 Abr 2011 - 11:38

João carlos,

lembre-se de colocar agua destilada ou desmineralizada no sistema depois de lavado, uma vez que a agua de torneira tem minerais e cloro que podem prejudicar o sistema de arrefecimento

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Mensagem por hostert Seg 4 Abr 2011 - 11:45

positivo, obrigado pela dica
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Mensagem por Vogel Design Ter 5 Abr 2011 - 3:30

sandroka, se o nivel abaixou, pode usar sim o aditivo já preparado.
porem uma dica, quando verificar o nivel da agua verifique com o carro frio! pois se verificar depois do carro quente é normal o nivel baixar um pouco, porem com o carro frio o nivel da agua deve estar entre o min. e máx. ou até o máx.
se estiver abaixo do min. e o carro estiver frio, ponha o fluido até no max. no nivel max. ehheheh e pronto, se vc reparar que o nivel volta a descer, leve em uma concessionaria pois pode estar havendo algum vazamento!
e hostert, bom, vc pode meter agua da torneira e tal! porem, lavar o sistema a casa 2 meses e só usar agua e etc não vai ajudar em nada!
o sistema de arrefecimento não serve pra esfriar o motor! e o ferrugem dessa brincadeira toda é o de menos!
o fluido serve para aquecer toda a agua e fluido de maneira homogenea equalizando a temperatura em todos os cilindros! sem o fluido o que pode acontecer é de esquentar demaziadamente um cilindro, podendo ate fundir o motor e nem se quer acender a luz de aquecimento!
outra coisa! o fluido usado pela ford eu não confio! no meu eu uso o radiex, e o ferrugem volta a aparecer, porem demora MUUUUITO mais e uso na proporção de 50% de cada! diferente dos 40% de aditivo com agua destilada! o que tbm acho meio frescura, já que uso agua de torneira e este aditivo que comentei na proporção de 50%
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Mensagem por hostert Ter 5 Abr 2011 - 4:14

ai meu camarada Vogel, ja quanto ao fato de esquentar o motor do ka sem sabermos, nao me preocupo, instalei na minha aguia preta um medidor de temperatura digital, (onde acompanho a temperatura) ja que a forda foi mediocre em nos fornecer este recurso..

obrigado pela dica
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Mensagem por Edilmarmedeiros Dom 8 maio 2011 - 13:39

Olá estou usando o da marca valvoline que atende as especificações da FORD ,que é muito bom.

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Aditivo do Sistema de arrefecimento. - Página 3 Empty Re: Aditivo do Sistema de arrefecimento.

Mensagem por Fabiop Dom 8 maio 2011 - 17:04

Vogel Design escreveu:o sistema de arrefecimento não serve pra esfriar o motor! e o ferrugem dessa brincadeira toda é o de menos!
o fluido serve para aquecer toda a agua e fluido de maneira homogenea equalizando a temperatura em todos os cilindros! sem o fluido o que pode acontecer é de esquentar demaziadamente um cilindro, podendo ate fundir o motor e nem se quer acender a luz de aquecimento!
outra coisa! o fluido usado pela ford eu não confio! no meu eu uso o radiex, e o ferrugem volta a aparecer, porem demora MUUUUITO mais e uso na proporção de 50% de cada! diferente dos 40% de aditivo com agua destilada! o que tbm acho meio frescura, já que uso agua de torneira e este aditivo que comentei na proporção de 50%

Vogel, entendi o seu ponto de vista mas o sistema de arrefecimento funciona resfriando o motor também, mantendo sua temperatura ideal de funcionamento. O radiador é o responsável por isso, não? Afinal, não adianta os cilindros aquecerem uniformemente até uma temperatura exorbitante que corre o mesmo risco de trincar ou coisa pior.
Mas também não sou técnico pra dizer.

Enfim, pelo que comentaram aqui no tópico existem prazos diferenciados para troca do fluido de acordo com cada produto ou marca. Alguém saberia dizer a melhor relação custo x benefício?
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Mensagem por hostert Dom 8 maio 2011 - 20:35

O logico eh so usar agua pura e fazer a limpeza do sistema com mais frequencia...investir em algo que nao traz resultado eh jogar dinheiro fora..tentei sempre fazer ou usar o aditivo,logo vi que nao resolve de nada.
O sistema continua se contaminando e volta a podridao ou agua podre em pouco tempo

entao para MIM o que resolve mesmo eh so limpar meio que direto esse sistema falho para deixa-lo limpo e sem agua podre, agora sei que tem gente que vai me condenar..tudo bem nao nasci para jogar dinheiro fora ou dar para esses manes..aditivo eh muito caro e ainda se no resolve para que usa-lo


ate camaradas
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Mensagem por Hound Dog Qui 23 Jun 2011 - 20:35

Infelizmente as peças que fazem parte do sistema de arrefecimento da Ford é de baixa qualidade, isso é fato.
Aconselho a usarem marcas conceituadas: CASTROL,MOTORCRAFT;BARDAHL.STP,IPIRANGA,SHELL....Evitem marcas desconhecidas que na maioria das vezes utiliza apenas corante .
Costumo usar água destilada ao invés de torneira e colocar a proporção recomendada pelo fabricante de aditivo e água.
No meu o acumulo de ferrugem é maior que carros que tive anteriormente, por isso troco a cada 2 anos.Mas se eu ver que visualmente a coloração do ferrugem esta maior, posso trocar antes.

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Aditivo do Sistema de arrefecimento. - Página 3 Empty Re: Aditivo do Sistema de arrefecimento.

Mensagem por Tiago Rigueto Qua 29 Jun 2011 - 10:33

O que que eu jogo lá no meu carro pra aquecer menos e limpar ?

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Mensagem por waguinho ka preto Qua 6 Jul 2011 - 21:55

eu uso so o Radiex verde 100% sintetico, 1 litro de radiex para ate 8 de agua, e troco a cada 10 mil uso a muito tempo desde q tinha outros carros nunca deixou na mão
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